Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 39 minutos, Virtua disse:

Pensei nessa possibilidade. Apenas descartei por ter visto uma situação em que se assim fosse o Max DD seria outro. Neste caso o Max Drawdown do MSCI EM deveria começar em inícios de 2018 (actual pico) não em 2007 (verdadeiro MAX DD pela métrica da indústria financeira).

image.png.6ebf3db806b5c4ddc8bac60d02db6816.png

P.S. Desculpem estar a bater no ceguinho mas às vezes pareço meio autista enquanto não entendo algo ?

Os DD não são estáticos, visualmente por esse gráfico, tens vários DD, sendo o de finais de 2007 o maior.

Tens vários DD nesse gráfico, os mais acentuados são:

- finais 2007 - inicio 2009

- finais 2010 - Sep 2011

- Jun 2015 - meio 2016

- Dec 2017 - inicio 2019

- finais 2019 ou inicio 2020 - Março 2020?

Depois de identificar os DD, vais calcular o DD, e no histórico analisado foi o de 2007-2009, o máximo DD histórico. Que a MSCI coloca no PDF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 2 horas, NunoSousa05 disse:

Realmente tens razão e essa informação está logo acima:
    image.thumb.png.e1a5bb5f33812b8f480c43b9514d3157.png

Mas logo abaixo diz isto:
    image.thumb.png.d4462eb7fb61a1c663fc276649b6c443.png

A ólhometro, o MDD do MSCI Momentum parece ter sido em finais 2007-Mar 2009. E foi maior do que MDD do World que terá sido no mesmo período.

Utilizando a mesma sofisticada ferramenta de análise :D, o DD de 2020 do Momentum parece ser maior do que o DD do World, mas a tabela diz o contrário.

O DD do Momentum nos 2 períodos de tempo são maiores do que os DD do World nos respectivos períodos.

Até arriscava a dizer que os gráficos demonstram que o Momentum tem mais volatilidade que o World, o que contraria os dados da tabela.

Resumindo ou a representação gráfica está incorrecta ou estão os dados na tabela, pois tanto os DD como a volatilidade do Momentum no gráfico demonstram ser maiores do que o World, o que contraia os dados da tabela.

@Virtua o teu ólhometro como analisa o gráfico?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Rick Lusitano disse:

Depois de identificar os DD, vais calcular o DD, e no histórico analisado foi o de 2007-2009, o máximo DD histórico. Que a MSCI coloca no PDF.

Não é não. Ou melhor, essa é a forma correcta. Mas pelos vistos a MSCI usa outra forma. Se fosse como dizes o max dd do msci world seria em 2008 e não em 2020. Mas honestamente já perdi demasiado tempo com isso e a tentar perceber o pk de num eles consideram 2008 e noutro 2020.

Até o conceito de drawdown deles é diferente da indústria. Eles usam o peak to trough para calcular a longevidade do drawdown. Não percebo a razão de re-inventar conceitos que estão mais que estabelecidos na indústria!!

há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Resumindo ou a representação gráfica está incorrecta ou estão os dados na tabela, pois tanto os DD como a volatilidade do Momentum no gráfico demonstram ser maiores do que o World, o que contraia os dados da tabela.

Nada está incorrecto. Eles têm uma forma inhouse de cálculo diferente de toda a gente. Que eu não estou a perceber nem vou queimar muito mais o cérebro. Façam como quiserem LOL

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Virtua disse:

Não é não. Ou melhor, essa é a forma correcta. Mas pelos vistos a MSCI usa outra forma. Se fosse como dizes o max dd do msci world seria em 2008 e não em 2020. Mas honestamente já perdi demasiado tempo com isso e a tentar perceber o pk de num eles consideram 2008 e noutro 2020.

Até o conceito de drawdown deles é diferente da indústria. Eles usam o peak to trough para calcular a longevidade do drawdown. Não percebo a razão de re-inventar conceitos que estão mais que estabelecidos na indústria!!

Vê a minha reposta seguinte. Anterior à tua resposta. Mas basicamente, ou gráfico errado ou tabela com dados errada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, Virtua disse:
    Citação

Não sei porquê a fixação de bater o mercado de muita gente? Será uma questão de ego? Tipo a minha pilinha é maior que a tua? :)

Simples. Return attribution. Se o teu benchmark é o mercado (como no caso da maioria dos fundos/ETFs) não o bater quer dizer que estás a contribuir negativamente para o retorno da carteira (mau trabalho).

Sim, isso é na perspectiva do gestor do fundo ou da carteira. Eu estava a falar dos investidores.

Porque let's be honest, para longo prazo, a maioria dos ETFs trackers bate os activos. Ou seja, são raros os gestores activos que batem os mercados de forma consistente e prolongada por períodos mais longos.

Excepções acontecem mais em mercados menos eficientes que os grandes mercados.

Para os investidores passivos, o mais rentável é mesmo os trackers dos grandes mercados, talvez por desconhecimento e alguma inércia é que os investidores passivos de longo prazo continuam a comprar FI/ETFs activos (o que torna obsoleto os gestores de carteiras/patrimónios). Ora estes gestores deixam de ser necessários, se os investidores simplesmente compram o SPY, GLD e TLT (ou versões europeias).

Os gestores de carteiras/patrimónios precisam dos fundos activos para sobreviverem, para poderem filtrar os outliers dos FI activos e assim os recomendarem ou os comprarem para as carteiras dos seus clientes. Para justificarem a escolha dos clientes nesses gestores. Porque se não obtêm retornos acima do mercado, mais vale os clientes deixarem os gestores e comprarem eles próprios os ETFs trackers. Daí o sucesso crescente dos robo-advisors, em que eliminam a necessidade de pagar a gestores.

Isso é muito Austrália, não seria melhor um FI da Austrália?

Fui fazer alguns quick backtests, e esse fundo ou um FI Acções da Austrália (também em EUR mas sem hedge cambial, que escolhi aleatoriamente para efeito de backtest), e há poucas diferenças no desempenho de ambos.

Parece que o forex (AUD) é muito responsável pelo desempenho. Até o velhinho UBS Bond AUD consegue obter retornos iguais ou superiores.

https://tinyurl.com/y6pqa58x

Na Austrália ou Pacific ex-Japan, só mesmo o UBS Bond AUD, que é uma paixão antiga minha, mas que nunca investi.

Não sei porque estás a rir LOL é que é isso mesmo https://tinyurl.com/y6zscf8p

A brincar porque mental coaching for finance era eu a levar a extremos, tipo psicanálise para os investidores ou a ensinarem os investidores como se comportar mentalmente nos investimentos, ou inteligência emocional nas finanças. Sei que os clubes desportivos maiores têm mental coachers para os jogadores, para lidar com a pressão, motivação, etc.

Suficientemente eficientes para não serem uns cromos num tópico qualquer num país minúsculo que os vão bater.

Não tens confiança em ti? :D

Depende dos mercados que se investe. Conheço alguns participantes deste fórum que batem os mercados, e não estou só a falar de mim. :P

(Spoiler: mercados de P2P Lending, foi para mim um case study sobre ineficiências de mercado que estudei, para além de as ter explorado com força, até ao COVID. E que espero continuar quando a poeira assentar.)

Não acho um bom exemplo. Exactamente por coisas como a arbitragem é que os mercados acabam por ser mais eficientes do que... deficientes.

Por isso é que disse, que se os mercados fossem eficientes, a arbitragem estava extinta ou em vias de extinção. Por existir ineficiências nos mercados é que existe a arbitragem. A arbitragem aproveita as ineficiências dos mercados para ganhar dinheiro, e ao fazerem isso, as ineficiências são corrigidas, mas como os mercados são dinâmicos, surgem logo outras ineficiências.

Exemplo, que fez ou faz trading ou mesmo os mais passivos em P2P Lending, sabe do que estou a falar. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Bedrock disse:

Jovem Rui, com um pouco mais de humildade e menos soberba,

Talvez o meu Mestrado em Física Nuclear Aplicada, dos anos 80, me evitem de descarregar para aqui conteúdos que a ninguém interessa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Análise fundamental e os respetivos parâmetros de avaliação usados pela Morningstar nos fundos de investimento acionistas.

Quando se consulta o comportamento de um fundo de investimento acionista na morningstar.pt, no separador “carteira” aparece em castelhano o seguinte: “Valoración de la inversión” (Avaliação do investimento) e por baixo aparecem os seguintes rácios: P/E, P/B, Price/Sales, P/CF e Dividend-Yield Factor.

Assim, para quem não sabe, vou explicar os referidos rácios que são parâmetros de análise fundamental, os quais, juntamente com a análise técnica, constituem conhecimentos fundamentais que um investidor deve possuir.

Para vermos o factor de risco de um investimento num qualquer fundo acionista, não basta ir ver o desvio padrão a 3 anos na Morningstar mas também ir ver aqueles rácios acima referidos, os quais indicam o estado de saúde do investimento.

Há duas maneiras de avaliar as ações de uma empresa: a primeira é usar análise fundamental, que analisa informações sobre a saúde financeira das empresas e o seu potencial de sucesso; a segunda é usar análise técnica, que analisa o comportamento passado dos preços das ações nas diferentes condições de mercado e as tentativas de prever o preço futuro das ações com base no mercado atual e no projetado/estimado mercado futuro e o volume de trading. Você com estes 2 tipos de informações técnicas fica mais apto para compreender e prever o comportamento passado e futuro das ações de uma empresa.

Escolher boas empresas, ou fundos com boas empresas, é a chave principal e determinante do sucesso de uma carteira, especialmente, de longo prazo.

Rácio P/E (Price/Earnings):

Este é o indicador mais importante de análise de uma empresa e corresponde ao preço de cotação da ação a dividir pelos ganhos da empresa por cada acção em circulação. Este rácio pode ser relativo a um registo passado da empresa e neste caso usamos os ganhos dos últimos 12 meses, e também pode ser relativo a um rácio P/E futuro e aqui usamos os estimados ganhos do próximo ano projetados por um analista. 

O rácio das ações P/E varia ao longo do tempo devido às mudanças do preço da sua ação, que varia diariamente, e às consequentes mudanças dos seus ganhos, que acontecem a cada trimestre.

Por exemplo, se uma empresa vendeu as suas ações a um preço de 20€ por ação, tendo ganho 2€ no ano passado e é projetado um ganho de 4€ no próximo ano, tem um rácio P/E do passado igual a 10 e um P/E futuro igual a 5. Assim, uma vez que você sabe o P/E para cada ação, então você pode ver se o lote de ações que está a ser vendido da empresa constitui um bom preço ou não.

Se a empresa em causa tiver um rácio P/E elevado, você deve esperar e não comprar nos próximos tempos ações dessa empresa, porque é mais difícil para um P/E elevado atender às altas expetativas de ganhos dos seus acionistas e dos analistas financeiros, que para o caso de um P/E baixo.

Rácio P/B (Price/Book):

O rácio Price/Book compara o preço de uma ação com o quanto a ação vale a pena agora se alguém liquidasse a empresa. Este rácio corresponde ao valor de capital da ação a dividir pelo nº de ações em circulação.

Por exemplo, se uma empresa fosse vendida por 50.000€ e se houvesse 10 ações dessa empresa em circulação, a cada uma caberia o valor de 5.000€. Este valor por ação é o book. Se atualmente se vendesse cada ação dessa empresa a 4.000€, então o rácio P/Book seria igual a 0.80 (4.000€/5.000€). Se este rácio for inferior a 1, significa que você está pagando menos pelas ações que o seu valor de liquidação. É claro que esse é o objetivo, porque se a empresa for à falência, você deve ainda receber o seu dinheiro de volta.

Rácio Price/Sales:

O rácio P/E compara preços com ganhos, o rácio P/Book compara preço com valor de liquidação e este rácio de Price/Sales compara preço com receitas de vendas.

Para calcular o rácio Price/Sales de uma ação basta pegar no valor total de mercado da empresa e dividi-lo pelo valor dos 4 últimos trimestres de receita de vendas. Às vezes vamos saber o preço por ação e as vendas por ação. Neste caso, o rácio Price/Sales também pode ser calculado através da divisão entre o valor do preço por ação e o valor das vendas por ação.

Por exemplo, se existem 10 ações em circulação de uma empresa e o preço atual é de 400€, essa empresa tem um valor total de mercado de 4.000€. Se a empresa tiver um valor de vendas nos últimos 4 trimestres de 10.000€, o seu rácio Price/Sales será de 0.40 (4.000€/10.000€).

Se efetuarmos o cálculo através daqueles valores por ação chegamos ao mesmo valor de 0.40: O valor do preço por ação da empresa é de 400€ e o valor das suas vendas por ação é de 1.000€ (10.000€/10), logo o rácio Price/Sales é o mesmo de 0.40 (400€/1.000€).

Por vezes, algumas empresas podem usar contabilidade criativa, que de algum modo mascaram a realidade dos números, para empolar os seus supostos lucros, mas com o valor da receita de vendas não há manipulação possível (faturação objetiva), daí a importância deste rácio Price/Sales.

O ideal é ver na empresa grandes vendas e grandes lucros. Os dois não são mutuamente exclusivos.

Rácio Price/Cash-Flow (P/CF):

Este rácio é uma medida muito eficaz de avaliação de uma empresa. O estável fluxo de dinheiro de caixa que sobrou dos lucros depois de pagar as despesas, é o coração de sucesso do negócio. Este fluxo de caixa é o cash-flow.

Tal como a variável objetiva das vendas, o fluxo de caixa também evita truques contabilísticos que podem ser usados para aumentar os lucros de uma empresa. O parâmetro do cash-flow ainda é mais esclarecedor que a variável vendas, pois revela o que resultou das vendas após elas percorrerem toda a estrutura de despesas de uma empresa.

Projetando a capacidade de uma empresa de gerar dinheiro de caixa no futuro e olhando para quanto você está pagando agora por uma ação desse futuro fluxo de caixa, com o rácio Price/Cash-Flow é uma boa maneira de saber se você está a comprar uma pechincha ou a fazer um bom negócio, ou não.

Se nas operações de fluxo de caixa de uma empresa resultaram 80€ de cash-flow e se o preço atual de uma ação dessa empresa é de 400€, então o rácio P/CF é igual a 5 (400€/80€). Se o preço da ação da empresa sobe para 800€ (dobro) mas o cash-flow permanece constante em 80€, então o rácio P/CF sobe também para o dobro (10).

Você está agora a pagar o dobro por este cash-flow em relação ao que pagava antes, indicando assim que o valor da ação agora já não é tanto uma pechincha ou um tão bom negócio como anteriormente.

O cash-flow é por vezes mais refinado e dá lugar ao free cash-flow.  A diferença é que o free casf-flow corresponde ao dinheiro deixado após as operações de cash-flow pagarem os ativos de capital da empresa, os quais são tais como: terreno, edificações, máquinas, equipamentos, etc que a empresa possui. Bons investidores referem que o rendimento do free cash-flow é o melhor indicador de previsão do excesso de retornos.

Factor Dividend-Yield:

O dividend-yield de uma ação é o seu dividendo anual dividido pelo seu preço atual. Se uma empresa paga um dividendo trimestral de 0.15€, você assume que o dividendo anual é de 0.60€ (0.15€ x 4 = 0.60€). Se, por exemplo, o preço atual de uma ação de uma empresa é de 15€, então o factor dividend-yield será de 0.04 (0.60€/15€ = 0.04) ou 4%.

O factor dividend-yield revela muito sobre o preço das ações. Diz mais sobre o preço de uma ação do que sobre o dividendo de uma ação. Porquê? Porque há apenas dois números envolvidos. Se um número permanece constante, então é o outro número que vai provocar as alterações quaisquer que elas sejam. Na maior parte das empresas, o pagamento de dividendos permanece relativamente constante, o que deixa você com apenas o outro número para influenciar o dividend-yield: o preço da ação. Este preço muda diariamente e a sua relação com o dividendo é imediatamente refletida no dividend-yield.

Veja o que acontece com o exemplo atrás referido. Se o preço da ação da empresa sobe de 15€ para 30€, mas ela mantém o dividendo anual constante de 0.60€, então o seu dividend- yield cai para 2% em vez do anterior valor de 4%. Se o preço, em seguida, sobe para 60€, então o dividend-yield cai para 1%.

Se o dividendo permanece constante e o rendimento (yield) se altera, você sabe que o preço se está movendo. Neste caso, se o rendimento da empresa diminui, isto quer dizer que o preço da ação está subindo e, porventura, pode estar a ficar sobrevalorizada.

Bedrock

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, rui_marreiros disse:

Talvez o meu Mestrado em Física Nuclear Aplicada, dos anos 80, me evitem de descarregar para aqui conteúdos que a ninguém interessa.

Jovem Rui, vai ao foco da tua incorreção técnica, que qualquer um pode cometer, mas depois deve haver a humildade para se admitir e reparar a mesma. Portanto, não desfoques o foco com lateralizações.

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Bedrock disse:

ao foco da tua incorreção técnica,

http://noticias.uc.pt/wp-content/uploads/2020/03/Uma-análise-sobre-os-modos-de-transmissão-da-COVID.pdf

Lê a pagina 2 e a pagina 8, e verás que não cometi nenhuma incorrecção. Falei em suspensões(aerossóis) e que as partículas maiores são elas muitas vezes o transporte, tu é que falaste das dimensões e de força gravítica e força de arrasto. Como podes ler nesse artigo de onde tiraste a informação, refere que as partículas com tamanho superior a 100 micro a força gravítica domina sobre a força de arrasto, as suspensões, a que eu me referi têm dimensões inferiores a 10 micro. Não me coloquei em bicos de pés, tentei ser simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

http://noticias.uc.pt/wp-content/uploads/2020/03/Uma-análise-sobre-os-modos-de-transmissão-da-COVID.pdf

Lê a pagina 2 e a pagina 8, e verás que não cometi nenhuma incorrecção. Falei em suspensões(aerossóis) e que as partículas maiores são elas muitas vezes o transporte, tu é que falaste das dimensões e de força gravítica e força de arrasto. Como podes ler nesse artigo de onde tiraste a informação, refere que as partículas com tamanho superior a 100 micro a força gravítica domina sobre a força de arrasto, as suspensões, a que eu me referi têm dimensões inferiores a 10 micro. Não me coloquei em bicos de pés, tentei ser simples.

Teu texto original publicado há 23 horas atrás, na pág. 797:

"Que confusão, mas como é que vocês pensam que os vírus viajam de um ponto para o outro? Eles não têm asas. Porque se fala muito em aerossol quando damos um espirro. O vírus é pequeno, mas ele viaja numa suspensão, tipo nevoeiro, gotícula de grandes dimensões e por isso é retido pela mascara. No entanto, se a mascara sofrer muitos impactos, a capacidade de penetração das gotículas vai aumentando e o risco de respirarmos alguma coisa aumenta (tempo de vida da mascara como protecção). Mas o papel mais importante da mascara, não é evitar sermos infectados, mas é infectar os outros, pois ao espirramos se não for criado o tal aerossol o risco de contagio termina. Porque é que o governo espanhol está a obrigar toda a gente a usar a mascara, mesmo na rua? Para acabar com a existência de aerossol quando alguém fala e espirra e foi isso que nós fizemos no inicio da pandemia e  deu bons resultados."

a) Destaco do texto original atrás: "... gotícula de grandes dimensões e por isso é retido pela mascara."

b) Agora dizes no presente post:  "... a que eu me referi têm dimensões inferiores a 10 micro."

Qual é a coerência técnica, e até de simples interpretação da língua portuguesa, entre as alíneas a) e b) palhaço? Já deu para perceber qual é a tua formação técnica ...

Bedrock

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

a) e b) palhaço? Já deu para perceber qual é a tua formação técnica ...

primeiro, deixa de plagiar, para não receberes tantos votos negativos e volto a repetir, vai ler. As escalas entre as partículas, vírus e suspensões que os transportam são diferentes (lê a página 8).  10 micro são enormes comparadas com as dimensões do vírus de 0.1 micro, se calhar, só porque não vês é tudo pequeno?

Eu só te mando ler, como faço quando aqui no forum me dão referências, e quanto à parte técnica, de pequena escala, só fiz trabalhos na escala atómica, estudo de layers com implantes em pastilhas de silício e estudadas no acelerador de partículas Van der Graff. Também não vou debitar aqui termos técnicos de implante e estudo de layers de partículas atómicas.

Também por lá se analisava amostras de partes por milhão de poluentes atmosféricos e fartei-me de assistir a seminários sobre isso.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

primeiro, deixa de plagiar, para não receberes tantos votos negativos e volto a repetir, vai ler. As escalas entre as partículas, vírus e suspensões que os transportam são diferentes (lê a página 8).  10 micro são enormes comparadas com as dimensões do vírus de 0.1 micro, se calhar, só porque não vês é tudo pequeno?

Eu só te mando ler, como faço quando aqui no forum me dão referências, e quanto à parte técnica, de pequena escala, só fiz trabalhos na escala atómica, estudo de layers com implantes em pastilhas de silício e estudadas no acelerador de partículas Van der Graff. Também não vou debitar aqui termos técnicos de implante e estudo de layers de partículas atómicas.

Também por lá se analisava amostras de partes por milhão de poluentes atmosféricos e fartei-me de assistir a seminários sobre isso.

Aquilo que escrevi sobre partículas em suspensão referente ao binómio poluição atmosférica versus trato respiratório do corpo humano, já o tinha escrito há mais de 20 anos e referido várias vezes em ações de formação, juntamente com outros elementos técnicos, após ter montado e posto a funcionar uma rede de medição de partículas em suspensão. Quem fez a cadeira de poluição atmosférica lecionada pelo Prof. Borrego da Un. de Aveiro, não precisa de plagiar ninguém sobre a temática em causa, se calhar outros é que podem plagiar o Prof. Borrego.

Eu relendo os teus textos e a maneira como tu escreves sem ligação, apresentando coisas soltas, que qualquer um pode ir sacar ao Dr. Google, começo a não ter dúvidas que tu deves ser uma fraude técnica das redes sociais.

A tua incongruência que eu explicitei nas alíneas a) e b) no meu post anterior, mantém-se porque a tua resposta é uma não resposta.

Já que tu dizes que és formado em física, responde à seguinte questão e justifica a resposta: O ar quente sobe sempre?

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

fraude técnica das redes sociais

Eu cito as minhas fontes.

há 7 horas, Bedrock disse:

O dividend-yield de uma ação é o seu dividendo anual dividido pelo seu preço atual. Se uma empresa paga um dividendo trimestral de 0.15€, você

será tradução google ou copia de brasileiro "você"funny clown jokes | FunClown.com - Funny Pictures, Cartoons, Fun Pages,  Jokes, Humor! | Palhaço, Fotos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, NunoSousa05 disse:

Já viram a contracção do PIB no 2o trimestre dos diferentes países, incluindo Portugal (-16,5%) ?

???

Não te arrepies já; no final do ano vamos ter um autêntico massacre económico. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Não te arrepies já; no final do ano vamos ter um autêntico massacre económico. 

Vamos a ver o que os comunistas vão fazer com os fundos europeus. Dizem que desta vez vai ser diferente, cada vez tenho menos esperanças disso. 

Com uma direita na oposição cada vez mais fraca e submissa, eles vão fazer o que quiserem. Vai ser uma festa...

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 30 minutos, NunoSousa05 disse:

Vamos a ver o que os comunistas vão fazer com os fundos europeus. Dizem que desta vez vai ser diferente, cada vez tenho menos esperanças disso. 

Com uma direita na oposição cada vez mais fraca e submissa, eles vão fazer o que quiserem. Vai ser uma festa...

Que direita na oposição submissa é essa? O PSD é direita? 

Raios, o que é a direita neste país? Estar mais à esquerda que os Democratas nos EUA? ?

PS: O contrário do colectivismo que nos governa desde 1143 é o liberalismo. Não sei se te apercebeste, mas já tens um partido liberal em toda a linha na AR. A não ser que sejas como o Mises que achava que os economistas liberais (Hayek e afins) era tudo socialista ? ? ? mas até nisso tens uma alternativa que se quer legalizar como partido político (Partido Libertário do Carlos Novais).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, rui_marreiros disse:

Evitar o massacre ... vão surgir centros para requalificar as pessoas(ocupacionais) para melhorar as estatísticas do emprego, evitando a sobrecarga da SS. Depois um projectos verdes faraónicos (hidrogénio, Lítio, etc) para criar ilusões de desenvolvimento. Para tudo isto vão surgir novas empresas, empresas tacho. Quer a esquerda quer a direita farão o mesmo, gastar. 

Entretanto surge a vacina, o turismo reanima e ajuda a puxar pela economia. E continuamos a seguir o caminho profetizado pelo Presidente do Conselho de Ministros:

"Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suíça, o golpe de Estado foi o princípio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica e a emigração em massa." - Marcelo Caetano

Tenho esperança nos jovens, naqueles que saíram à pouco tempo das faculdades e dos que estão a entrar, nunca Portugal teve uma geração tão bem qualificada. Alunos brilhantes irão um dia fartar-se da indigência e da caridade e fazer crescer esta nação.

Eu faço parte desse grupo de jovens que descreves e acredita que da minha geração (mid 90's) muitos partilham da mesma visão.

Sem querer puxar o assunto da política para aqui, a nível nacional, actualmente só vejo um partido capaz de levar o meu voto, cujo o seu representante máximo se chama Cotrim de Figueiredo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, rui_marreiros disse:

Tenho esperança nos jovens, naqueles que saíram à pouco tempo das faculdades e dos que estão a entrar, nunca Portugal teve uma geração tão bem qualificada. Alunos brilhantes irão um dia fartar-se da indigência e da caridade e fazer crescer esta nação.

Faculdades sobrecarregadas de professores neo-marxistas do mesmo calibre do Professor-guru Francisco Louçã?!? Não me parece...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, rui_marreiros disse:

Eu cito as minhas fontes.

será tradução google ou copia de brasileiro "você"funny clown jokes | FunClown.com - Funny Pictures, Cartoons, Fun Pages,  Jokes, Humor! | Palhaço, Fotos

Qual é o erro de contas que há no parágrafo seguinte que eu escrevi?

"O dividend-yield de uma ação é o seu dividendo anual dividido pelo seu preço atual. Se uma empresa paga um dividendo trimestral de 0.15€, você assume que o dividendo anual é de 0.60€ (0.15€ x 4 = 0.60€). Se, por exemplo, o preço atual de uma ação de uma empresa é de 15€, então o factor dividend-yield será de 0.04 (0.60€/15€ = 0.04) ou 4%."

A tua incongruência que destaco nas alíneas a) e b) seguintes, mantém-se:

a) Destaco do texto original atrás: "... gotícula de grandes dimensões e por isso é retido pela mascara."

b) Agora dizes no presente post:  "... a que eu me referi têm dimensões inferiores a 10 micro."

Vens com palhaçadas de lateralizações, esquivando-se sempre a explicações próprias ... vá lá não tenhas receio e responde à seguinte questão, com palavras tuas, que te coloquei, justificando a resposta:

O ar quente sobe sempre?

Já percebi quem tu és, e vou repetir: és uma fraude técnica das redes sociais.

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )