Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A minha carteira é defensiva (23 fundos Obrigações; 5 fundos mistos e 7 fundos de acções), para não estender aqui o rol, quase todos recomendados aqui no forum (que visito regularmente). Não acompanho as cotações diariamente, mas do que vi, de ontem para hoje, só o ES obrigações europa subiu ligeiramente.

Mas... "deus te ouça" não queremos ir para as Bahamas, gozar os lucros, por mim contento-me com rendibilidades um pouco superiores aos DP :-)

Então deve de haver ai mais que subiram, PIMCOS pelo menos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Sabemos qur há riscos neste produto.  Mas diz-me não tens limite para perdas? É que o trambolhão não pára :-(

Eu a nivel de perdas em relação ao montante inicialmente investido vou em 3,5 %. E a queda foi iniciada á cerca de um mês. Entre os meus fundos tenho um caso que ao longo de 2 trimestres (em 2008), (6 meses!! ) perdeu perto de 20%, no entanto logo no ano ano seguinte recuperou com uma performance de 35%!! Portanto sei bem que independentemente do tempo que isto levar a cair se lhe dermos espaço a curva irá inverter-se e a recuperação irá acontecer.

Por isso respondendo á sua pergunta, sinceramente não tenho limite para perdas, isto é um investimento a médio prazo e é assim que tenho de encara lo. A unica coisa que me levaria a resgatar, era se precisasse mesmo do dinheiro. Como em principio isso não irá acontecer, é manter o investimento tal como ele está. As leis do mercado farão o resto ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estava eu também a escrever quando vi que outro forista foi ao workshop. Eu também me vim embora no coffee break, não fiquei para a parte do exercício. As palavras que me ocorrem são (na ordem que quiserem): brincadeira, aborrecimento, ridículo. :) Mais especificamente: a apresentação durou cerca 5-10 minutos, creio eu, e foi uma introdução muito mas mesmo muito geral: conceitos de carteira core e satélite, 3 perfis, carteira estratégica e táctica. O orador disse depois que isso era a introdução, aí pensei "vai portanto haver um ponto 1, ponto 2, ponto 3, conclusão, algo bem estruturado e com muita informação". Uuuui, desengana-te! A seguir, o orador pediu à assistência que fizesse perguntas. Aproveito para realçar uma coisa: era bom que eles se lembrassem que o mínimo que se pede numa sessão assim com muita gente (avaliei em 50 pessoas, mas poderá ter sido mais) e sala grande, é que haja alguém a "passear" pela sala com microfone e que o possa entregar a quem faz perguntas. Não se ouviam as perguntas, só se ouviam as respostas, sempre muito gerais. Diversificação: só se ouviu a palavra uma ou duas vezes e não se entrou em pormenores do género "como diversificar", com base em quê, correlações, regiões, sectores. Neste aspecto, ficámos em branco. Quanto aos critérios de escolha para uma boa carteira: explicaram basicamente que tínhamos que ir seleccionar no site do Best Guru aqueles fundos que têm 3 ou 4 ou 5 estrelas da Morningstar ou uma medalha de prata ou ouro, ok, e Sharpe? E índices? E correlações, para não estarmos a seleccionar só 5 estrelas mas tudo do mesmo? Nada.

A partir daí, ficar para quê? O exercício iria ser uma aplicação das coisas gerais da primeira parte, logo, obrigado, tenho mais que fazer, e já perdi o meu tempo. Sei que é um workshop à borla, mas não deixa de ser um workshop, e "avançado" ainda por cima. Se eu, que sou principiante nestas andanças, fiquei aborrecido, nem quero imaginar os que percebem do assunto.

Conclusão: as bolachas não eram más de todo, mas os brownies que lá havia, confesso que gosto mais do meus, caseiros.

Caro jmnp relataste mutio bem o que de facto se passou até ao cofee-break. A falta de microfone para que todos pudessem ouvir as perguntas foi amadoresca no mínimo, mais grave como dizes foi a falta de estrutura, fio condutor deixando ao acaso das perguntas aleatórias e desfazadas da audiência a condução dos eventos.

Estava á espera de que fossem explorados alguns parâmetros de comparação entre fundos para além da classificação Mornigstar, nomeadamente sharpe, alfa, beta, etc.

E quanto à construção de carteira como diversifiocar, mas evitando a sobreposição de fundos que investem quase no mesmo.

Bem talvez as minhas expectativas fossem mto altas.

Com isto não quero tirar algum mérito ao BEST em promover a cultura financeira relativa a este tipo de investimentos, apenas que deveriam fazer corresponder melhor o anunciado ao realizado.

Espero que a sessão de dia 28 corra melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi hoje, creio que da empresa Optimize que tem um acordo com a DECO, um email com o seguinte conteúdo.

Alguém conhece este fundo "Europa Valor"? É sério? As rentabilidades estão corretas?

Valerá a pena colocar algum dinheiro neste fundo ou trata-se de mera especulação?

Agradecia dos amigos um comentário, por favor.

============================================

Exmo. Sr.

Temos em curso até ao dia 31.Julho.2013 uma campanha que bonifica em 0,5% - valor máximo de 250,00€, a subscrição do fundo flexível Europa Valor.Em 2012 este fundo obteve uma rentabilidade de +16,3% e, nos últimos 12 meses (data 20.Junho.2013) obteve uma valorização de +15,9%.

Resultados passados não são garantia de resultados futuros, contudo, esta valorização confirma as previsões emitidas pela equipa de gestão.

Ao inteiro dispor e com os melhores cumprimentos.

C...

=============================================

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Acabo de vir da sessão do BEST sobre fundos.

Como estava cheio de sede bebi 2 garrafas de água. Valeu a pena lá ir. :)

Em relação ao tema em discussão vim-me embora no cofee-break. Sinceramente prefiro gastar uma hora aqui no fórum a ler posts antigos, que sempre se aprende mais que por lá. ;)

abraço e obrigado a todos os foristas, com quem sempre vou aprendendo umas coisas

X2

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi hoje, creio que da empresa Optimize que tem um acordo com a DECO, um email com o seguinte conteúdo.

Caro Ramiro,

É este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000ND3R

Aproveito para treinar as minhas capacidades para analisar fundos, corrijam-me se estiver errado. Pouco historial, portanto sem índices, comissão de gestão 1,8% (visto no site da Optimize), abaixo das linhas de benchmark, e assim à primeira vista com grande volatilidade, o que não admira tendo em conta que são acções. Risco alto. O que se passou em 2011 para o fundo cair tanto?? Eu pessoalmente não ia lá, parece-me haver fundos de acções da mesma classe de risco mais eficientes, é só ver no top deste tópico - digam-me se estiver enganado. Esperemos no entanto opiniões mais fundamentadas.

Cerevisiae, fico contente por sentir que não fui o único a ficar pouco satisfeito, realmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também fui ao workshop do best, a 1ª parte foi quase igual ao anterior na segunda parte quando as coisas começaram a ficar interessantes, em que faz o download do ficheiro de excel e começa a ir a cada uma das colunas, o que significam, chegou-se ao desvio padrão e quando vai para o rácio sharpe, perdeu-se, pois começaram a fazer perguntas que apesar de serem importantes não tinha a haver com a tematica que se levava na altura e o orador ao responder nunca mais conseguiu voltar aquele ponto onde as coisas realmente iriam ficar interessantes, e, nunca se chegou a fazer a carteira...

Se receber algum email do best para comentar o workshop, vou propor que o orador 1º explique as coisas e só depois se abre espaço as questões, senão ele nunca vai passar disto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Don’t Panic as Bond Market Ship Not Sinking, Pimco’s Gross Says

U.S.-listed bond mutual funds and exchange-traded funds saw record monthly redemptions of $61.7 billion through June 24. The redemptions surpassed the previous monthly record of $41.8 billion, set in October 2008

Gross’s fund saw an estimated $1.32 billion leave in May, according to Chicago-based Morningstar, its first withdrawals since 2011.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Ao fim de muitos dias, tenho os fundos todos no verde!

(no dia, que desde início ainda estão a maioria no vermelhinho!! E muito...)

Será que é desta que a coisa vai começar a ir ao sítio?!  :P

Cumpts

Marco Ramos

Segundo dia seguido no VERDE!!!  :D É a loucura!!!  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É verdade, como calculei foi um bom dia para a maioria dos fundos, Real Return +0.53%..tem sido muito castigado mas ha 2 dias que sobe bem,vamos ver hoje, as treasuries vao a 2.52, ontem fecharam a 2.54, espero que se mantenha ou baixe mais, viram as noticia da UE? Nos resgates quem entra com o dinheiro são os bancos e credores..cuidado com os depósitos a prazo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Também queria deixar alguns comentários sobre a sessão do BEST sobre fundos, realizada ontem.

Desde já é de louvar, o Banco Best por promover estes workshops, não só em várias temáticas, como em diferentes localizações, de norte a sul do pais. Claro que o intuito "comercial" também lá está - publicitar plataformas, soluções, captar clientes.

Em contraponto, uma outra instituição, ao mesmo tempo que disponibiliza uma "nova" plataforma de "trading" (accções, etf, etc..), um dos seus colaboradores publica um livro dedicado ao investimento pessoal, e que sinceramente, me passou despercebido, até o ver numa qualquer livraria; e não faz qualquer tipo de "promoção" ligando estes dois

eventos, para assim promover o seus produtos/serviços e ajudar na educação financeira dos futuros/clientes.

Uma outra instituição, também já fez (pelo menos um, que tenha conhecimento) um workshop sobre fundos, neste caso, especificamente para apenas uma "casa de fundos", levando um porta voz dessa casa, a explicar como é criado/mantido o fundo e a sua politica de investimento - marcadamente uma optica comercial de "vender" aquele produnto, mas ainda assim interessantes, pois permite ver um pouco como as casas de investimento "montam" a estratégia para cada fundo.

Depois, este tipo de workshop, sendo aberto a todo o publico em geral (clientes e não clientes, investidores experientes e outros nem tanto, diferentes valores de capital disponivel, perfis e aversão ao risco diferentes e conhecimenos tecnicos (seja financeiros, informáticos ou outros)), penso que se torna dificil de "gerir", dada as grandes diferenças na audiência - um nivel muito acançado, e mais de metade da plateia, "fica a ver navios",

demasiado simples, e a plateia não sai antes do coffe break, por causa dos cafés e bolos de chocolate). Resumindo, as espectativas de cada um leva, podem fazer com que seja um bom ou mau workshop.

Portanto, "apontar e acertar" no nivel de profundidade/complexidade apresentada é bastante dificil, mas não impossivel!!!

Em relação ao whorkshop propriamente dito, estou de acordo com os comentários já aqui apresentados, pois, sem por em causa os conhecimentos tecnicos do orador, ou da equipa que prepara este tipo de evento, alguns pontos pareçem me pertinentes:

- a apresentação, salvo pequenas alterações (provalvemente na tabela dos fundos "recomendados" para cada tipo de perfil) era basicamente a mesma, apresentada, num outro (pelo menos) workshop anterior - não teria qualquer importância, e também, como foi dito, porque servia apenas para explicar "alguns conceitos fundamentais antes de avançar". Dado que eram 4 a 5 slides, rápidamente "passaram", e algumas pessoas (e como já foi aqui descrito") perderam o interesse, já que era mais do mesmo.

- numa primeira imagem, é apresentado o conceito de carteiras "core e satellite" e como o investimento em diferentes activos (acções, obrigações, etc) e com diferentes periodos de tempo, observando-se que a longo prazo os retornos apresentam uma menor variação, pelo que se pode concluir que uma carteira diversificada (sim, foi referido poucas vezes, e muito ao de leve) e a longo prazo será uma melhor solução. Posteriormente é apresentada a questão dos perfis de investimento (neste caso 3), e exemplos de diversificação de activos, baseado no perfil de investidor.

Seguidamente é apresentada uma tabela de fundos (recomendação da Direção de Investimento do banco), com diferentes alocações (mix) segundo o perfil.

É nesta tabela, que me ficam alguns duvidas. Num outro workshop, não foram poucas as pessoas que rapidamente opiaram, fundos, mix para os seus apontamentos, e que colocaram colocaram várias questões, fosse aquilo, os numeros do euromilhoes. Desta vez pareceu-me mais calmo, mas ainda assim, deixou-me na duvida, pelo discurso apresentado. É dito, que aquela tabela (a seleção indiviudal de cada fundo) é criada pela Direção de Investimento do banco, atravez de análise, e que aquela é a uma boa "aposta" (uma recomendação). Pelo que se percebe, a tabela é revista regularmente,

pelo que se hoje investir naquele mix e seguir aquela alocação, eventualmente, no mes que vem (ou qualquer que seja o prazo de actualização, que me pareceu curto, versus uma visão de longo prazo, explicada anteriormente), a tabela é "actualizada", e a carteira do investidor, já fica distorcida - para pior, a acreditar na boa qualidade da análise

feita pela Direção de Investimento. Honestamente, a enfase dada pelo orador (e pelos participantes), neste dia foi inferior, mas ainda assim, a mensagem estava lá.

- o facto da estruturação do workshop, parecer ter sido preparado para se basear mais nas perguntas dos participantes , embora apresente uma aparente simplicidade na preparação (não precisa de fazer nada, depois no dia, é só ir "levando a coisa") na realiade, eleva a dificuldade do orador, que perde, como foi visivel, e dependedo do tipo de pergunta, ou a direção em que sao feitas, será mais ou menos rico e informativo. A inexistência de um fio condutor (conceitos como explicar do simples para o complexo, do geral para o particular, pouco se viu), do andamento ser ao sabor das perguntar formuladas, e pequenos detalhes "técnicos" tal como as questões postas pelos participantes serem sem microfone (não se ouvia, mesmo para quem tinha bons lugares) e as respostas dadas pelo orador, nunca se iniciarem com a pergunta feita, quando alguem se "queixa" que não ve a informação nas colunas do excel em qualquer um dos 3 ecrans disponiveis, não existir a simplicidade de aumentar o zoom no proprio excel, em vez de um "melancólico" "poiS". Ou o caso em que o site do Banco Best (como o motor da mornisgtar) não funcionar no firefox - naquele pelo

menos, mas isso é preparação.

Sinceramente, as expectativas eram elevadas, também pela "publicidade" efectuada de "workrshop avançado", por isso julgo que desiludiu. Ainda assim não deixo de louvar as iniciatvias criadas pelo banco, e espero que tentem melhorar, se o objectivo for mesmo criar uma melhor literacia financeira. Apostar (apeanas) nas perguntas dos participantes para "navegar" neste tipo de workshop, não me pareçe que funcione.

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante

Então deve de haver ai mais que subiram, PIMCOS pelo menos :)

Ok! tens razão. O meu erro foi ver a listagem do patrimonio (que indica cotação e rentabilidade) do banco activo, mas esta deve estar atrasada no que respeita à actualização diária.

Onde consultas as subidas e descidas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será uma boa altura para entrar em mais alguns fundos depois desta onda vermelha?

Ou esperar mais umas semanas a ver o que isto dá?

Como eu costumo dizer, como isto é para o médio longo prazo, não tem de haver uma altura de entrada, entra-se e pronto  :)  por enquanto, está tudo a subir, mas amanhã ou para a semana, ou daqui a 2 semanas pode vir bomba e lá vai isto tudo por aí abaixo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será uma boa altura para entrar em mais alguns fundos depois desta onda vermelha?

Ou esperar mais umas semanas a ver o que isto dá?

Isso é a dúvida do dia a dia...e se já tivesses entrado há 3 dias??? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje foi um dia idêntico ao de ontem, lá vão as cotações subir  :D

Eu ao inicio do dia já pedia uma yield nos 2.52, neste momento estão a 2.47....era muito bom que fechasse pelo menos assim....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

touché,

mas mais uns dias de confirmação, talvez também nao faça um grande mal :)

Queres a minha opinião sincera? nem faz bem nem faz mal :) uma coisa é de certeza, vai comprar fundos á cotação secalhar de há 5/6 meses atrás...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que o dia de hoje segue na mesma direção do de ontem. Tudo a subir, será mais um bom dia para os nossos portfolios. Até o F&C está a fazer uma gracinha depois de tanto trambolhão. Pimcos idem.

onde segues durante o dia?

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )