Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 4 minutos, Virtua disse:

Então digo bullshit duas vezes. Uma em 2000- 2002 e outra em 2007-2009

Realmente tens razão e essa informação está logo acima:
    image.thumb.png.e1a5bb5f33812b8f480c43b9514d3157.png

Mas logo abaixo diz isto:
    image.thumb.png.d4462eb7fb61a1c663fc276649b6c443.png

Editado por NunoSousa05
    correcção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Em vez de andar aqui com PDFs deles a gente faz a nossa análise

Momentum existe desde 1994 e Min Vol desde 1988 (ou algo parecido). O SRI é apenas desde Setembro 2007 (mesmo a tempo do crash ?)

Podem ir aqui e escolham os indíces e os factores e o que quiserem que eu faço uma análise minimamente aceitável onde de certeza vemos que o Max Drawdown do MSCI World não foi em 2020 ?

https://www.msci.com/end-of-day-data-search

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    11 minutes ago, Virtua said:

Em vez de andar aqui com PDFs deles a gente faz a nossa análise

Momentum existe desde 1994 e Min Vol desde 1988 (ou algo parecido). O SRI é apenas desde Setembro 2007 (mesmo a tempo do crash ?)

Podem ir aqui e escolham os indíces e os factores e o que quiserem que eu faço uma análise minimamente aceitável onde de certeza vemos que o Max Drawdown do MSCI World não foi em 2020 ?

https://www.msci.com/end-of-day-data-search

A definição de maximum drawdown utilizada pela MSCI é que define a questão. Os dados, as metricas e as formas de calculo estão disponiveis para consulta.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Francisco_ disse:

A definição de maximum drawdown utilizada pela MSCI é que define a questão. Os dados, as metricas e as formas de calculo estão disponiveis para consulta.

Maximum drawdown sempre só quis dizer uma coisa. Nunca vi outra forma de cálculo. Isso para mim ainda seria pior do que simplesmente se terem enganado no PDF

image.png.356ffcf8e3fd3f3af3cb4be1b2432009.png

https://www.investopedia.com/terms/m/maximum-drawdown-mdd.asp

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Também estou como o Virtua, I call that bullshit. 

Se não me engano entre o 3.º trimestre de 2007 e o final do 1.º trimestre de 2019 o MSCI World perdeu qualquer coisa como 55% do seu valor (isto em USD, em Euros o valor foi de cerca de 51%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 minutes ago, Virtua said:

Maximum drawdown sempre só quis dizer uma coisa. Nunca vi outra forma de cálculo. Isso para mim ainda seria pior do que simplesmente se terem enganado no PDF

image.png.356ffcf8e3fd3f3af3cb4be1b2432009.png

https://www.investopedia.com/terms/m/maximum-drawdown-mdd.asp

Nada contra a investopedia ou outra fonte, mas a MSCI disponibiliza um documento com a descrição das metricas utilizadas, basta ler e verificar antes de interpretar um valor num qualquer PDF que eles disponibilizam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Francisco_ disse:

Nada contra a investopedia ou outra fonte, mas a MSCI disponibiliza um documento com a descrição das metricas utilizadas, basta ler e verificar antes de interpretar um valor num qualquer PDF que eles disponibilizam.

tens aí o link sff? (só encontro PDFs de metodologia de cálculo dos indíces)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Francisco_ disse:

Sim Sim. Obrigado. Tinha acabado de encontrar. As metodologias deles estão em linha com o que a indústria afirma ser Max DD por isso não percebo...

image.png.8bdd8ee53c7182928f0e2fb2f25fcfbb.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 minute ago, Virtua said:

Sim Sim. Obrigado. Tinha acabado de encontrar. As metodologias deles estão em linha com o que a indústria afirma ser Max DD por isso não percebo...

image.png.8bdd8ee53c7182928f0e2fb2f25fcfbb.png

Mais abaixo no apêndice também definem formulas de calculo, assim não há duvidas de como chegaram ao valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Francisco_ disse:

Mais abaixo no apêndice também definem formulas de calculo, assim não há duvidas de como chegaram ao valor.

Assim de repente sem me explicarem o significado das siglas é complicado. A que conclusão chegas?

image.png.1ab3d9d7dbe40aab6f4fd22be7dc2a6e.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, rui_marreiros disse:

o bedrock despeja aqui longos arquivos que são retirados de sites, e depois admira-se de haver dois que estão sempre a dar-lhe negativos. A figura que eu coloquei, do tamanho das partículas, é de onde ele retirou a informação sobre forças, etc. Eu sou formado em Física e só procurei esclarecer muito superficialmente o problema de andar-se nos locais de trabalho e em espaço publico com muitas gente sem mascara, que ao falarmos, tossir podemos a estar a colocar os outros em risco.

Um tipo que é formado em física e que escreve isto: “O vírus é pequeno, mas ele viaja numa suspensão, tipo nevoeiro, gotícula de grandes dimensões e por isso é retido pela mascara.”, quando as gotículas/partículas de grandes dimensões não são inaláveis (as inaláveis são as de menores dimensões: PM10 = partículas <= 10 microns), logo não são perigosas para o trato respiratório, logo não interessa a máscara para nada, porque a força da gravidade faz o favor de as depositar no chão ou nas superfícies e então não chegam às entradas do trato respiratório: nariz e boca.

Jovem Rui, há mais de 20 anos já eu dava sessões de esclarecimentos teórico-práticos para técnicos de saúde pública, junto a uma estação de medição de partículas em suspensão, já com um filtro para as PM10, e referia as diversas defesas de retenção de partículas que temos ao longo do nosso trato respiratório até aos brônquios, começando pelos pêlos das fossas nasais, depois mucosas e movimento ciliar de limpeza, referindo também a diferente capacidade de penetração das partículas versus seu tamanho.

Jovem Rui, com um pouco mais de humildade e menos soberba, ficavas um tipo mais ponderado e equilibrado, do tipo do mercado acionista com reversão para a média ou tendencialmente para a média, é que, por definição, uma qualquer média é sempre uma coisa equilibrada/balanceada, mas quando a soberba nos empurra para a cauda gorda do lado direito (maiores ganhos) de uma distribuição normal de Gauss, por vezes, a realidade pode nos empurrar para a cauda gorda da esquerda (maiores perdas).

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    29 minutes ago, Virtua said:

Assim de repente sem me explicarem o significado das siglas é complicado. A que conclusão chegas?

Definem um pouco mais acima, antes dessa formula. O que está a ser feito é pegar numa serie temporal e ir sucessivamente ao encontro dos picos e depois encontrar os vales correspondentes, finalizando sempre com o valor máximo dessa operação iterativa. P(t) é o vale, P(tau) é o pico de cada observação dentro da definição estipulada. Quanto ao valor em si, não estou com disponibilidade para refazer agora os calculos da MSCI.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Francisco_ disse:

Definem um pouco mais acima, antes dessa formula. O que está a ser feito é pegar numa serie temporal e ir sucessivamente ao encontro dos picos e depois encontrar os vales correspondentes, finalizando sempre com o valor máximo dessa operação iterativa. P(t) é o vale, P(tau) é o pico de cada observação dentro da definição estipulada. Quanto ao valor em si, não estou com disponibilidade para refazer agora os calculos da MSCI.

Pensei nessa possibilidade. Apenas descartei por ter visto uma situação em que se assim fosse o Max DD seria outro. Neste caso o Max Drawdown do MSCI EM deveria começar em inícios de 2018 (actual pico) não em 2007 (verdadeiro MAX DD pela métrica da indústria financeira).

image.png.6ebf3db806b5c4ddc8bac60d02db6816.png

P.S. Desculpem estar a bater no ceguinho mas às vezes pareço meio autista enquanto não entendo algo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    6 minutes ago, Virtua said:

Pensei nessa possibilidade. Apenas descartei por ter visto uma situação em que se assim fosse o Max DD seria outro. Neste caso o Max Drawdown do MSCI EM deveria começar em inícios de 2018 (actual pico) não em 2007 (verdadeiro MAX DD pela métrica da indústria financeira).

image.png.6ebf3db806b5c4ddc8bac60d02db6816.png

P.S. Desculpem estar a bater no ceguinho mas às vezes pareço meio autista enquanto não entendo algo ?

A formula não exclui pelo maior pico, a operação vai sucessivamente aos pares correspondentes (pelo menos é isso que compreendo da explicação dada, da formula e da definição).

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Virtua disse:

Tenho muitas dúvidas disso numa empresa deste tamanho!!

Pessoalmente o que eu quero perceber é o comportamento do Momentum Factor em relação ao MSCI World.

A ideia que tenho é que o comportamento é idêntico, havendo maior volatilidade a troco de maior retorno. 

Algo que me suscitou dúvidas foi a diferença de performance no PDF inícial. Ano 2009 e 2016. 

Estou a ponderar se é vantajoso substituir no EUPP, o MSCI World pelo MSCI World Momentum. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 57 minutos, Virtua disse:

À primeira vista até parece a fórmula de opções.

E daí me lembrei que no pricing de derivados financeiros usam essa notação. O tau (letra grega no denominador) representa o período de tempo entre t e T (inicio e fim do período de tempo), mas pela notação usada aqui, o T (fim do período) é o n.

A parte final presumo que seja a formula básica de retornos. Talvez com picos (P).

(Agora estou como tu, sem mais explicações e alguma preguiça mental, estou a nora.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, NunoSousa05 disse:

Pessoalmente o que eu quero perceber é o comportamento do Momentum Factor em relação ao MSCI World.

A ideia que tenho é que o comportamento é idêntico, havendo maior volatilidade a troco de maior retorno. 

Algo que me suscitou dúvidas foi a diferença de performance no PDF inícial. Ano 2009 e 2016. 

Estou a ponderar se é vantajoso substituir no EUPP, o MSCI World pelo MSCI World Momentum. 

Os factores msci world já foram falados no tópico dos etfs e referidos de passagem noutros. Quando investiguei o tema, a combinação simultaneamente mais simples e com melhores resultados passados era 50% min vol + 50% momentum. Dito isso, eu próprio tenho o meu volume msci world distribuído por 50% completo + 50%/3 em min vol, momentum e quality -- hoje não teria comprado o quality.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, CDCD disse:

Os factores msci world já foram falados no tópico dos etfs e referidos de passagem noutros. Quando investiguei o tema, a combinação simultaneamente mais simples e com melhores resultados passados era 50% min vol + 50% momentum. Dito isso, eu próprio tenho o meu volume msci world distribuído por 50% completo + 50%/3 em min vol, momentum e quality -- hoje não teria comprado o quality.

Resumindo num EUPP, os 25% alocados ao Stock ficaria:

1-

12,5% -> MSCI World

6,25% -> Min Vol 

6,25% -> Momentum

Ou 

2- 

12,5% -> Min Vol 

12,5% -> Momentum

Só assim por alto, sem backtest, acho interessante 25%/2 World SRI + World Momentum ?

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )