Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 43 minutos, rui_marreiros disse:

A distribuição por tamanhos das gotas que são emitidas quando uma pessoa com tosse, mas a formação de aerossóis também ocorre de forma natural nos processos relacionados com o sistema respiratório de uma pessoa (tosse, espirros, verbalização, respiração, etc.).

image.png.635e36858755061e5ca6f7e8e9299e86.png

Se calhar essa será a medida mais acertada para todos se quisermos reduzir dentro de uma comunidade o número de contágios a valores muito baixos.

É bastante mais aceitável do que proibir as pessoas de trabalhar.

há 40 minutos, NunoSousa05 disse:

...eu vou usar ☺️

Com ou sem obrigatoriedade. 

Isto. Da mesma forma que eu usaria cinto de segurança ou capacete mesmo que não fosse obrigatório.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    Agora mesmo, 5coroas disse:

É bastante mais aceitável do que proibir as pessoas de trabalhar.

AS pessoas têm de trabalhar ... a utilização da mascara deveria ser precisamente obrigatória para estes, para no local de trabalho não infectarem os outros.

Para o pessoal jovem, abaixo dos 40 anos, este verão muitas festas. Como têm menor probabilidade de morrerem devido a uma infecção, as festas ajudariam a criar a imunidade de grupo daqui a 3 a 5 meses.

40anos.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, vila disse:

Olá a todos!

Será que alguem me pode esclarecer porque é que neste fundo aparecem 2 cotações para  o mesmo dia? Nunca tinha visto semelhante!!!

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000009DS

obrigado

Se reparares uma cotação não tem comissão de subscrição e a outra tem a comissão de subscrição máxima possível ( 3% )

Pelo que percebi isso está a acontecer a vários fundos na Morningstar, talvez por uma questão de transparecia, o importante é saber que comissões de subscrição cobram na plataforma que os vais comprar, por exemplo em Portugal, tirando talvez o Abanca que acho que cobra sempre uma comissão de subscrição por fundos que não são deles, as comissões de subscrição costuma ser 0.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 43 minutos, NunoSousa05 disse:

backtest.curvo.eu

Bom site.

há 43 minutos, NunoSousa05 disse:

Se não estou em erro rebalanceamento semestral. 

É possível melhorar a performance se retirares as bonds de curto prazo, caso tenhas DP no EUPP.

Mas aumenta os drawdown, o que é um bocado irrelevante para o longo prazo. 

O meu problema com este tipo de factor (aplica-se a outros) será sempre de que estamos a olhar para o passado e vamos assumir que no futuro se vai comportar da mesma forma (aqui a estratégia é aumentar a rentabilidade). 

Por acaso andei à procura (vá, 2 minutos no google ? ) e não encontrei o sítio onde a MSCI costuma apresenta o histórico sintético (backtest do índice para o passado, antes do índice ter sido concebido). Isto porque gostaria de comparar esse factor com o MSCI World para um passado mais prolongado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Bom site.

O meu problema com este tipo de factor (aplica-se a outros) será sempre de que estamos a olhar para o passado e vamos assumir que no futuro se vai comportar da mesma forma (aqui a estratégia é aumentar a rentabilidade). 

Por acaso andei à procura (vá, 2 minutos no google ? ) e não encontrei o sítio onde a MSCI costuma apresenta o histórico sintético (backtest do índice para o passado, antes do índice ter sido concebido). Isto porque gostaria de comparar esse factor com o MSCI World para um passado mais prolongado.

Também não encontrei. 

Se encontrares, coloca aí por favor. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Mouro Emprestado disse:

Não encontrei. 

Uma coisa que será importante nessa comparação, qual a percentagem do factor alocada aos EUA ao longo do tempo (na última década o mercado americano superou o mercado ex-EUA) vs o MSCI World? Será que parte dessa performance não se deve mais a essa questão do que propriamente à estratégia seguida? (é uma pergunta, não uma afirmação)

Para todos os efeitos, vou fazer aqui um quote que explicou muito bem a questão da aposta activa em factors:

"Hi, nobody is talking about, at least on Reddit, because most of ETFs investors on Reddit are Bogleheads or are into Lazy Portfolios.

In my opinion Factor investing is a good way to add diversification to your Porfolio, not geographical or industry diversification like "All-World Portfolios" but strategy diversification.

About Momentum specifically it has been the most successful factor-investing during last decade and their fundamentals has been proved, but to me its logic is pretty much the same than a bubble: You buy because everyone is buying, not mater if it's the best company in the world or a toxic asset, just keep buying!.

Problem is that like bubbles, at one point they explote. 

So, I invested in "Momentums" but unlike "All-World ETFs" I don't keep them for ever no mater what, I always set a Stop Loss to them because when they fall, fall big time."

Planeia a estratégia e depois disso segue-a no longo-prazo. Como o @Rick Lusitano aí acima disse, o que mais influenciará a performance da carteira de cada investidor é a psicologia do próprio investidor. 

Ok, estás a querer dizer que pelo facto de o Momentum Factor ter uma melhor performance, muitos investidores estão a investir nele, criando uma bolha ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    Agora mesmo, NunoSousa05 disse:

Ok, estás a querer dizer que pelo facto de o Momentum Factor ter uma melhor performance, muitos investidores estão a investir nele, criando uma bolha ? 

Não é isso que eu estou a dizer, nem é isso que o quote que fiz dá a entender. ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Não é isso que eu estou a dizer, nem é isso que o quote que fiz dá a entender. ;) 

Ooh, ok..já percebi.

My bad.

But still, seria importante ter o histórico desse índice ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Destes 3 FIs, qual vos parece o que em termos totais iria corresponder uma taxa mais baixa?

CONDIÇÕES                            A         B             C
    Taxa Global de Custos 0,10% 0,15% 0,06%    
    Ongoing Charge 0,10% 0,15% 0,06%    
    Comissão performance - - -    
    Gestão 0,10% 0,10% 0,20%    

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Rick Lusitano disse:

Ás vezes, não tens de adaptar a estratégia de investimento, seja em pesos, noutros FI, ou mesmo noutra categoria (sector ou região ou outra categoria)? Ou se o activo caiu muito e é uma boa oportunidade de reforço? Se sim, acaba por um investimento mais táctico (value investing).

É uma opção que como te disse não costumo seguir.

Citação

Não sei porquê a fixação de bater o mercado de muita gente? Será uma questão de ego? Tipo a minha pilinha é maior que a tua? :)

Simples. Return attribution. Se o teu benchmark é o mercado (como no caso da maioria dos fundos/ETFs) não o bater quer dizer que estás a contribuir negativamente para o retorno da carteira (mau trabalho).

Citação

Pacific ex-Japan? China? E/ou ASEAN? (Não será os Asian Tigers, pois esses já estão maduros, são os Japão atrasados.

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MIC8

Citação

O vosso papel também passa por ser mais mentores, do género, explicar os conceitos dos investimentos, tentar explicar o desempenho da carteira e dos mercados? E ser algo didático do ponto de vista mais emocional/comportamental dos vossos investidores (como controlar as emoções, euforia, medo, ganância)? (Quase treinar a inteligência emocional dos vossos clientes. Mais um bocado, já estou a falar de mental coaching for finance. :P)

Não sei porque estás a rir LOL é que é isso mesmo https://tinyurl.com/y6zscf8p

Citação

Nem me digas que os mercados são eficientes, não acreditas nisso, pois não?

Suficientemente eficientes para não serem uns cromos num tópico qualquer num país minúsculo que os vão bater.

Citação

Se os mercados fossem tão eficientes, a arbitragem estava já extinta

Não acho um bom exemplo. Exactamente por coisas como a arbitragem é que os mercados acabam por ser mais eficientes do que... deficientes.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Mouro Emprestado said:

Bom site.

O maximo que vi no site MSCI foi isto:

image.png.b6483336facdf48bde26ed2713f44da3.png

image.png.e3a397dc95a9c106a883772b15a6c671.png

Este factor capitalizou imenso com a intervenção dos Bancos Centrais por todo o mundo desde a crise financeira de 2009 e depois desde 2011-2012 para cá foi um fartote com mais intervenção concertada, baixas de impostos nos EUA, etc. Foi uma onda perfeita, com multiplas recuperações em V proporcionadas que o factor está preparado para optimizar.

Nota, escrita pela propria MSCI

The MSCI World Momentum Index was launched on Dec 11, 2013. Data prior to the launch date is back-tested data (i.e. calculations of how the index might have performedover that time period had the index existed). There are frequently material differences between back-tested performance and actual results. Past performance -- whether actual or back-tested -- is no indication or guarantee of future performance.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 40 minutos, Francisco_ disse:

Nota, escrita pela propria MSCI

The MSCI World Momentum Index was launched on Dec 11, 2013. Data prior to the launch date is back-tested data (i.e. calculations of how the index might have performedover that time period had the index existed). There are frequently material differences between back-tested performance and actual results. Past performance -- whether actual or back-tested -- is no indication or guarantee of future performance.

Não tinha lido a letras miudinhas.

Pelos vistos só fizeram então a análise a partir de 2005 (a tal apresentada no prospecto), o que não me desfaz a dúvida sobre a resiliência histórica do factor momentum (os small-cap value também eram a última coca-cola do deserto até ao crash de 2008, depois disso muita gente se arrependeu de apostar nesse sub-sector ao invés de apostarem apenas no mercado como um todo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    22 minutes ago, Mouro Emprestado said:

Pelos vistos só fizeram então a análise a partir de 2005 (a tal apresentada no prospecto), o que não me desfaz a dúvida sobre a resiliência histórica do factor momentum (os small-cap value também eram a última coca-cola do deserto até ao crash de 2008, depois disso muita gente se arrependeu de apostar nesse sub-sector ao invés de apostarem apenas no mercado como um todo).

No quadro têm alguns dados "desde 1994", mas não apresentam graficamente ou anualmente desde essa altura. Existem artigos na academia com estudos do factor, mas será melhor ir ler os mesmos directamente. Enfim, qualquer que seja a aposta num factor, é para a vida e esperar que os seus ciclos de desempenho coincidam de feição com, por exemplo, a fase de acumulação e a fase em que queremos começar a retirar fatias do bolo. Small Cap e Value é um exemplo disso, como referes, é preciso uma camada adicional de "estomago" para aguentar as alturas em que estão abaixo do indice neutro e depois ter a sorte de um dos ciclos de fraco desempenho não seja quando queremos começar a retirar anualmente fundos. Podem ter ciclos de 5, 10, 15, 20, etc anos bons, depois anos maus...o problema é sempre o mesmo...quando é que são e como jogam com os nossos objectivos e limitações (acesso, tributação, etc).

De qualquer das formas, melhor isto do que andar a fazer stock-picking para apanhar as ondas com base em informação e relatorios disponiveis por essa internet fora.

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Bedrock disse:

Ignorando a diarreia mental que tiveste, repara que quem disse " precisam de ter bactérias patogénicas por perto, mas em pouca quantidade, de modo a estimular as bactérias boas e tornar mais ativo e eficaz o nosso sistema de defesa imunitário." O ónus da prova recai em ti. Como foste incapaz de responder, vou assumir que é só mais um devaneio mental.

Ja reparaste que ninguem neste forum consegue sequer debater alguma coisa contigo? Ja ponderaste que o problema será teu?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Tens dados desde '94 em que desde 30 de Junho de '94, temos o seguinte:
    -> MSCI World CAGR: 7.43%
    -> MSCI World Momentum Factor CAGR: 11.04%

Curiosamente o drawdown máximo de ambos foi agora no crash COVID.

Duas coisas que me saltaram à vista: 2009 e 2016, houve uma diferença de performance significativa entre o Momentum Factor e o MSCI World, Tendo o MSCI World, melhor performance. 

há 1 hora, Francisco_ disse:

No quadro têm alguns dados "desde 1994", mas não apresentam graficamente ou anualmente desde essa altura. Existem artigos na academia com estudos do factor, mas será melhor ir ler os mesmos directamente. Enfim, qualquer que seja a aposta num factor, é para a vida e esperar que os seus ciclos de desempenho coincidam de feição com, por exemplo, a fase de acumulação e a fase em que queremos começar a retirar fatias do bolo. Small Cap e Value é um exemplo disso, como referes, é preciso uma camada adicional de "estomago" para aguentar as alturas em que estão abaixo do indice neutro e depois ter a sorte de um dos ciclos de fraco desempenho não seja quando queremos começar a retirar anualmente fundos. Podem ter ciclos de 5, 10, 15, 20, etc anos bons, depois anos maus...o problema é sempre o mesmo...quando é que são e como jogam com os nossos objectivos e limitações (acesso, tributação, etc).

De qualquer das formas, melhor isto do que andar a fazer stock-picking para apanhar as ondas com base em informação e relatorios disponiveis por essa internet fora.

Isso que referes, é válido para qualquer FI/ETF de acções. Não precisa de ser factor. 
    Na pior das hipóteses adias a reforma por 1/2 anos hehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    13 minutes ago, NunoSousa05 said:

Isso que referes, é válido para qualquer FI/ETF de acções. Não precisa de ser factor. 
    Na pior das hipóteses adias a reforma por 1/2 anos hehehe

Julgo que não percebeste o sentido da conversa que eu e o Mouro Emprestado estávamos a referir. Talvez com estes dados e relendo o que foi escrito nessa troca de comentários.

Clipboard01.jpg.ee4f1c1590a9170e89485c6dd5cf0243.jpg

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Virtua disse:

I call bullshit on that!!

Well, é o que está na tabela ?

MSCI World: -33,99%

Momentum Factor: -31,44%

Dados desde 1994. 

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )