Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 5 horas, DMP disse:

Aperta com eles, Bedrock! ?

Amigo DMP,

Fico contente de te rever nestas lides ... eu tinha tirado umas férias de vários anos seguidos, porque me começou a faltar a paciência para aturar alguns impreparados arrogantes. Por aqui há pessoal fixe, começando pelo D@vid, que me parece uma pessoa ponderada, mas também anda por aqui gente arrogante que fala de toiros mas eu acho que nunca entraram numa arena e muito menos os enfrentaram em pontas, temos que ter paciência e dar-lhes tempo para que percebam a diferença entre um boi e um toiro de lide, só que a sua arrogância vai-lhes aumentar muito o tempo de aprendizagem. 

O problema é que alguns (poucos) vêm com uma arrogância de peito inchado, não de sabedoria, mas de acumulação de gases e de fezes, daí as suas intervenções serem de caca. Os humanos têm o designado nervo vago, que é uma espécie de cabo master de fibra otica, que liga o intestino ao cérebro, logo quando o intestino funciona mal, o cérebro fica afetado. Portanto, temos que ter paciência e recomendar-lhes uns probióticos e prebióticos para melhorarem o funcionamento intestinal, na esperança de que possam fazer um reset cerebral.

Um abraço,

Bedrock

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 8 horas, NunoSousa05 disse:

Por falar em performance pessoal vs SP500

Eu sei que vocês são contra análises técnicas..mas no outro dia vi uma estratégia muito simples e que pode ser facilmente aplicada em fundos de índices. Sejam eles mutual funds ou etfs. Quem apresentou a estratégia, apresentou o backtest e a comparação com a performance do S&P500, sendo que teve uma performance muito superior à do SP500 desde 2009.

Podes aplicar esta estratégia nos diferentes sectores do mercado. É simples....

Compras quando a cotação do mercado passar para cima da Moving Average de 50 dias e vendes quando a cotação do mercado cair abaixo da Moving Average de 50 dias.

Eu encontro me a simular esta estratégia num Excel, com um pequeno twist. Que é usar o RSI indicator, para identificar zonas de overbought para maximizar os lucros, para que não tenha que esperar que a cotação do mercado passe abaixo da Moving Average de 50 dias, para vender. 

Estou a testar. A ver se resulta ☺️

No teu teste, consideraste os 28% de IRS sobre as mais-valias, ou partes do princípio que em Portugal existe uma tributação que difere isso no tempo?

E se em vez de usares um index fund ou um ETF, se fosse com um ETF alavancado do SP500, qual seria o retorno? (se é para fazer apostas activas para se maximizar o retorno, que seja via ETFs alavancados)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Zylmaster disse:

Realmente alguem tinha razão quando disse "a inocência de quem nao conhece o bedrock".

Sugiro que passes mais tempo nesses cozinhados (que têm bom aspecto) do que aqui no forum. Tu ficas mais bem-disposto e nós também. Win-win. 

Quanto ao resto dos argumentos sobre gestão activa, não apresentas nada de novo (tudo ideias antigas, já bastante teorizadas). Apenas misturas umas frases sobre sal, picante, etc (sem qq relevância). Tens um texto gigante para algo que podias dizer em 2 parágrafos. 

Zylmaster,

Tu não queres imagens técnicas, que classificas de spam, só porque és um impreparado que não as soube interpretar, senão não as classificava de spam, agora queixa-se dos meus textos serem longos e de que podias dizer as mesmas coisas em 2 parágrafos, afinal tu és mestre de quê?

Como ainda não apresentaste nenhuma imagem, nem nenhum texto, nem que seja com apenas 2 parágrafos, para submeteres os mesmos ao contraditório técnico, então tu não tens nenhuma moral técnica para criticares quem trabalha e partilha o seu trabalho. Sendo assim, e até me demonstrares o contrário, com textos postados de reflexões tuas, eu vou achar que tu só podes ser mestre em "cantigas de escárnio e maldizer".

Tu és um rapazola muito apressado que até quer reduzir um texto a 2 parágrafos, dá ideia que tu tens um problema com o tempo e o espaço e és muito acelerado. Será que tu só gostas de "rapidinhas" porque tens uma disfunção qualquer do tipo "ejaculação precoce"? Se for disfunção, eu vou respeitar e lamento.

Quem és tu para induzires que eu abandone o forum e vá para a cozinha fazer cozinhados? Como tu me pareces um rapazola impreparado e arrogante, na cozinha ... só podias lavar pratos.

Bedrock

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

E se em vez de usares um index fund ou um ETF, se fosse com um ETF alavancado do SP500, qual seria o retorno? (se é para fazer apostas activas para se maximizar o retorno, que seja via ETFs alavancados)

Paper com backtest super longo e mm de 10 meses: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=962461 (é um dos papers mais sacados do SSRN)

Podes brincar às médias móveis no portfolio visualizer Deixo aqui a versão alavancada de que falas e tb do SPY ambos desde o início:

SSO: https://tinyurl.com/y3bnxmps

SPY: https://tinyurl.com/y48jphhm

Os últimos 10 anos têm sido terríveis (normal, dado o enorme bull market). Podes colocar os sinais quando mal passa a média móvel, ou apenas trades semanais ou mensais. A única vantagem parece-me ser na limitação de drawdowns grandes!! (lembro que devido aos dados serem mensais estes não são os drawdowns reais)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 49 minutos, Virtua disse:

Paper com backtest super longo e mm de 10 meses: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=962461 (é um dos papers mais sacados do SSRN)

Podes brincar às médias móveis no portfolio visualizer Deixo aqui a versão alavancada de que falas e tb do SPY ambos desde o início:

SSO: https://tinyurl.com/y3bnxmps

SPY: https://tinyurl.com/y48jphhm

Os últimos 10 anos têm sido terríveis (normal, dado o enorme bull market). Podes colocar os sinais quando mal passa a média móvel, ou apenas trades semanais ou mensais. A única vantagem parece-me ser na limitação de drawdowns grandes!! (lembro que devido aos dados serem mensais estes não são os drawdowns reais)

Pois é... só que se escolheres outra data (por exemplo 2015), os resultados não piores (potencialmente seriam menos maus se o activo alternativo fosse treasuries em vez de cash).

Esse é o problema deste tipo de estratégias, são excelentes no papel, mas depois da realidade têm um problema: dependem da psique de cada investidor.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 58 minutos, Virtua disse:

Uma coisa que me esqueci de dizer no post anterior.

Se escolheres o sinal momentâneo, semanal ou mensal, tens uma variação brutal (39k vs 37k vs 55k com o SSO e 70k vs 64k vs 116k no SPY).

Dado que na subscrição Pro é possível carregar os dados diários de activos à nossa escolha, quem quiser replicar verdadeiramente essa estratégia deverá subscrever o serviço para ter um teste mais fiável.

Aliás, com um pouco de jeitinho, até dá para procurar índices sintéticos com maior historial para o ETF alavancado (procurar por essa informação no fórum dos Bogleheads a partir do "HEDGEFUNDIE's excellent adventure").

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Dado que na subscrição Pro é possível carregar os dados diários de activos à nossa escolha, quem quiser replicar verdadeiramente essa estratégia deverá subscrever o serviço para ter um teste mais fiável.

São coisas relativamente simples de programar e mesmo assim não o faço. É para veres a importância que dou a esta estratégias de trading... Era algo que eu testava em 2004/2005!! Entretanto as coisas já evoluíram um pouco mais!!

Como sabes não faço trading há uns anos e acho que se voltasse a fazer de certeza que não seria com médias móveis. Mas deram dinheiro a muito boa gente... Nos anos 80 e em commodities :rolleyes:

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

São coisas relativamente simples de programar e mesmo assim não o faço. É para veres a importância que dou a esta estratégias de trading... Era algo que eu testava em 2004/2005!! Entretanto as coisas já evoluíram um pouco mais!!

Como sabes não faço trading há uns anos e acho que se voltasse a fazer de certeza que não seria com médias móveis. Mas deram dinheiro a muito boa gente... Nos anos 80 e em commodities :rolleyes:

Farias como então ? 

Não necessita de ser com o S&P500, podes fazer com qualquer índice/sector.

Mas suponho que os resultados sejam idênticos. 

É possível simular a estratégia das médias móveis combinadas com RSI ? Sendo que uso o sinal da média móvel para entrar e o overbought do RSI para sair ?

E se em vez de usares as médias móveis para entrar e sair, usares numa estratégia de buy and hold ? 

Ou seja, sempre que a cotação do mercado passar acima da média móvel, fazer reforço do capital investido ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, NunoSousa05 disse:

Farias como então ? 

Nos dias que correm a única coisa que me vejo a negociar é volatilidade. Provavelmente usaria deep learning!

Citação

Mas suponho que os resultados sejam idênticos. 

Não, não são. A volatilidade tem características completamente diferentes do resto do mercado financeiro. Começando por diferentes propriedades estatísticas como o  clustering https://tinyurl.com/y5443cyj até ao facto de os activos que o "povo" usa para negociar volatilidade (i.e. VXX) serem ridiculamente ineficientes.

Citação

É possível simular a estratégia das médias móveis combinadas com RSI ? Sendo que uso o sinal da média móvel para entrar e o overbought do RSI para sair ?

Possível é. Lucrativo provavelmente não.

Citação

E se em vez de usares as médias móveis para entrar e sair, usares numa estratégia de buy and hold ? 

Ou seja, sempre que a cotação do mercado passar acima da média móvel, fazer reforço do capital investido ?

Provavelmente será melhor sempre que a cotação do mercado passar abaixo da média móvel, fazer reforço do capital investido.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Nos dias que correm a única coisa que me vejo a negociar é volatilidade. Provavelmente usaria deep learning!

Não, não são. A volatilidade tem características completamente diferentes do resto do mercado financeiro. Começando por diferentes propriedades estatísticas como o  clustering https://tinyurl.com/y5443cyj até ao facto de os activos que o "povo" usa para negociar volatilidade (i.e. VXX) serem ridiculamente ineficientes.

Possível é. Lucrativo provavelmente não.

Provavelmente será melhor sempre que a cotação do mercado passar abaixo da média móvel, fazer reforço do capital investido.

Quando estás a falar em volatilidade, estás a falar em quê em concreto ? 

Eu estava a falar de sectores por exemplo, energy, materials, industrials, comsumer discretionary, consumer staples, healthcare...gold, oil e etc etc.

Aí o que apresentaste no início já não se aplica ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/07/2020 às 15:07, Vidolz disse:

Estamos na chamada "tesão do mijo".

Pois...

O problema é o pessoal não alargar horizontes. 

Ainda não percebi se estás à espera de um novo crash para entrar no SP500 ou em ações. Existem tantos sectores (procura ;))

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, NunoSousa05 disse:

Quando estás a falar em volatilidade, estás a falar em quê em concreto ? 

https://www.google.com/search?q=volatility+financial+markets&oq=volatiity+financial+markets&aqs=chrome.1.69i57j0l7.7217j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Citação

Eu estava a falar de sectores por exemplo, energy, materials, industrials, comsumer discretionary, consumer staples, healthcare...gold, oil e etc etc.

Aí o que apresentaste no início já não se aplica ? 

Não há nada que se aplique ou não aplique. Ng te proíbe de testar seja o que for. És livre de perder o tempo que quiseres a tentar encontrar alpha. Duvido que o consigas mas...

Alpha é um jogo de soma nula e estás a competir contra equipas que têm dezenas de doutorados em matemática e física com budgets de milhões de dólares. Boa sorte!

Ajudaria aprenderes a programar para fazeres os teus testes. Eu provavelmente perderia meia hora a testar a cena das médias móveis e nem sou grande programador por isso compara com o nível de produtividade que estás a ter usando o excel.

Tens uma excelente comunidade aqui depois de aprenderes a programar: https://www.quantopian.com/posts. Aqui é onde se junta uma excelente comunidade de quant wannabes (tipo eu) e há boas ideias, e outras menos boas que o pessoal testa e dá para descartar logo. É bastante comum o pessoal partilhar o código completo. Já se fizeram livros e tudo: https://tinyurl.com/y63htqxv

A quantopian dá-te uma plataforma para programares os teus algoritmos em python. Eles fornecem os dados, tens é que te manter dentro da plataforma deles!!

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/07/2020 às 17:50, Bedrock disse:

Dias87, 

Não digas que aprendeste com ambos, senão o  meu "amigo" virtual (eu só tenho amigos reais, não virtuais endeusados) fica mal disposto, pois ele necessita de toda a atenção concentrada na sua pessoa, apesar de ser um adepto da diversificação. Nesta altura do campeonato, estou mais interessado em dialogar com o sócio dele no blog deles, que diz que é melómano, do que com o Virtua (ele tem um bias comigo, passivo e imutável, e eu tenho um bias ativo com ele ... temos pena, mas é a vida real). Mas atenção, respeito o Virtua, em termos de partilhar os seus conhecimentos, antes de graça mas agora com um link para o seu blog profissional, mas, para além dos dados históricos que são sempre importantes para tentar compreender o presente e estarmos melhor preparados para enfrentar um futuro mais ou menos próximo (no mercado acionista, o desenvolvimento da cotação dos seus ativos incorpora um efeito de arrastamento da volatilidade, ou seja, a cotação dos ativos de um passado recente influencia a cotação presente, que, por sua vez, irá influenciar as cotações dos ativos num futuro próximo), eu prefiro  pessoas com ideias inovadoras do tipo out of the box, porque só aí é que uma qualquer ciência avança. Num mundo com grandes mudanças e volatilidades, dificilmente soluções do passado vão ser as mais eficazes no futuro.

A matemática aplicada e otimização operacional, a probabilidade estatística, a estatística, as métricas da economia e das finanças são conhecidas por muita gente, mas, sendo muito importantes, não nos dão garantias de sucesso futuro ... veja-se o insucesso dos Outlooks da grande maioria dos economistas. Atualmente as previsões dos meteorologistas têm mais aderência com a realidade do que os Outlooks dos economistas. Atualmente programam-se obras e trabalhos outdoor, muitas vezes, em função das previsões meteorológicas, mas não estou a ver investidores de outperformance a seguir incondicionalmente os Outlooks dos economistas.  

Nós precisamos de todas as ciências exatas, para-exatas e até aquelas mais ou menos empíricas, mas para um qualquer investidor há uma ciência exata e para-exata que é preciso sempre conhecer: a ciência fisiológica, comportamental e emocional do corpo humano.
    Nos investimentos, todas as ferramentas e contributos são importantes, até mesmo dos users de foruns com uma entropia acima da média, pois são necessários para agitar as águas do mainstream e do "politicamente correto", para depois se seguir uma fase mais calma de cristalização das boas ideias. Eu relembro que no processo de cristalização de formação dos cristais do sal marinho, antes da última fase calma sem agitação das águas, necessária para o crescimento dos cristais de sal, para se otimizar o processo, é preciso haver uma fase prévia de maior agitação para garantir mais ou menos uma mistura completa das águas, de modo a permitir o choque entre os aniões e catiões das águas com vista à formação dos micro cristais dos respetivos sais, os quais depois, para se transformarem em macro cristais visíveis, precisam de agitação nula ou quase nula, pois uma agitação acentuada não iria permitir o crescimento desses cristais, logo não estávamos a produzir retornos de sal marinho, mas tão somente continuávamos a ter água salgada, mais salgada que inicialmente, dado que sofreu um processo de evaporação nas salinas.

Na culinária, o sal e o picante, devidamente doseados, vão alavancar o sabor dos alimentos sem haver grandes contra indicações para pessoas saudáveis, ao contrário do que acontece com o maior alavancador conhecido do sabor dos alimentos, que traz consequências graves, designadamente, para células cerebrais: MGS (monoglutamato sódico). De igual modo, no brainstorming dos foruns é preciso haver "sal e picante" diferente da "média do mainstream" e do "politicamente correto", senão isto pode-se transformar numa letargia de calmaria, uma espécie de um clube de bons rapazes bajuladores uns dos outros,  ... e como eu sei quanto é importante, para certos users vaidosos, a bajulação, eu até não via aí grandes problemas se o processo de bajulação não implicasse um bias distorcido e um condicionante do raciocínio humano. 

Bedrock,

Ora aí esta a essência da coisa, ou seja com um pouco de experiência e tempero de cada cozinheiro se faz um bom prato ?  Convém é saber escolher os cozinheiros eheh

Um Abraço a todos...

(Juntos melhoramos o Mundo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Cardoso24 disse:

Pois...

O problema é o pessoal não alargar horizontes. 

Ainda não percebi se estás à espera de um novo crash para entrar no SP500 ou em ações. Existem tantos sectores (procura ;))

SP 500 sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes do desatre nuclear no Japão, estava a ser desenvolvido e testado um novo tipo de energia nuclear que supostamente usa como combustivel os restos das outras centrais nucleares e que teoricamente é mais seguro. Já tinha sido assinado um acordo com a China para desenvolver um protótipo, mas foi abandonado em Janeiro de 2019 por causa da guerra comercial e limitações colocadas pelo Trump. Podia ser uma boa opção para o futuro.

Mais informação aqui: TerraPower

Aconselho também o mini documentário da Netflix sobre o Bill Gates (foi lá que fiquei a conhecer isso), Inside Bill's Brain

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )