Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 14 horas, superman disse:

Dúvidas boas! 

A minha filha de 2 anos tem 5k para investir mas não sabe onde. Por isso pergunta o que vcs acham....

Eu dei-lhe algumas ideias mas continua indecisa.

Um bom fundo de acções globais? 

Um misto com bom desempenho?

Um PPR para aproveitar a menor tributação no resgate? 

Outra ideia? 

Sendo para longo prazo estaria inclinado para um Fundo PPR embora não tenha grande opinião da maior parte destes fundos... 

Qual a vossa opinião?  

Boas!

Antes de mais, parabéns por estares a colocar os interesses da tua filha à frente e a tentar criar um pé de meia para ela!

Eu tenho feito o mesmo! E por causa disso, vou-te dizer o que eu faço.

Não quer dizer que seja melhor ou pior, é apenas a minha maneira.

Eu concordo com o @David e acho que o melhor para 15 a 20 anos, será 100% acções.

Assim, penso que o melhor será um fundo índice (para reduzir os custos) de acções mundiais ou países desenvolvidos, que dê para fazer reforços e que tenha um valor de UP relativamente acessível (algo no máximo entre os 50€ e os 100€, para poderes fazer reforços pequenos)

Para a minha filha, eu inicialmente optei por um ETF de acções que segue o S&P500.

Mas entretanto, e porque ela vai recebendo uns dinheiritos que coloco lá assim que ela recebe, estou a transferir para o IWDA. Apenas porque o valor de compra é mais baixo e não tem comissões. Fica mais fácil.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

A mim faz-me um pouco confusão como se aconselha 100% acções para o longo-prazo.

É o mesmo tipo de conselho que se devia então dar a alguém que tem menos de 45 anos, assumindo 20 anos como longo-prazo e uma idade aproximada de reforma de 65 anos.

Ora, desde 2000, não é uma carteira 100% acções que teve maiores retornos.

Aliás, se assim não o fosse, então porquê ficar pelos 100% em acções? Porque não investir logo em ETFs alavancados (para não se ter o risco de se perder tudo) ? Quanto maior o risco maior o retorno, certo? Ou... não será bem assim?

Posto isto, ao user @superman se calhar deveria investir esse dinheiro da mesma forma que investe os restantes investimentos (assumindo que a sua carteira de investimentos serve para se poder reformar no futuro).

Só um apontamento, agora casquem-me à vontade.

Editado por Mouro Emprestado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela reflexões. 

Evidentemente não há respostas certas ou erradas a esta questão. Apenas opiniões e estratégias diferentes que agradeço a partilha.

Todas me fazem pensar e têm o seu ponto. Continuo sem decisão tomada ?. Na verdade o produto não precisa de ser necessariamente o mesmo durante todo este tempo. Se calhar pode fazer sentido uma estratégia mais agressiva durante os primeiros 10 anos e depois um produto mais conservador. A questão da tributação dos PPR pesa a favor mas ninguém garante que no futuro se mantenha, embora possa fazer bastante diferença no resgate. 

Sendo para longo prazo e estando o mundo a mudar tanto, faz sentido que o produto tenha capacidade de adaptação. Nesse sentido um fundo de gestão activa pode ter vantagens. A relação de forças das economias mundiais vai seguramente mudar nas próximas décadas...

É um gosto acompanhar e participar neste forum!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um pessoa "hiberna" para programar e depois quando volta ao mundo real apercebe-se que... o comboio não pára.  DAX e S&P upa upa.

Tesla está de malucos ? partying like it's 1999 ahahah deve ter sido a sensação do pessoal quando via subidas de 10 e 20% por dia durante a bolha ".com". Agora imaginem isto no mercado quase todo LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 39 minutos, Virtua disse:

Um pessoa "hiberna" para programar e depois quando volta ao mundo real apercebe-se que... o comboio não pára.  DAX e S&P upa upa.

Tesla está de malucos ? partying like it's 1999 ahahah deve ter sido a sensação do pessoal quando via subidas de 10 e 20% por dia durante a bolha ".com". Agora imaginem isto no mercado quase todo LOL

Avisa quando devemos lançar os shorts ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Mouro Emprestado disse:

Avisa quando devemos lançar os shorts ? 

Nunca. Acções são perpetuities ?

"Our favorite holding period is forever."

Já dizia o outro...

E tal como em 2000 está a levar na boca e o pessoal a dizer que está senil ? Será que vem aí uma descida?

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 48 minutos, Virtua disse:

Nunca. Acções são perpetuities ?

"Our favorite holding period is forever."

Já dizia o outro...

E tal como em 2000 está a levar na boca e o pessoal a dizer que está senil ? Será que vem aí uma descida?

Hodl? ?

Mas o Buffet perdeu dinheiro no estouro das dotcom? Tinha ideia que ele não se tinha metido nisso na altura e que não teria perdido muito dinheiro no crash (também não beneficiou com o crescimento anterior da 2a metade dos anos 1990).

Para todos os efeitos, esse ao menos largou logo as companhias aéreas. Muito teria a ensinar ao PNS que nos vai fazer gastar a todos 3 ou mais milhares de milhões na tapa. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Mouro Emprestado disse:

Para todos os efeitos, esse ao menos largou logo as companhias aéreas. Muito teria a ensinar ao PNS que nos vai fazer gastar a todos 3 ou mais milhares de milhões na tapa. ?

Vão-se os dedos, ficam os aneis. O que importa é manter as joias da coroa para não ferir o orgulho nacional, camarada Mouro!:rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Estou indeciso, se os pais devem mandar os filhos para os escuteiros ou para as "Juventudes" partidárias. Não sei qual o mais útil para a vida dos miúdos.

Que raio de questão! Do que eu vejo a nível autárquico, definitivamente para a política!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )