Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, 5coroas disse:

Pois, mas acho que esse propósito de se diversificar por diversificar não nos deve levar a escolher cegamente o que quer que seja desde que não esteja correlacionado com o resto do portfolio, nomeadamente sectores/activos que podem ter um risco desmesuradamente elevado. Às vezes, mesmo os gurus optam por alocações que embora teoricamente pareçam à partida excelentes ideias, na prática vai-se a ver e é cada espalhanço.  

Eu sou novo neste círculo dos investimentos, mas tenho aprendido e estudado muito ultimamente. 

Mas pelo que já me apercebi todos esses lazy portfolios de médio risco, sejam eles All Weather, Golden Butterfly, PP...etc etc..andam todos à volta do mesmo, que é ter um portfólio diversificado com classes de activos que tenham uma determinada covariância e correlação. O objetivo é o mesmo e quase todos são usados para o mesmo fim. No fundo são uma forma de poupar dinheiro para o longo prazo, com alguma rentabilidade associada às classes de activos.

Agora tudo depende daquilo em que cada um acredita. O importante é escolher uma estratégia, perceber os fundamentos e independentemente do que aconteça manter a estratégia e o portfolio. 

Eu gosto de manter as coisas simples, não só por por ser mais fácil gerir, como também poupar em comissões e outros custos associados. Por isso escolhi o PP como forma de aplicar dinheiro para o longo prazo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 minutos, 5coroas disse:

...e a muitas vezes, mais proveitoso. Estratégias e produtos complicados, complexos, sofisticados, etc, nem sempre correspondem a melhores resultados.

Just keep it simple :)

Na minha opinião a melhor opção para os investidores comuns é mesmo essa. A combinação de um "Lazy Portfolio" para preservar riqueza com alguma rentabilidade ao longo do tempo, combinado com uma espécie de swing trading com ETFs de índices de mercados (Ex SP500 ou NASDAQ 100) 

Aproveitar as quedas do mercado para comprar "barato" para depois vender mais caro. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Geralmente nesta área simplificar é o melhor; só que o "simples" é um assunto que logo fica esgotado e os gurus/entendidos precisam de conteúdo para encher os livros e palrarem nas suas palestras e os gestores precisam de complexidade para deslumbrar e cativar a clientela. 

Já agora, será que poderias partilhar um pouco da análise que fazes para escolher os tempos de entrada e/ou saída em ETFs de índices ? Para o chamado swing trading. 

Fazes a análise técnica ? Desenho de linhas de suporte, resistência, procuras por padrões no gráfico....

Eu pessoalmente tenho uma dificuldade que é escolher o horizonte temporal para efectuar a análise. 

Usando como exemplo histórico de mercado. O exemplo do que pretendo discutir aqui é...utilizando o S&P500, a ideia seria ter comprado algumas posições na sua queda em Março e ter vendido no início de Junho, por exemplo. 

Será que me fiz entender ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, NunoSousa05 disse:

Já agora, será que poderias partilhar um pouco da análise que fazes para escolher os tempos de entrada e/ou saída em ETFs de índices ? Para o chamado swing trading. 

Fazes a análise técnica ? Desenho de linhas de suporte, resistência, procuras por padrões no gráfico....

Eu pessoalmente tenho uma dificuldade que é escolher o horizonte temporal para efectuar a análise. 

Usando como exemplo histórico de mercado. O exemplo do que pretendo discutir aqui é...utilizando o S&P500, a ideia seria ter comprado algumas posições na sua queda em Março e ter vendido no início de Junho, por exemplo. 

Será que me fiz entender ?

Análise técnica = analise cabalistica = lixo, mas lixo divertido para quem gosta desse tipo de hobbies.

A minha estratégia é simples: escolho FIs de sectores/paises que estejam muito em baixo em relação aos seus máximos e vendo-os quando entendo que já estou a lucrar suficientemente. Quanto ao SP500, esse é para ir sempre comprando  (sobretudo nos bears) e deixar estar ad aeternum.

Não te aferres em excesso ao uso da ciência/pseudo-ciência nesta matéria, pois a mesma não te garante melhor eficácia. 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, 5coroas disse:

Análise técnica = analise cabalistica = lixo, mas lixo divertido para quem gosta desse tipo de hobbies.

A minha estratégia é simples: escolho FIs de sectores/paises que estejam muito em baixo em relação aos seus máximos e vendo-os quando entendo que já estou a lucrar suficientemente. Quanto ao SP500, esse é para ir sempre comprando  (sobretudo nos bears) e deixar estar ad aeternum.

Não te aferres em excesso ao uso da ciência/pseudo-ciência nesta matéria, pois a mesma não te garante melhor eficácia. 

O mesmo pode ser aplicado a ETFs obviamente, acho eu. 

O que consideras muito em baixo em relação ao seu máximo ? 

Algum sector em particular/país que recomendes ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Neste momento encontro me a aprender os fundamentos de swing trading e de padrões gráficos. Tenho uma questão mais técnica que gostava de colocar para a malta mais experiente. 

Olhando para o gráfico dos mercados, tentando identificar um padrão, será correcto afirmar que temos um padrão chamado double tops, sendo que o que se segue é um bear market ? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 53 minutos, NunoSousa05 disse:

chamado double tops

não me parece, já fez triplo topo. Deve continuar a lateralizar entre os 3000 e 3150 nos próximos tempos. Parece estar mais numa fase de férias por parte dos investidores americanos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, rui_marreiros disse:

não me parece, já fez triplo topo. Deve continuar a lateralizar entre os 3000 e 3150 nos próximos tempos. Parece estar mais numa fase de férias por parte dos investidores americanos.

Sim, está numa fase de lateralização, mas quer me parecer que essa lateralização vai ter uma tendência bearish. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 minutos, NunoSousa05 disse:

vai ter uma tendência bearish.

Penso que tudo depende da recuperação dos vários sectores económicos até setembro, em outubro se a economia estiver a mais de 90% (desemprego nos USA abaixo dos 8%), deveremos entrar novamente em bull, senão deve continuar a lateralizar e aguardando. O mercado foi puxado pelo NASDAQ mas parece-me que este já não tem mais para dar se os outros sectores não começarem a vir depressa. Os governos não vão fechar mais a economia e o que se vai passar é encerramentos temporários e localizados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, rui_marreiros disse:

Penso que tudo depende da recuperação dos vários sectores económicos até setembro, em outubro se a economia estiver a mais de 90% (desemprego nos USA abaixo dos 8%), deveremos entrar novamente em bull, senão deve continuar a lateralizar e aguardando. O mercado foi puxado pelo NASDAQ mas parece-me que este já não tem mais para dar se os outros sectores não começarem a vir depressa. Os governos não vão fechar mais a economia e o que se vai passar é encerramentos temporários e localizados.

Atenção que ainda estou a aprender e penso estar a cometer alguns erros, por favor corrige-me se estiver errado, principalmente na colocação das linhas. 
    Mas pelo que vejo aqui, o mercado está com uma tendência bullish:
    image.thumb.png.3ed2e7f8e3ab74b8984aa76f46c68b03.png

Nas últimas semanas tem estado a lateralizar:image.thumb.png.02d43b61bd0363664ab70cab4d0e706a.png

Analisando o curto prazo, no último gráfico, posso interpretar aquilo um double down, iniciando uma subida até máximos de inicio de Junho ?

Editado por NunoSousa05
    correcção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

saupload_Sp500-Chart1-070320_thumb1.png

saupload_Sp500-Chart2-070320_thumb1.png

Nestes dois gráficos temos :

- no 1º um rompimento de alta, tendência Bull

-no 2º a linha dos 50 dias a cruzar para cima da dos 200 dias, outra indicação de Bull.

Nas próximas semanas vamos receber demonstração de resultados e se forem melhor do que esperado, então temos mais uma arrancada.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 4 minutos, NunoSousa05 disse:

Atenção que ainda estou a aprender e penso estar a cometer alguns erros,

Muitas vezes depende de como metes as linhas, eu só uso as médias, tendências e o MACD. Analisar velas, ver padrões é mais para day trading.

Uso a analise técnica para entrar numa acção, e depois de ver os outros indicadores fundamentais (de que percebo pouco) e não em fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, rui_marreiros disse:

saupload_Sp500-Chart1-070320_thumb1.png

Nestes dois gráficos temos :

- no 1º um rompimento de alta, tendência Bull

-no 2º a linha dos 50 dias a cruzar para cima da dos 200 dias, outra indicação de Bull.

Nas próximas semanas vamos receber demonstração de resultados e se forem melhor do que esperado, então temos mais uma arrancada.

Nestas análises técnicas, com a intenção de fazer swing trading com ETFs de índices, qual o horizonte temporal que devemos normalmente analisar ? 

No primeiro quando falas em rompimento de alta, tendência bull, estás a falar da linha de suporte sempre a subir, com a linha de resistência a acompanhar, certo ? Chega ali a uma fase no início de Junho que a linha de resistência vem sempre a baixar, até estes últimos dias, depois de ter havido um double down. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Sim, essa é a linha de suporte, e a outra linha, resistência, que a cruza é ultrapassada por uma vela.

Para fazer swing em ETFs eu utilizaria o ano, vela diaria ou 4h, com as médias de 5, 21, 50 e 200. Quando a de 21 passa par debaixo da de 5 entrava com 50% e quando a de 50 passasse para debaixo da de 50 + 50%; vendia precisa-me fazendo o inverso, 50%,  mas a cada cruzamento de médias, e quando a de 200 passa-se para cima vendia tudo.

É claro que tudo isto a olhar para suportes e resistências.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, rui_marreiros disse:

Sim, essa é a linha de suporte, e a outra linha, resistência, que a cruza é ultrapassada por uma vela.

Para fazer swing em ETFs eu utilizaria o ano, vela diaria ou 4h, com as médias de 5, 21, 50 e 200. Quando a de 21 passa par debaixo da de 5 entrava com 50% e quando a de 50 passasse para debaixo da de 50 + 50%; vendia precisa-me fazendo o inverso, 50%,  mas a cada cruzamento de médias, e quando a de 200 passa-se para cima vendia tudo.

É claro que tudo isto a olhar para suportes e resistências.

Quando falas em médias 5,21 e 50, 200 estás a falar na configuração do MACD ? 
    Neste caso: 
    Fast: 5
    Slow:21 

Fast: 50
    Slow:200

?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Não

aqui só tens duas médias moveis, a de 50 (3 meses) e 200 (ano) periodos, eu acrescentava a media de 21 dias (mês) e  5 dias (semana). Estas duas iam dar-te o primeiro ponto de entrada e saída e o cruzamento da de 21 dias com com a de 50 o segundo ponto de entrada e saída.

A entrar a minha estrategia é 50% + 50 %;

a sair é 50%, +50% do restante(25% do total) e depois no cruzamento entre a de 50 periodos coma de 200 periodos os ultimos 25%. Estes ultimos 25% é porque o efeito pode ser sazonal, sector afectado por alguma razão e tinha sempre 25% já na carteira para a recuperação.

há 2 minutos, D@vid disse:

Estás a falar nos cursos de AT com garantia de ganhos para o broker, forex, CFD ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, rui_marreiros disse:

Não

aqui só tens duas médias moveis, a de 50 (3 meses) e 200 (ano) periodos, eu acrescentava a media de 21 dias (mês) e  5 dias (semana). Estas duas iam dar-te o primeiro ponto de entrada e saída e o cruzamento da de 21 dias com com a de 50 o segundo ponto de entrada e saída.

A entrar a minha estrategia é 50% + 50 %;

a sair é 50%, +50% do restante(25% do total) e depois no cruzamento entre a de 50 periodos coma de 200 periodos os ultimos 25%. Estes ultimos 25% é porque o efeito pode ser sazonal, sector afectado por alguma razão e tinha sempre 25% já na carteira para a recuperação.

A estratégia que sugeres é:
    image.thumb.png.a224a2c56e408dbb325df6ce4b15c330.png

Ponto A = 1a Entrada
    Ponto B = 2a Entrada
    Ponto C = 1a Saída
    Ponto D (ainda não ocorreu) = 2a saída

5 dias = Amarelo
    21 dias = Rosa
    50 dias = Preto 

É isto ? 

Editado por NunoSousa05
    correcção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, NunoSousa05 disse:

A estratégia que sugeres é:
    image.thumb.png.a224a2c56e408dbb325df6ce4b15c330.png

Ponto A = 1a Entrada
    Ponto B = 2a Entrada
    Ponto C = 1a Saída
    Ponto D (ainda não ocorreu) = 2a saída

5 dias = Amarelo
    21 dias = Rosa
    50 dias = Preto 

É isto ? 

@rui_marreiros

Utilizando as linhas de suporte para identificar bull ou bear, não seria mais acertado depois usar a média de 5 e 21 dias para entrar e sair ? 

Usando o horizonte temporal de 1 ano e velas diárias...olhando para o histórico do SP500, consigo facilmente identificar ao longo do tempo pontos de entrada e saída, usando o cruzamento das médias de 5 dias e 21 dias.

Parece ser relativamente fácil ?

Alguma objeção a isto ? 

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 8 minutos, NunoSousa05 disse:

Parece ser relativamente fácil ?

Isso mesmo e na 2ª saida só venderia outros 50%, ou seja, 25% do inicial e esperaria pelo 3º ponto, para vender os restantes 25%, Se não acontecer, pode ser que volte a dar um ponto de entrada,

Juntava o MACD para filtrar e concordância.

Juntar mais indicadores é meter ruido, podes é substituir o MACD por outro que te venha a agradar.

Se vais usar nos ETFs de indices eu observava os mesmos graficos oa NASDAQ e DOW30 antes de vendas e compras, filtragem, para que não estejas sempre a comprar e vender, não trás vantagens nenhumas e trás algumas perdas.

há 22 minutos, NunoSousa05 disse:

Utilizando as linhas de suporte para identificar bull ou bear, não seria mais acertado depois usar a média de 5 e 21 dias para entrar e sair ? 

Estas ajudam muito para perceber onde estamos e se devemos esperar mais um dia ou dois para termos uma confirmação.

Este assunto deveria ser discutido noutro tópico, daqui a pouco estão a correr connosco. Isto é para fundos e falar de fundos e não de AT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )