Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 19 minutos, nOrte disse:

"Unconventional times require unconventional asset allocations."

Para quem teve a oportunidade de ler o artigo, qual é a vossa opinião e o que entendem pela afirmação acima citada?

Lixo. Nem o autor nem ninguém sabe como vai ser o amanhã. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal comecei a ler o livro "O jogo do dinheiro, Tony Robbins" e estou a começar a ficar estupefacto com o que retrata ao nível dos fundos de investimento, desde taxas, comissões, impostos e rentabilidades reais. Alguém tem uma opinião de conhecimento de causa á cerca do que retrata este livro e o recomenda?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, nOrte disse:

"Unconventional times require unconventional asset allocations."

Para quem teve a oportunidade de ler o artigo, qual é a vossa opinião e o que entendem pela afirmação acima citada?

Provavelmente que o autor não acredita que uma carteira típica 60/40 continue a ter boa performance. Quando os americanos falam de carteira "normal"/convencional normalmente é a esta que se referem. Aliás ambos os autores se focam nela, como exemplo. O outro até calculou as rentabilidades anualizadas por décadas desta carteira.

há 1 hora, 5coroas disse:

Lixo. Nem o autor nem ninguém sabe como vai ser o amanhã. 

Não podemos também ser tão radicais. No que diz respeito ao activo de que se está a falar as rentabilidades esperadas futuras são relativamente simples de calcular e bastante fiáveis. 80 a 90% dos retornos de fundos obrigacionistas vem da yield. Não sei o futuro mas posso te dizer que um fundo obrigacionista com uma yield média de 1% e uma maturidade média de 5 anos não vai ter 4% de rentabilidade anual média nos próximos 5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Menino disse:

Boas pessoal comecei a ler o livro "O jogo do dinheiro, Tony Robbins" e estou a começar a ficar estupefacto com o que retrata ao nível dos fundos de investimento, desde taxas, comissões, impostos e rentabilidades reais. Alguém tem uma opinião de conhecimento de causa á cerca do que retrata este livro e o recomenda?

Faz parte dos autores que me recuso a ler. Mas pelo que falas o que ele diz está em linha com o que o Boogle diz (provavelmente muito mais de um ponto sensacionalista embora verdade). Recomendo que leias este último. O Boogle tem muitos e bons livros!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Faz parte dos autores que me recuso a ler. Mas pelo que falas o que ele diz está em linha com o que o Boogle diz (provavelmente muito mais de um ponto sensacionalista embora verdade). Recomendo que leias este último. O Boogle tem muitos e bons livros!!

Não encontro nada sobre Boogle :s 

A questão é que faz pensar se os fundos de investimento são na realidade a melhor estratégia, pois dá a entender ele e parte dos grandes nomes que ele entrevistou que basicamente é dar o nosso dinheiro com algum risco associado, depende de quem está a investir e quem fica com grande parte da rentabilidade que por si só não é grande são os intermediários/estado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Menino disse:

Escrevi mal. Aqui estão os livros dele: https://www.amazon.com/John-C-Bogle/e/B001H6NWEM?ref=sr_ntt_srch_lnk_3&qid=1593524452&sr=8-3

Citação

A questão é que faz pensar se os fundos de investimento são na realidade a melhor estratégia, pois dá a entender ele e parte dos grandes nomes que ele entrevistou que basicamente é dar o nosso dinheiro com algum risco associado, depende de quem está a investir e quem fica com grande parte da rentabilidade que por si só não é grande são os intermediários/estado.

Por isso é que cada vez mais há pessoas a ir para ETFs. Mas como te disse estás a ler um livro que é provavelmente sensacionalista. Como leres um livro sobre os lucros absurdos das empresas farmacêuticas e chegares à conclusão que não deves tomar antibióticos ?

EDIT: Há de tudo, bons fundos, maus fundos. Boas formas de investimento, más formas de investimento. Fundos baratos, fundos caros. TU é que tens de analisar isso. A indústria financeira atira-te com tudo. Se comprares um fundo com custo de 3% ao ano não vão seres eles que vão ficar tristes!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Virtua disse:

Escrevi mal. Aqui estão os livros dele: https://www.amazon.com/John-C-Bogle/e/B001H6NWEM?ref=sr_ntt_srch_lnk_3&qid=1593524452&sr=8-3

Por isso é que cada vez mais há pessoas a ir para ETFs. Mas como te disse estás a ler um livro que é provavelmente sensacionalista. Como leres um livro sobre corrupção nas empresas farmacêuticas e chegares à conclusão que não deves tomar antibióticos ?

Obrigado, vou averiguar. Pois daí querer procurar um pouco mais sobre esta info que estou a ler que pelo que tenho visto pelos googles da vida se assemelha de certa forma muito á realidade. E também por isso é que vos estou a pedir a vossa opinião que estão mais dentro destes assuntos, a um nível mais deep. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Menino disse:

Já agora, quais são as melhores estratégias que o Tony usa/recomenda?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, 5coroas disse:

Uma versão "roubada"/adaptada do all weather portfolio do Ray Dalio acho eu!

Por isso deve ser algo deste estilo: http://www.lazyportfolioetf.com/allocation/ray-dalio-all-weather/

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, 5coroas disse:

Ainda não cheguei lá mas não falta muito, são 600 páginas o livro lol

Mas de momento já me passaram pelos olhos produtos de capital garantido como:

Juros Compostos, Contratos de Anuidade Garantidas, Notas estruturadas ou COE, Certificados de Depósitos Indexados ao Mercado, Anuidades Fixas indexadas

há 22 minutos, Virtua disse:

Por isso deve ser algo deste estilo: http://www.lazyportfolioetf.com/allocation/ray-dalio-all-weather/

Na verdade  Ray Dalio foi um dos homens da área dos investimentos que o ajudou a escrever o livro são ao todo 50 deste tipo e calibre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Virtua disse:

Reparei que tem lá o GSG - iShares S&P GSCI Commodity Indexed Trust, que já vai com -9,87% a 10 anos :o; está bem que a maré das Commodities pode um dia mudar, mas carago, esta fé, para quem tenha usado este portfolio tem-lhe saído bastante cara. Estaremos aqui perante uma decisão de manter um looser por causa da loss aversion?!?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Menino disse:

Ainda não cheguei lá mas não falta muito, são 600 páginas o livro lol

Gostava era de ter acesso à carteira de investimentos que realmente o Tony possui; pois caso contrário podemos é estar é a ser aconselhados a investir em algo pelo qual o Tony é pago para aconselhar e que se calhar nem usa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

estar é a ser aconselhados a investir em algo pelo qual o Tony é pago para aconselhar e que se calhar nem usa. 

Tenho altas dúvidas disso. Este tipo de carteiras (lazy portfolio) são aconselhadas por imensas pessoas (da área financeira ou não, como é o caso ou então académicos) e podem ser feitas com inúmeros ETFs, desde Vanguard a SPDR, ishares etc etc

Ele ganha dinheiro na venda dos livros e nas palestras, não me parece que ganhe na recomendação de determinados ETFs ou certa alocação! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, 5coroas disse:

Reparei que tem lá o GSG - iShares S&P GSCI Commodity Indexed Trust, que já vai com -9,87% a 10 anos :o; está bem que a maré das Commodities pode um dia mudar, mas carago, esta fé, para quem tenha usado este portfolio tem-lhe saído bastante cara. Estaremos aqui perante uma decisão de manter um looser por causa da loss aversion?!?

Pelo que li sobre os fundamentos desse portfólio, a ideia de ter commoditties, é de ter uma classe de activos com pouca correlação às acções e às obrigações. 

Muito facilmente podes substituir esses 7,5% por Real Estate ou por exemplo um fundo de Utilities. 

O princípio é o mesmo. Diversificar, com activos que tenham pouca correlação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, Virtua disse:

Mas aí penso que esse princípio já se aplica a tudo. Mas também tem a haver com o tempo que cada um pretende investir. Se queres comprar stocks, tens de ter tempo e ser capaz de efectuar análises fundamentais e análises técnicas. 

Penso que a melhor opção para o comum dos investidores, será fazer trading com ETFs que sigam índices. É muito mais fácil e menos time consuming fazer análises técnicas de mercados. Digo eu....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, NunoSousa05 disse:

Pelo que li sobre os fundamentos desse portfólio, a ideia de ter commoditties, é de ter uma classe de activos com pouca correlação às acções e às obrigações. 

Muito facilmente podes substituir esses 7,5% por Real Estate ou por exemplo um fundo de Utilities. 

O princípio é o mesmo. Diversificar, com activos que tenham pouca correlação.

Pois, mas acho que esse propósito de se diversificar por diversificar não nos deve levar a escolher cegamente o que quer que seja desde que não esteja correlacionado com o resto do portfolio, nomeadamente sectores/activos que podem ter um risco desmesuradamente elevado. Às vezes, mesmo os gurus optam por alocações que embora teoricamente pareçam à partida excelentes ideias, na prática vai-se a ver e é cada espalhanço.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, NunoSousa05 disse:

É muito mais fácil e menos time consuming

...e a muitas vezes, mais proveitoso. Estratégias e produtos complicados, complexos, sofisticados, etc, nem sempre correspondem a melhores resultados.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que a degiro vai passar a ter contas bancárias:

Exmo. ..... ,

Gostaríamos de informá-lo acerca de uma alteração importante relativamente à sua conta DEGIRO.

Como empresa de investimento, a DEGIRO não pode deter o dinheiro dos seus clientes. Portanto, atualmente fazemos uso dos Fundos do Mercado Monetário (FMM) como uma solução para que possa investir o seu dinheiro não utilizado e como uma forma de garantir que o mesmo se encontra suficientemente protegido.

Temos o prazer de informar que em breve substituiremos os FMM por uma conta bancária da flatex Bank. Tal alteração significa que podemos responder à pergunta frequente "O meu dinheiro não utilizado na DEGIRO enquadra-se no Esquema de Garantia de Depósito de € 100.000?", com um '' sim ''.

Dentro de algumas semanas, começaremos a migração dos nossos clientes para esta nova solução. Iremos informá-lo no devido tempo para garantir que esteja ciente de todas as condições, alterações e ações requeridas. No entanto, com este e-mail, gostaríamos de comunicar resumidamente o que pode esperar e atualizá-lo sobre alterações relacionadas ao Contrato de Cliente.

O seu dinheiro será mantido num banco
    Embora a DEGIRO não seja um banco, tal não significa que não podemos criar uma parceria com um. Na flatex Bank, um banco alemão regulamentado, encontramos a parceria perfeita. A flatex Bank possui € 14 biliões em ativos sob a sua administração.

O seu dinheiro será mantido numa Conta dinheiro pessoal segregada com o seu próprio IBAN, garantido até € 100.000. O seu novo IBAN será conectado diretamente à sua conta DEGIRO existente. Tudo o que precisa de fazer é preencher o formulário on-line que será disponibilizado na plataforma quando efetuar login na sua conta DEGIRO. O processo não levará mais do que alguns minutos. Depois de concluir o preenchimento do formulário, irá receber o seu IBAN exclusivo e instruções adicionais sobre como os depósitos irão funcionar no futuro.

Observe que a nossa política de compensação relativa a retornos negativos permanece inalterada. As contas bancárias da flatex Bank não irão ter retornos positivos.

Alterações no Contrato de Cliente
    Realizamos algumas alterações no nosso Contrato de Cliente em relação ao assunto acima:

• Realizamos alterações em dois documentos do Contrato de Cliente: as Condições dos Serviços de Investimento e o ISI – Informação Sobre Serviços de Investimento.
    • Nas Condições dos Serviços de Investimento, alteramos os Artigos 6.5 e 6.6 (sendo este agora o Artigo 6.6.1), assim como introduzimos um novo artigo (Artigo 6.6.2), que rege a operação da Conta dinheiro em relação aos serviços de investimento da DEGIRO. Basicamente, introduzimos a possibilidade de usar a Conta dinheiro com um banco parceiro em vez dos FMM para clientes selecionados. A opção que está disponível para si como cliente é visível no WebTrader. Ao decidir abrir uma Conta dinheiro, cria um relacionamento legal diretamente com a flatex Bank. Fornece ainda uma procuração à DEGIRO para debitar a sua Conta dinheiro, conforme necessário para as suas transações com a DEGIRO. Qualquer dinheiro recebido resultado da venda das suas posições, ou de outra forma, será transferido de volta para a Conta dinheiro. Desta forma, não deterá dinheiro com a DEGIRO, pois este irá estar depositado na sua Conta dinheiro no banco relevante, resultado da sua escolha. Existem também alterações em outros Artigos nas Condições de Serviços de Investimento, incluindo uma introdução e definição da Conta dinheiro, para permitir o correto funcionamento da mesma.
    • No ISI – Informação Sobre Serviços de Investimento, as alterações encontram-se no Parágrafo 3 "Manter dinheiro", no qual encontrará uma explicação relativamente às operações envolvidas na escolha da opção Conta dinheiro. Observe que a operação da Conta dinheiro será essencialmente via WebTrader da DEGIRO, uma vez que a Conta dinheiro será usada exclusivamente como uma conta de compensação para transações de valores mobiliários, custódia e administração da sua conta DEGIRO, à luz da procuração que a DEGIRO possui em relação ao débito na Conta dinheiro.

Assim que criar a sua Conta dinheiro e receber um IBAN, iremos comunicá-lo por e-mail. Iremos também informar relativamente a esta alteração e as ações requeridas.

Atenciosamente,
    DEGIRO

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )