Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

De momento estou a tirar tudo de P2P e vou começar no imobiliário e stocks/index funds, mas estou à espera do momento certo.

Como "ainda" tenho 30 posso arriscar um pouco com a minha árvore das patacas, isso de DP's e CF's só quando for velhote.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 minutos, Vidolz disse:

De momento estou a tirar tudo de P2P e vou começar no imobiliário e stocks/index funds, mas estou à espera do momento certo.

Como "ainda" tenho 30 posso arriscar um pouco com a minha árvore das patacas, isso de DP's e CF's só quando for velhote.

Em 2045 entras em força ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, D@vid disse:

O Trumpas também acha uma injustiça o Twitter querer lhe cortar a palavra por dizer balelas ?

O Trumpas é um palerma, pois deveria respeitar o direito de uma empresa privada poder cortar a palavra  a quem muito bem entendesse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Temos agendado algum crash para esse ano?:o 

O Vildoz é capaz de saber dessas coisas ?

há 1 minuto, Vidolz disse:

hehe

Espero é que se mantenham assim animados quando as coisas começarem a dar para o torto :P

Por acaso quem costumo ver desanimado por aqui são sempre os profetas da desgraça ? os outros como sabem que há sempre subidas e que as quedas são oportunidades estão sempre na boa, não têm de se preocupar com falências de empresas na P2P ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Vidolz disse:

hehe

Espero é que se mantenham assim animados quando as coisas começarem a dar para o torto :P

Malandro! Andas mortinho por vires um dia a colocar aqui isto:

image.jpeg.8b61cba36c4d96454d3dc76d9bf3b8cb.jpeg

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, fhff disse:

porque alimento uma ligeira esperança de que as coisas possam ser melhores, ou ligando ao que escreveste, ainda melhores.

E isso é uma coisa boa, que no entanto não nos deve impedir de irmos apreciando e usufruindo das muitas coisas boas que já temos presentemente. Se estivermos sempre à espera de um mundo perfeito (se é que isso existe, pois cada um tem a sua própria ideia de mundo perfeito) para começarmos a ficar felizes e satisfeitos, então somos bem capazes de nunca lá chegarmos, pois haverá sempre quem não esteja bem, quer seja por sua própria culpa ou por culpa de algo ou de alguém alheio a si.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

finalmente vou desfazer-me GS Global CORE Equity Portfolio E Acc EUR - LU0201159711, foi uma verdadeira decepção.

Em principio irei Morgan Stanley Global Opportunity A USD LU0552385295 numa logica longo prazo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, superkinas disse:

finalmente vou desfazer-me GS Global CORE Equity Portfolio E Acc EUR - LU0201159711, foi uma verdadeira decepção.

Em principio irei Morgan Stanley Global Opportunity A USD LU0552385295 numa logica longo prazo

Queres mesmo a versão em USD ou a versão em EUR LU0552385618?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    43 minutes ago, D@vid said:

Caros amigos, se for possível, gostava que me elucidassem das vantagens e desvantagens de um cidadão europeu investir em EUR face ao USD? Obrigado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

essa é, e sempre será uma das minhas duvidas :)na escolha de muitos fundos, por exemplo pictet robotics, MSINVF US Growth etc...

Como é um fundo de acções globais e longo prazo estou mais inclinado para versão original, já no caso por exemplo MSINV US Groth talvez a versão em euros seja melhor.

estou receptivo a opiniões :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, superkinas disse:

essa é, e sempre será uma das minhas duvidas :)na escolha de muitos fundos, por exemplo pictet robotics, MSINVF US Growth etc...

Como é um fundo de acções globais e longo prazo estou mais inclinado para versão original, já no caso por exemplo MSINV US Groth talvez a versão em euros seja melhor.

estou receptivo a opiniões :)

Melhor ou pior dependerá do valor do dolar vs euro no momento do resgate. Tanto podes vir a perder como a ganhar com o cambio. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 34 minutos, nOrte disse:

Caros amigos, se for possível, gostava que me elucidassem das vantagens e desvantagens de um cidadão europeu investir em EUR face ao USD? Obrigado,

É mais um risco que estás a assumir. Risco Cambial.

Pode correr bem, ou...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 17 minutos, 5coroas disse:

Melhor ou pior dependerá do valor do dolar vs euro no momento do resgate. Tanto podes vir a perder como a ganhar com o cambio. 

Sinceramente, acho que escolher um outro dará exatamente no mesmo resultado, pois os fundos regra geral aplicam os fundos(entenda-se dinheiro) em dólares. Excepção feita quando no próprio fundo existe um hedge contra a desvalorização do Euro, o que acaba por ser um duro golpe nas rentabilidades pq apesar de tudo o dólar, euro ou iene sou relativamente estáveis, ao contrário das moedas dos países emergentes.

No caso dos Morgan Stanley eu tenho as 3 versões em dólares, normalmente nas subidas o euro valoriza e sobe menos, nas descidas o dólar valoriza e desce menos.

Se tiverem outra justificação para o porquê do fundo em euros gostava de ler.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, D@vid disse:

Aliás vendo mesmo este dois fundos em questão, vemos que a versão com o hedge ( a versão em Euros) teve um retorno a 5 anualizado menor que a versão em dólares pelo “custo“ do hedge que tem contra a desvalorização do dólar sobre o euro. Quando é que isto foi vantajoso? Em 2017 que o dólar se desvalorizou imenso em relação ao Euro, então nesse ano o fundo em Euros foi mais rentável, daí para cá vemos o dólar a ganhar terreno logo o hedge só comeu rentabilidade e não trouxe benefício. É provável que como já tem acontecido no ultimo mês nos próximos 2 anos o dólar se desvalorize, e que por isso, a versão em Euros se beneficie, no longo prazo eu acredito que tendem a ser estáveis e que portanto o hedge só vai comer rentabilidade. Mas quem acredite que o Euro se vai valorizar em relação ao dólar a versão em Euros é preferível.

Por outro lado se atribui maior risco à carteira, também dá maior diversidade.

Editado por Pequeno_Aprendiz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando fiz o meu comentário foi mais no sentido que por vezes até por descuido, acabamos por estar a ver um fundo que é em USD sem nos apercebermos, não foi bem no sentido de achar que um é melhor que o outro, eu particularmente prefiro não ter fundos em USD, apenas e só porque não quero ter esse "risco" em cima, mais nada em particular.

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Antes de mais agradecer todas as partilhas e conhecimentos deste grupo, excelente!

Gostava de perguntar a vossa opinião.

Recebi o reembolso do IRS no valor mil e qualquer coisa e a minha ideia em automático era usar esse dinheiro para reforçar o PPR para ter a dedução máxima. No entanto, pensando melhor talvez não fosse pior ideia colocar esse valor num fundo de investimento ou até experimentar entrar no Invest Btrader ou no Activo Trader e no final do ano fazer esse reforço do PPR. O meu receio é que o fundo que escolha esteja em queda e que o resgate em perda. Tenho plano B para conseguir reforçar na mesma o PPR se fosse o caso, mas seria só mesmo opção de recurso. A verdade é que o NB PPR também ainda não iniciou forte recuperação pelo que também não seria mau colocar logo esse dinheiro aí (ou parte dele). Andei a ver o ouro mas a volatilidade daquilo assusta..

Onde aconselhariam a aplicar este dinheiro tendo em conta estas ideias?

Obrigado, abraço e desculpem alguma aselhice no racional (ainda acho que sou novato, apesar de já me andar a debruçar nisto há 1 ano).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )