Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Desculpe o offtopic, mas considero importante:

Para quem quiser esse livro: Sei como obter o mesmo em .epub - dá para ler no PC -  por 4 Euros (mandem mensagem privada se quiserem)

Btw: o livro é brilhante e também (como complemento - porque nao substitui o livro de todo) podem ouvir isto: 

4 euros? Que roubalheira. O livro existe "free"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 horas, Mouro Emprestado disse:

50% alocado ao USD. 

Achas assim tão errado uma pessoa ter 50% da carteira alocada ao USD? Não falo sobre a parte do cash dever ser em euros, onde obviamente concordo contigo. Estou a falar de um portfolio sem cash.

P.S. Já sabes que é uma pergunta rasteira e a seguir a esta vem logo outras, caso digas que sim ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, D@vid disse:

@NunoSousa05 para meteres num DP talvez esperasse pelas novas OTRVs que devem sair ainda este ano, ou mal a mal um fundo de "tesouraria".

Qual a vantagem das OTRV relativamente aos CTPC?

Pelo que li no site do igcp, as OTRV de 2018 dão max(euribor 6m + 1%, 1%) = 1% atualmente. Os CTPC a 7 anos dão 1,38% + eventual prémio por crescimento do PIB.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, JRJordao disse:

Qual a vantagem das OTRV relativamente aos CTPC?

Pelo que li no site do igcp, as OTRV de 2018 dão max(euribor 6m + 1%, 1%) = 1% atualmente. Os CTPC a 7 anos dão 1,38% + eventual prémio por crescimento do PIB.

Apenas por uma lógica de curto prazo, esses 25% alocados em "cash" preferia que não estivessem produtos que ora se pode perder os juros por levantamento antecipado como ocorre nos depósitos a prazo, ora por estar obrigado a ter o capital pelo menos 1 ano como é o caso das CTPM e CTPC, e também pela sua remuneração, é verdade que a média das OTRV ( as últimas ) tem uma taxa de 1%, vamos ver que taxa terão as próximas, prefiro pessoalmente mesmo assim a facilidade de movimentação que falei anteriormente.

No entanto é importante referir que as OTRV estão cotadas em mercado e por isso não há garantia de capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, D@vid disse:

Apenas por uma lógica de curto prazo, esses 25% alocados em "cash" preferia que não estivessem produtos que ora se pode perder os juros por levantamento antecipado como ocorre nos depósitos a prazo, ora por estar obrigado a ter o capital pelo menos 1 ano como é o caso das CTPM e CTPC, e também pela sua remuneração, é verdade que a média das OTRV ( as últimas ) tem uma taxa de 1%, vamos ver que taxa terão as próximas, prefiro pessoalmente mesmo assim a facilidade de movimentação que falei anteriormente.

No entanto é importante referir que as OTRV estão cotadas em mercado e por isso não há garantia de capital.

Os CTPM já lá vão. :)

Há também os clássicos CA: 1% + euribor 3m, com prémio 0,5% a partir do segundo ano e 1% a partir do sexto ano. Permanência de apenas 3 meses.

Exato, podes resgatar (vender) as OTRV a qualquer momento, ao preço de mercado. Ou seja, numa necessidade súbita podes vendê-las desvalorizadas, com um prejuízo maior que a perda de juros de um DP. Fará sentido ter o "cash" num produto desvalorizável?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

Os CTPM já lá vão. :)

Há também os clássicos CA: 1% + euribor 3m, com prémio 0,5% a partir do segundo ano e 1% a partir do sexto ano. Permanência de apenas 3 meses.

Exato, podes resgatar (vender) as OTRV a qualquer momento, ao preço de mercado. Ou seja, numa necessidade súbita podes vendê-las desvalorizadas, com um prejuízo maior que a perda de juros de um DP. Fará sentido ter o "cash" num produto desvalorizável?

Há sempre esse risco, aconteceu apenas uma vez até hoje e foi no mês de Março com a grande queda do mercado, caíram em média até aos 98%, todas já estão acima dos 101%.

Recordo que as primeiras OTRVs fizeram no mês passado 4 anos.

Também pensei no CA Património Crescente mas tem comissão de resgate de 1% no 1.º ano...não é fácil ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, Virtua disse:

Achas assim tão errado uma pessoa ter 50% da carteira alocada ao USD? Não falo sobre a parte do cash dever ser em euros, onde obviamente concordo contigo. Estou a falar de um portfolio sem cash.

P.S. Já sabes que é uma pergunta rasteira e a seguir a esta vem logo outras, caso digas que sim ?

Em obrigações acho "excessivo" (e era sobre isso que me estava a referir).

Se for em acções, não me aquece nem arrefece ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, nOrte disse:

Viva @Mouro Emprestado, podes explicar melhor o teu raciocínio a um Rookie como é o meu caso? Obrigado,

As obrigações estão a níveis de rentabilidade futura expectável muito baixa. Basicamente estás-te a expôr a outra moeda desnecessariamente. O risco moeda é superior ao risco do activo em si... o que não faz muito sentido!! Pelo menos essa é a minha visão. Penso que do @Mouro Emprestado não deverá ser muito diferente mas se for estou certo que ele o dirá ?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 minutes ago, Virtua said:

As obrigações estão a níveis de rentabilidade futura expectável muito baixa. Basicamente estás-te a expôr a outra moeda desnecessariamente. O risco moeda é superior ao risco do activo em si... o que não faz muito sentido!! Pelo menos essa é a minha visão. Penso que do @Mouro Emprestado não deverá ser muito diferente mas se for estou certo que ele o dirá ?

Brutal @Virtua! Obrigadíssimo pela explicação. Faz todo o sentido! Aproveitei a oportunidade para questionar, tendo em consideração esta realidade, continua a fazer sentido ter uma alocação significativa em obrigações (exemplo portfólio 60% - 40%) mesmo na própria moeda? Com rentabilidades tao baixas estas não vão ter grande capacidade de atenuar as eventuais quedas das acções. Concordam?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 20 minutos, Virtua disse:

É basicamente isso.

Para correr risco, já existem as acções ;-) . Logo tomar um risco monetário nas obrigações, a mim, não me faz sentido. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, nOrte disse:

Com rentabilidades tao baixas estas não vão ter grande capacidade de atenuar as eventuais quedas das acções. Concordam?

Isso é uma história já com vários anos (já a ouço pelo menos desde 2013) e cada vez é mais complicado para mim dizer que não é bem assim, uma vez que muitas obrigações já têm taxas negativas. Até hoje têm funcionado bem, devido mais a correlação negativas com acções do que a altas rentabilidades dos fundos obrigacionistas (falo, obviamente de obrigações de qualidade). Não sei até quando isto fará sentido... Daqui a pouco só há rentabilidade em acções (e mesmo assim baixa)!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

neste momento a rentabilidade bons fundos obrigações andam até 5 anos 2-2,5% de rentabilidade.

Se descerem mais pouco, por exemplo 1,5%, alguns seguros capit ficam com rentabilidades semelhantes, por exemplo lusitania rendimento 2020.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A moeda em si dos ativos no mercado accionista é pouco relevante. O que interessa são os ativos subjacentes.

Quando estão a investir no SP500 estão lá montes de empresas que não são americanas, e mesmo as que são, uma % por norma maior do que 50% das vendas e receitas vem de mercados internacionais (zona euro, japão, etc..) e portanto mesmo que o USD suba ou caia, os ativos que lá estão e as vendas dos produtos nos pares contrários vão minimizar esse efeito.

O IWDA captura isso na perfeição, ao pesar de forma correta cada index e lá dentro as suas acções, que elas próprias são altamente diversificadas porque as empresas que lá estão operam no mundo todo.

Já o cash é outra conversa. Sempre em Euros. Se tivessemos uma moeda fraca faria sentido ter noutra moeda, não é o caso. Protejam o vosso poder de compra e mantenham o cash em EUR.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltando um bocadinho atrás na conversa, em que o @Mouro Emprestado recomendou que alocasse a parte do cash num DP, o restante PP ficaria com:

33,33% - Lyxor Euro Government Bond 25y+ (ISIN:LU1686832194)

33,33% - Xetra Gold (ISIN:DE000A0S9GB0)

33,33% - ???

Na parte das Equities estou com dúvidas entre:

1- Ishares Core S&P 500 Euro Hedged (ISIN:IE00B3ZW0K18)

2- Ishares MSCI World Euro Hedged (ISIN:IE00B441G979)

3- iShares Nasdaq 100 (ISIN:IE00B53SZB19)

Eu tinha preferência por uma Nasdaq100 EuroHedged e que seja accumulating, mas não encontrei. 

Algumas dicas ? 

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 27 minutos, NunoSousa05 disse:

Voltando um bocadinho atrás na conversa, em que o @Mouro Emprestado recomendou que alocasse a parte do cash num DP, o restante PP ficaria com:

33,33% - Lyxor Euro Government Bond 25y+ (ISIN:LU1686832194)

33,33% - Xetra Gold (ISIN:DE000A0S9GB0)

33,33% - ???

Na parte das Equities estou com dúvidas entre:

1- Ishares Core S&P 500 Euro Hedged (ISIN:IE00B3ZW0K18)

2- Ishares MSCI World Euro Hedged (ISIN:IE00B441G979)

3- iShares Nasdaq 100 (ISIN:IE00B53SZB19)

Eu tinha preferência por uma Nasdaq100 EuroHedged e que seja accumulating, mas não encontrei. 

Algumas dicas ? 

Obrigado.

Fazendo um semi-quote ao @Zylmaster no tópico dos ETFs:

"As acções (..) não precisam de hedge para euros. Vais estar a pagar caríssimo para quase nada. Usa os ETF's "normais" - FTSE acc ou o MSCI world da Ishares."

No tópico dos ETFs já se deram "n" exemplos teóricos a explicar a razão para não valer a pena ter protecção cambial para as acções no longo-prazo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Mouro Emprestado disse:

Fazendo um semi-quote ao @Zylmaster no tópico dos ETFs:

"As acções (..) não precisam de hedge para euros. Vais estar a pagar caríssimo para quase nada. Usa os ETF's "normais" - FTSE acc ou o MSCI world da Ishares."

No tópico dos ETFs já se deram "n" exemplos teóricos a explicar a razão para não valer a pena ter protecção cambial para as acções no longo-prazo.

Sendo assim prefiro optar por uma ETF do Nasdaq100. 

Thanks ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/06/2020 às 11:31, Visitante Nuno disse:

Boas,

26 Anos 

Com 26 anos, e não sabendo outros dados importantes, eu acho que poderias ser mais ousado e colocar tudo ou quase tudo em ações (FIs ou ETFs). Obviamente que existindo outros condicionalismos como por exemplo uma profissão pouco segura ou fraqueza emocional, outra alocação poderá ser mais indicada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/06/2020 às 18:28, lowfin disse:

sabem em que bancos posso encontrar este fundo, ou um fundo alternativo muito semelhante? :)

M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93

este fundo já não existe, Por causa do Brexit, a gestora fundiu este fundo de base UK no seguinte, de base Lux: LU1670724373 M&G (Lux) Optimal Income A EUR Acc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E as obrigações? ?

1 mês:

AXAWF Global High Yield Bds E Cap +4,73%

NB Obrigações Europa +4,59%

NB Rendimento Plus +4,3%

PIMCO GIS Divers Inc E EURH +3,8%

PIMCO GIS Glb Hi Yld Bd E EURH +3,42%

Nordea 1 - European Cross Credit +2,48%

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

E as obrigações? ?

1 mês:

AXAWF Global High Yield Bds E Cap +4,73%

NB Obrigações Europa +4,59%

NB Rendimento Plus +4,3%

PIMCO GIS Divers Inc E EURH +3,8%

PIMCO GIS Glb Hi Yld Bd E EURH +3,42%

Nordea 1 - European Cross Credit +2,48%

Quais são as classes de activos de cada fundo ? 

Isso são mutual Funds ou ETFs ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, NunoSousa05 disse:

Quais são as classes de activos de cada fundo ? 

Isso são mutual Funds ou ETFs ? 

1. Nestes em especifico tens aí dois de High Yield puros, três, que não sendo eles de High Yield puros, mas que investem em países com rantings B's, um com carteira diversificada mas mais para treasuries e rantings AAA.

2. Estamos num tópico de Mutual Funds ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, superkinas disse:

ultimos dias pictet usa tem levado forte -6% , uma boa altura para entrar...

Calma, essa foi a descida do dia 11, no dia 12 já subiu cerca de 2% e hoje ainda falta muito para o fecho. Somos bem capaz de entrar agora num periodo de sobe um dia, desce no outro, até que...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )