Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 24 minutos, P2P Money Maker disse:

Isto para mim são desconto. Mas parecem mais falling knives..

A linha entre os dois é bastante fina..

Por agora parece mais do tipo ... para os clientes habituais um desconto de fidelização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boas,

Sou mais ou menos novo aqui. Apenas acompanho o que vão aqui escrevendo e tendo aprender com os diferentes pontos de vista. 

Tenho uma questão. Neste momento estou a planear a criação de um portefólio permanente, com accumulating ETFs. Isto é algo para o longo prazo, com reforços anuais. 

A distribuição de classe de activos que planeei é: 
    -> 20% 20y+ Bond;
    -> 20% 7-10y Bond;

->20% Gold;

->40%Stock Market (Ex. S&P500);

A nível de risco, como classificariam este portefólio ? Algumas dicas ou sugestões ? Que fontes posso/devo usar para aprender sobre o tema ? De preferência com diferentes perspectivas, desde Podcasts, livros, whatever.  

Eu tenho lido muito e tentando aprender o máximo de diferentes fontes. mas queria opinião de malta com experiência. 

Obrigado :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que o Mouro que irá aconselhar a reduzir o ouro para uns 5% e colocar o restante os +15% no valor em stocks. Nos stocks escolhe dois fundos, um tecnológico especifico USA e outro mundo.

O melhor sitio para aprenderes é ler os posts iniciais aqui neste forum (mutual funds e ETFs).

Fala com o David e Mouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Visitante Nuno disse:

Boas,

Sou mais ou menos novo aqui. Apenas acompanho o que vão aqui escrevendo e tendo aprender com os diferentes pontos de vista. 

Tenho uma questão. Neste momento estou a planear a criação de um portefólio permanente, com accumulating ETFs. Isto é algo para o longo prazo, com reforços anuais. 

-> 20% 20y+ Bond;
    -> 20% 7-10y Bond;

->20% Gold;

A nível de risco, como classificariam este portefólio ? Algumas dicas ou sugestões ? Que fontes posso/devo usar para aprender sobre o tema ? De preferência com diferentes perspectivas, desde Podcasts, livros, whatever.  

Eu tenho lido muito e tentando aprender o máximo de diferentes fontes. mas queria opinião de malta com experiência. 

Qual é a tua idade?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Rui Oliveira disse:

Penso que o Mouro que irá aconselhar a reduzir o ouro para uns 5% e colocar o restante os +15% no valor em stocks. Nos stocks escolhe dois fundos, um tecnológico especifico USA e outro mundo.

O melhor sitio para aprenderes é ler os posts iniciais aqui neste forum (mutual funds e ETFs).

Fala com o David e Mouro.

Boas, 

O Ouro parece-me apelativo, devido à inflação. Está visto que a solução para as crises, é despejar moeda para a economia. O ouro parace-me um bom instrumento para me defender disso. 
    Quanto ao tecnologico específico USA, compreendo. Alguma sugestão de um accum ETF do gênero ? em relação ao outro "mundo" , excluir os USA ? 

Já agora, onde posso fazer backtest de um portefólio destes ? 

Obrigado, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

Entrar agora?

Nasdaq 100 vs S&P 500

Supostamente o conceito de portfólio permanente não contempla timings de entrada. É um portfólio desenhado para prosperar no longo prazo, apesar da volatilidade a curto-medio prazo. 

Também admito que os tempos que vivemos são novos e nunca foi experienciado um shutdown na economia. 

Mas estou a planear entrar depois da 2a vaga e eventual vacina, ou seja, fim do próximo inverno talvez. Até lá quero reunir o máximo de informação possível, estudar, aprender e simular em algum PaperMoney. 

Thanks,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, Visitante Nuno disse:

Boas,

-> 20% 20y+ Bond;
    -> 20% 7-10y Bond;

->20% Gold;

Tratando-se de ETFs, responderei no tópico respectivo.

PS: Não vou nada recomendar mais ou menos ouro. Não falem por mim pf...

há 1 hora, patacascarvalho disse:

A organização do quadro é feita pelo utilizador?

Porque razão os grupos e quadrados têm tamanhos diferentes?

Deverá estar relacionado com o market-cap de cada acção, parece-me.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assinalei apenas alguns das 20 piores e as 20 melhores performances do MSCI World.

Curioso ver que praticamente sempre que há uma grande queda, no dia ou poucos dias seguintes, há uma grande subida.

Fonte: Templeton

MSCI.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, N.Rocha disse:

tem havido muito chit chat acercar de CLO's nos ultimos dias. Alguem quer fazer um ELI5 ("Explain Like I'm 5") ?

A investopedia costuma ser boa nisso: https://www.investopedia.com/terms/c/clo.asp

Mas assim muito simplificado (ao ponto de ser tecnicamente semi-errado). É um aglomerado de créditos, feito em tranches dependendo do risco associado a cada um desses créditos. A ideia é diversificação. Mesmo que os crédito fracos comecem a falhar os "bons" teoricamente não falharão. Basicamente dentro do tipo de instrumentos que "fez" 2008 ?

"A collateralized loan obligation is similar to a collateralized mortgage obligation (CMO), except that the underlying debt is of a different type and character—a company loan instead of a mortgage."

Vê o The Big Short. Até lá tem um um prémio Nobel a explicar esse tipo de instrumentos...

KEY TAKEAWAYS

1. A collateralized loan obligation (CLO) is a single security backed by a pool of debt.
    2. CLOs are often corporate loans with low credit ratings or leveraged buyouts made by private equity firms to take a controlling interest in a company.
    3. With a CLO, the investor receives scheduled debt payments from the underlying loans, assuming most of the risk if borrowers default.

P.S. Não se deixem enganar pelas siglas. Funciona tudo na mesma lógica. Diversificação, diminuição de risco, vender o risco a outras pessoas, ganhar dinheiro sendo o intermediário/ vendedor/quem monta. Conhecendo a lógica de um tipo podes "transferir" esse conhecimento para outros do mesmo tipo. Se pensares na lógica até parece aqueles estruturados que o Best vendia há uns anos atrás, com base na qualidade creditícia de 4 empresas em que cada uma representava 25% do investimento do peso do estruturado e em que as pessoas recebiam juros mensalmente. Como disse a lógica é quase sempre a mesma!! A indústria financeira é excelente a reciclar, não a criar...

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, D@vid disse:

Curioso ver que praticamente sempre que há uma grande queda, no dia ou poucos dias seguintes, há uma grande subida.

Não acho curioso. É assim que a volatilidade funciona. 

Penso que todas as maiores subidas do S&P foram em bear markets (pela definição técnica de queda superiores a 20%) :

image.png.67fe61be01189166e43a0654a149355b.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Virtua disse:

A investopedia costuma ser boa nisso: https://www.investopedia.com/terms/c/clo.asp

Mas assim muito simplificado (ao ponto de ser tecnicamente semi-errado). É um aglomerado de créditos, feito em tranches dependendo do risco associado a cada um desses créditos. A ideia é diversificação. Mesmo que os crédito fracos comecem a falhar os "bons" teoricamente não falharão. Basicamente dentro do tipo de instrumentos que "fez" 2008 ?

"A collateralized loan obligation is similar to a collateralized mortgage obligation (CMO), except that the underlying debt is of a different type and character—a company loan instead of a mortgage."

Vê o The Big Short. Até lá tem um um prémio Nobel a explicar esse tipo de instrumentos...

KEY TAKEAWAYS

1. A collateralized loan obligation (CLO) is a single security backed by a pool of debt.
    2. CLOs are often corporate loans with low credit ratings or leveraged buyouts made by private equity firms to take a controlling interest in a company.
    3. With a CLO, the investor receives scheduled debt payments from the underlying loans, assuming most of the risk if borrowers default.

P.S. Não se deixem enganar pelas siglas. Funciona tudo na mesma lógica. Diversificação, diminuição de risco, vender o risco a outras pessoas, ganhar dinheiro sendo o intermediário/ vendedor/quem monta. Conhecendo a lógica de um tipo podes "transferir" esse conhecimento para outros do mesmo tipo. Se pensares na lógica até parece aqueles estruturados que o Best vendia há uns anos atrás, com base na qualidade creditícia 4 empresas em que cada uma representava 25% do investimento do peso do estruturado. Como disse a lógica é quase sempre a mesma!!

mencionei isto porque parece ser algo que está a preocupar demasiada gente ... sendo corporate loans, as coisas ficaram feias após o covid-19 para muita empresa.

https://www.spglobal.com/marketintelligence/en/news-insights/latest-news-headlines/us-leveraged-loan-downgrade-ratio-hits-staggering-43-1-as-pandemic-stalls-market-58928285

https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2020/07/coronavirus-banks-collapse/612247/

https://www.forbes.com/sites/mayrarodriguezvalladares/2019/05/06/the-sec-tells-senator-elizabeth-warren-that-it-is-monitoring-clo-markets/#e79d43e21241

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Não acho curioso. É assim que a volatilidade funciona. 

Penso que todas as maiores subidas do S&P foram em bear markets (pela definição técnica de queda superiores a 20%) :

image.png.67fe61be01189166e43a0654a149355b.png

Sim é verdade, no entanto as quedas de ontem vão ser mais diluídas no tempo a sua recuperação, mais uma oportunidade para os traders ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Virtua disse:

Alguém que se preocupa com o horizonte temporal? Estou no céu e ng me avisou?

Tendo 26 anos e querer replicar o PP do Harry Browne com accum ETFs. isto parace uma boa escolha ? 
    image.thumb.png.1702984755a172089fbad699aa02d703.png

Algum comentário ou conselho ? 

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 horas, NunoSousa05 disse:

Tendo 26 anos e querer replicar o PP do Harry Browne com accum ETFs. isto parace uma boa escolha ? 
    image.thumb.png.1702984755a172089fbad699aa02d703.png

Algum comentário ou conselho ? 

Obrigado. 

50% alocado ao USD. Ainda para mais a parte do "cash" em USD? Seriously?

Se o dólar em determinado ano desvalorizar 15%, o "cash" - o activo que nunca deve perder valor nominal na carteira! - tem uma perda de 15%. E se isso acontecer em pleno crash bolsista?

Não é por nada, mas sugiro-te que leias este livro, para assentares ideias (és novo, no longo prazo 40 euros não são nada ?https://www.amazon.co.uk/Permanent-Portfolio-Long-Term-Investment-Strategy-ebook/dp/B0097VBOHG/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=craig+rowland+portfolio+permanent&qid=1592042559&sr=8-1

Disclaimer: Não recebo qualquer $$$ por aconselhar a leitura do livro ahahah.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Mouro Emprestado disse:

50% alocado ao USD. Ainda para mais a parte do "cash" em USD? Seriously?

Se o dólar em determinado ano desvalorizar 15%, o "cash" - o activo que nunca deve perder valor nominal na carteira! - tem uma perda de 15%. E se isso acontecer em pleno crash bolsista?

Não é por nada, mas sugiro-te que leias este livro, para assentares ideias (és novo, no longo prazo 40 euros não são nada ?https://www.amazon.co.uk/Permanent-Portfolio-Long-Term-Investment-Strategy-ebook/dp/B0097VBOHG/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=craig+rowland+portfolio+permanent&qid=1592042559&sr=8-1

Disclaimer: Não recebo qualquer $$$ por aconselhar a leitura do livro ahahah.

Já coloquei esse livro na lista de encomendas :)

Que alterações aconselhas a fazer, então ? 

Substituir a parte do "cash" por exemplo por: Lyxor Government Bond 1-3Y UCITS ETF (ISIN LU1650487413) ?

Ou substituir a parte das Bonds, todas por Bonds Europeias com currency EUR ? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, NunoSousa05 disse:

Já coloquei esse livro na lista de encomendas :)

Que alterações aconselhas a fazer, então ? 

Substituir a parte do "cash" por exemplo por: Lyxor Government Bond 1-3Y UCITS ETF (ISIN LU1650487413) ?

Eu metia num DP (procurar o banco com as taxas de juro mais elevadas) ou CTPM.

Não precisa de estar alocado a obrigações de cupão negativo.

há 10 minutos, NunoSousa05 disse:

Ou substituir a parte das Bonds, todas por Bonds Europeias com currency EUR ? ?

Obrigações soberanas de longo-prazo em euros, ou pelo menos com cobertura cambial.

Quando chegares a 100k só neste activo (ou seja, 400k de portefólio), eventualmente pensar em alocar novos valores a treasuries americanas de longo-prazo, ainda que sem cobertura cambial. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Mouro Emprestado disse:

Eu metia num DP (procurar o banco com as taxas de juro mais elevadas) ou CTPM.

Não precisa de estar alocado a obrigações de cupão negativo.

Obrigações soberanas de longo-prazo em euros, ou pelo menos com cobertura cambial.

Quando chegares a 100k só neste activo (ou seja, 400k de portefólio), eventualmente pensar em alocar novos valores a treasuries americanas de longo-prazo, ainda que sem cobertura cambial. 

Ok, deixa ver se percebi.

Imagina que partindo dos 100k.

O que dizes é, colocar 25K num DP, 25K Bonds longo prazo, 25K em Gold e 25k em total stock Market ?

Como falaste na desvalorização de moeda, deixo isto aqui, talvez já conheçam...tem vários episódios. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )