Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 8 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Confesso que não percebi. Queres dizer exatamente o quê? Será o ouro, ou fundos de empresas do sector, um bom investimento nesta altura?

Penso que o gráfico sugere uma certa sazonalidade no preço do ouro. O mês de Junho historicamente parece significar uma perda de valor. 

Por outro lado... Esta semana foi louca no mercado bolsista e penso que a queda no preço do ouro está associada ao optimismo do mercado o que leva à venda por parte de muitos investidores do ouro comprado no inicio desta crise. Estamos assistir a um sentido generalizado de "o pior já passou". Se é verdade ou não ninguém sabe :P

Gostava de saber se a malta mais experiente concorda com esta análise :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

primeiro defini sectores carteira LP, por exemplo acções mundiais, tecnologia, obrigações, USA, Europa, alguns emergentes e um ou outro sector alem tecnológico, tenho um misto tb

Para curto medio prazo escolhi 100% fundos de acçoes alguns deles de elevada volatilidade bens consumo, brasil, russia, china etc... Para alem disso mantenho tb fundo acções tecnologia e USA pois são os mercados com maior rentabilidade.

Aceito criticas/sugestões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem vai comprar ouro não é a melhor altura, eu esperava mais uns dias pois a média móvel dos 50 dias está acima e está numa onda descendente. O MACD deu indicação de venda desde 25/5 em conjugação com as médias móveis.

ouro.png

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, nOrte disse:

Viva, com o objectivo de ter liquidez (almofada financeira) para aproveitar as oportunidades que por vezes surgem nos mercados mobiliários, que tipo de instrumentos utilizam? Abraço,

Para esse fim, eu não utilizo nenhum instrumento, visto que nunca estou muito tempo de fora.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Rui Oliveira disse:

Para quem vai comprar ouro não é a melhor altura, eu esperava mais uns dias pois a média móvel dos 50 dias está acima e está numa onda descendente. O MACD deu indicação de venda desde 25/5 em conjugação com as médias móveis.

ouro.png

Concordo, acho que é uma péssima altura para apostar no ouro/empresas de mineração. Mas acho que não é uma questão de dias, mas sim de meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 minutes ago, 5coroas said:

Para esse fim, eu não utilizo nenhum instrumento, visto que nunca estou muito de fora.

Entendo o teu argumento e a não necessidade de não ter esse tipo de instrumentos uma vez que, tens capacidade de definir estratégias de curto e longo prazo o que te permite, tal como dizes e bem, "nunca estas muito fora". Mesmo assim, por ventura tens conhecimento de produtos de ofereçam liquidez onde se possa ter "cash on the sideline" para aproveitar oportunidades e fazer fase à inflação Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, nOrte disse:

Entendo o teu argumento e a não necessidade de não ter esse tipo de instrumentos uma vez que, tens capacidade de definir estratégias de curto e longo prazo o que te permite, tal como dizes e bem, "nunca estas muito fora". Mesmo assim, por ventura tens conhecimento de produtos de ofereçam liquidez onde se possa ter "cash on the sideline" para aproveitar oportunidades e fazer fase à inflação Obrigado!

No inicio das minhas andanças nos investimentos também experimentei essa tua estratégia, nomeadamente através de Fundos monetários, contudo rapidamente me apercebi que não valiam a pena face à sua fraca rentabilidade; fundos de obrigações ou mistos, também não servem pois embora caiam menos que os de ações, também caiem:(, logo não te garantem rentabilidade positiva - liquidez; depois apercebi-me que estar fora muito tempo à espera é geralmente contraprodutivo por efeito da forma como os mercados tendencialmente se comportam (as subidas prevalecem sobre as descidas). As análises que são feitas nesta vertente apontam que na maioria das vezes estar sempre dentro é preferível a estar muito tempo de fora à espera (mesmo que depois consigas entrar num bom dip), não obstante sempre é mais divertido ir tentando acertar muitas vezes nas boas entradas e saídas:D, mas obviamente divertimento não é sinónimo de bons resultados. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, 5coroas said:

No inicio das minhas andanças nos investimentos também experimentei essa tua estratégia, nomeadamente através de Fundos monetários, contudo rapidamente me apercebi que não valiam a pena face à sua fraca rentabilidade; fundos de obrigações ou mistos, também não servem pois embora caiam menos que os de ações, também caiem:(, logo não te garantem rentabilidade positiva - liquidez; depois apercebi-me que estar fora muito tempo à espera é geralmente contraprodutivo por efeito da forma como os mercados tendencialmente se comportam (as subidas prevalecem sobre as descidas). As análises que são feitas nesta vertente apontam que na maioria das vezes estar sempre dentro é preferível a estar muito tempo de fora à espera (mesmo que depois consigas entrar num bom dip), não obstante sempre é mais divertido ir tentando acertar muitas vezes nas boas entradas e saídas:D, mas obviamente divertimento não é sinónimo de bons resultados. 

Brutal, definitivamente "Eye opening"! Obrigadíssimo pela tua curta mas, bastante elucidativa explicação. Forte abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, superkinas disse:

primeiro defini sectores carteira LP, por exemplo acções mundiais, tecnologia, obrigações, USA, Europa, alguns emergentes e um ou outro sector alem tecnológico, tenho um misto tb

Para curto medio prazo escolhi 100% fundos de acçoes alguns deles de elevada volatilidade bens consumo, brasil, russia, china etc... Para alem disso mantenho tb fundo acções tecnologia e USA pois são os mercados com maior rentabilidade.

Aceito criticas/sugestões

Não andas a petiscar nada da Turquia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vidolz disse:

LOLOL

Sem palavras...quando não se percebe.

Reparaste que:

- A empresa fez um RSS?
    - Diminuindo o float o que achas que os curtos vão fazer?
    - Market Cap baixo.

- Além de que o petróleo tem valorizado e o gás natural estancou as quedas (e valorizou um bocado...)

- Esses movimentos são normais quando existe protecção.

- Obviamente que depois de puxarem pela cotação, o FOMO faz o resto. No entanto essa acção caiu muito e o que fez foi simplesmente um Deat Cat Bounce.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, 5 coroas.

Tenho acompanhado que utiliza bastante estratégias de curto prazo aproveitando grandes descidas para entrar. Apesar de eu ter uma estratégia de longo prazo estava a pensar afetar uma dada percentagem para estas oportunidades.

A minha questão prende-se em como deteta tais situações. Se é um trabalho manual de acompanhar notícias e os mercados, ou se utiliza alguma ferramenta que ajude a detetar grande descidas.

Ainda não sou cliente BEST, há dias exportei a lista de fundos do best e apesar de ter marcado todos os campos não saiu a rentabilidade a 1 mês, 3 meses, etc Quem é cliente best tais dados saem?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, dfserra disse:

Bom dia, 5 coroas.

Tenho acompanhado que utiliza bastante estratégias de curto prazo aproveitando grandes descidas para entrar. Apesar de eu ter uma estratégia de longo prazo estava a pensar afetar uma dada percentagem para estas oportunidades.

A minha questão prende-se em como deteta tais situações. Se é um trabalho manual de acompanhar notícias e os mercados, ou se utiliza alguma ferramenta que ajude a detetar grande descidas.

Não dou muito crédito ao conteúdo das noticias pois são na maioria dos casos ruído, mas procuro inferir delas a provável reação dos investidores a essas noticias. Não acredito na eficácia de metodologias cientificas ou pseudo-cientificas para detetar os bons e os maus momentos para entrar/sair,  se existissem algumas ferramentas que permitissem infalivelmente detetar antecipadamente essas situações já há muito que tinham surgido e desaparecido rapidamente pois todos procurariam usá-las e isso acabaria com a sua  serventia. O meu método é simples: encontrar algum setor que eu considere que está muito em baixo face ao seu máximo e que eu considere que é um setor que mais tarde ou mais cedo muito provavelmente irá voltar aos topos e comprar/aguardar que suba e depois vender. Um exemplo: veja o MSCI Turquia (presentemente talvez o mercado bolsista mais barato), parece uma montanha-russa com grandes descidas, mas também com grandes subidas, porque não aproveitar essa cicilica volatibilidade , comprando quando está em baixo e vendendo quando está em cima? É bastante provável (tenho que aceitar esta previsão, sabendo de antemão que posso estar enganado) que algum dia volte aos máximos, pois a Turquia é um país, apesar do seu regime politico ditatorial, com enorme potencial de crescimento - 83 milhões de habitantes, forte espírito empreendedor, industrialmente desenvolvida, população bastante jovem, etc, 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Vidolz disse:

Achas isso extraordinário? Vai ler histórias da altura das dot com e depois falamos ?

Estes pelo menos não sabiam que a empresa ia falir :P

P.S. Dentro da actualidade achei mais piada à história da zoom errada

image.png.cf8b12ee27e827f4c17419cc4a4fef91.png

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje fui às compras de FI e peguei na lista de compras que tinha feito no dia 24 de Março (1 dia depois do bottom), mas que hesitei em comprar desde aí...

Já vou tarde, e esta entrada soube-me ao agro... Não estou nada confiante. Mas como se costuma dizer que as melhores trades são as que na altura nos pareceram mal, vamos ver. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Virtua disse:

Achas isso extraordinário? Vai ler histórias da altura das dot com e depois falamos ?

Estes pelo menos não sabiam que a empresa ia falir :P

P.S. Dentro da actualidade achei mais piada à história da zoom errada

image.png.cf8b12ee27e827f4c17419cc4a4fef91.png

Isso é engraçado e curioso ao mesmo tempo, já que os retail investors ainda estão nas sidelines, portanto preocupa-me que active fund managers / traders cometam tamanha aberração de incompetência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Hoje fui às compras de FI e peguei na lista de compras que tinha feito no dia 24 de Março (1 dia depois do bottom), mas que hesitei em comprar desde aí...

Já vou tarde, e esta entrada soube-me ao agro... Não estou nada confiante. Mas como se costuma dizer que as melhores trades são as que na altura nos pareceram mal, vamos ver. 

Também fiz algumas compras hoje...de alguns FI que vendi na semana passada.B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Patanisca disse:

Tu já nem és momentum investor, és um trader de FI. :D

Nesta matéria, o que importa são os fins (lucro) e não os meios (métodos, dogmas, instrumentos, etc). Enquanto não nos impuserem taxas de subscrição/resgate, fazer trading de FI é mais uma boa ferramenta que podemos utilizar.;) Pois se já estão hoje mais baratos do que quando os vendi, não vejo porque não os deveria voltar a comprar.-_-

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Nesta matéria, o que importa são os fins (lucro) e não os meios (métodos, dogmas, instrumentos, etc). Enquanto não nos impuserem taxas de subscrição/resgate, fazer trading de FI é mais uma boa ferramenta que podemos utilizar.;) Pois se já estão hoje mais baratos do que quando os vendi, não vejo porque não os deveria voltar a comprar.-_-

Quais são esses fundos que não tem taxas de subscrição/resgate? ...qual o banco? :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 4 minutos, blueray disse:

Quais são esses fundos que não tem taxas de subscrição/resgate? ...qual o banco? :) 

A grande maioria dos fundos não tem taxas de subscrição e/ou resgate. Há alguma ( poucas ) excepções. Bancos: Best, Invest, ActivoBank, Big, entre outros. A oferta é que vai mudando.

há 4 horas, 5coroas disse:

Mas fazes subscrição para short em setores ou países? Ou ambos? E fazes a análise em relação ao próprio fundo ou ao índice de referência?
    Falaste na Turquia, fui dar uma vista de olhos ao MSCI Turquia e o index tá quase em máximos, acho que a desvalorização dos FI turcos se devem à volatilidade da moeda. Se me conseguisses explicar onde viste a oportunidade aqui, ficava mesmo agradecido.
    Abraço

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Pequeno_Aprendiz disse:

Falaste na Turquia, fui dar uma vista de olhos ao MSCI Turquia e o index tá quase em máximos, acho que a desvalorização dos FI turcos se devem à volatilidade da moeda. Se me conseguisses explicar onde viste a oportunidade aqui, ficava mesmo agradecido.
    Abraço

https://www.msci.com/documents/10199/a7c2f0db-d4a1-439b-ac87-9671c2d7e19d

Foi este MSCI que viste? Máximos?:o

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )