Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 32 minutos, Mouro Emprestado disse:

Hoje não parece que se vá aos 3.100 pontos. O mestre zandinga está a perder os seus poderes de adivinhação. ?

Quer isto dizer que a bolha nunca mais rebenta damn!!, Tarda nada tenho a carteira a níveis de 19/02 ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 horas, Virtua disse:

Hoje estava à conversa com o @D@vid a falar sobre a inutilidade de tentar adivinhar o futuro e a recente recuperação dos mercados (que acaba por ser algo que se tem sido discutido aqui no tópico). Ao mesmo tempo estava a ler uma newsletter exactamente sobre o mesmo tema. Decidi então escrever um artigo sobre isso. Espero que gostem.

https://www.futureproof.pt/blog/a-futilidade-de-tentar-advinhar-o-futuro

"Diria que o primeiro passo para ter sucesso nos mercados é conhecermo-nos a nós próprios, assim como os nossos enviesamentos e limitações."

No entanto eu acrescentaria que conhecermo-nos a nós próprios embora seja importante, não é suficiente, também é importante que a partir desse conhecimento, e sobretudo quando concluimos que existem em nós muitas coisas negativas, tais como fraqueza, inveja, pessimismo, nihilismo, ganância desmesurada, descontrolo emocional, insensatez, preconceitos, etc, nos esforcemos por nos ultrapassarmos a nós próprios, nos tornemos melhor do que o que presentemente somos. Somos seres com capacidade de constante aperfeiçoamento (muito embora, por deficiente ou errado processo de aculturação, muitos permaneçam uns imbecis toda a sua vida).

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas hoje espera-se que o BCE anuncie um aumento das suas compras de divida e as bolsas acordam vermelhuscas?!? :huh: A malta anda distraída ou já não acreditam na eficácia destas medidas?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

Hoje estava à conversa com o @D@vid a falar sobre a inutilidade de tentar adivinhar o futuro e a recente recuperação dos mercados (que acaba por ser algo que se tem sido discutido aqui no tópico). Ao mesmo tempo estava a ler uma newsletter exactamente sobre o mesmo tema. Decidi então escrever um artigo sobre isso. Espero que gostem.

https://www.futureproof.pt/blog/a-futilidade-de-tentar-advinhar-o-futuro

Tudo isso e ainda o  efeito "Anchoring" que a maior parte dos investidores sentem, é meio caminho andado para perderem dinheiro e depois andarem constantemente depressivos e a rezar que os mercados caiam para poderem dizer "eu bem avisei" " toma lá que não fui o único a perder dinheiro" ?

há 1 hora, 5coroas disse:

Então mas hoje espera-se que o BCE anuncie um aumento das suas compras de divida e as bolsas acordam vermelhuscas?!? :huh: A malta anda distraída ou já não acreditam na eficácia destas medidas?

Calma não te chega já? estás a chamar o Vildoz ou quê?

in.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, D@vid disse:

Calma não te chega já? estás a chamar o Vildoz ou quê?

in.PNG

Hoje tinha previsto fazer algumas ceifas e depois ao ver tudo tão encarnado perdi o apetite.:( Acho que me vou ficar pela ceifa do Brasil, que em cerca de um mês já tenho uma bolha vildoziana de 22,5%.:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

"Diria que o primeiro passo para ter sucesso nos mercados é conhecermo-nos a nós próprios, assim como os nossos enviesamentos e limitações."

No entanto eu acrescentaria que conhecermo-nos a nós próprios embora seja importante, não é suficiente

Claro que sim. O primeiro passo raramente é o último. Isto é tipo alcoólicos anónimos, Primeiro temos de reconhecer os nossos "maus" enviesamentos, depois é passamos para o passo dois. O que vamos fazer para que eles deixem de nos limitar? (seja nos mercado ou na vida.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Virtua disse:

Claro que sim. O primeiro passo raramente é o último. Isto é tipo alcoólicos anónimos, Primeiro temos de reconhecer os nossos "maus" enviesamentos, depois é passamos para o passo dois. O que vamos fazer para que eles deixem de nos limitar? (seja nos mercado ou na vida.)

Mas é preciso que se avance mesmo desse 1.º passo; não basta reconhecer que somos uns fracotes irracionais quando somos trucidados pelos infortunios e resignarmo-nos a essa condição (do género, entro em panico quando os mercados caiem fortemente e perco dinheiro em consequência, logo o melhor é não jogar mais). Por isso é que acho que o "conhece-te a ti próprio" é insuficiente, pois pode ser levar ao ..."e aceita-te como és." Parece-me que muita gente fica encalhada nesse 1.º passo.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, 5coroas disse:

não basta reconhecer que somos uns fracotes irracionais quando somos trucidados pelos infortunios e resignarmo-nos a essa condição (do género, entro em panico quando os mercados caiem fortemente e perco dinheiro em consequência, logo o melhor é não jogar mais

1. Não penso que pessoas que são extremamente emocionais são "fracotes irracionais";

2. Para algumas pessoas se calhar o melhor é mesmo não investir mais. O esforço mental, emocional e stress envolvido pode não justificar o ganho monetário;

Há mais vida para além do défice :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Virtua disse:

2. Para algumas pessoas se calhar o melhor é mesmo não investir mais. O esforço mental, emocional e stress envolvido pode não justificar o ganho monetário;

Concordo que é um bom motivo para se desistir. Mas não deixa de ser uma desistência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Então são o quê? Vitimas indefesas do Determinismo emocional?

Diria que há um grande número de pessoas (eu incluindo). Talvez mais conhecidos por geeks ou nerds, que são pessoas extremamente racionais e uns "fracotes emocionais" ? 

Não sou psicólogo mas diria que muitas pessoas são efectivamente "vítimas" das emoções. Seja nos mercados ou na vida. E penso que é normal haver uma luta interna muito grande para não nos deixar levar pelas emoções. Eu pessoalmente sinto-me mais humano que vulcano (raça hiperracional da personagem Spock do Star Trek)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, 5coroas disse:

Mas não deixa de ser uma desistência.

e? desistir é SEMPRE mau? O "valor" de ganhar 5 ou 6% ao ano justifica tudo? Stress, tempo de sono perdido, potenciais discussões familiares etc etc? Eu sei que dou menos valor ao dinheiro que a maioria das pessoas mas mesmo assim não consigo sequer imaginar uma vida dessas (embora saiba que para muita gente o dinheiro significa muito).

A menos que seja MESMO necessário não vejo uma razão para eu passar por privações emocionais, principalmente se for para ter um BMW em vez de um Toyota. Aos 36 anos ainda ando com o meu toyota 1.0 da faculdade, não por frugalidade que está tanto na moda, mas simplesmente quando penso o trabalho que tenho para ganhar 20 ou 30 mil euros, comprar outro carro parece-me ridículo tendo em consideração que este não me dá quaisquer problemas...

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

e? desistir é SEMPRE mau? O "valor" de ganhar 5 ou 6% ao ano justifica tudo? Stress, tempo de sono perdido, potenciais discussões familiares etc etc? Eu sei que dou menos valor ao dinheiro que a maioria das pessoas mas mesmo assim não consigo sequer imaginar uma vida dessas (embora saiba que para muita gente o dinheiro significa muito).

A menos que seja MESMO necessário não vejo uma razão para eu passar por privações emocionais, principalmente se for para ter um BMW em vez de um Toyota. Aos 36 anos ainda ando com o meu toyota 1.0 da faculdade, não por frugalidade que está tanto na moda, mas simplesmente quando penso o trabalho que tenho para ganhar 20 ou 30 mil euros, comprar outro carro parece-me ridículo tendo em consideração que este não me dá quaisquer problemas...

Tive apenas dois carros na minha vida...um citroen saxo e um VW Polo ? e só estou a pensar em comprar outro se este der o berro, para mim só há uma condicionante para comprar outro carro, a segurança superior que o mesmo me poderá oferecer, porque andar todos andam ?.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Virtua disse:

Por melhores que sejam as razões para se desistir, pelo menos no meu caso, desistir implica levar uma cacetada na minha auto-estima; quanto ao dinheiro para mim significa muito pois proporciona Liberdade (3.ª prioridade na minha vida), embora não aceite adquiri-lo por todos os meios pois existem outros valores mais importantes. Obviamente cada um é que sabe (ou deveria saber) o que melhor lhe convém.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, D@vid disse:

Tive apenas dois carros na minha vida...um citroen saxo e um VW Polo ? e só estou a pensar em comprar outro se este der o berro, para mim só há uma condicionante para comprar outro carro, a segurança superior que o mesmo me poderá oferecer, porque andar todos andam ?.

Eu vou no terceiro e apostei agora na qualidade/segurança/conforto-para grandes viagens, visto que, se não tiver nenhum acidente, espero mantê-lo por 30 anos ou até eu morrer (o que chegar primeiro). Para quem ande apenas quase sempre no rame-rame casa-trabalho-casa, qualquer carrito serve.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, 5coroas disse:

Por melhores que sejam as razões para se desistir, pelo menos no meu caso, desistir implica levar uma cacetada na minha auto-estima; quanto ao dinheiro para mim significa muito pois proporciona Liberdade (3.ª prioridade na minha vida), embora não aceite adquiri-lo por todos os meios pois existem outros valores mais importantes. Obviamente cada um é que sabe (ou deveria saber) o que melhor lhe convém.

Para mim dinheiro representa prisão. Sempre tive um coração meio hippy ;) Em relação a desistir vs auto-estima, se desistir me afectasse muito a minha auto estima estava tramado. Com a quantidade de coisas que gosto de experimentar. Quando é que desistes de jogar xadrez? quando fores mestre? quando é que desisto de tocar piano? Quando souber o suficiente para um concerto? Quando é que "desistes" de correr? quando fazes uma ultra maratona de 24 horas? a minha vida é feita de desistências, para abrir caminho para coisas mais interessantes!! O tempo e a saúde são limitados. Não há dinheiro que me pague nenhum deles nem espaço para uma mentalidade de "não desistir".

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BCE reforça bazuca de emergência em quase o dobro. São agora 1350 mil milhões de euros

Citação

A decisão de reforçar o programa de aquisição de dívida foi anunciada esta quinta-feira. Em causa está a compra de dívida para limitar o impacto económico da crise causada pela pandemia de covid-19, que estagnou economias por toda a Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, 5coroas disse:

A bazuca de hoje acabou por não ter nem o efeito de um supositório.:D

Não sabes que os mercados antecipam as coisas? os ganhos desta semana já eram a contar com a bazuca, agora é para respirar  ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As bazucas já estavam priced in há semanas... Este novo normal com os bancos centrais a servirem de almofadas a catástrofes financeiras que iriam sobrar para os cidadãos de uma forma mais clara e com isso fariam com que o consenso sobre a necessidade do capitalismo fosse posta em casa pela sociedade, é que faz com que o tal "free market" seja uma coisa ilusória.

Eu estou curioso é para ver os próximos meses na Europa, uma vez que a joint-venture franco-alemão sobre uma espécie de controlo fiscal aliado ao controlo monetário (que era insuficiente), parece-me que finalmente vai fazer arrancar alguns índices por cá. É que até aqui, isto do Euro e da UE era um faz de conta, mas a partir do momento em que parece que se caminha para termos um BCE com os mesmo poderes da FED, isso penso que será bem visto pelos investidores, senão veja-se o efeito que o stress-control que a FED aplicou em Março/Abril teve nos índices dos EUA.

Falando de EUA, estou muito expectante para ver se aquilo que escrevi anteriormente sobre os 3150pts a meter SPX em overbought, irão finalmente despoletar uma correção para a média e com isso deixar-me fazer algumas entradas.

Outro pormenor interessante é o USD/EUR que já perdeu -4,5% nas últimas 17 sessões. E com quedas consecutivas nas últimas 8 sessões. Isto para mim dá-me a entender que o mercado nos EUA está a começar a fazer price-in de mais easing por farte da FED, pelo que se houver o tal ajuste que eu gostava de ver, os índices poderão voltar a ganhar impulso.

Sobre a emoção e a firmeza ou "coragem" dos que investem. Eu só posso falar por mim e no que vivi em Março. Tinha os meus stops definidos, foram atingidos e saí. A volatilidade não baixou para níveis que eu me sentisse confortável a reentrar, ainda não o fiz. Hoje, com os factos passados vejo que foi uma má decisão em termos de resultados. Porém, quando se está a falar de 80% do património familiar, não há muita margem para aventuras e se o carrossel está a andar depressa demais, é para sair porque posso magoar terceiros. Mantive 30% de exposição a FI de acções desde essa saída, não saí totalmente, mas como já tive oportunidade de postar aqui na altura: quanto maior for a fatia do património que temos investidos, mais a emoção/racionalidade/cautela deve falar mais alto. Ainda para mais quando há descendência a depender das decisões que eu tome. Se quero emoções fortes, tenho a minha BTC para brincar e tive o meu P2P que bastante entretido me deixou andar em 2018/2019.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )