Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Com as taxas das Treasuries a 10 anos a subirem quase 6%, os fundos mais conservadores vão levar mais um tombo. Muito provavelmente, as nuvens vão continuar a pairar sobre esta classe de ativos no futuro próximo.

Será?

Em alternativa a este BPI Portugal, o meu PFA propos um fundo idêntico do Santander. Só que ele disse que o do BPI tinha "maior potencial"...

Quanto a dizer... "tem melhores no TOP"... vou ser muito sincero, pode haver melhores fundos no TOP, mas... eu não sei quais esses fundos são e... também ninguém me diz!

Eu não sou da área financeira. Desconheço, literalmente, quais são os "melhores" ou "piores" fundos. Se me quiserem ajudar, dando dicas... OTIMO! Agora, comentários muito vagos e genéricos como esse do "no TOP há melhores", sem concretizar, muito sinceramente e com todo o respeito, em NADA me ajudam.

Eu gosto do Allianz Europe Equity Growth e do Vontobel Fund Global Value Equity C (este é em USD)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Para 3k, eu escolheria 3 fundos, 1 misto, 1 de acções e 1 de obrigações. Do top, por exemplo

Invesco Balanced Risk Allocation 1k

ES Obrigações Europa ou o PIMCO Diversified 1k

Allianz Europe Equity Growth 1k

Presumo que estás a falar destes 4:

Invesco Balanced Risk Allocation

PIMCO Diversified

ES Obrigações Europa

Allianz Europe Equity Growth

Vou analisar. Obrigado pela sugestão Claudio..

Existe alguma vantagem em aderir ao Best Trading Pro em termos de comissões cobradas?

Para o fundo da Allianz cobram 2.5% ano.  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora deixo aqui um pdf que permite ao cliente mais leigo a ler as fichas morningstar, assim como saber o que significa cada coisa :)

Convido o D@vid a colocar este anexos no 1º post, para complementar a informação que já lá está.

Pessoalmente num fundo olho mais para o Alfa, Beta, Racio de Sharpe e R^2 :P

Espero que gostem :)

Links:

001 - https://dl.dropboxusercontent.com/u/5818156/Notas%20explicativas%20sobre%20as%20Fichas%20Morningstar/001.jpg

002 - https://dl.dropboxusercontent.com/u/5818156/Notas%20explicativas%20sobre%20as%20Fichas%20Morningstar/002.jpg

003 - https://dl.dropboxusercontent.com/u/5818156/Notas%20explicativas%20sobre%20as%20Fichas%20Morningstar/003.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

PIMCO Diversified

ES Obrigações Europa

Existe alguma vantagem em aderir ao Best Trading Pro em termos de comissões cobradas?

Precisamente esses  :)

atenção que esses 2.5% ao ano de comissão de gestão não se "sentem", porque já estão implícitas no preço da cotação, é o próprio fundo que paga à sociedade gestora

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não se sentem?

Volto a relembrar, historicamente a Europa dá 8%/ano.

Daqui sai 30% para impostos (mínimo)...0,70*8 = 5,6%

Mais 3% da inflação...5,6% - 3% = 2,6%

Para pagar a equipa de gestores 2,5%... 2,6% - 2,5% = 0,1%

Mesmo que a equipa de gestores consiga igualar o mercado (a maioria não consegue a longo prazo, quanto mais superá-lo), na melhor das hipóteses um investimento nesse fundo terá um retorno de longo prazo de 0,1%.

Há depósitos a prazo a 15 dias a dar 1% já líquidos.

(Mas cada 1 sabe de si..)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto a dizer... "tem melhores no TOP"... vou ser muito sincero, pode haver melhores fundos no TOP, mas... eu não sei quais esses fundos são e... também ninguém me diz!

Eu não sou da área financeira. Desconheço, literalmente, quais são os "melhores" ou "piores" fundos. Se me quiserem ajudar, dando dicas... OTIMO! Agora, comentários muito vagos e genéricos como esse do "no TOP há melhores", sem concretizar, muito sinceramente e com todo o respeito, em NADA me ajudam.

Ramiro,

dadas as ultimas notícias do FED - segundo a opinião dos mais entendidos - que estarão a influenciar negativamente (pelo menos no curto prazo, como alguém também diz) as rentabilidade dos fundos - leia-se, o valor das UP estão em queda, e sabendo que neste momento está "fora" e pretende "entrar" (investir) , penso que:

- confirmando-se a generalidade das quedas, em todas as categorias, manter o capital "parqueado" num qualquer produto que permita liquidez (para uma saída/entrada quando se pretenda) e que tenha uma rentabilidade mínima. Neste caso o E.S.Liquidez poderá ser uma boa opção, e esperar um pouco esta "onda" (existem opiniões diferentes, alias o D@vid, recentemente já tinha exposto a dele)

o meu argumento baseia-se apenas em que, entrando hoje num fundo com 1000€, e UP no valor de 1€, a cotação continua com tendência de descida, 0,9 0,8 0,7, nesse período o investimento "transforma-se" em 700€, uma "potencial perda" de 300€ , e as subidas, quando começarem terão primeiro que "tapar" o buraco criado por estas descidas para começar os ganhos (isto antes que a volatilidade faça das suas, e volte nova onda) - não estou a defender descobrir o fundo, apenas acho que uma entrada (ou um reforço) , será apenas para abrir mais o "buraco", quando vemos as cotações diárias (semanais/mensais) ainda em queda.

- confirmando que algumas das categorias já começam a "subir", fazer uma selecção dos fundos que poderão interessar, e fazendo entradas

julgo que - e não o faria para mim - uma entrada agora (assumindo as premissas de quedas, como no ultimo mês), criando uma lista de fundos de uma semana para a outra, e entrando com o capital todo disponível, acho que pode correr mal - pelo menos lado psicológico de ver perdas, antes dos ganhos.

leve o seu tempo, a seleccionar os fundos - compreendendo que não tenha os conhecimentos, a maioria de nos também não tem/tinha - mais mês menos mês, num investimento a longo prazo, e conseguindo que não comece logo negativo (com perdas, que necessariamente terá que recuperar) ja será muito bom.

quanto a escolha dos fundos propriamente ditos, julgo que a maioria das escolhas, andem em torno dos fundos apresentados pelo D@vid, e do VG noutro forum (aqui ao lado) com mais ou menos variações.

Pessoalmente, pelo menos metade dos que referiu, nunca olhei para eles :)

como exemplo, e para uma carteira com alguns dos fundos por aqui apresentados e com igual peso entre eles

9ibazc.png

a "performance" a azul, actualmente está ao nivel do final de fevereiro, ou seja

- esta carteira se foi constituida depois do final de feveriro, está já negativa (redução de capital),

- a perda é máxima se a carteira foi constituida por volta do dia 21/5

as subidas também tendem a ser sempre mais lentas que as descidas - neste caso, os "ganhos" de cerca de 3 meses, "perdem-se" em cerca de 1 mes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

PIMCO Diversified

ES Obrigações Europa

Best Trading Pro é uma plataforma de trading, não é para fundos...a comissão de gestão é igual em todo lado uma vez que é a gestora do fundo que a cobra como disse o ClaudioOPA, essa cobrança é feita directamente na cotação da unidade de participação, quando olhas para a rentabilidade já está deduzida, não tens de te preocupar com mais nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro,

dadas as ultimas notícias do FED - segundo a opinião dos mais entendidos - que estarão a influenciar negativamente (pelo menos no curto prazo, como alguém também diz) as rentabilidade dos fundos - leia-se, o valor das UP estão em queda, e sabendo que neste momento está "fora" e pretende "entrar" (investir) , penso que:

- confirmando-se a generalidade das quedas, em todas as categorias, manter o capital "parqueado" num qualquer produto que permita liquidez (para uma saída/entrada quando se pretenda) e que tenha uma rentabilidade mínima. Neste caso o E.S.Liquidez poderá ser uma boa opção, e esperar um pouco esta "onda" (existem opiniões diferentes, alias o D@vid, recentemente já tinha exposto a dele)

o meu argumento baseia-se apenas em que, entrando hoje num fundo com 1000€, e UP no valor de 1€, a cotação continua com tendência de descida, 0,9 0,8 0,7, nesse período o investimento "transforma-se" em 700€, uma "potencial perda" de 300€ , e as subidas, quando começarem terão primeiro que "tapar" o buraco criado por estas descidas para começar os ganhos (isto antes que a volatilidade faça das suas, e volte nova onda) - não estou a defender descobrir o fundo, apenas acho que uma entrada (ou um reforço) , será apenas para abrir mais o "buraco", quando vemos as cotações diárias (semanais/mensais) ainda em queda.

- confirmando que algumas das categorias já começam a "subir", fazer uma selecção dos fundos que poderão interessar, e fazendo entradas

julgo que - e não o faria para mim - uma entrada agora (assumindo as premissas de quedas, como no ultimo mês), criando uma lista de fundos de uma semana para a outra, e entrando com o capital todo disponível, acho que pode correr mal - pelo menos lado psicológico de ver perdas, antes dos ganhos.

leve o seu tempo, a seleccionar os fundos - compreendendo que não tenha os conhecimentos, a maioria de nos também não tem/tinha - mais mês menos mês, num investimento a longo prazo, e conseguindo que não comece logo negativo (com perdas, que necessariamente terá que recuperar) ja será muito bom.

quanto a escolha dos fundos propriamente ditos, julgo que a maioria das escolhas, andem em torno dos fundos apresentados pelo D@vid, e do VG noutro forum (aqui ao lado) com mais ou menos variações.

como exemplo, e para uma carteira com alguns dos fundos por aqui apresentados e com igual peso entre eles

9ibazc.png

a "performance" a azul, actualmente está ao nivel do final de fevereiro, ou seja

- esta carteira se foi constituida depois do final de feveriro, está já negativa (redução de capital),

as subidas também tendem a ser sempre mais lentas que as descidas - neste caso, os "ganhos" de cerca de 3 meses, "perdem-se" em cerca de 1 mes

Quero agradecer-lhe, "visitant01", do fundo do coração, os conselhos que me são dirigidos. O amigo foi de enorme clarividência na explicação do seu raciocínio. Muito obrigado.

Só tenho pena que outros colegas deste fórum, que igualmente têm revelado competência neste domínio dos Fundos Internacionais, não tivessem querido ajudar-me. Lamento, esta atitude (de quem se deve achar "muito importante" para responder a quem pede ajuda), mas... cada um sabe de si.

Por estar, aos meus olhos, muito bem fundamentada, vou seguir a sua opinião, amigo "visitant01", e deixar no ES Liquidez, por mais algum tempo, as poupanças que queria investir em Fundos Internacionais.

Fico a aguardar por uma altura mais oportuna. Tenho no ES Liquidez uma importância razoável (c.d. 85K) e, de forma alguma, quero desbaratar esse dinheiro em aplicações menos refletidas.

Vou seguindo este fórum e quando me aperceber que é a altura ideal para entrar em Fundos, então sim, farei essa aplicação. Para já, e seguindo o seu conselho, vou ficar com o dinheiro em stand-by no ES Liquidez...

Reiterando os meus agradecimentos,

Ramiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro,

9ibazc.png

Muito bem. Gostei da explicação!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@visitant01

Muito bom! ;) Estava a planear fazer e vou fazer algo semelhante para o "All Things Financial nrº 2" a sair dia 30 de  Junho por isso não aches estranho a "semelhança" ;D

Gosto que mais pessoas se entreajudem e começamos a ter pessoal que sabe o que está a fazer :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Ao analisar o gráfico de de um fundo, p.e. o E.S Liquidez no site do BEST e escolhendo a opção: gráficos-> Rolling Returns a um ano (anexo), o que é que representa o gráfico de barras ? É a rentabilidade de cada mês ?É a rentabilidade acumulada mensal ?

Obrigado pelo esclarecimento.

cps,

Luís Valério

post-10086-14412396614189_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É a rentabilidade que a pessoa tinha no fundo se investisse exactamente há 12 meses atrás.

Ao andares um mês para a frente o último "morre" para ficar sempre a rentabilidad dos últimos 12 meses, daí ser rolante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É a rentabilidade que a pessoa tinha no fundo se investisse exactamente há 12 meses atrás.

Ao andares um mês para a frente o último "morre" para ficar sempre a rentabilidad dos últimos 12 meses, daí ser rolante.

Assim sendo dá a sensação que houve meses negativos ou com rentabilidade muito menor para ir descendo, mas analisando o historial do fundo, não parece que seja isso que aconteceu...

post-10086-14412396614334_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

lfav28

se olhares com atenção, verás uma ligeira alteração da inclinação da "linha" (curva) que apresentas nesse gráfico, e que fez/faz com que haja essa redução na rentabilidade.

na verdade o E.S. Liquidez não teve ainda um dia de rentabilidade negativa - tem subido, ou mantido, sempre ate hoje - mas o facto de ir variando "esse crescimento" (visível pela inclinação da "linha") faz com que a "Rolling return" anual vá variando (descendo neste caso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com as taxas das Treasuries a 10 anos a subirem quase 6%, os fundos mais conservadores vão levar mais um tombo. Muito provavelmente, as nuvens vão continuar a pairar sobre esta classe de ativos no futuro próximo.

Mais do mesmo: Aliás, pior ainda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por si só a retirada de estimulos até é boa no sentido em que a economia americana já mostra sinais de robustez

ou seja os mercados nomeadamente o americano em principio irão iniciar uma subida consistente algures no curto prazo é isso e comprar dolares vai valorizar,digo eu

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi a carta do BEST, e reparei que recebi uns dividendos.

-Pictet-US High Yield-HR dm

-Espírito Santo Rendimento

São mensais:

Relativo ao ... FUNDO MOBILIARIO

Código ISIN ... LU0592897721

Nome do Fundo ... Pictet US High Yield HR dm EUR Inc

Quantidade de Unidades Participação ... 2,33019000

Valor da Unidade de Participação após Distribuição ... 85,60000000

Rendimento Bruto por Unidade de Participação ... 0,3400

Rendimento Líquido por Unidade de Participação ... 0,3400

IRC Suportado Pelo Fundo ... 0,00

Imposto Retido (débito) ... 0,00

Cotação na Data de Pagamento ... 85,60000000

Montante Total Distribuído ... 0,79

Retenção na Fonte ... 0,22

Acerto ... 0,00

Total Liquidado ... 0,79

Data Valor ... 2013-05-27

Taxa de Câmbio ... 1,000000

Montante Liquidado ... EUR 0,79

Relativo ao ... FUNDO MOBILIARIO

Código ISIN ... PTYEVDLM0009

Nome do Fundo ... ES RENDIMENTO - FEI

Quantidade de Unidades Participação ... 605,32830000

Valor da Unidade de Participação após Distribuição ... 5,77430000

Rendimento Bruto por Unidade de Participação ... 0,0183

Rendimento Líquido por Unidade de Participação ... 0,0130

IRC Suportado Pelo Fundo ... 3,21

Cotação na Data de Pagamento ... 5,78740000

Montante Total Distribuído ... 11,09

Retenção na Fonte ... 0,00

Acerto ... 0,00

Total Liquidado ... 7,88

Data Valor ... 2013-05-31

Taxa de Câmbio ... 1,000000

Montante Liquidado ... EUR 7,88

Podem-me ajudar nas contas por alto, anualizadas:

(Rendimento Líquido por Unidade de Participação) / (Valor da Unidade de Participação após Distribuição) * 12 ?

Pictet US High Yield HR dm EUR Inc 0.013/5.7743*12 = 4.76%

ES RENDIMENTO - FEI 0.34/85.6*12 = 2.7%

EDIT: claro k foi felicidade de pouca dura, já que obrigou-me a ver a carteira completa, em 15 dias perdi 1% do patrimonio :'(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi a carta do BEST, e reparei que recebi uns dividendos.

-Pictet-US High Yield-HR dm

-Espírito Santo Rendimento

São mensais:

Podem-me ajudar nas contas por alto, anualizadas:

(Rendimento Líquido por Unidade de Participação) / (Valor da Unidade de Participação após Distribuição) * 12 ?

Pictet US High Yield HR dm EUR Inc 0.013/5.7743*12 = 4.76%

ES RENDIMENTO - FEI 0.34/85.6*12 = 2.7%

EDIT: claro k foi felicidade de pouca dura, já que obrigou-me a ver a carteira completa, em 15 dias perdi 1% do patrimonio :'(

O es rendimento está com rentabilidade anualizada a um mes superior não é distribuida a valorização toda vai ao site da esaf e simula a rendibilidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )