Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 5 minutos, Jovi disse:

Boas

o meu core portfólio (2/3 do total) e o portfolio permanente e está em etfs , 1/6 está em ppr Alves Ribeiro e o 1/6 restante estou a considerar  alocar agora a uma destas 2  opções . Digam me se faz sentido e se sim qual seria a preferível . Estava a pensar seguir a distribuição 60/40.

As dúvidas seriam entre 

1)  75 % para Fundo misto agressivo  global MFS Meridian Prudent Wealth sem hedge cambial  (LU0583242994) cuja proporção de alocação às obrigações é errática (atualmente esta com 15%) +  25 % ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

2)  60% MS INVF Global Opportunity AH EUR (LU0552385535) + 40% ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

obtigado

Por mais que eu tente não consigo olhar para esses MFS como mistos agressivos, apesar de estarem assim catalogados, fundos com 40% em acções e em que 90% das obrigações estão em AAA não consigo mesmo vê-los com o agressivos, agressivo é o Acatis Gané com 84% em acções e -12% em obrigações AAA que os MFS, e basta olhar para a rentabilidade a 1 mês para perceber quem é o agressivo e o moderado:

Acatis : +15,5%

MFS: +2%

Não estou a dizer com isto que não o faças, foi mesmo só pela catalogação de "agressivo" ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 27 minutos, Jovi disse:

Obrigado David

Sim esse fundo mfs tem atualmente 47% em ações mas 36 % liquidez o que imagino se possam transformar em ações se assim o gestor entender ...

Sim neste momento ter uma almofada em liquidez é óptimo, foi aí que o Acatis conseguiu recuperar 15% num mês, por curiosidade fui á MFS e fui ver o asset allocation, durante o ano passado andaram sempre entre os 47% e 53% em stocks, e cerca de 20% em bonds e 20% em bonds de curto prazo ( liquidez? ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Deutsche Lufthansa AG is closing in on securing state aid from Germany that would help the company overcome the coronavirus-related travel halt, AFP reported on Sunday.

"We have had intense and constructive exchanges with the German government," the company's directors told employees, adding that "discussions could be concluded in the near future."

Previous reports suggested the German flag carrier will receive around €9 billion from the government".

in teletrader

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Jovi disse:

Boas

o meu core portfólio (2/3 do total) e o portfolio permanente e está em etfs , 1/6 está em ppr Alves Ribeiro e o 1/6 restante estou a considerar  alocar agora a uma destas 2  opções . Digam me se faz sentido e se sim qual seria a preferível . Estava a pensar seguir a distribuição 60/40.

As dúvidas seriam entre 

1)  75 % para Fundo misto agressivo  global MFS Meridian Prudent Wealth sem hedge cambial  (LU0583242994) cuja proporção de alocação às obrigações é errática (atualmente esta com 15%) +  25 % ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

2)  60% MS INVF Global Opportunity AH EUR (LU0552385535) + 40% ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

obtigado

Assim a olho sou mais fã da segunda opção porque não gosto muito de fundos mistos. Mas teria de fazer um backtest e análise de risco mais aprofundadas para poder recomendar o que quer que seja..

Mudando de assunto. Esta página de erro 404 da morningstar foi das mais engraçadas que já vi:

image.thumb.png.24eaf37c6ae9fcc545e67cc92a880d8f.png 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    53 minutes ago, Virtua said:

Assim a olho sou mais fã da segunda opção porque não gosto muito de fundos mistos. Mas teria de fazer um backtest e análise de risco mais aprofundadas para poder recomendar o que quer que seja..

Mudando de assunto. Esta página de erro 404 da morningstar foi das mais engraçadas que já vi:

image.thumb.png.24eaf37c6ae9fcc545e67cc92a880d8f.png 

Muito obrigado Virtua pelo comentário !

Para perceber qual será o mais sensato tenho andado às voltas com o X Ray do morningstar mas não está fácil !  Fiz a subscrição, tenho período de 14 dias gratuitos para testar. Mas só consigo aceder ao x ray na morningstar.com. Assim tenho de introduzir os tickers dos fundos americanos, e julgo que não dá para combinar com o  ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU037881813).

Virtua, há outros programas acessíveis (sim não domino informatica, nem programação...) capaz de combinar fundos e etf europeus para fazer esses backests e análises de risco ? 

Editado por Jovi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Jovi disse:

Virtua, há outros programas acessíveis (sim não domino informatica, nem programação...) capaz de combinar fundos e etf europeus para fazer esses backests e análises de risco ? 

Bem, na prática... existe!! Tenho-me debatido com outras pessoas sobre a abertura de ferramentas internas da future proof para o público (como já tive uma shiny app para fazer backtests aberta ao público). Toda a gente quer mas a questão de dados ($$$$) está complicada. Ainda não sabemos como resolver isso, dado a future proof ser uma start up pequeníssima. São no mínimo 1000 euros mensais ? (e isto apenas pelos dados para uso interno, nem sei se temos de pagar extra para estarem num site, mesmo que o user não os consiga sacar).

Por isso se calhar agora não mas no final do ano talvez sim. Estamos à procura de investidores ou apoios comunitários a start ups/Fintechs. Vamos lá ver!!

Entretanto pode ser que alguém saiba de alguma ferramenta interessante...

Edit: Para quem conheceu as minhas ferramentas posso dizer que as coisas em Python e Dash (da Plotly) não só são mais simples para mim, o que significa uma evolução mais rápidas das Apps (por ser em python), como são bem mais bonitas e rápidas (por ser em Dash)

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado David

Sim o mfs em atualmente 4

1 hour ago, Virtua said:

Bem, na prática... existe!! Tenho-me debatido com outras pessoas sobre a abertura de ferramentas internas da future proof para o público (como já tive uma shiny app para fazer backtests aberta ao público). Toda a gente quer mas a questão de dados ($$$$) está complicada. Ainda não sabemos como resolver isso, dado a future proof ser uma start up pequeníssima. São no mínimo 1000 euros mensais ? (e isto apenas pelos dados para uso interno, nem sei se temos de pagar extra para estarem num site, mesmo que o user não os consiga sacar).

Por isso se calhar agora não mas no final do ano talvez sim. Estamos à procura de investidores ou apoios comunitários a start ups/Fintechs. Vamos lá ver!!

Entretanto pode ser que alguém saiba de alguma ferramenta interessante...

Edit: Para quem conheceu as minhas ferramentas posso dizer que as coisas em Python e Dash (da Plotly) não só são mais simples para mim, o que significa uma evolução mais rápidas das Apps (por ser em python), como são bem mais bonitas e rápidas (por ser em Dash)

Obrigado Virtua 

venha então essa app que tanta falta faz ...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Encontro-me, neste momento, a reorganizar a minha carteira de fundos. Possuo alguma liquidez e penso ser este o momento de reforçar.

O meu objetivo é aumentar a exposição da carteira a ações EUA e ao sector das Tecnologias/Saúde. Gostaria também de entrar, embora numa proporção pequena, no sector da energia/petróleo. Dada a conjuntura, fundos de obrigações não serão prioritários, conteúdo, numa perspectiva de equlibrio/blend da carteira, poderei equacionar.

Já fiz algum "trabalho de casa". Elenquei um conjunto de possibilidades de escolha (em anexo), de entre as quais irei seleccionar 4 ou 5 fundos a adquirir. É nesta fase que me encontro.

Daí vir aqui pedir a vossa opinião/conselho. A base de seleção de fundos é enorme e tenho receio de me ter escapado algum fundo merecedor de atenção (por exemplo, no sector da energia/petróleo tenho apenas um fundo analisado).

Por outro lado, gostaria de conhecer o que pensam sobre que áreas geográficas/sectores de atividade poderão apresentar maior dinamismo no arranque/saída, que tanto se deseja, desta situação de pandemia. É precisamente nessas áreas/sectores que pretendo dirigir esta minha aplicação.

Desde já o meu obrigado.

1262979981_Carteira(escolhas).jpg.35008e19d8de99c7d46c0a4f4b5a9a76.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma duvida sobre value e growth e acçoes USA

Pictet-USA Index R EUR é value

e Fidelity Funds - American Growth Fund A-Acc-EUR 

BlackRock Global Funds - US Growth Fund E2 (EUR)

Morgan Stanley US Growth A USD são growth ?

A minha maior duvida está no fidelity apesar do nome.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, superkinas disse:

Pictet-USA Index R EUR é value

O Pictet-USA Index R EUR é Blend, não é Value

(Bend quer dizer que tem Value e Growth misturado)

Citação

A minha maior duvida está no fidelity apesar do nome.

Pk? Por ter má performance? (ou, pelo menos, mais em linha com o Pictet?)

Pela morningstar é growth sim, apenas tem má performance:

image.png.e4d5375e4d18c1d1e088787c7d565a7b.png

image.png.d3c6614b87209342bf34f7c993617356.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Eurico, o presbítero disse:

Encontro-me, neste momento, a reorganizar a minha carteira de fundos. Possuo alguma liquidez e penso ser este o momento de reforçar.

O meu objetivo é aumentar a exposição da carteira a ações EUA e ao sector das Tecnologias/Saúde. Gostaria também de entrar, embora numa proporção pequena, no sector da energia/petróleo. Dada a conjuntura, fundos de obrigações não serão prioritários, conteúdo, numa perspectiva de equlibrio/blend da carteira, poderei equacionar.

Já fiz algum "trabalho de casa". Elenquei um conjunto de possibilidades de escolha (em anexo), de entre as quais irei seleccionar 4 ou 5 fundos a adquirir. É nesta fase que me encontro.

Daí vir aqui pedir a vossa opinião/conselho. A base de seleção de fundos é enorme e tenho receio de me ter escapado algum fundo merecedor de atenção (por exemplo, no sector da energia/petróleo tenho apenas um fundo analisado).

Por outro lado, gostaria de conhecer o que pensam sobre que áreas geográficas/sectores de atividade poderão apresentar maior dinamismo no arranque/saída, que tanto se deseja, desta situação de pandemia. É precisamente nessas áreas/sectores que pretendo dirigir esta minha aplicação.

Desde já o meu obrigado.

1262979981_Carteira(escolhas).jpg.35008e19d8de99c7d46c0a4f4b5a9a76.jpg

Desses tenho o pictet usa index, o bgf tech e bgf health. O bgf tech em particular tem tipo um comportamento impecável nos últimos 2 anos!! O health vai variando... O Pictet basicamente mimetiza o sp500!!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Virtua disse:

O Pictet-USA Index R EUR é Bend, não é Value

(Bend quer dizer que tem Value e Growth misturado)

Pk? Por ter má performance? (ou, pelo menos, mais em linha com o Pictet?)

Pela morningstar é growth sim, apenas tem má performance:

image.png.e4d5375e4d18c1d1e088787c7d565a7b.png

image.png.d3c6614b87209342bf34f7c993617356.png

Blend.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

O Buffet diz que não encontra nada de jeito para  comprar....um horror?

Nada de jeito no sentido de nada barato ou no sentido de nada com boas perspectivas de rentabilidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, 5coroas disse:

Nada de jeito no sentido de nada barato ou no sentido de nada com boas perspectivas de rentabilidade?

Pode estar a começar a ficar senil...nunca se sabe...?

IMG_20200504_173508.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Virtua disse:

Não digas isso nem a brincar. A ultima vez que disseram isso dele o mercado entrou num Bear Market de 2 anos e meio ? (início de 2000)

Começo a ficar desapontado com ele; agora vem dizer que se enganou quando apostou em comprar ações de empresas de aviação e por isso se desfez das mesmas...mas como é que ele ou alguém poderia adivinhar que iria acontecer o que aconteceu às companhias por causa das medidas tomadas para combater um virus (ou pelo menos adivinhar quando isto iria acontecer)? Então ele não sabe que nada é completamente seguro e que por isso mesmo as melhores apostas por vezes falham? É como se agora uma escandaleira qualquer derrubasse a Coca-cola e ele viesse dizer que foi um erro ter comprado ações da mesma, pois não previu bem todos os possiveis riscos.Ele não saberá que a sorte e o azar também contam, mesmo para os investidores mais estudiosos, experientes e analisadores?

Já noutra matéria, veio dizer que pessoas como ele deveriam pagar mais impostos, no entanto, quando preenche a declaração tributária regista lá os donativos que fez a instituições de cariz social, conseguindo com isso deduções fiscais...:rolleyes: 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Virtua disse:

Não digas isso nem a brincar. A ultima vez que disseram isso dele o mercado entrou num Bear Market de 2 anos e meio ? (início de 2000)

Acho que está na hora da  Berkshire Hathaway mudar de mãos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, 5coroas said:

Começo a ficar desapontado com ele; agora vem dizer que se enganou quando apostou em comprar ações de empresas de aviação e por isso se desfez das mesmas...mas como é que ele ou alguém poderia adivinhar que iria acontecer o que aconteceu às companhias por causa das medidas tomadas para combater um virus (ou pelo menos adivinhar quando isto iria acontecer)? Então ele não sabe que nada é completamente seguro e que por isso mesmo as melhores apostas por vezes falham? É como se agora uma escandaleira qualquer derrubasse a Coca-cola e ele viesse dizer que foi um erro ter comprado ações da mesma, pois não previu bem todos os possiveis riscos.Ele não saberá que a sorte e o azar também contam, mesmo para os investidores mais estudiosos, experientes e analisadores?

Provavelmente porque desde há muitos anos que diz frases como:

“If a capitalist had been present at Kitty Hawk back in the early 1900s, he should have shot Orville Wright. He would have saved his progeny money. But seriously, the airline business has been extraordinary. It has eaten up capital over the past century like almost no other business because people seem to keep coming back to it and putting fresh money in. You've got huge fixed costs, you've got strong labor unions and you've got commodity pricing. That is not a great recipe for success. I have an 800 (free call) number now that I call if I get the urge to buy an airline stock. I call at two in the morning and I say: 'My name is Warren and I'm an aeroholic.' And then they talk me down.”

De qualquer forma, o Warren / Munger e todo o negocio da Berkshire sofre de sérias incompreensões/desconhecimento por parte do público em geral devido em grande parte à interpretação dos media financeiros e não há falta de informação ou relatórios disponibilizados pela propria empresa, quer nas diversas entrevistas e intervenções públicas  que o Warren e o Munger fazem muito regularmente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )