Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas !

Agradecia, se for possível relativamente ao fundo misto MFS Meridian Prudent Wealth que me dessem a vossa opinião sobre os subtipos  A1 Euro (LU0583242994) e o  AH1 Euro (LU0808562614) ?

Acham que fará sentido pagar mais para ter cobertura cambial euro/dollar  sabendo que  a maioria dos assets desse fundo são europeus e realmente a rentabilidade do A1 euro, sem a cobertura cambial tem sido bem mais interessante . Muito obrigado !

Asset location

% Long % Short % Net Assets
    Acções 65.29 18.25 47.04
    Obrigações 15.18 0.00 15.18
    Liquidez 57.73 21.50 36.23
    Outro 1.56 0.00 1.56

Renta Fixa
    Maturidade efectiva 2.09
    Duração 0.91
    clear.gif
    5 principais regiões %
    Eurozone 35.87
    United States 20.51
    Japan 18.28
    United Kingdom 11.58
    Europe - ex Euro 7.17
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 13 horas, investidor disse:

Perguntas: E a prata (ou outro metal) é uma commodity ? Também não é governada por nenhum banco central. resiste melhor a cenários de manipulação de moeda ?

Creio que a prata tem muitos mais uso industrial que o ouro (o preço é muito baixo desde a descoberta das minas de prata no Novo Mundo).

Por isso nas últimas crises a prata não tem servido de activo de refúgio como o ouro (porque depende mais da economia real).

Citação

Esse artigo é interessante , contudo o autor do artigo diz que uma onça de ouro compra hoje um bom fato feito à medida como antes também se comprava um bom fato no passado, mas depois diz que no passado se comprava 2 vacas e  hoje compra-se 12 vacas. Não dá para entender.

Outro ponto interessante aconselha(va) vender ouro e comprar bitcoin.

Finalmente e acreditando que no início do século XX com uma onça de ouro poderíamos comprar um fato feito à medida. Então o que poderíamos comprar com uma nota de 1 dólar ? E se hoje tivéssemos uma onça de ouro poderíamos comprar à mesma esse fato, mas e o que poderíamos comprar com uma nota de 1 dolár ? um chupa chupa ?

Eu diria que é por causa da deflação sobre os bens industriais.

Hoje em dia uma TV custa muito menos que uma TV há 50 anos atrás.

O que não sofreu deflação foi a componente trabalho (contrariamente aquilo que os colectivistas da esquerda à direita defendem, porque precisam da plebe estúpida e mansa para se perpetuarem no topo da pirâmide).

Uma vez que num fato "à medida" estamos, em grande parte, a pagar pelo trabalho do alfaiate e não tanto pelo tecido, o seu valor aparenta ter-se mantido constante (bem, o mais correcto é que o tecido tenha ficado mais barato e a hora-homem mais caro e que no final a soma das partes anularam-se).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Jovi disse:

Boas !

Agradecia, se for possível relativamente ao fundo misto MFS Meridian Prudent Wealth que me dessem a vossa opinião sobre os subtipos  A1 Euro (LU0583242994) e o  AH1 Euro (LU0808562614) ?

Acham que fará sentido pagar mais para ter cobertura cambial euro/dollar  sabendo que  a maioria dos assets desse fundo são europeus e realmente a rentabilidade do A1 euro, sem a cobertura cambial tem sido bem mais interessante . Muito obrigado !

Asset location

% Long % Short % Net Assets
    Acções 65.29 18.25 47.04
    Obrigações 15.18 0.00 15.18
    Liquidez 57.73 21.50 36.23
    Outro 1.56 0.00 1.56

Renta Fixa
    Maturidade efectiva 2.09
    Duração 0.91
    clear.gif
    5 principais regiões %
    Eurozone 35.87
    United States 20.51
    Japan 18.28
    United Kingdom 11.58
    Europe - ex Euro 7.17

Boa pergunta...sem Hedge a longo prazo vai quase tipo com o dobro da rentabilidade...

Sempre fui mais adepto de fundos com hedge, não gosto de colocar mais um risco em cima dos fundos, mas há fundos e fundos, nesse em particular não vejo um mal maior em se optar pelo sem hedge.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, D@vid said:

Boa pergunta...sem Hedge a longo prazo vai quase tipo com o dobro da rentabilidade...

Sempre fui mais adepto de fundos com hedge, não gosto de colocar mais um risco em cima dos fundos, mas há fundos e fundos, nesse em particular não vejo um mal maior em se optar pelo sem hedge.

Obrigado pelo comentário D@vid.

sim sendo um fundo internacional comprando ativos de varias regiões , de certa forma isso implica já a existência de um hedge cambial natural.

também sendo considerado um fundo agressivo a proporção que tem de obrigações que são maioritariamente made in usa (<20%) e relativamente baixa.

Pelo que compreendo este portfólio tem gestão muito ativa. Muda  frequentemente as  alocações dos diferentes  ativos. Há uns anos incidia mais nos eua agora esta mais virada para a Europa...mas sempre até agora  agora com rentabilidades interessantes. Embora claro o passado  vale  o que vale?

o que me chamou atenção do portfolio atual foi  a liquidez a 36%  isso poderá significar a utilização de instrumentos mais complexos tipo derivados etc, correto?

obrigado a todos por contribuirem para este fórum que ajuda  a tomar decisões mais informadas 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

Creio que a prata tem muitos mais uso industrial que o ouro (o preço é muito baixo desde a descoberta das minas de prata no Novo Mundo).

Por isso nas últimas crises a prata não tem servido de activo de refúgio como o ouro (porque depende mais da economia real).

Eu diria que é por causa da deflação sobre os bens industriais.

Hoje em dia uma TV custa muito menos que uma TV há 50 anos atrás.

O que não sofreu deflação foi a componente trabalho (contrariamente aquilo que os colectivistas da esquerda à direita defendem, porque precisam da plebe estúpida e mansa para se perpetuarem no topo da pirâmide).

Uma vez que num fato "à medida" estamos, em grande parte, a pagar pelo trabalho do alfaiate e não tanto pelo tecido, o seu valor aparenta ter-se mantido constante (bem, o mais correcto é que o tecido tenha ficado mais barato e a hora-homem mais caro e que no final a soma das partes anularam-se).

Eu sinceramente vejo muitas contradições no artigo. As conclusões a que ele chega são estranhas para mim.

E nem se quer é referido a principal razão pelo qual o ouro para mim era, é e será valorizado pelo homem, e porque nunca se desvalorizará, para mim, no longo termo.

A prata depois da crise de 2008 , nos primeiros 3 ou 4 anos subiu imenso. Cerca de 4 vezes mais! até bem mais que o ouro. Para mim seria um estudo muito interessante a fazer. 

Acho que não é por causa da deflação sobre os bens industriais, porque como dizes o tecido do fato à medida ficou mais barato. E se a hora-homem para fazer um fato ficou mais caro, a hora-homem para fazer uma TV também ficou mais cara.

E porque devemos comparar o ouro a um fato à medida ? E se antigamente a maior parte dos homens quisessem um fato à medida e houvesse poucos alfaiates ? E se hoje for precisamente o contrário ? o valor a que se dá a um fato à medida é diferente. 

É um assunto bue interessante de estudar/analisar :) 

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

image.png.d54739bad5104d6f940d828e44db335c.png

YoY quer dizer Year on Year... suponho que tipo média rolante a 12 meses

há 15 minutos, investidor disse:

A prata depois da crise de 2008 , nos primeiros 3 ou 4 anos subiu imenso. Cerca de 4 vezes mais! até bem mais que o ouro. Para mim seria um estudo muito interessante a fazer.

Por acaso agora que falaste na prata até fui ver a performance e...

image.png.42e6e172d722c1fffa981465f5fbd14e.png

Onde se lê Portfolio deve-se ler SLV (ETF de prata). Performance em USDs desde 2006

image.png.f6c18e7f89feb7c4539990a8f4600678.png

Para além da prata ter quase o dobro da volatilidade... Não me parece um investimento interessante!!

P.S. O S&P está a malhar.... é agora? ?

Editado por Virtua
    O P.S. foi acrescentado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual a melhor palavra no dicionário para definir esse gráfico  (seria até interessante puxar mais uma década atras para ver a variação de activos dos bancos centrais )? :D

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, D@vid said:

Boas !

Encontram algum erro na estratégia de subscrever inicialmente o fundo MFS Meridian Prudent Wealth  sem hedge cambial  (LU0583242994) que  historicamente tem sido mais rentável e  se no futuro houver necessidade de fazer proteção cambial (no caso do dólar perder face ao euro) transferir esse fundo para o MFS Meridian Prudent Wealth mas com proteção cambial (LU0808562614).

Aproveito também para informar que apesar de na morningstar este fundo ter comissão de subscrição de ate 6% atualmente não se paga qq comissão de subscrição (pelo menos no best).

Mais uma vez agradeço 

Editado por Jovi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Jovi disse:

Encontram algum erro na estratégia de subscrever inicialmente o fundo MFS Meridian Prudent Wealth  sem hedge cambial  (LU0583242994) que  historicamente tem sido mais rentável e  se no futuro houver necessidade de fazer proteção cambial (no caso do dólar perder face ao euro) transferir esse fundo para o MFS Meridian Prudent Wealth mas com proteção cambial (LU0808562614).

Se vais andar a pensar nisso mais vale investir 50% em cada um deles. Não vais acertar no timming de alteração e provavelmente vais ganhar menos do que em qualquer um deles individualmente...

(e já agora sou a favor da versão sem hedge)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, Virtua said:

Se vais andar a pensar nisso mais vale investir 50% em cada um deles. Não vais acertar no timming de alteração e provavelmente vais ganhar menos do que em qualquer um deles individualmente...

(e já agora sou a favor da versão sem hedge)

ok entendido , obrigado Virtua !

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

image.png.d54739bad5104d6f940d828e44db335c.png

YoY quer dizer Year on Year... suponho que tipo média rolante a 12 meses

Por acaso agora que falaste na prata até fui ver a performance e...

image.png.42e6e172d722c1fffa981465f5fbd14e.png

Onde se lê Portfolio deve-se ler SLV (ETF de prata). Performance em USDs desde 2006

image.png.f6c18e7f89feb7c4539990a8f4600678.png

Para além da prata ter quase o dobro da volatilidade... Não me parece um investimento interessante!!

A prata pode não ser um “investimento” interessante (LP) mas criou uma oportunidade única no pânico que se instalou em março :) 

É extremamente volátil mas estão reunidas condições perfeitas. Já viram a diferença para o ouro? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

O Trampas arranjou forma de dizer qualquer coisa em relação à China e tarifas ( adormece e acorda a pensar na China ) para deixar o pessoal feliz e poder entrar em força, agora é que é, agora é -20% em 3 dias ?

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção aos custos no Banco BIG na compra e venda de fundos, bem como quando a moeda é diferente. Reparem Taxa global de custo, comissão de subscrição e resgate. Retenção de 10%, com liquidez na conta  e moeda do fundo em EUR.

Pictet-Japan Index R EUR

Como se comportou este fundo 31/03/2020
    Evolução de €1.000 (EUR) Gráfico Avançado
    Como se comportou este fundo
    Fundo 5,2 8,8 -9,6 21,8 -15,6
    +/-Cat -0,5 -2,8 1,8 0,3 0,6
    +/-Ind -1,4 -2,4 -0,2 0,4 -0,6

Categoria: Ações Japão Cap. Grande
    Indice: TOPIX TR JPY

Rend. Anualiz. % 30/04/2020
      Fundo   +/-Ind
    3 anos anualiz. 2,06   0,97
    5 anos anualiz. 2,12   -0,86
    10 anos anualiz. -   -

Rendimento a 12 meses   0,00

Estatística Rápida
    Categoria Morningstar™
    Ações Japão Cap. Grande
    Morningstar Rating™
    3 star

Isin
    LU0474966834
    Cotação   30/04/2020
    EUR 136,52

Ativos Liq.(Milh)
    31/03/2020
    EUR 545,41
    Taxa Global de Custos
    0,74%

Comissão Subscrição
    5,00%
    Resgate (máx)
    1,00%

Comissão de subscrição
    -
    Comissão resgate
    -

Nome do gestor

Data do lançamento
    08/06/2011

Benchmark

Benchmark do fundo
    MSCI Japan NR USD
    clear.gif?2048198
    Benchmark Morningstar
    TOPIX TR JPY
    Editado por antoniobento
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Estou a considerar subscrever um fundo de investimento para ações (não índex fund) a pensar respeitar a alocação de 60 % ações / 40 % obrigações.

Para as obrigações estava inicialmente a pensar PIMCO GIS Glb Bd E EUR Hedged Acc (IE00b11XZ103) , mas perde muito comparando as rentabilidades passadas  e custo com  o ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131). Sei que estou  a comparar realidades diferentes (indice obrigações globais governamentais com fundo global também de empresas e com gestão ativa) mas ainda assim, acho que é preferível optar pelo etf.

Relativamente às ações, em qual  das duas hipóteses acham que será preferível optar ? ou se quiserem sugerir outras, também agradeço !

1)  75 % para Fundo misto agressivo  global MFS Meridian Prudent Wealth sem hedge cambial  (LU0583242994) cuja proporção de alocação às obrigações é errática (atualmente esta com 15%) +  25 % ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

2)  60% MS INVF Global Opportunity AH EUR (LU0552385535) + 40% ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

Obrigado !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, antoniobento disse:

Atenção aos custos no Banco BIG na compra e venda de fundos, bem como quando a moeda é diferente. Reparem Taxa global de custo, comissão de subscrição e resgate. Retenção de 10%, com liquidez na conta  e moeda do fundo em EUR.

Pictet-Japan Index R EUR

Como se comportou este fundo 31/03/2020
    Evolução de €1.000 (EUR) Gráfico Avançado
    Como se comportou este fundo
    Fundo 5,2 8,8 -9,6 21,8 -15,6
    +/-Cat -0,5 -2,8 1,8 0,3 0,6
    +/-Ind -1,4 -2,4 -0,2 0,4 -0,6

Categoria: Ações Japão Cap. Grande
    Indice: TOPIX TR JPY

Rend. Anualiz. % 30/04/2020
      Fundo   +/-Ind
    3 anos anualiz. 2,06   0,97
    5 anos anualiz. 2,12   -0,86
    10 anos anualiz. -   -

Rendimento a 12 meses   0,00

Estatística Rápida
    Categoria Morningstar™
    Ações Japão Cap. Grande
    Morningstar Rating™
    3 star

Isin
    LU0474966834
    Cotação   30/04/2020
    EUR 136,52

Ativos Liq.(Milh)
    31/03/2020
    EUR 545,41
    Taxa Global de Custos
    0,74%

Comissão Subscrição
    5,00%
    Resgate (máx)
    1,00%

Comissão de subscrição
    -
    Comissão resgate
    -

Nome do gestor

Data do lançamento
    08/06/2011

Benchmark

Benchmark do fundo
    MSCI Japan NR USD
    clear.gif?2048198
    Benchmark Morningstar
    TOPIX TR JPY

Boas,

Julgo que essa informação não é a mais correcta. Observando directamente na página do BIG, não há qualquer comissão de subscrição ou resgate.

Fica o valor de 0,76% que é a gestão anual, mas é inerente ao fundo, não a quem comercializa ou distribui o fundo.

A taxa dos 10% de "retenção" tem a ver com a margem necessária na liquidez da conta, devido à cotação que pode variar entre o momento da compra e a liquidação. Penso que é para evitar a burocracia de a ordem ser recusada, por esta ter tido entretanto, uma valorização superior ao valor que está na conta.

Por exemplo, se queremos investir 1.000€, temos de ter em liquidez, 1.100€. Se não tivermos mais que 1.000€, temos de comprar 909€. Os 10% ficam retidos até a operação ficar executada. Depois o valor é restituído na conta liquidez.

Editado por macase
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, N.Rocha disse:

EXC_i9SXYAApNIn.jpg:large

o que é que Buffett sabe ?

edit: aparentemente, vendou tudo o que estava relacionado com airlines

Não é preciso ser génio nenhum, sabe que com esta pandemia se ha indústria que vai perder dinheiro é a da aviação, as pessoas vão voar muito menos durante pelo menos 18 meses, e até agora já há N companhias aéreas a fechar ou a por os seus trabalhadores em layoff, estão a perder imenso dinheiro todos os dias, e com isso também os seus investidores.
    O Buffet só está a tentar minimizar as perdas que tem e quem diz a indústria da aviação diz também a do turismo, a airbnb por muito que se adapte e crie condições vai ter uma faturação bastante menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, N.Rocha disse:

EXC_i9SXYAApNIn.jpg:large

o que é que Buffett sabe ?

edit: aparentemente, vendou tudo o que estava relacionado com airlines

E os estados vão deixar cair as operadoras aéreas? as obrigações da TAP já estiveram a 65% ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT
    há 33 minutos, D@vid disse:

E os estados vão deixar cair as operadoras aéreas? as obrigações da TAP já estiveram a 65% ?

Comprei a 88% e estão a 88,9%....a grande maioria da companhias aéreas vão necessitar de apoio estatal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, macase disse:

Boas,

Julgo que essa informação não é a mais correcta. Observando directamente na página do BIG, não há qualquer comissão de subscrição ou resgate.

Fica o valor de 0,76% que é a gestão anual, mas é inerente ao fundo, não a quem comercializa ou distribui o fundo.

A taxa dos 10% de "retenção" tem a ver com a margem necessária na liquidez da conta, devido à cotação que pode variar entre o momento da compra e a liquidação. Penso que é para evitar a burocracia de a ordem ser recusada, por esta ter tido entretanto, uma valorização superior ao valor que está na conta.

Por exemplo, se queremos investir 1.000€, temos de ter em liquidez, 1.100€. Se não tivermos mais que 1.000€, temos de comprar 909€. Os 10% ficam retidos até a operação ficar executada. Depois o valor é restituído na conta liquidez.

Pelo que pude ver tb me parece que não há comissão de resgate ou subscrição. No produto em causa. Em caso de dúvida é sempre melhor contactar o banco do que depender de um fórum na internet para estas coisas. Ng sabe melhor que o próprio banco se cobra ou não na subscrição de determinado produto.

https://big.pt/OndeInvestir/SupermercadoFundos/FundInfoDetail/LU0474966834

image.png.296756b41be9a4a441421d4d4e711ade.png

há 2 horas, D@vid disse:

E os estados vão deixar cair as operadoras aéreas?

Tb não deixaram cair muitos banco mas a intervenção estatal fez com que as acções levassem um rombo e alguns nunca mais recuperaram e estão a cotar a valores do anos '70, como o citigroup por exemplo

image.png.d26dfff2a0938d573d05ac02620f097b.png

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Virtua disse:

Pelo que pude ver tb me parece que não há comissão de resgate ou subscrição. No produto em causa. Em caso de dúvida é sempre melhor contactar o banco do que depender de um fórum na internet para estas coisas. Ng sabe melhor que o próprio banco se cobra ou não na subscrição de determinado produto.

https://big.pt/OndeInvestir/SupermercadoFundos/FundInfoDetail/LU0474966834

image.png.296756b41be9a4a441421d4d4e711ade.png

Tb não deixaram cair muitos banco mas a intervenção estatal fez com que as acções levassem um rombo e alguns nunca mais recuperaram e estão a cotar a valores do anos '70, como o citigroup por exemplo

image.png.d26dfff2a0938d573d05ac02620f097b.png

É verdade, mas neste caso, e falando em obrigações, alguém que compre uma bond recebe no fim 100% e ainda vai encaixando os juros, é sempre preciso ter algum cuidado, dei o exemplo da TAP porque 50% é Estado.

Um banco no estrangeiro é sempre um banco no estrangeiro, um avião é território nacional esteja onde ele estiver, acho que não vou ver nenhum estado a não dar apoio ás suas companhias aéreas, sendo o principal meio de transporte para o turismo internacional vai ser bom todos ajudarem, a reacção do  Buffet deve ser mais numa de ver que não vão haver dividendos e vai ter o € empatado vários anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

o meu core portfólio (2/3 do total) e o portfolio permanente e está em etfs , 1/6 está em ppr Alves Ribeiro e o 1/6 restante estou a considerar  alocar agora a uma destas 2  opções . Digam me se faz sentido e se sim qual seria a preferível . Estava a pensar seguir a distribuição 60/40.

As dúvidas seriam entre 

1)  75 % para Fundo misto agressivo  global MFS Meridian Prudent Wealth sem hedge cambial  (LU0583242994) cuja proporção de alocação às obrigações é errática (atualmente esta com 15%) +  25 % ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

2)  60% MS INVF Global Opportunity AH EUR (LU0552385535) + 40% ETF Xtrackers global sovereign  1c euro hedged (LU0378818131).

obtigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )