Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, Lezz disse:

Fui eu que abri a discussão e tenho de concordar. 

O que é engraçado porque tenho conta na Degiro para compra e venda pontual de ações e ETF.

O rumo que isto levou fugiu as questões por mim levantadas, daí que na realidade eu nem sequer tenho nada a discordar do resumo/conclusões que o @IceMan1910 fez.

O meu ponto não sedimentava na probabilidade a Degiro falir a curto ou longo prazo vs uma broker nacional.

O meu ponto não sedimentava no custo-beneficio da Degiro (eu proprio afirmei que para quem investe mensalmente quantias baixas a Degiro é a melhor opção)

O meu ponto sedimentava na segurança e facilidade na recuperação dos activos que era titular no caso remoto de ela falir vs um banco/corretora nacional!

Eu não me sinto seguro, porque:

- A Degiro está não sujeita aos mesmos mecanismos legais que uma nacional, e isto dá segurança a dois niveis:

* Mais mecanismos e armas legais para te defenderes, recuperares os activos e transferires para outro banco

* Segurança no caso de alguma coisa te acontecer, os teus familiares conseguem recuperar tudo

- Estamos a falar de uma corretora onde na abertura da conta não há NIB, BIC, SWIFT, nada! Não traz segurança nenhuma de que em caso de falencia seja fácil chegar lá simplesmente com um email e dizer que sou o user X e sou titular dos activos y.

-  Por ultimo, não consigo comprar a falácia do apelo à multidão. Não é por algo ter milhões de utilizadores que dá segurança na recuperação do quer que seja. Na minha opinião isto até põe em causa ainda mais a minha segurança porque:

* A fila para os mecanismos legais será em maior e por melhor que seja o sistema judicial vai ficar entupido e, é na Europa central! 

•                           Acham que vão lá por um email?

* Estamos a falar de uma corretora que a maioria das reclamações que tem, é relativamente ao Customer Service.

•                           Quer dizer, eles não conta do recado agora que estão de vento em popa. Mas acham que vão dar conta do recado quando falir.

Se voces sentem-se confortaveis a ter mais de 50k ou 50% dos activos lá... pá, quem sou eu para dizer que estão errados?

Eu pessoalmente não me sinto. 

Ja se esclareceu em parte algumas das dúvidas que colocaste. Na prática ninguém sabe como seria o desfecho no caso de uma falência da Degiro. Mas também ninguém o saberá no caso de outros brokers. Na degiro convém preencheres aquela treta toda que te pedem de dados pessoais. Inclusivamente tens que ter um NIB de uma conta bancária tua. Podes guardar os extractos bancários do depósito de dinheiro na Degiro a partir do teu banco.

Tens muitas formas indirectas de provar o que é teu (email, nome pessoal, NIB conta bancária, extractos, registos da própria degiro que podes fazer download, etc). Tens um sistema judicial bem melhor que o Português.

Se não estás confiante não coloques o teu dinheiro na Degiro. End of story. Já o disseste várias vezes e não acrescentas nada de novo. Nao vale a pena continuar a espalhar medo desnecessário.

Siga para fundos de investimento agora

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 minuto, 5coroas disse:

Pode ser melhor, mas não te iludas que não terias que bater por diversas vezes com os costados na Holanda, implicando despesas avultadas para conseguires recuperar alguma coisa. Estas coisas não se fazem nem de um dia para o outro nem são feitas à distância através de um teclado. 

Mas é semelhante cá em Portugal. É óbvio que isso traria custos para toda a gente. Seja cá ou lá. E isto assumindo que não houve fraude. Aí ainda pior.

Estamos a discutir o sexo dos anjos agora. Já se percebeu a vossa posição. Ninguém vos obriga a investir nisso. Já se mostraram até soluções de compromisso. Siga para bingo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Zylmaster disse:

Mas é semelhante cá em Portugal. É óbvio que isso traria custos para toda a gente. Seja cá ou lá. E isto assumindo que não houve fraude. Aí ainda pior.

Estamos a discutir o sexo dos anjos agora. Já se percebeu a vossa posição. Ninguém vos obriga a investir nisso. Já se mostraram até soluções de compromisso. Siga para bingo.

Parece-me é que tens pouca experiência com o mundo judicial ou então enterras a cabeça na areia e seja o que Deus quiser. Obviamente só estamos a tentar dizer-te que se deveriam equacionar todos os aspectos dos investimentos, nomeadamente antecipar o que teriamos que fazer se as coisas correrem mal. Talvez a ti estes conselhos de prudência não te sirvam, contudo quiçá para outros que andam por estes foruns talvez sirva para conhecerem bem os perigos inerentes a estes investimentos, pode ser que os livre de depois terem que andar com bombos e gaitas à porta dos bancos a berrarem por justiça. De qualquer modo, boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Parece-me é que tens pouca experiência com o mundo judicial ou então enterras a cabeça na areia e seja o que Deus quiser. Obviamente só estamos a tentar dizer-te que se deveriam equacionar todos os aspectos dos investimentos, nomeadamente antecipar o que teriamos que fazer se as coisas correrem mal. Talvez a ti estes conselhos de prudência não te sirvam, contudo quiçá para outros que andam por estes foruns talvez sirva para conhecerem bem os perigos inerentes a estes investimentos, pode ser que os livre de depois terem que andar com bombos e gaitas à porta dos bancos a berrarem por justiça. De qualquer modo, boa sorte.

Ou então simplesmente já ponderei sobre estes assuntos e já tomei a minha decisão. O que tu acreditas ou não é-me um pouco indiferente.

Há um tópico sobre este assunto diferente que este que é sobre fundos. Queres continuar a discutir e a ajudar outros users podes ir lá mostrar a tua vasta experiência em sistemas judiciais e outros brokers baseada em factos credíveis. 

Será a minha ultima intervenção sobre a Degiro neste tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Zylmaster disse:

Tens muitas formas indirectas de provar o que é teu (email, nome pessoal, NIB conta bancária, extractos, registos da própria degiro que podes fazer download, etc). Tens um sistema judicial bem melhor que o Português.

São situações completamente diferentes, quer tu queiras quer não, tanto a nivel de documentação e tracking como a acessibilidade aos mecanismos legais.

MAs não é o tópico para se discutir isto como @abegao indicou.

há 31 minutos, Zylmaster disse:

Se não estás confiante não coloques o teu dinheiro na Degiro. End of story. Já o disseste várias vezes e não acrescentas nada de novo. Nao vale a pena continuar a espalhar medo desnecessário.

Não só utilizo a Degiro como tenho la dinheiro. Tu chamas medo desnecessário, eu chamo cautela.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Lezz disse:

São situações completamente diferentes, quer tu queiras quer não, tanto a nivel de documentação e tracking como a acessibilidade aos mecanismos legais.

MAs não é o tópico para se discutir isto como @abegao indicou.

Não só utilizo a Degiro como tenho la dinheiro. Tu chamas medo desnecessário, eu chamo cautela.

Já é a 2ª vez que admites que não é o tópico correcto, e ainda assim voltas a lançar lenha para a fogueira. Basta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Diogobc disse:

Pois mas eu começo a ficar impaciente... Passei o Março em modo panic mas sem vender nada. Passei este Abril em modo FOMO mas sem comprar nada. Está mesmo a apetecer-me começar a reforçar às cegas todos os meses...

Hoje sairam os resultados da economia americana, o primeiro trimestre correu pior do que as previsões que já tinham sido revistas. O que é que acontece? Sobe tudo 3% lol... e desta vez não venham com a FED, não anunciaram mais nenhum pacote de quadriliões de dólares...

Sabes que o mercado funciona como qualquer ser humano, é de emoções, quem estudou vendas, PNL etc, sabe que uma larga percentagem de decisão de compra é irracional e emotiva, os mercados são também assim, são de expectativas, se eu tenho a expectativa que uma empresa tenha lucro de 100 e ela tem 101 compro que nem  um louco, se tem de 99,99 ( e até pode ser o maior lucro de sempre ) vendo tudo que nem um louco,  estou a generalizar como é óbvio mas no geral é assim.

Ontem foi o medicamente para o Covid, resultados dentro daquilo que se esperava, conferência de Powell fofinha etc, hoje será mais um dia com expectativas diferentes e sentimentos diferentes, é sempre assim, por isso é que não vou na onda dos gráficos, das análises fundamentais e técnicas, etc, se eu sei que o mercado é mais emoção que razão é deixar andar e respirar.

Hoje até estão a sair números positivos e o mercado europeu flat, porquê? tudo À espera da Lagarde dentro de uma hora, que se diga de passagem fala mal como tudo, é só dar uma gaffe e faz um trambulhão, tem um discurso positivo a coisa sobe.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Patanisca disse:

Vender os shorts de growth/tech/bio de Março/Abril com ganhos superiores a 25% em 3 meses, ir de férias descansado (para onde?), regressar em Setembro e voltar a comprar barato posições longas em sectores cíclicos/value, que serão boosted por uma re-eleição do Republicano de cabelo laranja (hello Boeing-bailout, shale producers, agricultural).

WIN

Só não fica rico neste fórum quem não quer, com estes forecasts do Patanisca. :D

(é sarcasmo, gente!)

Qual sarcasmo qual carapuça! A mim parece-me uma boa estratégia.;) Mais uns dias verdinhos e começo a resgatar para o estourar nas férias.B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Qual sarcasmo qual carapuça! A mim parece-me uma boa estratégia.;) Mais uns dias verdinhos e começo a resgatar para o estourar nas férias.B)

O sarcasmo era a parte de seguirem as minhas recomendações! :D
    O que disse antes, não é descabido de todo, não. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Nmen disse:

Agora podemos parar com isto e começar a falar sobre fundos de investimento não-etf neste tópico?

Como deves ter reparado pela resposta que dei, tanto não reparei na 2ª parte como nem foram palavras minhas.

Mas sim, end of story.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Mouro Emprestado disse:

Como leigo nestas matérias, para mim o ouro não é um commodity. Sim é usada residualmente em processos industriais, mas o ouro é, em termos genéricos, uma "moeda" que não é governada por nenhum banco central e que, por essa razão, resistirá melhor a cenários de manipulação de moeda.

Deixa de andar em site de gold bugs e anda para a economia real pá.... Este parágrafo tb podia ser sobre Bitcoins

Citação

Não sei se isto é verdade, mas dizem que uma onça de ouro compra hoje um bom fato feito à medida, como comprava um bom fato no início do século XX.

https://www.energyandcapital.com/articles/how-much-does-an-ounce-of-gold-buy-/76952

O problema é que aqui estás a trabalhar com dois produtos. Um pode ter ficado mais caro (ouro) e outro mais barato (texteis).

Mais simples trabalhar com um. Preço do Ouro ajustado à inflação desde 1915:

image.png.2b3789eb6ff0036635c1a515bf116b19.png

O ouro no início de 1915 estava a 19 dólares sensivelmente, o equivalente actual a 500 usd. Mesmo no site que colocaste falam que podias comprar 2 vacas e agora uma onça de ouro já te dá para 12, ou que " As far back as 400 B.C., scholars say that under the reign of King Nebuchadnezzar, an ounce of gold bought around 350 loaves of bread.". Mal era se eu não conseguisse comprar mais de 350 pães com uma onça de ouro nos dias que correm... (mesmo estando provavelmente a falar de pão estilo os actuais "pães alentejanos" grandes que custam para aí 1 euro, no Egipto antigo não me parece que fizessem pão bijou ?).

Não podes só pegar no exemplo "que dá jeito" ?

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 minutos, Virtua disse:

Deixa de andar em site de gold bugs e anda para a economia real pá.... Este parágrafo tb podia ser sobre Bitcoins

Ahahahahahaha.

Vais-me dizer que o ouro (físico!) não serve como última moeda de troca quando o papel moeda perder o seu valor porque o estado social vai ser financiado essencialmente a partir de impressoras de dinheiro? ? 

Bitcoin, não sei o que é isso, nunca me mostraram ao vivo ? 

O problema é que aqui estás a trabalhar com dois produtos. Um pode ter ficado mais caro (ouro) e outro mais barato (texteis).

Ou então o USD foi perdendo valor ao longo do tempo. 1 USD em 2020 vale muito menos do que em 1920.

Mais simples trabalhar com um. Preço do Ouro ajustado à inflação desde 1915:

image.png.2b3789eb6ff0036635c1a515bf116b19.png

O ouro no início de 1915 estava a 19 dólares sensivelmente, o equivalente actual a 500 usd. Mesmo no site que colocaste falam que podias comprar 2 vacas e agora uma onça de ouro já te dá para 12, ou que " As far back as 400 B.C., scholars say that under the reign of King Nebuchadnezzar, an ounce of gold bought around 350 loaves of bread.". Mal era se eu não conseguisse comprar mais de 350 pães com uma onça de ouro nos dias que correm... (mesmo estando provavelmente a falar de pão estilo os actuais "pães alentejanos" grandes que custam para aí 1 euro, no Egipto antigo não me parece que fizessem pão bijou ?).

Não podes só pegar no exemplo "que dá jeito" ?

Claro que posso pegar no exemplo que me dá jeito! Qualquer debate centra-se nisso, arranjar umas opiniões quaisquer fundamentadas apenas por um exemplo (esquecendo tudo o resto) para fazer valer o nosso ponto de vista, por mais falaciosa que seja.

Vê-se que não davas para político, pá!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Vais-me dizer que o ouro (físico!) não serve como última moeda de troca quando o papel moeda perder o seu valor porque o estado social vai ser financiado essencialmente a partir de impressoras de dinheiro? ? 

Tudo serve como moeda, basta queres. Até cigarros... (ando a ver OZ na HBO... boa série)

Citação

Ou então o USD foi perdendo valor ao longo do tempo. 1 USD em 2020 vale muito menos do que em 1920.

Claro que sim. Mas o  gráfico do ouro ajustado à inflação mostrou que mesmo assim o ouro subiu, não foi apenas desvalorização do dólar...

Citação

Vê-se que não davas para político, pá!

Se fosse só isso estava eu bem, porque nunca o quis ser. Mas ser racional e "intelectualmente honesto" é um fardo com que tenho que viver no dia a dia e diga-se de passagem que começa a ser esgotante com o extremismo e agressividade ideológica a que estamos a chegar neste mundo (empolado por social media) :mellow:

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2020-04-30

➤ The Central Bank That Ate Japan - NYT

➤ How Oil Prices Went Subzero: Explaining the COVID-19 Oil Crash - Visual Capitalist

➤ The Demand Doctor - What would John Maynard Keynes tell us to do now—and should we listen? - The New Yorker

➤ Fed expands 'Main Street' program to firms with up to 15,000 workers - Reuters

➤ 'W-shaped' recovery may be too optimistic, Fed's Powell suggests - Reuters

➤ Não escorregue nas bolsas - Negócios

➤ The Fed’s Balance Sheet: The Other Exponential Curve - Visual Capitalist

➤ The Pandemic Economy: What are Shoppers Buying Online During COVID-19? - Visual Capitalist

➤ Dollar Cost Averaging - Bolsas e Abatanados

Recomendo o primeiro artigo a quem está espantado com a injecção de cash da FED. Os bancos centrais governarem a economia parece ser o futuro, infelizmente... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Mouro Emprestado disse:

Como leigo nestas matérias, para mim o ouro não é um commodity. Sim é usada residualmente em processos industriais, mas o ouro é, em termos genéricos, uma "moeda" que não é governada por nenhum banco central e que, por essa razão, resistirá melhor a cenários de manipulação de moeda.

Não sei se isto é verdade, mas dizem que uma onça de ouro compra hoje um bom fato feito à medida, como comprava um bom fato no início do século XX.

https://www.energyandcapital.com/articles/how-much-does-an-ounce-of-gold-buy-/76952

Perguntas: E a prata (ou outro metal) é uma commodity ? Também não é governada por nenhum banco central. resiste melhor a cenários de manipulação de moeda ?

Esse artigo é interessante , contudo o autor do artigo diz que uma onça de ouro compra hoje um bom fato feito à medida como antes também se comprava um bom fato no passado, mas depois diz que no passado se comprava 2 vacas e  hoje compra-se 12 vacas. Não dá para entender.

Outro ponto interessante aconselha(va) vender ouro e comprar bitcoin.

Finalmente e acreditando que no início do século XX com uma onça de ouro poderíamos comprar um fato feito à medida. Então o que poderíamos comprar com uma nota de 1 dólar ? E se hoje tivéssemos uma onça de ouro poderíamos comprar à mesma esse fato, mas e o que poderíamos comprar com uma nota de 1 dolár ? um chupa chupa ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Cardoso24 disse:

Desconhecia essa parceria da Euronext com a Degiro.

De qualquer forma o que quis transmitir foi que EXISTE possibilidade de TRANSFERIR acções da Degiro para outro broker. Portanto quem estiver desconfiado ou quiser "reduzir" o risco, tem sempre essa opção.

Se a Degiro falir não consegues transferir ações se a tua conta for a "basic", caso fosse possível, nem se tinha iniciado este debate :). Só no caso da conta custody é que podes transferir no caso de falência da Degiro.

Sim existe ;) 

Na realidade é possível transferir acções e ETFs duma conta basic para outra broker em caso de falência (O apoio ao cliente confirmou-me isso). E agora pelo que li até 20.000€ o teu investimento está seguro de acordo com a legislação holandesa. A diferença está sobretudo no facto da DEGIRO usar security lending com a conta basic e na custody não, permitindo-lhes diminuir fees, como por exemplo no que a dividendos diz respeito. O que claro involve risco...

Mas claro com uma conta ou outra a falência seria um pesadelo e provavelmente muita gente perderia dinheiro.

Já agora não sei se sabes, contudo deixo aqui a informação. A Flatex anunciou em 2019 que iria adquirir a Degiro por 250 Milhões, limpando a dívida da Degiro após a aquisição. Acho que têm o objectivo de gerar 3euros de dividendo por acção. A Degiro conta com mais de 500 mil clientes e a Flatex com mais de 310 mil. O alvo deles é atingir 1 milhão de clientes em 2020 tornando-se assim na líder europeia. É interessante porque a Flatex tem uma licença banking. Não sou perito, contudo diria que em termos de regulação será também uma boa notícia e que a partir do próximo ano já teremos acesso aos relatórios financeiros da Degiro, algo que até ao dia de hoje nunca encontrei (se algo souber que avise)

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )