Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, 5coroas disse:

Sim é apenas isso que faço; gosto de arriscar mas com peso e medida. Tenho usado sempre FI de petroliferas e não me tenho saído mal. Penso que este sector ainda está muito longe da extinção e quando a economia voltar a arrancar, acredito que vai ter uma boa subida. Só não sei quando, mas posso esperar.

Diz aí alguns FI de petrolíferas ? ;) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 29/04/2020 às 19:52, Patanisca disse:

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-29/world-s-richest-are-waiting-for-new-dip-in-stocks-before-buying

Afinal a minha linha de pensamento está em sintonia com estes senhores. Se ao menos houvesse semelhanças no número de zeros à direita na conta... :D

Mas custa estar sentado da borda da piscina apenas com os pés de molho, a ver o resto da malta a banhar-se e a refrescar-se, tudo porque estou na expectativa de que surja um cagalhoto a boiar ainda. :D Depois volto a esperar que tratem a água da piscina e aí e então, quando tiver bastante espaço pra nadar, mando-me de cabeça.

Ah, metáforas!

Pois mas eu começo a ficar impaciente...

Hoje sairam os resultados da economia americana, o primeiro trimestre correu pior do que as previsões que já tinham sido revistas. O que é que acontece? Sobe tudo 3% lol... e desta vez não venham com a FED, não anunciaram mais nenhum pacote de quadriliões de dólares...

Voltando à conversa da Degiro, gostava que me confirmassem ou desmentissem, se realmente o modo "jumbo" não é o método que a generalidade dos brokers usa...

Acho que estão a exagerar no risco da Degiro... o risco está lá e é importante sabê-lo mas é uma plataforma com milhões de clientes na europa, com sede nos Países Baixos (ou agora na Alemanha), e certamente não vão agora desaparecer sem rasto nem vão estes Estados cagar à grande para todos os clientes... ou pondo doutra maneira, as probabilidades disto acontecer parecem-me semelhantes às de um broker português.

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Debate interessante sobre a Degiro.

Não me lembro de uma corretora a falir...salvo as famosas “bucket shops”.

Depois de se ter noção das diferenças entre os tipos de conta que a Degiro disponibiliza. Fica a questão, posso transferir as ações para outro broker?

:) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Zylmaster disse:

Desculpem o double post mas....

Quanto à discussão da Degiro acho que se pode resumir da seguinte forma:

Seja Custody ou Basic as contas são omnibus/jumbo (ver abaixo a diferença). Segundo um gajo la no forum do caldeirão temos 3 tipos de segregação supostamente:

# Cliente e Broker juntos: broker pagar a luz, salários, escritórios com a mesma conta/empresa que detém os títulos dos clientes 

# Segregação clientes e broker (será a maioria): O broker tem uma conta e os clientes outra diferente do broker (mas os clientes entre si são todas juntas) - A Degiro estará nesta categoria.

# Totalmente segregada: cada cliente tem uma conta independente de cada cliente e do broker - há poucos brokers assim e é um dos poucos sistemas segregação mais confiáveis quando o broker vai à falência

Obviamente que ser segregada tem vantagens no caso de uma falência porque é mais fácil identificar o verdadeiro dono dos títulos - isto assumindo que o banco/correctora não cometeram fraude... (lá está tudo tem riscos né)

Por outro lado (diria eu agora), a segregação entre clientes e broker (contas jumbo) poderá permitir a identificação dos utilizadores sobretudo se tivermos toda a informação aquando da criação da conta na Degiro correctamente introduzida (isto diria que é fundamental).  Outra coisa importante que um user no caldeirão da bolsa diz é que os tribunais da Holanda serão certamente melhor que cá em Portugal (aliás que todos os países da europa do sul). Os tribunais do USA serão melhores porventura mas tb é muito mais caro viajar para os EUA do que para a Holanda. - mas isto já é achismo meu e poderá estar errado. Mais uma vez, cada um tem as suas convicções e tolerância de risco.

Quanto à degiro ser basico ou custody em termos de custos: se para a maioria (?) das pessoas neste forúm que querem comprar numa óptica buy&hold e que querem ETF's de acumulação mais vale escolherem a conta Custody porque fica ao mesmo preço que a Basic. Tem a vantagem de ainda a Degiro não usar os vossos títulos para fazer dinheiro (lending) e serem só vocês a ficarem com o risco sem qualquer benefício desse lending.

Como o user Mouroemprestrado sempre disse por aqui neste forum e que concordo em absoluto - vão colocar as poupanças de uma vida TODA numa só correctora? Mesmo que seja totalmente segregada? Cada um que decida por si. Eu não pretendo fazer isso.

TLDR:
     1) Devem estar confortáveis com a correctora(a)/banco(s) que usam.
     2) As boas prática dizem que devemos diversificar - isso inclui não só as classes de activos (acções, ouro, REIT's, w/e..), ETFs, fundos que falamos por aqui mas também noutras áreas como correctoras a usar.
     3) Os valores a partir do qual devem diversificar de correctora devem variar conforme a pessoa e conforme o "risco" que querem ter.
     4) Stay safe e fiquem em casa :D

Obrigado pelo teu excelente comentário.

Tenho apenas uma nota em relação ao risco de "security lending"' na medida em que a maior parte dos fornecedores de ETFs (acho que a Vanguard não) acaba por realizar "securities lendings". Como tal mesmo em custody existe sempre um pequeno risco.

Será que seria possível realizar uma espécie de simulação em caso de falência da Degiro tanto para as contas Basic e Custody ?

Já agora qual o benefício de um utilizador com a conta Basic ter "direito" a lending ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, investidor disse:

Obrigado pelo teu excelente comentário.

Tenho apenas uma nota em relação ao risco de "security lending"' na medida em que a maior parte dos fornecedores de ETFs (acho que a Vanguard não) acaba por realizar "securities lendings". Como tal mesmo em custody existe sempre um pequeno risco.

Será que seria possível realizar uma espécie de simulação em caso de falência da Degiro tanto para as contas Basic e Custody ?

Já agora qual o benefício de um utilizador com a conta Basic ter "direito" a lending ?

Mas esse lending dos ETF's específico pode ocorrer seja na Degiro seja noutro banco/correctora. É específico do ETF e vem sempre descrito nas factsheets! QUanto à Vanguard nao sei mas nada como ir espreitar o factsheet deles :)

Quanto à segunda parte nao sei.

O benefício é nenhum. Só ficas com o risco. A vantagem da basic (e nao sei todas as vantagens) é por exemplos nas pessoas que gostam de usar ETF's que seja de distribuição de dividendos. Estes levam um corte na conta custody, coisa que nao ocorre na Basic. Mas geralmente a maioria das pessoas prefere algo accumulating pelas vantagens fiscais e por isso para nós, em Portugal, acaba por fazer mais sentido ter um conta custody nesse caso. A basic tb permite ter mais uns produtos que a custody nao deixa (mas nao sei bem qual - terias de ir ver)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Cardoso24 disse:

Debate interessante sobre a Degiro.

Não me lembro de uma corretora a falir...salvo as famosas “bucket shops”.

Depois de se ter noção das diferenças entre os tipos de conta que a Degiro disponibiliza. Fica a questão, posso transferir as ações para outro broker?

:) 

Tudo é possível, mas repara na pior crise sanitária dos últimos 100 anos. E quando muita gente fala em graves danos económicos no mundo inteiro. Além da previsibilidade de haver recessão ou de haver dificuldades económicas a Degiro anda mais ocupada que nunca. Há n transferências de compras e vendas, têm dificuldades em responder a emails ou chamadas e as transferências bancárias levam o dobro do tempo... e até há uma fila de espera para os utilizadores se registarem na Degiro havendo um relativamente longo período de tempo para terminar o registo.

Na minha opinião se a Degiro for mais fiável que outros, apresentar melhor saúde que outras corretoras, então significa que a falir em primeiro lugar serão outras corretoras. E quando isso acontecer os utilizadores dessas corretoras irão para a Degiro e tentarão transferir os seus investimentos para a Degiro.

Se a Degiro falir ou já estamos todos numa situação preocupante onde muita gente já perdeu muito dinheiro ou é por escândalos de corrupção ou manipulação de activos/passivos, ou encobrimento de actos ilícitos, etc. A Euronext fez uma parceria com a Degiro isso também dá uma confiança às pessoas, mas claro tudo é possível até porque todos sabemos o que se passou com o BES, Lehman, etc.

No meio disto tudo sim podes transferir as ações para outro broker. Essa é a ideia se a Degiro falir, pelo que se comentou aqui em comentários antecedentes O teu investimento não será todo perdido.

há 5 minutos, Zylmaster disse:

Mas esse lending dos ETF's específico pode ocorrer seja na Degiro seja noutro banco/correctora. É específico do ETF e vem sempre descrito nas factsheets! QUanto à Vanguard nao sei mas nada como ir espreitar o factsheet deles :)

Quanto à segunda parte nao sei.

O benefício é nenhum. Só ficas com o risco. A vantagem da basic (e nao sei todas as vantagens) é por exemplos nas pessoas que gostam de usar ETF's que seja de distribuição de dividendos. Estes levam um corte na conta custody, coisa que nao ocorre na Basic. Mas geralmente a maioria das pessoas prefere algo accumulating pelas vantagens fiscais e por isso para nós, em Portugal, acaba por fazer mais sentido ter um conta custody nesse caso. A basic tb permite ter mais uns produtos que a custody nao deixa (mas nao sei bem qual - terias de ir ver)

Correcto ;)

Sim há uma diferença nos dividendos, com a custody pasgas um extra de 4€ + 0.075% por ano tanto quanto entendo.

Já agora a ideia que tenho é que os produtos são semelhantes, os custos é que são diferentes (se bem que acções e ETFs é exactamente a mesma coisa.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Há também uma consequência para quem tem conta custody.

Agora, não tem acesso aos ETFs alavancados (o Virtua já virá aquecer-me as orelhas ? ? ? ), só através de conta Basic (e outras).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, Diogobc disse:

Hoje sairam os resultados da economia americana, o primeiro trimestre correu pior do que as previsões que já tinham sido revistas. O que é que acontece? Sobe tudo 3% lol... e desta vez não venham com a FED, não anunciaram mais nenhum pacote de quadriliões de dólares...

Sairam os resultados da Alphabet, que foram bons, e o medicamento anti-vral da Gilead parece ter efeitos contra o covid.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, investidor disse:

Poderias informar-me sobre ETFs de ouro sff ? 

A questão a que me referia é que ETFs sobre a maioria das commodities são sobre futuros sobre as commodities (ou seja, sobre produtos derivados derivados do preço da commodity) e não sobre a commodity em si. Ao comprar um ETF que segue o preço do petróleo ninguém está a comprar barris de petróleo. Isso dá origem a muitos problemas. Muitos mesmo (daria origem a um mega post que se calhar qualquer dia faço para o meu site), sendo que a queda deste futuro de Maio sobre o petróleo (que foi a negativo) foi apenas um deles. Ou seja, estes ETFs são simplesmente sobre produtos financeiros, não sobre a commodity em si.

Os ETFs sobre Ouro, assim como de outros metais, (e nem todos os ETFs, tem de se ler a letras pequenas) são maioritariamente sobre ouro mesmo. Eles têm o ouro físico guardado num banco. Quase como o antigo padrão ouro. O que faz com que problemas não tenham os mesmos problemas que os ETFs sobre petróleo, gás natural, etc etc

Por isso é que muito complicado incluir um índice de commodities numa carteira. Mais vale só ouro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 20 minutos, Virtua disse:

A questão a que me referia é que ETFs sobre a maioria das commodities são sobre futuros sobre as commodities (ou seja, sobre produtos derivados derivados do preço da commodity) e não sobre a commodity em si. Ao comprar um ETF que segue o preço do petróleo ninguém está a comprar barris de petróleo. Isso dá origem a muitos problemas. Muitos mesmo (daria origem a um mega post que se calhar qualquer dia faço para o meu site), sendo que a queda deste futuro de Maio sobre o petróleo (que foi a negativo) foi apenas um deles. Ou seja, estes ETFs são simplesmente sobre produtos financeiros, não sobre a commodity em si.

Os ETFs sobre Ouro, assim como de outros metais, (e nem todos os ETFs, tem de se ler a letras pequenas) são maioritariamente sobre ouro mesmo. Eles têm o ouro físico guardado num banco. Quase como o antigo padrão ouro. O que faz com que problemas não tenham os mesmos problemas que os ETFs sobre petróleo, gás natural, etc etc

Por isso é que muito complicado incluir um índice de commodities numa carteira. Mais vale só ouro...

Como leigo nestas matérias, para mim o ouro não é um commodity. Sim é usada residualmente em processos industriais, mas o ouro é, em termos genéricos, uma "moeda" que não é governada por nenhum banco central e que, por essa razão, resistirá melhor a cenários de manipulação de moeda.

Não sei se isto é verdade, mas dizem que uma onça de ouro compra hoje um bom fato feito à medida, como comprava um bom fato no início do século XX.

https://www.energyandcapital.com/articles/how-much-does-an-ounce-of-gold-buy-/76952

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 29/04/2020 às 21:29, niceboy disse:

Sairam os resultados da Alphabet, que foram bons, e o medicamento anti-vral da Gilead parece ter efeitos contra o covid.

Não me parece suficiente mas entretanto com os resultados desta noite do Facebook, Tesla (wow ?) e Microsoft, espero mais um rally amanhã.

Qual é o critério para se declarar bull market? :P

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, USD disse:

Ainda há foristas com fé de ver o S&P 500 nos 2000 pontos?

sabe bem mas esta subida segue em contraciclo, agora com alivio aos poucos Europa assim como na Asia. As noticias nos EUA tb vão melhorando.

Nos proximos dias em principio vão ser assim. Depois vamos ver....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, investidor disse:

Tudo é possível, mas repara na pior crise sanitária dos últimos 100 anos. E quando muita gente fala em graves danos económicos no mundo inteiro. Além da previsibilidade de haver recessão ou de haver dificuldades económicas a Degiro anda mais ocupada que nunca. Há n transferências de compras e vendas, têm dificuldades em responder a emails ou chamadas e as transferências bancárias levam o dobro do tempo... e até há uma fila de espera para os utilizadores se registarem na Degiro havendo um relativamente longo período de tempo para terminar o registo.

Na minha opinião se a Degiro for mais fiável que outros, apresentar melhor saúde que outras corretoras, então significa que a falir em primeiro lugar serão outras corretoras. E quando isso acontecer os utilizadores dessas corretoras irão para a Degiro e tentarão transferir os seus investimentos para a Degiro.

Se a Degiro falir ou já estamos todos numa situação preocupante onde muita gente já perdeu muito dinheiro ou é por escândalos de corrupção ou manipulação de activos/passivos, ou encobrimento de actos ilícitos, etc. A Euronext fez uma parceria com a Degiro isso também dá uma confiança às pessoas, mas claro tudo é possível até porque todos sabemos o que se passou com o BES, Lehman, etc.

No meio disto tudo sim podes transferir as ações para outro broker. Essa é a ideia se a Degiro falir, pelo que se comentou aqui em comentários antecedentes O teu investimento não será todo perdido.

Correcto ;)

Sim há uma diferença nos dividendos, com a custody pasgas um extra de 4€ + 0.075% por ano tanto quanto entendo.

Já agora a ideia que tenho é que os produtos são semelhantes, os custos é que são diferentes (se bem que acções e ETFs é exactamente a mesma coisa.)

Desconhecia essa parceria da Euronext com a Degiro.

De qualquer forma o que quis transmitir foi que EXISTE possibilidade de TRANSFERIR acções da Degiro para outro broker. Portanto quem estiver desconfiado ou quiser "reduzir" o risco, tem sempre essa opção.

Se a Degiro falir não consegues transferir ações se a tua conta for a "basic", caso fosse possível, nem se tinha iniciado este debate :). Só no caso da conta custody é que podes transferir no caso de falência da Degiro.

há 1 hora, USD disse:

Ainda há foristas com fé de ver o S&P 500 nos 2000 pontos?

No mundo financeiro não há nenhuma garantia.

Quem te garante que não estaremos abaixo dos 2.000 pontos, daqui a uns meses?

há 1 hora, Vidolz disse:

A mama da FED não dura para sempre.

Isso é mentira :D a mensagem passada é o QE ilimitado.

O efeito é que daqui a uns tempos, pode ser devastador :D

há 1 hora, Diogobc disse:

Não me parece suficiente mas entretanto com os resultados desta noite do Facebook, Tesla (wow ?) e Microsoft, espero mais um rally amanhã.

Qual é o critério para se declarar bull market? :P

Só depois de romper os máximos anteriores.

Ainda falta muito :)

Veremos se não são os últimos disparos :P maio está à porta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, CountingCents disse:

Esta discussão está a ser demasiado biased. Além de que não está sequer no tópico correto.

Fui eu que abri a discussão e tenho de concordar. 

O que é engraçado porque tenho conta na Degiro para compra e venda pontual de ações e ETF.

O rumo que isto levou fugiu as questões por mim levantadas, daí que na realidade eu nem sequer tenho nada a discordar do resumo/conclusões que o @IceMan1910 fez.

O meu ponto não sedimentava na probabilidade a Degiro falir a curto ou longo prazo vs uma broker nacional.

O meu ponto não sedimentava no custo-beneficio da Degiro (eu proprio afirmei que para quem investe mensalmente quantias baixas a Degiro é a melhor opção)

O meu ponto sedimentava na segurança e facilidade na recuperação dos activos que era titular no caso remoto de ela falir vs um banco/corretora nacional!

Eu não me sinto seguro, porque:

- A Degiro está não sujeita aos mesmos mecanismos legais que uma nacional, e isto dá segurança a dois niveis:

* Mais mecanismos e armas legais para te defenderes, recuperares os activos e transferires para outro banco

* Segurança no caso de alguma coisa te acontecer, os teus familiares conseguem recuperar tudo

- Estamos a falar de uma corretora onde na abertura da conta não há NIB, BIC, SWIFT, nada! Não traz segurança nenhuma de que em caso de falencia seja fácil chegar lá simplesmente com um email e dizer que sou o user X e sou titular dos activos y.

-  Por ultimo, não consigo comprar a falácia do apelo à multidão. Não é por algo ter milhões de utilizadores que dá segurança na recuperação do quer que seja. Na minha opinião isto até põe em causa ainda mais a minha segurança porque:

* A fila para os mecanismos legais será em maior e por melhor que seja o sistema judicial vai ficar entupido e, é na Europa central! 

•                           Acham que vão lá por um email?

* Estamos a falar de uma corretora que a maioria das reclamações que tem, é relativamente ao Customer Service.

•                           Quer dizer, eles não conta do recado agora que estão de vento em popa. Mas acham que vão dar conta do recado quando falir.

Se voces sentem-se confortaveis a ter mais de 50k ou 50% dos activos lá... pá, quem sou eu para dizer que estão errados?

Eu pessoalmente não me sinto. 

Editado por Lezz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, blueray disse:

Também estou interessado! ?

No BEST tem uma categoria de fundos "Ações Setor Energia", com fundos como o "LU0171304552" que parece ter ações de petroliferas. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Visitante club disse:

Onde fazem os vossos investimentos, no banco Best? É o melhor para este tipo de investimentos em fundos?
    Obrigado mais uma vez pela ajuda ?

Os Fundos tenho-os no Best, o PPR é no Banco Invest. 

há 15 horas, blueray disse:

Por exemplo este:

https://www.bloomberg.com/quote/MERENYE:LX

Minimo de subscrição 100euros.

Também tem a versão em USD.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )