Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Percebo o hate, e como disse em cima, a Degiro não é a melhor opção, e cada um deve investir onde se sente mais confortável.

Mas a conta Custody da Degiro tem os bens segregados, numa conta à parte.

Além disto, para quem, como eu, investe 100~120€ /mês num ETF generalista através de uma conta Custody, tenho como custos totais 2,5€ POR ANO. Não conheço um banco que faça sequer parecido a isto...

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

@D@vid

Fiquei surpreendido por não saberes. Nessas plataformas todas com base no serviço da Saxo é igual (há em vários bancos)

Totalmente fora ? Saxo só me lembro de fazer parte da estrutura accionista do Best e da plataforma Best Trading Pro ( que nunca usei nem explorei na verdade ) e de um carro que tive 10 anos ( Citroen Saxo ? ).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, abegao disse:

Documentos degiro: https://www.degiro.pt/helpcenter/doc/informa-es-sobre-servi-os-de-investimento/46

Sobre os tipos de conta (perfis): https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/ISI_Perfis.pdf

Quando escolhe o Perfil Custody, pode utilizar os serviços de investimento da DEGIRO excluindo os serviços de Crédito a Descoberto, Títulos a Descoberto e o serviço de Derivados. Como tal, com o Perfl Custody só pode deter posições longas em Títulos. Por conseguinte, todos os Títulos serão detidos para si pela SPV Long Only. Nas posições que são detidas pela SPV Long Only, o artigo 4.5 (uso por terceiros) das Condições sobre Serviços de Investimento (para uma explicação desta cláusula, consulte o documento Serviços de Investimento nas Informações sobre Serviços de Investimento) não é aplicável. Para além do referido, os Títulos mantidos num Perfil Custody, ao contrário dos outros Perfis, não serão emprestados pela DEGIRO e o artigo 9 (Empréstimo de Títulos) das Condições sobre Serviços de Investimento (para uma explicação desta cláusula, consulte o documento Serviços de Investimento nas Informações sobre Serviços de Investimento) não é aplicável. Os Títulos que são detidos no Perfil Custody, estão protegidos contra uma falência da DEGIRO, dos corretores e entidades de custódia contratadas pela DEGIRO.

Preçario basic: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf

Preçario custody: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario_CUSTODY.pdf

Obrigado pela partilha, mas voltei a não conseguir encontrar a informação sobre qual o tipo de conta que é a custody.

Afirmam que é uma conta segregada, já sabia (SPV Long Only vs SPV Long Short)

Afirmam que não podem emprestar os títulos, já sabia.

O cerne da minha questão continua por responder (que foi o que afirmei lá atras no seguimento do que tinha lido):

conta custody da Degiro é omnibus ou não? Ou seja, os activos comprados com o meu dinheiro ficam a meu nome ou ficam em nome de uma conta Jumbo geral?

E isso não consegui ver esclarecido nesses links. 

Vou matar a curiosidade...

há 6 horas, CountingCents disse:

Percebo o hate, e como disse em cima, a Degiro não é a melhor opção, e cada um deve investir onde se sente mais confortável.

Além disto, para quem, como eu, investe 100~120€ /mês num ETF generalista através de uma conta Custody, tenho como custos totais 2,5€ POR ANO. Não conheço um banco que faça sequer parecido a isto...

Nem mais!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Visitante club disse:

5coroas Obrigado pelas palavras. Acho que vou mesmo deixar-me ficar pela CGD com o Líderes globais mais uns tempos. Reforços posso ir fazendo, embora ainda não saiba muito bem quando os fazer. Referes-te a quando as cotações baixam um pouco, certo? Se puderes dar mais algumas dicas, toda a ajuda é bem vinda ? Obrigado

Não há uma regra universal para saber qual o melhor momento para entrar. Quando se tem a possibilidade de reforçar com frequência, talvez o melhor seja mesmo reforçar logo que exista dinheiro disponivel para o fazer, independentemente de como andam os mercados. Não tendo essa disponibilidade, talvez o melhor (seria o que eu faria) seja entrar  por exemplo apenas em momentos em que se verifiquem quedas com alguma relevância (quase todos os anos surgem periodos de quedas embora nem sempre tão rápidas/profundas como as deste ano). Mas convém que tenhas um plano ao qual te comprometas a seguir; por exemplo, entro com 25% ou 50% ou...do meu capital quando se verificar uma queda de 5% ou 10% ou...face ao mãximo e com mais 25% ou 50% ou...quando ocorrer outra queda de 5% ou 10%...etc, percebes? Se não tens um plano razoável ou te pões com demasiada ganância (só entro quando cair 50%, ou só entro quando atingir o "fundo", por exemplo) corres o risco de nunca entrar pois quedas dessa magnitude são raras, ou caso não tenhas um plano a cumprir, poderás ficar paralizado pela indecisão e deixar a oportunidade passar.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, CountingCents said:

Viva @CountingCents, pedia a tua ajuda no esclarecimento de duas duvidas. Assim, 1. Uma pessoa que tenha uma conta Basic para trocar para uma conta Custody, tem de criar uma nova conta, certo? 2. É possível investir num ETF (exemplo: iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) - IE00B5BMR087) de forma parcelada ou apenas se pode adquirir UPs inteiras? Para quem pretende fazer "Dollar Cost Averaging" com montantes pequenos mensalmente seria uma mais valia? Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, nOrte disse:

Viva @CountingCents, pedia a tua ajuda no esclarecimento de duas duvidas. Assim, 1. Uma pessoa que tenha uma conta Basic para trocar para uma conta Custody, tem de criar uma nova conta, certo? 2. É possível investir num ETF (exemplo: iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) - IE00B5BMR087) de forma parcelada ou apenas se pode adquirir UPs inteiras? Para quem pretende fazer "Dollar Cost Averaging" com montantes pequenos mensalmente seria uma mais valia? Obrigado!

Fala com o suporte da Degiro para depois nao houver confusões nem chatices mas terás que criar uma conta nova sim. 

Não pode haver parcelamento de unidades na Degiro. Obviamente que a possibilidade de fraccionamento será muito útil para pequenos montantes mas de momento não é possível.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já matei a curiosidade.

Resposta da Degiro relativamente às contas Custody:

Bom dia Exmo,

Obrigada pelo seu email.

Note que em nosso website, no centro de ajuda, temos um documento explicativo sobre os perfis:https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/ISI_Perfis.pdf

Sim, é uma conta omnibus, note  informação solicitada abaixo.

Os Títulos mantidos num Perfil Custody, ao contrário dos outros Perfis, não serão emprestados pela DEGIRO e o artigo 9 (Empréstimo de Títulos) das Condições sobre Serviços de Investimento (para uma explicação desta cláusula, consulte o documento Serviços de Investimento nas Informações sobre Serviços de Investimento) não é aplicável. Os Títulos que são detidos no Perfil Custody, estão protegidos contra uma falência da DEGIRO, dos corretores e entidades de custódia contratadas pela DEGIRO. Resumo: O Perfil Custody é o Perfil mais seguro que é oferecido pela DEGIRO. Ao nível da DEGIRO (sem Empréstimo) e ao nível das entidades com as quais a DEGIRO mantém os Títulos (uso por terceiros), a segregação de ativos vai ser aplicada. No entanto, no Perfil Custody não é possível utilizar os serviços de Crédito a Descoberto e Títulos a Descoberto nem negociar com Derivados e as comissões são ligeiramente superiores. Consulte o documento Preçário nas Informações sobre Serviços de Investimento. Como tal, o Perfil Custody é uma boa opção para uma Página Pessoal que é usada para manter investimentos que são tratados com pouca frequência e para qual a segurança é um requisito. Consequentemente, o Perfil Custody é o Perfil no qual pode manter (a parte dos seus)investimentos que considera manter para o longo prazo. 

Apenas nesse tipo de conta não permite que seus títulos sejam emprestados a terceiros.

Note também que para esse tipo de conta, tem um preçário diferente (https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario_CUSTODY.pdf)

Caso tenha alguma outra questão, não hesite em nos contactar.

Com os melhores cumprimentos,

Logo a unica diferença da custody é segregação para um SPV onde não podem emprestar os activos, ambas são Omnibus.

Nem mais:

há 16 minutos, Zylmaster disse:

TLDR:
     1) Devem estar confortáveis com a correctora(a)/banco(s) que usam.
     2) As boas prática dizem que devemos diversificar - isso inclui não só as classes de activos (acções, ouro, REIT's, w/e..), ETFs, fundos que falamos por aqui mas também noutras áreas como correctoras a usar.
     3) Os valores a partir do qual devem diversificar de correctora devem variar conforme a pessoa e conforme o "risco" que querem ter.
     4) Stay safe e fiquem em casa :D

Editado por Lezz
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Virtua disse:

Aproveito para colocar outro gráfico que tenho acompanhado para pessoal que gosta de queimar dinheiro. Sim - 80% YTD. Parece o BCP all over again ? "Não pode descer mais" é a minha nova expressão preferida ?

image.png.d6989f391754f497e69c0a53464390e0.png

Obrigado Virtua.

Agora que está tudo a ficar caro, temos que nos virar para estas pechinchas.:D Lá vou ter que meter mais uns trocos no ouro negro. O Trump até parece que quer dar uns apoios às coitadinhas das petroliferas...pode ser que me venham a pagar as férias.?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 6 minutos, D@vid disse:

Então e qual a conclusão em relação á Degiro? comprova-se que se investir lá em fundos não sou eu o titular da Up?

Investir em "fundos" na Degiro?

Para quê, quando a oferta é diminuta face ao BEST (se é que têm fundos)?

A Degiro serve essencialmente para ETFs, ponto final (ou para trading, mas isso não interessa ao tópico).

Eu faria a pergunta de outra forma, nos outros bancos, usam contas jumbo ou não? ? 

PS: Concordo em absoluto em ter mais do que um banco e broker a partir de determinado montante da carteira.

Convenhamos, para uma carteira de 100k no BEST, acham que é mesmo os 25 euros anuais de manutenção da conta mais os 10 ou 15 euros de compra de ETFs que faz diferença no valor da mesma?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Mouro Emprestado disse:

A Degiro serve essencialmente para ETFs, ponto final (ou para trading, mas isso não interessa ao tópico).

Eu faria a pergunta de outra forma, nos outros bancos, usam contas jumbo ou não? ? 

PS: Concordo em absoluto em ter mais do que um banco e broker a partir de determinado montante da carteira.

Convenhamos, para uma carteira de 100k no BEST, acham que é mesmo os 25 euros anuais de manutenção da conta mais os 10 ou 15 euros de compra de ETFs que faz diferença no valor da mesma?

Achas que vou investir na Degiro? ? mas fiquei curioso como funciona, mas penso que falaram que tinham fundos ou então confundi.

Bem no Best sei que sou titular das Ups dos fundos de investimento.

Os 25€ que falas no Best não são de certeza manutenção de conta, a não ser que não tenhas a conta digital ou trading, ou estás a falar da comissão de custódia? ai sim tens de levar com 7€ ao trimestre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Mouro Emprestado disse:

há 24 minutos, D@vid disse:

Então e qual a conclusão em relação á Degiro? comprova-se que se investir lá em fundos não sou eu o titular da Up?

A Degiro serve essencialmente para ETFs, ponto final (ou para trading, mas isso não interessa ao tópico

Concordo totalmente!

A Degiro, na minha opinião, “apenas” faz sentido para investir em ETF’s.

Os Fundos disponíveis são em quantidade limitada e têm comissões mais elevadas do que a maioria dos bancos, como o Best por exemplo.

há 14 minutos, Mouro Emprestado disse:

A esta pergunta também gostava de resposta. Por exemplo, o Best utiliza contas Jumbo ou não?

E os outros, Carregosa, Invest, Big, CGD, ActivoBank, etc?

Quais utilizam contam Jumbo e em que situações (caso possa ser possível “escolher”)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas agora eu pergunto, o que é de facto uma conta jumbo? eu entendo que uma conta jumbo é utilizada ora por uma plataforma, correctora ou gestora de patrimónios de pequena dimensão, têm de abrir uma conta dessas num banco onde é a partir de lá que depositam o património dos investidores.

Ora faz algum sentido, ou nem por isso, o caso das plataformas do Saxo no Carregosa ou no Best ou uma Degiro etc, mas nunca o próprio banco, onde as contas são segregadas sob a alçada do BdP, CMVM ou ASF.

Por isso quando faço um fundo de investimento no Best eu sou o titular daquela Up.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 27 minutos, D@vid disse:

Achas que vou investir na Degiro? ? mas fiquei curioso como funciona, mas penso que falaram que tinham fundos ou então confundi.

Bem no Best sei que sou titular das Ups dos fundos de investimento.

Os 25€ que falas no Best não são de certeza manutenção de conta, a não ser que não tenhas a conta digital ou trading, ou estás a falar da comissão de custódia? ai sim tens de levar com 7€ ao trimestre.

Os 25 euros são os custos anuais de custódia de títulos (assim a olhómetro), aplicáveis para quem tem ETFs e outros títulos à negociação.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Não há uma regra universal para saber qual o melhor momento para entrar. Quando se tem a possibilidade de reforçar com frequência, talvez o melhor seja mesmo reforçar logo que exista dinheiro disponivel para o fazer, independentemente de como andam os mercados. Não tendo essa disponibilidade, talvez o melhor (seria o que eu faria) seja entrar  por exemplo apenas em momentos em que se verifiquem quedas com alguma relevância (quase todos os anos surgem periodos de quedas embora nem sempre tão rápidas/profundas como as deste ano). Mas convém que tenhas um plano ao qual te comprometas a seguir; por exemplo, entro com 25% ou 50% ou...do meu capital quando se verificar uma queda de 5% ou 10% ou...face ao mãximo e com mais 25% ou 50% ou...quando ocorrer outra queda de 5% ou 10%...etc, percebes? Se não tens um plano razoável ou te pões com demasiada ganância (só entro quando cair 50%, ou só entro quando atingir o "fundo", por exemplo) corres o risco de nunca entrar pois quedas dessa magnitude são raras, ou caso não tenhas um plano a cumprir, poderás ficar paralizado pela indecisão e deixar a oportunidade passar.

5coroas
    Sim,estou a perceber. Realmente essa é uma parte que ainda me falta definir, não sei muito bem quando fazer os reforços. Tenho de ver se leio mais umas coisas para traçar um plano. Aproveitei para fazer um reforço mais substancial nesta altura que ainda está tudo um bocado em baixo, mas tenho de ver como fazer no futuro.
    E pelo que tenho lido, tanto tu como o D@vid não confiam (ou pelo menos parece que não usam a plataforma Degiro). Onde fazem os vossos investimentos, no banco Best? É o melhor para este tipo de investimentos em fundos?
    Obrigado mais uma vez pela ajuda ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Obrigado Virtua.

Agora que está tudo a ficar caro, temos que nos virar para estas pechinchas.:D Lá vou ter que meter mais uns trocos no ouro negro. O Trump até parece que quer dar uns apoios às coitadinhas das petroliferas...pode ser que me venham a pagar as férias.?

ah.. mas o que tu estás a dizer é MUITO diferente do que o pessoal anda a fazer. Não confundir petróleo e ETFs (que seguem os futuros e não o valor SPOT) de petrolíferas. Comprar um ETF de petrolíferas ou mesmo XOM ou BP não é o mesmo que estes ETFs. Estás a falar de comprar Equity, não um ETF que segue futuros de uma commodity.

Essas empresas (que eu considero minimamente aceitáveis) estão a -30% YTD, com yields a rondar os 8 a 10%, longe de ser o fim do mundo e até se pode considerar um negócio atractivo. São negócios bastante diferentes...(até porque as acções da BP não vão a negativo por falta de storage space ???)

P.S. - Confundir ouro e empresas mineiras do mesmo tb é super comum para a maioria dos investidores. Mas aqui sou da opinião que comprar um ETF de ouro é que faz sentido. 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Virtua disse:

ah.. mas o que tu estás a dizer é MUITO diferente do que o pessoal anda a fazer. Não confundir petróleo e ETFs (que seguem os futuros e não o valor SPOT) de petrolíferas. Comprar um ETF de petrolíferas ou mesmo XOM ou BP não é o mesmo que estes ETFs. Estás a falar de comprar Equity, não um ETF que segue futuros de uma commodity.

Essas empresas (que eu considero minimamente aceitáveis) estão a -30% YTD, com yields a rondar os 8 a 10%, longe de ser o fim do mundo e até se pode considerar um negócio atractivo. São negócios bastante diferentes...(até porque as acções da BP não vão a negativo por falta de storage space ???)

P.S. - Confundir ouro e empresas mineiras do mesmo tb é super comum para a maioria dos investidores. Mas aqui sou da opinião que comprar um ETF de ouro é que faz sentido. 

Sim é apenas isso que faço; gosto de arriscar mas com peso e medida. Tenho usado sempre FI de petroliferas e não me tenho saído mal. Penso que este sector ainda está muito longe da extinção e quando a economia voltar a arrancar, acredito que vai ter uma boa subida. Só não sei quando, mas posso esperar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Poderias informar-me sobre ETFs de ouro sff ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17

Gostaria de fazer um ponto de situação sobre o debate relativo à segurança das plataformas por onde investimos, porque ficaram muitas questões pendentes.

Segundo o que o Lezz disse, apesar de na degiro a conta custody segregar os investimentos por cada investidor, o mesmo continua a ser uma conta "omnibus" (que não sei o que  é) e como tal nao fica em nome do investidor - Está correcto? 

Depois levanto outra questão. Nos bancos Portugueses sabemos que os FI ficam em nosso nome, e respectivamente aos ETFs por exemplo, funciona de igual forma ou utilizam o mesmo método que a Degiro? - Considero super importante esta questão para podermos ponderar qual o melhor veículo de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 22 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Gostaria de fazer um ponto de situação sobre o debate relativo à segurança das plataformas por onde investimos, porque ficaram muitas questões pendentes.

Segundo o que o Lezz disse, apesar de na degiro a conta custody segregar os investimentos por cada investidor, o mesmo continua a ser uma conta "omnibus" (que não sei o que  é) e como tal nao fica em nome do investidor - Está correcto? 

Depois levanto outra questão. Nos bancos Portugueses sabemos que os FI ficam em nosso nome, e respectivamente aos ETFs por exemplo, funciona de igual forma ou utilizam o mesmo método que a Degiro? - Considero super importante esta questão para podermos ponderar qual o melhor veículo de investimento.

Permite-me:

Se ficares a zeros na conta de uma entidade activa participante, em Portugal, do Sistema de Indemnização aos Investidores - que é uma pessoa colectiva de direito público com um patrimonio autonomo - tens uma garantia até 25k por investidor (do estilo do fundo de garantia de depósitos). Reclamas ao regulador e com sorte recebes rapidinho (duvido no rapidinho). Se não recebes, tens um sistema judicial onde podes trabalhar com o objectivo de o receber: https://www.cmvm.pt/pt/AreadoInvestidor/SistemaDeIndemnizacaoAosInvestidores/EntidadesParticipantes/Pages/participantes.aspx

A DEGIRO também tem o SII da Holanda (20k creio) portanto nesse caso pegas nas sapatilhas e vais lá - ou mandas mails para uma mailbox no panamá que terá todo o gosto em armazenar os teus mails. Ou então choras à CMTV os 50 euros que poupaste por ano em comissões mas que afinal resultaram na perda do patrimonio. Não esperes que a DEGIRO crie um canal no telegram para recolher as reclamações e mandar o dinheiro em cheque.

Ou nada disto acontece e o teu patrimonio fica intacto durante toda a tua vida util de investimento na Degiro.

É risk management. Cada um gere o seu risco. O que já foi dito da Degiro é bastante claro e exemplificativo.  Se calhar somos todos jovens mas se o Lehman Brothers faliu (USD 639 mil milhoes em Assets em 2008)    devem estar a brincar quanto à DEGIRO ou ao Deutsche Bank. Uma nota comparativa é que Portugal tem um GDP de 240 Bis (2018). Façam as contas sobre a dimensão do Lehman.

Nota de rodapé: Uma entidade bancária em Portugal tem 500% mais de regulação que a Degiro.

Disclaimer : Uso a Degiro, mas a maioria do meu patrimonio não está la como devem imaginar. Está segregado por várias instituições e instrumentos. Garante alguma coisa ? Pouco, mas assim espero que se perder, não perca tudo de uma vez .

Editado por P2P Money Maker
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )