Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Na volta também ainda dou lá um saltinho eheh pode ser que seja diferente do outro que fui, vamos ver, até porque o outro não tinha o exercício prático.

Foste ao ultimo do BEST? não teve foi nada, senao fosse algumas perguntas aquilo tinha durado 15minutos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fui ao outro, em relação ao que se aprende aqui no forum (e como tenho aprendido aqui) não foi nada de especial, mas este acho que é diferente pois o titulo diz workshop avançado devem esmiuçar um pouco mais a coisa, eu vou, depois encontramo-nos nas bolachas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fui ao outro, em relação ao que se aprende aqui no forum (e como tenho aprendido aqui) não foi nada de especial, mas este acho que é diferente pois o titulo diz workshop avançado devem esmiuçar um pouco mais a coisa, eu vou, depois encontramo-nos nas bolachas...

Pelo tempo não sei se esmiuçam muito...mas aguardemos, se o patrão me der a tarde pode ser que vá :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Frequento o forum regularmente como leitor, mas é a primeira vez que participo.

No início do ano tinha algum capital disponível (7k) que pretendia aplicar em algo com liquidez porque poderia ser necessário no final do ano. O gestor do BEST aconselhou-me o ES Liquidez que é mais que conhecido aqui no forum.

Contudo pretendia diversificar o meu investimento e pegar em cerca de 3k e aplicar noutros fundos com melhores rentabilidades.

Como o capital não é muito precisava da vossa ajuda :) para escolher 1/2/3 fundos onde aplicar esse dinheiro, sabendo que os fundos têm andado bastante no vermelho nos últimos tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Frequento o forum regularmente como leitor, mas é a primeira vez que participo.

No início do ano tinha algum capital disponível (7k) que pretendia aplicar em algo com liquidez porque poderia ser necessário no final do ano. O gestor do BEST aconselhou-me o ES Liquidez que é mais que conhecido aqui no forum.

Contudo pretendia diversificar o meu investimento e pegar em cerca de 3k e aplicar noutros fundos com melhores rentabilidades.

Como o capital não é muito precisava da vossa ajuda :) para escolher 1/2/3 fundos onde aplicar esse dinheiro, sabendo que os fundos têm andado bastante no vermelho nos últimos tempos.

Convém saber um pouco mais sobre o seu tipo de investidor (conservador,moderado,agressivo) e o seu horizonte temporal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que uma das diferenças está no facto do ES Liquidez ser um fundo especial de investimento, ou seja, existe uma maior liberdade para o gestor a nível de políticas de investimento, ao contrário do ES Monetário, que tem regras e limites fixos. Outra diferença está também no volume sob gestão, enquanto o Liquidez tem aproximadamente 1.700 milhões, o Monetário tem "apenas" 163 milhões. Quanto à carteira em si, o Liquidez investe 97% em papel comercial e o restante em DP, com exposição a 93% em portugal, o Monetário investe 71% em obrigações de curto prazo, 27% em papel comercial e uma parte mínima em DP, a exposição em portugal é de 68%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive hoje, como estava programado, o "almoço de trabalho" com o meu PFA, tendo em vista a definição da carteira de fundos que vou constituir. O objetivo é aplicar/rendibilizar uma parcela das minhas poupanças que estão no ES Liquidez.

Assim, o que resultou desta nossa reflexão foi basicamente o seguinte: a) Deixar neste fundo de liquidez, cerca de 40% do montante (ficam 35K). O restante, ser aplicado numa carteira "agressiva" de fundos, constituída por 75% de fundos de ações e 25% de fundos de obrigações. O cenário da aplicação será > 5 ano, sendo, naturalmente, monitorizada a miúde e feitos ajustamentos sempre que necessário.

A carteira terá, em princípio, a seguinte composição:

Ações – 75%

BPI Portugal – 5%

Fidelity Funds United Kingdom A GBP –20%

Nordea 1 Polish Equity E PLN –5%

Vontobel Fund US Value Eq. C USD – 20%

BNY Mellon Brazil Equity A EUR – 5%

Parvest Equity Russia Opportunity N – 5%

Franklin India Fund N USD – 5%

Fidelity Funds Greater China E ACC EUR – 10%

Obrigações – 25%

Nordea 1 Polish Bond Fund E PLN – 10%

UBS (Lux) Bond Fund - CHF P – 5%

Nordea 1 Danish Bond Fund E DKK – 5%

Espírito Santo Obrigações Europa – 5%

========================================

Não quis decidir-me sem antes ouvir a vossa opinião, que, como sabem, muito prezo.

Assim, aguardava 2 dias pelos vossos comentários / sugestões de alteração, para, então sim, avançar (na sexta-feira) com a subscrição dos fundos.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Aguardo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Como um verdadeiro novato nestas andanças vinha pedir conselhos acerca de um investimento para 10'000Euros. Vou ter conta no banco best e queria entrar no mundo dos fundos. Tenho visto regularmente este forum o qual decididamente é verdadeiramente educativo para alguém novo na área e não só.

Um pouco como "food for thought" alguma opinião sobre este fundo promovido pelo best: Alken Fund European Opportunities-A.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive hoje, como estava programado, o "almoço de trabalho" com o meu PFA, tendo em vista a definição da carteira de fundos que vou constituir. O objetivo é aplicar/rendibilizar uma parcela das minhas poupanças que estão no ES Liquidez.

Assim, o que resultou desta nossa reflexão foi basicamente o seguinte: a) Deixar neste fundo de liquidez, cerca de 40% do montante (ficam 35K). O restante, ser aplicado numa carteira "agressiva" de fundos, constituída por 75% de fundos de ações e 25% de fundos de obrigações. O cenário da aplicação será > 5 ano, sendo, naturalmente, monitorizada a miúde e feitos ajustamentos sempre que necessário.

A carteira terá, em princípio, a seguinte composição:

Ações – 75%

BPI Portugal – 5%

Fidelity Funds United Kingdom A GBP –20%

Nordea 1 Polish Equity E PLN –5%

Vontobel Fund US Value Eq. C USD – 20%

BNY Mellon Brazil Equity A EUR – 5%

Parvest Equity Russia Opportunity N – 5%

Franklin India Fund N USD – 5%

Fidelity Funds Greater China E ACC EUR – 10%

Obrigações – 25%

Nordea 1 Polish Bond Fund E PLN – 10%

UBS (Lux) Bond Fund - CHF P – 5%

Nordea 1 Danish Bond Fund E DKK – 5%

Espírito Santo Obrigações Europa – 5%

========================================

Não quis decidir-me sem antes ouvir a vossa opinião, que, como sabem, muito prezo.

Assim, aguardava 2 dias pelos vossos comentários / sugestões de alteração, para, então sim, avançar (na sexta-feira) com a subscrição dos fundos.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Aguardo.

Parece desde logo uma aposta muito "regionalizada". Eu preferiria ter fundos mais globais, ou pelo menos por regiões e não apostaria tanto em países especificos.

Não aprecio alguns desses fundos que têm dados de rating e risco que não me agradam nada.

exemplo:

Franlin India Fund N $

DP: 19.28%

Rent: -0.51%

Parvest Equity Russia Op

DP: 22.88%

Rent: 0.14%

Não me parece grande aposta. Mas tem outros exemplos semelhantes dentro da carteira proposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 Develop a workable plan

2 Invest early and often

3 Never bear too much or too little risk

4 Diversify globaly

5 Never try to time the market

6 Use index funds when possible

7 Keep Costs Low

8 Minimize taxes

9 Invest with simplicity

10 Stay the course

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 Develop a workable plan

2 Invest early and often

3 Never bear too much or too little risk

4 Diversify globaly

5 Never try to time the market

6 Use index funds when possible

7 Keep Costs Low

8 Minimize taxes

9 Invest with simplicity

10 Stay the course

Eu percebi a ideia (de investir globalmente, e não especificamente num sector, país ou região), mas... quais são as alternativas que apresentam?

Julguei que estaria mais resguardado se aplicasse o montante que possuo num conjunto alargado de Fundos.

Será que terei de reformular completamente a lista ou 2 ou 3 correções cirúrgicas conseguirão salvá-la?

Podem ajudar-me, por favor, nesse rearranjo?

Agradeço desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabam de sair noticias fresquinhas da reunião do FED (creio que boas para nós! :D ):

fonte: Guardian.co.uk

FED DECISION

The Federal Reserve's statement is out -- the FOMC has voted to leave its QE programme unchanged at $85bn per month, although two members have dissented.

The Fed also stated that "downside risks" to the economy and the labour market have diminished 'since the Fall', with improvements to the employment sector in recen months.

It also reiterated to keep monetary policy at its current loose levels until the jobless rate has dropped below 6.5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Moderado e isto seria investimento para longo prazo, 5+ anos...

Para 3k, eu escolheria 3 fundos, 1 misto, 1 de acções e 1 de obrigações. Do top, por exemplo

Invesco Balanced Risk Allocation 1k

ES Obrigações Europa ou o PIMCO Diversified 1k

Allianz Europe Equity Growth 1k

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Como um verdadeiro novato nestas andanças vinha pedir conselhos acerca de um investimento para 10'000Euros. Vou ter conta no banco best e queria entrar no mundo dos fundos. Tenho visto regularmente este forum o qual decididamente é verdadeiramente educativo para alguém novo na área e não só.

Um pouco como "food for thought" alguma opinião sobre este fundo promovido pelo best: Alken Fund European Opportunities-A.

É um fundo com pouco histórico ainda, tem estado bastante acima da média do mercado. Em 1 ano teve uma rentabilidade de 42%  :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons dias,

Pessoalmente não gosto... Tem uma boa rentabilidade, mas a descida de 2011 está-me a custar a engolir.

Precisava de mais histórico... Pode ser que pondere este fundo, no futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro também não gosto muito desse BPI Portugal, tem um elevado desvio padrão, rentabilidade média negativa e rácio sharpe negativo...Tem melhores no TOP

Em alternativa a este BPI Portugal, o meu PFA propos um fundo idêntico do Santander. Só que ele disse que o do BPI tinha "maior potencial"...

Quanto a dizer... "tem melhores no TOP"... vou ser muito sincero, pode haver melhores fundos no TOP, mas... eu não sei quais esses fundos são e... também ninguém me diz!

Eu não sou da área financeira. Desconheço, literalmente, quais são os "melhores" ou "piores" fundos. Se me quiserem ajudar, dando dicas... OTIMO! Agora, comentários muito vagos e genéricos como esse do "no TOP há melhores", sem concretizar, muito sinceramente e com todo o respeito, em NADA me ajudam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )