Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Tiago Cardoso 17
    há 17 minutos, 5coroas disse:

Não precisa de ser "perdido por 100 perdido por 1000", pois há que pesar bem as alternativas e os riscos (nem tudo é igualmente arriscado, há situações piores e há situações melhores); Se o Best ou outro banco falir, os fundos de investimento que lá tiveres não entram nessa falência, pois não são propriedade do banco mas sim das entidades gestoras desses fundos; só terias que te mexeres para que a tua parte te fosse disponibilizada (por exemplo transferida para outro banco). Obviamente, reclamares isso num banco nacional ou num estrangeiro não será bem mesma coisa. Estás te imaginar a caminho da Holanda...hoteis, advogados, custas judiciais, alimentação, transportes, tradutor, etc, quem te pagará tudo isso??

Imagina que a Degiro vai à falência. 

Eles devem ter milhões de investidores em todo o mundo, nao seria mais lógico que os processos fossem tratados online? Não criariam uma opção para os lesados reclamarem os seus investimentos de forma padronizada e online? Iriam viajar milhões de pessoas para a Holanda? 

É que como disse o DAVID, os fundos e os etfs não lhes pertencem e a situação seria idêntica à falência de um outro qualquer banco em Portugal. 

Eu não gostaria de ter os meus ETFS por exemplo no Best. Fui fazer a simulação para a compra do IWDA e cobram-me 12,48€. Ou seja para esse valor ser justo cada reforço teria de ser de milhares de euros...

Até que ponto esta diferença no precário compensaria essa tal segurança e comodidade adicional? 

Em relação à morte, acho que é um não assunto. Basta informares os teus próximos dos teus investimentos e dos acessos e fica resolvido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 15 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Eles devem ter milhões de investidores em todo o mundo, nao seria mais lógico que os processos fossem tratados online? Não criariam uma opção para os lesados reclamarem os seus investimentos de forma padronizada e online? Iriam viajar milhões de pessoas para a Holanda? 

Vai sonhando; se sucedesse algo do género, e se a Degiro não fizesse por iniciativa própria a devolução dos investimentos (porque por exemplo andou a desviar o capital dos investidores ou porque por exemplo os manda-chuva foram presos ou fugiram) achas que alguém iria acautelar a defesa dos interesses de todos os investidores assim sem mais nem menos?Quando estas coisas acontecem, por mais razão que tenham os lesados, se não existir uma entidade com força jurídica que faça andar as coisas para a frente, os bancos falidos estão-se nas tintas para os lesados. Nesses momentos reina o salve-se quem puder. Essas entidades chamam-se Tribunais mas têm o seu preço. Tratamento online...fia-te na virgem.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Em relação à morte, acho que é um não assunto. Basta informares os teus próximos dos teus investimentos e dos acessos e fica resolvido.

Mas se soubesses a quantidade de pessoas que tem dinheiro sem que a mulher/marido saiba...?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Mas se soubesses a quantidade de pessoas que tem dinheiro sem que a mulher/marido saiba...?

E deve ser facilissimo explicar a um leigo na àrea dos investimentos (se calhar 99 % das pessoas) como resgatar ETFs da Degiro, nomeadamente em caso de falência desta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será sempre como discutir o sexo dos anjos, eu para fundos de investimento procuro não ter comissões de compra ( salvo alguma excepção excepcional ), de venda, e não pagar manutenção de conta no banco, e para isso basta-me uma entidade financeira Portuguesa que o faça, ficará sempre ao critério depois de cada um e que esteja ciente das vantagens e desvantagens de o fazer noutras plataformas estrangeiras, seja para fundos de investimento ou outros instrumentos financeiros.

Mas ainda bem que vamos falando nestas coisas, geralmente este tipo de assunto, entre outros, vem ao de cima quando os mercados estão a subir e já não há assunto sobre o pânico nas quedas ?.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/04/2020 às 18:21, Virtua disse:

image.png.51b117549d8e5971173b88cbf15d0d7d.png

Com cotação 20 minutos atrasada mas já de hoje ?

Por falar em subidas e em quedas...

Virtua, como é que anda o teu gráfico?!?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Tiago Cardoso 17 disse:

É que como disse o DAVID, os fundos e os etfs não lhes pertencem e a situação seria idêntica à falência de um outro qualquer banco em Portugal. 

Eu não gostaria de ter os meus ETFS por exemplo no Best. Fui fazer a simulação para a compra do IWDA e cobram-me 12,48€. Ou seja para esse valor ser justo cada reforço teria de ser de milhares de euros...

Até que ponto esta diferença no precário compensaria essa tal segurança e comodidade adicional? 

nesse caso o best talvez não seja o melhor broker, mas em Portugal tens outras hipóteses. 
    Já fizeste esse cálculo no banco carregosa?

por acaso é um dos ETF que já investi e se voltar a ter será pelo carregosa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Para quem está preocupado com deter o MSCI World via Degiro, tem sempre a alternativa em index funds no BEST:

Capture.jpg

Capture1.jpg

Já sabemos que o BEST cobra 2% de comissão de subscrição, mas para quem está a investir a longo-prazo, esses 2% são amortizados no tempo (0,2% a 10 anos ou 0,1% a 20 anos). Naturalmente para quem vai fazendo trading, essa comissão é demasiado pesada.

Inclui também o GS Global Core, como comparação com um fundo global de acções não indexado e para o qual o BEST não cobra qualquer comissão.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

E o que tem um banco falir? nada, o BES faliu e eu tenho fundos do "BES" e não lhes aconteceu nada, fundos são património do cliente, não é esse o problema, o problema é como reaver os fundos de investimento numa dessas plataformas tipo degiro, porque tal como cá, lá também os fundos não vão à vida, e outro problema que se colocou foi em caso de algo acontecer ao titular dessas contas como os familiares têm acesso a elas..eu não sei porque não tenho, mas secalhar quem tem activos na degiro e outras plataformas deve de saber imagino...

A questão é, "tenho" 1M no Revolut para brincar com as acções, "tenho" 1M no Moey porque me apetece, "tenho" 1M em fundos de investimento na Degiro...amanhã morro, os meus familiares como sabem que tenho lá esse dinheiro? se alguém poder esclarecer...

Então o movimento dos lesados do BES, queixam-se do que? Que produtos é que eles tinham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 23 minutos, Lezz disse:

O Mouro já explicou muito bem, para além de arder o BES esses investimentos também arderam porque os clientes foram muito bem enganadinhos.

Vou dar um exemplo usando a imaginação (porque nunca fui cliente do BES):

Se no BES os clientes tivessem subscrito os fundos Acatis Gané Value Event Fonds A ou Allianz Global Investors Fund (1a página deste topico), mesmo com a falencia do BES o dinheiro estava intacto.

Porque? Porque os clientes eram titulares de ações nesses fundos e não o BES. 

O BES foi apenas o intermediario que foi ao charco, mas os fundos onde investiram não.

Porque é que não me sinto seguro com a Degiro e o seu modelo de negócio?

Porque usando o exemplo acima, eu não serei o titular dos ETFs/Fundos que investir mas sim a Degiro. 

Eles utilizam contas Jumbo (omnibus accounts) onde aglomeram todo o dinheiro de todos os clientes mantendo eles o registo de quem investiu o que e quando.

Quem é o titular desta conta Jumbo? Obviamente que não sou eu, mas sim a Degiro.

Porque fazem isto? Porque é mais barato -> No free lunch

Logo se a Degiro vai ao charco já estão a ver o filme para conseguir "Encontrar" o dinheiro do qual eu sou "titular"dentro da conta jumbo.

Este ponto acima é apenas umas das minhas inseguranças relativamente à Degiro (aquele texto que postei atrás mostram outras inseguranças)

Se  eu vou ter 100k investidos, eu quero ser o titular legal desses 100k! 

Relativamente aos custos, deram o exemplo dos 13€ do BEST. 

Acredito que para quem invista 50-100€ mensalmente isto se torne proibitivo, e ai consigo perceber a vantagem da Degiro no que toca a custo-efetividade.

Agora no meu caso pessoal que:

- vou investir por quadrimestre ou semestre

- sempre de 1000€ para cima

.... os 13€ não parecem nada caros para me assegurar paz de espirito e segurança. 

Pode dar m****? Pode, mas eu (e os meus familiares) estou numa posição mais forte para recuperar o dinheiro.

Porque se o BEST falir, eu serei o titular legal dos ETFs/Fundos.

PS: Corrijam-me se estiver engando ?

Era basicamente o que queria colocar com o meu post anterior.

Nao tenho toda a informação nem conhecimento para conseguir perceber todos os riscos e benefícios de adquirir fundos/etfs num banco tradicional em Portugal, ou numa correctora como a Degiro.

Basicamente estava a tentar chegar ao mesmo ponto de vista. Eu prefiro pagar mais um pouco e ter o meu dinheiro "mais seguro" mas que com  aquele valor de comissão, só a partir de certos valores é que compensa.

No meu caso, tanto posso investir 1000k de uma vez num determinado momento, como em momentos como o actual ir acumulando algum cash para ir entrando aos poucos de forma a tentar apanhar mais algumas quedas... Ora se optasse apenas por o Best, e só tivesse 1000k para investir numa fase como esta, seria apenas one shot, porque se dividisse em 3 ou  partes como faria na degiro ficaria ridiculamente caro.

Exemplo que desde que entrou o Bear Market num mesmo ETF tenho entradas com mais de 10% de diferença entre a primeira e as restantes... e perderia essa rentabilidade extra se colocasse tudo numa só vez.

Todos os fundos e etfs que tenho é para longo prazo, mas tento fazer a gestão das entradas conforme o cash que vou tendo para alocar. 

Numa situação como esta o quanto poderá ser impeditivo os possíveis one shots nos bancos tradicionais? 

Eu sei que se estamos no longo prazo o momento de entrada não é tão significativo, mas gostaria de perceber o vosso ponto de vista sobre esta variável que acrescento a toda esta equação que estamos a debater 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Vidolz disse:

Tão mas isso também podes dar a pass da Degiro à mulher

tenor.gif

há 5 horas, 5coroas disse:

Todos podem falir; a questão principal não é essa, mas sim: falindo...será mais "fácil" aceder à Justiça relativamente a instituições nacionais ou a instituições estrangeiras que nem sequer constam nos registos do BDP nem tem qualquer representação fisica?

Ás vezes sabe bem ler alguma inteligência neste tópico, que de há uns meses para cá tem vindo a ficar muito extremado. Por um lado malta com skills e conversa tão técnica que me vejo arrasca para acompanhar, por outro, é cada artolas, ai jesus.

há 5 horas, D@vid disse:

A questão é, "tenho" 1M no Revolut para brincar com as acções, "tenho" 1M no Moey porque me apetece, "tenho" 1M em fundos de investimento na Degiro...amanhã morro, os meus familiares como sabem que tenho lá esse dinheiro? se alguém poder esclarecer...

ISTO!

tenor.gif

Editado por Patanisca
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Patanisca disse:

tenor.gif

Ás vezes sabe bem ler alguma inteligência neste tópico, que de há uns meses para cá tem vindo a ficar muito extremado. Por um lado malta com skills e conversa tão técnica que me vejo arrasca para acompanhar, por outro, é cada artolas, ai jesus.

ISTO!

tenor.gif

Tantos M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lezz os titulares dos fundos de investimento na Degiro não são os clientes?? É a Degiro?? Como assim?? Explica lá isso bem outra vez como se eu fosse um miúdo de 4 anos ?, se for mesmo assim...

Já responderam todos ao abegao e é isso mesmo, aliás, eu não sou nem nunca fui cliente do BES/Novo Banco, mas há fundos que podem ser feitos noutros bancos nomeadamente no Best da gestora deles, e tal como explicado ninguém perdeu dinheiro obviamente, os fundos não fazem parte do balanço dos bancos, assim como as acções e obrigações, o risco não é do banco, é das entidades, nos fundos de investimento esse risco nem existe, risco só mesmo de mercado, do sobe e desce, uma gestora de fundos não é uma entidade comercial, apenas serve para negociar os títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Lezz disse:

Porque é que não me sinto seguro com a Degiro e o seu modelo de negócio?

Porque usando o exemplo acima, eu não serei o titular dos ETFs/Fundos que investir mas sim a Degiro. 

Eles utilizam contas Jumbo (omnibus accounts) onde aglomeram todo o dinheiro de todos os clientes mantendo eles o registo de quem investiu o que e quando.

Isto não é totalmente verdade (podem ir buscar os memes da Joacine ? ? ?  ).

As contas "custody" não são contas Jumbo, ao contrário das restantes.

No tópico da Degiro já se falou sobre isso.

Aliás, o Best Trading Pro também era assim (conta Jumbo do Saxobank), embora recentemente já não usam este tipo de contas.

Para todos os efeitos, na abertura de conta, é preciso ler muito bem a documentação e não assinar de cruz. Em caso de dúvida, a 1a primeira regra do investimento é........................................

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

Mas quem é que faz contas "custody" na DeGiro??? (estou-te já a imaginar a responder "EU" ?). Essas contas acabam por ter um precário em linha com o que os bancos praticam e logo quem vai pagar acaba por preferir ficar nos bancos.

EU!!! :) mas @Virtua o preçario não é bem em linha com o que os bancos praticam...  principalmente quem investe mensalmente valores abaixo de 1000€!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Virtua disse:

Mas quem é que faz contas "custody" na DeGiro??? (estou-te já a imaginar a responder "EU" ?). Essas contas acabam por ter um precário em linha com o que os bancos praticam e logo quem vai pagar acaba por preferir ficar nos bancos.

Eu... Já agora, para ETFs e acções o preçário é igual à conta basic.

Editado por abegao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Isto não é totalmente verdade (podem ir buscar os memes da Joacine ? ? ?  ).

As contas "custody" não são contas Jumbo, ao contrário das restantes.

No tópico da Degiro já se falou sobre isso.

Aliás, o Best Trading Pro também era assim (conta Jumbo do Saxobank), embora recentemente já não usam este tipo de contas.

Para todos os efeitos, na abertura de conta, é preciso ler muito bem a documentação e não assinar de cruz. Em caso de dúvida, a 1a primeira regra do investimento é........................................

Podes partilhar onde viste essa info?

No link que abegão partilhou diz isto:

Basic

A Basic profile provides you with access to all available products and investment services of DEGIRO except Debit Money, Debit Securities and Derivatives. This is the standard account type when you register with DEGIRO. If desired you can change a Basic account to an Active or Trader.

Custody

A Custody profile is different from a Basic profile in that the securities are held separately from the lending pool of DEGIRO clients’ securities and are thus unable to be loaned to third parties.  Debit Money, Debit Securities, and Derivative trading is not available with a Custody profile and you cannot change to an Active, Trader, or Day Trader account. A Custody Profile has different conditions and fees.  However you will still benefit from our low transaction costs and save money through trading with DEGIRO.

A única diferença que vejo aqui, é que na custody a Degiro não pode emprestar os teus activos a terceiros enquanto na basic podem.

Não fala nada se é Omnibus ou não.

Do que li e retive de outros fóruns da especialidade (esta discussão não é nova) é que a Degiro coloca os activos em dois SPV conforme o tipo de conta:

- SPV Long Short: basicamente onde estão os activos de todas as contas excepto custody, e neste SPV a Degiro reserva-se ao direito de emprestar até 30% dos activos a terceiros.

-SPV Long Only: para aqui vão todos os activos das contas custody que a Degiro não pode emprestar.

(Que é o que está explicado também no link que o abegão partilhou)

No entanto do que tenho vindo a ler ambas são omnibus accounts.

Se alguém tiver esta parte dos T&C da Degiro ajudava a esclarecer melhor isto.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Documentos degiro: https://www.degiro.pt/helpcenter/doc/informa-es-sobre-servi-os-de-investimento/46

Sobre os tipos de conta (perfis): https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/ISI_Perfis.pdf

Quando escolhe o Perfil Custody, pode utilizar os serviços de investimento da DEGIRO excluindo os serviços de Crédito a Descoberto, Títulos a Descoberto e o serviço de Derivados. Como tal, com o Perfl Custody só pode deter posições longas em Títulos. Por conseguinte, todos os Títulos serão detidos para si pela SPV Long Only. Nas posições que são detidas pela SPV Long Only, o artigo 4.5 (uso por terceiros) das Condições sobre Serviços de Investimento (para uma explicação desta cláusula, consulte o documento Serviços de Investimento nas Informações sobre Serviços de Investimento) não é aplicável. Para além do referido, os Títulos mantidos num Perfil Custody, ao contrário dos outros Perfis, não serão emprestados pela DEGIRO e o artigo 9 (Empréstimo de Títulos) das Condições sobre Serviços de Investimento (para uma explicação desta cláusula, consulte o documento Serviços de Investimento nas Informações sobre Serviços de Investimento) não é aplicável. Os Títulos que são detidos no Perfil Custody, estão protegidos contra uma falência da DEGIRO, dos corretores e entidades de custódia contratadas pela DEGIRO.

Preçario basic: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf

Preçario custody: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario_CUSTODY.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

É este o motivo do desligamento do mercado com a realidade (market vs economy), a tal dicotomia que o Heisenberg falou esta semana no SA.

Confesso que isto para mim foi novo e não esperava nada que quando visse o gráfico do desemprego dos EUA com datapoints recentes (+10M) a obliterar todos os prévios (e normais, na casa dos 200~300k pedidos de desemprego), os índices desatassem a agir em contraciclo com tudo o que são os fundamentais da economia: emprego, PMI, GDP, serviços.

Mas é como se diz: "Quem tem uma printing press de USD, tem tudo".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )