Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite!

Olhando para o longo prazo confiam na Degiro?

O meu objetivo é buy and hold sendo que irei avançar com 10k e ir reforçando com 10k (no mínimo) anualmente.

Selecionei os seguintes bancos para investir:

Activobank  (Já Cliente), Best, Carregosa, Invest (Onde vou subscrever o AR PPR)

Exclui a Degiro após ler várias tópicos em fóruns que não me deixaram muito confiante a longo prazo.

O user no tópico infra resumiu muitíssimo bem as minhas dúvidas receios....

Qual a vossa opinião?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Lezz disse:

Boa noite!

Olhando para o longo prazo confiam na Degiro?

Não confio nem para longo nem para curto.

Ás vezes o barato sai caro, e a baratice não deveria ofuscar todos os outros riscos. Imaginem que a Degiro por qualquer motivo "desaparece", conseguem antever o pesadelo jurídico que teriam que suportar para TENTAR recuperar o que vosso capital?

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Visitante club disse:

5coroas Pois. Eu para já não queria estar a abrir conta noutro banco, talvez no futuro posso avaliar essa situação. Sim,eu sei. Eu comecei em Novembro do ano passado com um valor simbólico (500€, sou um amador ?) no Acções Líderes Globais para ver como isto funciona. Claro que neste momento já estou a perder algum mas não estou preocupado, sei que é para deixar estar lá. Até estava a pensar era em reforçar com mais algum, aproveitar que os valores estão em baixo... E estava a pensar em subscrever também o de obrigações a longo prazo mas não sei se esta é a melhor altura (ainda não percebi muito bem o que são ou como funcionam as obrigações)

Se não reforçares com frequência (e sobretudo durante os bears) podes vir a precisar de muito tempo (mas mesmo muito tempo) para teres bons resultados e é também importante que escolhas Fundos de sectores que ofereçam boas perspectivas de crescimento a longo prazo (lideres globais, USA ou ações mundiais servem muito bem). Não tendo dinheiro para fazer reforços frequentes, se fosse eu, apenas faria subscrições em períodos de crises bolsistas.

Quanto às obrigações, se tens muito tempo pela frente para investires sem necessidade de resgatar o capital ( a não ser por algum motivo de força maior ) então não precisas de obrigações para nada. Tendo em conta os baixos valores que estás a usar, acho que para já não te valerá o trabalho de mudares de banco/Fundos/ETFs, pois a relativa diferença de performances face ao teu capital investido não te traria grandes vantagens. O teu focus deverá ser em adquirir mais conhecimentos não só como investir, mas também como ganhar e poupar mais dinheiro fora dos investimentos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, 5coroas disse:

Ás vezes o barato sai caro, e a baratice não deveria ofuscar todos os outros riscos. Imaginem que a Degiro por qualquer motivo "desaparece", conseguem antever o pesadelo jurídico que teriam que suportar para TENTAR recuperar o que vosso capital?

Imagino 10 anos, 15, 20 anos a poupar e investir para depois isto a acontecer. 

Sou muito pragmatico e cauteloso onde coloco o meu dinheiro apesar de não ter receio em investir.

Todas as opiniões que leio são de forum estrangeiros, daí ter levantado a questão acerca da Degiro para nivelar com a opinião nacional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Lezz disse:

Sou muito pragmatico e cauteloso onde coloco o meu dinheiro apesar de não ter receio em investir.

Todas as opiniões que leio são de forum estrangeiros, daí ter levantado a questão acerca da Degiro para nivelar com a opinião nacional.

Se até relativamente aos litígios com as Instituições nacionais já é um bico de obra, agora com instituições virtuais estrangeiras...é preciso ser muito ingénuo ou então muito aventureiro. O engraçado é que há muita gente que é supercuidadosa e até picuinhas ao lidar com as pequenas despesas do dia-a-dia e depois colocam sabe-se lá aonde as poupanças de uma vida sem nenhuma rede de segurança por baixo. É o problema eterno do carneirismo humano: se há tanta gente a investir aqui ou ali é porque essa gente deve saber que é coisa segura.:rolleyes:

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Se até relativamente aos litígios com as Instituições nacionais já é um bico de obra, agora com instituições virtuais estrangeiras...é preciso ser muito ingénuo ou então muito aventureiro. O engraçado é que há muita gente que é supercuidadosa e até picuinhas ao lidar com as pequenas despesas do dia-a-dia e depois colocam sabe-se lá aonde as poupanças de uma vida sem nenhuma rede de segurança por baixo. É o problema eterno do carneirismo humano: se há tanta gente a investir aqui ou ali é porque essa gente deve saber que é coisa segura.:rolleyes:

Entretanto a degiro foi comprada no final de 2019 por um banco alemão (Flatex): https://www.flatex.com/fileadmin/fintech_relaunch/Public/pdf/news/2019/pm/Press_Release_flatex_to_buy_degiro.pdf

Não que isso sirva de segurança adicional, embora no meu caso tenha mais medo que o Deutsche Bank vá ao charco (aí sim será o fim do mundo em cuecas, se é que não estamos já a presenciar isso aos bocadinhos).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Mouro Emprestado disse:

Entretanto a degiro foi comprada no final de 2019 por um banco alemão (Flatex): https://www.flatex.com/fileadmin/fintech_relaunch/Public/pdf/news/2019/pm/Press_Release_flatex_to_buy_degiro.pdf

Não que isso sirva de segurança adicional, embora no meu caso tenha mais medo que o Deutsche Bank vá ao charco (aí sim será o fim do mundo em cuecas, se é que não estamos já a presenciar isso aos bocadinhos).

Concordo totalmente. Já há muito tempo que vejo o Deutsche Bank como um vulcão adormecido que cada vez mais acumula gases perigosos no interior.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, Lezz disse:

Outra razão para não usar a degiro ou plataformas digitais on-line para investir poupanças da vida e dinheiro que será para a reforma, é caso me aconteça algo até lá como é que a minha mulher vai reaver o dinheiro?

em Portugal tenho conta no best para estes investimentos avultados, se acontecer algo a minha mulher sabe o nome do banco, pode pedir o extrato das contas ao banco de Portugal e vem la todas as minhas contas e pode tratar de tudo seja ao balcão, seja enviar mensagem ao meu gestor para ajudar. 

Estas plataformas são boas para “brincar” um bocado e arriscar fora da caixa mais que isso não confio, pode haver quem use para depositar as poupanças de uma vida depende de cada um. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, N.Rocha disse:

U.S. Stocks Don’t Need to Fall on Economic Damage, Goldman Says

https://www.bloomberg.com/amp/news/articles/2020-04-28/u-s-stocks-may-look-through-economic-damage-goldman-sachs-says

financial makets / real price => disconnection approved.

Já estão portanto a mudar de cassete...:rolleyes:

Financial markets prescience  /  reality = disconnection approved

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Não lances o pânico ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Abarroso disse:

Outra razão para não usar a degiro ou plataformas digitais on-line para investir poupanças da vida e dinheiro que será para a reforma, é caso me aconteça algo até lá como é que a minha mulher vai reaver o dinheiro?

em Portugal tenho conta no best para estes investimentos avultados, se acontecer algo a minha mulher sabe o nome do banco, pode pedir o extrato das contas ao banco de Portugal e vem la todas as minhas contas e pode tratar de tudo seja ao balcão, seja enviar mensagem ao meu gestor para ajudar. 

Estas plataformas são boas para “brincar” um bocado e arriscar fora da caixa mais que isso não confio, pode haver quem use para depositar as poupanças de uma vida depende de cada um. 

Isso é importante, até porque hoje em dia basta com a senha das finanças ir ao site do banco de Portugal e ver todas as contas, vai lá aparecer a degiro? não, vai lá aparecer a Revolut? não..aliás, até me disseram que não aparece a Moey..o que é estranho sendo um "banco" da CA...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 40 minutos, 5coroas disse:

Já estão portanto a mudar de cassete...:rolleyes:

Financial markets prescience  /  reality = disconnection approved

Não eram estes que diziam na semana passada que iria haver um novo rally?

A conversa-me parece ser a mesma (devem estar curtos!)

Agora que penso nisso, devia haver um site com todas as afirmações da GS, para depois vermos se valia a pena seguir o que eles dizem ou assumir uma atitude contrária ? ? ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, D@vid disse:

Isso é importante, até porque hoje em dia basta com a senha das finanças ir ao site do banco de Portugal e ver todas as contas, vai lá aparecer a degiro? não, vai lá aparecer a Revolut? não..aliás, até me disseram que não aparece a Moey..o que é estranho sendo um "banco" da CA...

Para mim é das coisas mais importantes, se calhar por ter passado por esse problema e na altura a senha das finanças, mapa responsabilidades etc deu imenso jeito para saber de tudo. 

em relação ao moey confirmo que não aparece, não sei bem porquê, talvez por ser como o Revolut funcionar como “banco de pagamentos “ ou “cartão pagamentos”. 
    também tenho conta da degiro e confirmo que não aparece, ou algum familiar tem o user e senha ou sabe da existência e envia um email para eles ou o dinheiro fica la para sempre. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Abarroso disse:

Para mim é das coisas mais importantes, se calhar por ter passado por esse problema e na altura a senha das finanças, mapa responsabilidades etc deu imenso jeito para saber de tudo. 

em relação ao moey confirmo que não aparece, não sei bem porquê, talvez por ser como o Revolut funcionar como “banco de pagamentos “ ou “cartão pagamentos”. 
    também tenho conta da degiro e confirmo que não aparece, ou algum familiar tem o user e senha ou sabe da existência e envia um email para eles ou o dinheiro fica la para sempre. 

Tão mas isso também podes dar a pass da Degiro à mulher, se morreres ela fica com a conta. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Abarroso disse:

Pois, até porque o Moey não permite depósitos aos balcões...mas são essas coisas que por vezes escapam ás pessoas, até mesmo para alguém que seja solteiro sem filhos de certeza que terá pais, irmãos, tios sei lá, alguém que ao menos possa herdar, ou então se não quiserem que ninguém herde toca a abrir contas no Revolut, Moey, etc ? são tipo offshore lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Se não reforçares com frequência (e sobretudo durante os bears) podes vir a precisar de muito tempo (mas mesmo muito tempo) para teres bons resultados e é também importante que escolhas Fundos de sectores que ofereçam boas perspectivas de crescimento a longo prazo (lideres globais, USA ou ações mundiais servem muito bem). Não tendo dinheiro para fazer reforços frequentes, se fosse eu, apenas faria subscrições em períodos de crises bolsistas.

Quanto às obrigações, se tens muito tempo pela frente para investires sem necessidade de resgatar o capital ( a não ser por algum motivo de força maior ) então não precisas de obrigações para nada. Tendo em conta os baixos valores que estás a usar, acho que para já não te valerá o trabalho de mudares de banco/Fundos/ETFs, pois a relativa diferença de performances face ao teu capital investido não te traria grandes vantagens. O teu focus deverá ser em adquirir mais conhecimentos não só como investir, mas também como ganhar e poupar mais dinheiro fora dos investimentos.

5coroas Obrigado pelas palavras. Acho que vou mesmo deixar-me ficar pela CGD com o Líderes globais mais uns tempos. Reforços posso ir fazendo, embora ainda não saiba muito bem quando os fazer. Referes-te a quando as cotações baixam um pouco, certo? Se puderes dar mais algumas dicas, toda a ajuda é bem vinda ? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

O que é mais provável? A degiro falir ou o BES falir? oh ups... enganei-me, queria dizer o XXX (inserir aqui qql outro banco em portugal)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que cada um deve tomar as decisões consoante a sua consciência.

Eu tenho mais medo que os bancos portugueses vão à falência que a Degiro, prova disso é que foi comprada por um banco Alemão.

Não é o melhor broker, mas é sem dúvida o ponto de partida mais fácil e eficiente para quem está a começar.

Pessoalmente o meu objetivo é ir investindo lá até atingir perto dos 25.000€, e nessa altura então mudar para a IB ou outro broker semelhante na altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, abegao disse:

O que é mais provável? A degiro falir ou o BES falir? oh ups... enganei-me, queria dizer o XXX (inserir aqui qql outro banco em portugal)

Todos podem falir; a questão principal não é essa, mas sim: falindo...será mais "fácil" aceder à Justiça relativamente a instituições nacionais ou a instituições estrangeiras que nem sequer constam nos registos do BDP nem tem qualquer representação fisica?

há 6 minutos, CountingCents disse:

Acho que cada um deve tomar as decisões consoante a sua consciência.

Eu tenho mais medo que os bancos portugueses vão à falência que a Degiro, prova disso é que foi comprada por um banco Alemão.

Não é o melhor broker, mas é sem dúvida o ponto de partida mais fácil e eficiente para quem está a começar.

Pessoalmente o meu objetivo é ir investindo lá até atingir perto dos 25.000€, e nessa altura então mudar para a IB ou outro broker semelhante na altura.

Estás em negação; mas se isso te tranquiliza, quem sou eu para me opor. Bola prá frente!!

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Todos podem falir; a questão principal não é essa, mas sim: falindo...será mais "fácil" aceder à Justiça relativamente a instituições nacionais ou a instituições estrangeiras?

O sistema judicial holandês pode funcionar bastante melhor que o português. Não deve ser difícil, tendo em conta que fiquei quase 1 ano para receber uma compensação da TAP por causa de um atraso num voo :D

Agora a sério, sim deve ser mais chato arranjar advogados na holanda, há o problema da lingua, etc., mas o que em Portugal parece fácil consegue sempre arranjar forma de se tornar estupidamente difícil. Por isso seguro seguro só mesmo os certificados de aforro, e mesmo esses... é até ao dia!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, abegao disse:

E o que tem um banco falir? nada, o BES faliu e eu tenho fundos do "BES" e não lhes aconteceu nada, fundos são património do cliente, não é esse o problema, o problema é como reaver os fundos de investimento numa dessas plataformas tipo degiro, porque tal como cá, lá também os fundos não vão à vida, e outro problema que se colocou foi em caso de algo acontecer ao titular dessas contas como os familiares têm acesso a elas..eu não sei porque não tenho, mas secalhar quem tem activos na degiro e outras plataformas deve de saber imagino...

A questão é, "tenho" 1M no Revolut para brincar com as acções, "tenho" 1M no Moey porque me apetece, "tenho" 1M em fundos de investimento na Degiro...amanhã morro, os meus familiares como sabem que tenho lá esse dinheiro? se alguém poder esclarecer...

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, abegao disse:

Agora a sério, sim deve ser mais chato arranjar advogados na holanda, há o problema da lingua, etc., mas o que em Portugal parece fácil consegue sempre arranjar forma de se tornar estupidamente difícil. Por isso seguro seguro só mesmo os certificados de aforro, e mesmo esses... é até ao dia!

Não precisa de ser "perdido por 100 perdido por 1000", pois há que pesar bem as alternativas e os riscos (nem tudo é igualmente arriscado, há situações piores e há situações melhores); Se o Best ou outro banco falir, os fundos de investimento que lá tiveres não entram nessa falência, pois não são propriedade do banco mas sim das entidades gestoras desses fundos; só terias que te mexeres para que a tua parte te fosse disponibilizada (por exemplo transferida para outro banco). Obviamente, reclamares isso num banco nacional ou num estrangeiro não será bem mesma coisa. Estás te imaginar a caminho da Holanda...hoteis, advogados, custas judiciais, alimentação, transportes, tradutor, etc, quem te pagará tudo isso??

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, CountingCents disse:

A marca "alemão" não é uma garantia para tudo; faz uma análise sobre esse banco e vais ver na podridão em que está metido.O  banco tem andado aflitinho para conseguir sobreviver e nesse desespero tem entrado por maus caminhos. Alguns exemplos:

One scandal after another

Despite the German reputation for efficiency, frugality, and exactitude, the financial institution repeatedly flouted banking laws in the U.S. and in the EU with impunity. However, in 2015, the wind changed. Since then, it has been repeatedly caught with its hand in the proverbial cookie jar in a series of well-publicized scandals, and been punished accordingly:

• In April 2015, Deutsche Bank was fined for $2.5 billion cumulatively from U.S. and UK authorities over its role in the LIBOR rigging scandal. 
    • In November 2015, it was forced to pay a $258 million settlement for violating U.S. sanctions against Iran.
    • In September 2016, its fixed-income division was charged by U.S. officials with trading improprieties in collateralized mortgage obligations to the tune of over $14 billion, eventually settling with the Department of Justice for $7.2 billion.
    • $10 billion in Russian money laundering was traced to Deutsche Bank by U.S. and UK officials, resulting in a $630 million fine.
    • Forex trading oversight negligence resulted in a 2018 fine of $205 million.
    Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )