Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 26/04/2020 às 00:13, Visitante club disse:

5coroas é mesmo isso. Já li por aqui muita coisa e já percebi que é preciso bastante preparação e conhecimento deste mundo que são os investimentos. Daí a minha questão, se devo para já ir investindo um bocado em 1 ou 2 fundos na CGD, sempre rendem mais um bocadito do que ter o capital parado.

Obrigado

Eu comecei também pelos FI da CGD, até perceber que havia outros melhores em outros Bancos (menores comissões, melhores performances,etc); alguns da CGD até que não são muito maus, mas se queremos optimizar os resultados, variar os investimentos ou também como no meu caso por não gostar do facto da CGD ser do Estado e do serviço que prestam, então acho que devemos procurar alhures. Tem em conta que alguns dos Fundos da CGD, tal como quase todos os FI de ações, têm um nivel de risco elevado, podendo sofrer grandes quedas embora temporárias, pelo que tu podes ainda não estar preparado mentalmente para as suportar caso as coisas corram mal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

rui_marreiros
    há 18 horas, JMS disse:

têm alguns ETFs negociados nas bolsas americanas

Olha não te posso dar a certeza, mas parece que por portas travessas podes comprar, embora vá ficar um pouco mais caro que é através de opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Resgatei pela primeira vez uns fundos de investimento estrangeiros em 2019.

Pelo que li tenho que preencher o anexo J tabela 9.2 B do IRS. é isso ou é no anexo G ?

O que coloco no Pais da fonte e no Pais da contraparte?

Os fundos estão sediados no luxemburgo e foram comprados no Banco Best.

Obrigado pela ajuda.

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Olha não te posso dar a certeza, mas parece que por portas travessas podes comprar, embora vá ficar um pouco mais caro que é através de opções.

Muito obrigado pela resposta e informação. 

Irei tentar averiguar o assunto da compra dos ETFs americanos através de opções que mencionas. 

Invisto sobretudo em fundos de investimento, contudo gosto de vez em quando ir mandando uns 'tiros' para cima e para baixo com alguns ETFs, sobretudo americanos e alavancados.  Desde que deixaram de ser comercializados na Europa para investidores não profissionais há cerca de 2 anos, tenho tentado descobrir se alguma plataforma/broker comercializa este tipo de ETFs, mas não tenho tido sucesso até à data.

Mais uma vez obrigado e bons negócios!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Eu comecei também pelos FI da CGD, até perceber que havia outros melhores em outros Bancos (menores comissões, melhores performances,etc); alguns da CGD até que não são muito maus, mas se queremos optimizar os resultados, variar os investimentos ou também como no meu caso por não gostar do facto da CGD ser do Estado e do serviço que prestam, então acho que devemos procurar alhures. Tem em conta que alguns dos Fundos da CGD, tal como quase todos os FI de ações, têm um nivel de risco elevado, podendo sofrer grandes quedas embora temporárias, pelo que tu podes ainda não estar preparado mentalmente para as suportar caso as coisas corram mal.

5coroas Pois. Eu para já não queria estar a abrir conta noutro banco, talvez no futuro posso avaliar essa situação. Sim,eu sei. Eu comecei em Novembro do ano passado com um valor simbólico (500€, sou um amador ?) no Acções Líderes Globais para ver como isto funciona. Claro que neste momento já estou a perder algum mas não estou preocupado, sei que é para deixar estar lá. Até estava a pensar era em reforçar com mais algum, aproveitar que os valores estão em baixo... E estava a pensar em subscrever também o de obrigações a longo prazo mas não sei se esta é a melhor altura (ainda não percebi muito bem o que são ou como funcionam as obrigações)

há 2 horas, superkinas disse:

o acções lideres globais e o acções EUA até são bons.

superkinas Eu comecei precisamente com o acções líderes globais e estava a pensar no obrigações a longo prazo. Também ando de olho no acções EUA mas as taxas anuais são de 2,32%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Mesmo incrível, uma chatice ?

CGD é para fazer depósitos a prazo e pedir € ?

está a subir muito rápido! nem tenho tempo de receber dinheiro, enviar e investir ?

já agora só por curiosidade no que diz respeito ao SP500 tens continuado a investir em Abril ? se não, a partir de que valor deixaste de investir ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, investidor disse:

está a subir muito rápido! nem tenho tempo de receber dinheiro, enviar e investir ?

já agora só por curiosidade no que diz respeito ao SP500 tens continuado a investir em Abril ? se não, a partir de que valor deixaste de investir ? 

Eu não invisto no S&P500, invisto em fundos onde podem ter empresas ( obviamente que têm ) várias empresas que integram o S&P500 e outros índices, qualquer das formas não fiz nada, se tivesse capital sim tinha reforçado no final de Março.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gatoazul disse:

Boas,

Resgatei pela primeira vez uns fundos de investimento estrangeiros em 2019.

Pelo que li tenho que preencher o anexo J tabela 9.2 B do IRS. é isso ou é no anexo G ?

O que coloco no Pais da fonte e no Pais da contraparte?

Os fundos estão sediados no luxemburgo e foram comprados no Banco Best.

Obrigado pela ajuda.

Tens na primeira página um guia fiscal que tem servido de uma excelente ajuda, pelo menos a partir da página 6, fundos estrangeiros é sempre anexo J mas penso ser 9.2A G20, país da fonte é o país da domiciliação do fundo, contraparte não tenho metido nada e tem passado, há quem  diga que é Portugal mas não sei.

http://www.big.pt/pdf/irs/faqs_irs_2017.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, blueray said:

Parece me ser os 2 melhores fundos de acções deles.

Para o Acções EUA que tem mais anos de vida e uma comparação directa com um simples fundo indice a seguir o SP500 (dados da morningstar), basta um simples olhar para os resultados:

Acções EUA PTYCYBLM0000

-- Rent. Anualiz.

YTD  -11,92%

3 anos anualiz. 5,46 %

5 anos anualiz. 6,02 %

10 anos anualiz. 10,13%

-- Medidas de volatilidade

Desv.Padrão(3a.) 15,56 %

Rácio de Sharpe  0,26

SP500 banalissimo IE0031442068

Rent. Anualiz.

YTD  -9.23 %

3 anos anualiz. 7,63 %

5 anos anualiz. 7,51 %

10 anos anualiz. 12,77 %

Medidas de volatilidade

Desv.Padrão(3a.) 14,86 %

Rácio de Sharpe 0,36

--Portanto, até num simples olhar em 10 minutos, muito menor rentabilidade anualizada em todos os prazos contra maior risco assumido em prazo similar.

Igual olhar pode ser feito para o Lideres Globais se for comparado com um fundo indice com estrategia similar, ou uma mistura com estrategia parecida.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Tens na primeira página um guia fiscal que tem servido de uma excelente ajuda, pelo menos a partir da página 6, fundos estrangeiros é sempre anexo J mas penso ser 9.2A G20, país da fonte é o país da domiciliação do fundo, contraparte não tenho metido nada e tem passado, há quem  diga que é Portugal mas não sei.

http://www.big.pt/pdf/irs/faqs_irs_2017.pdf

David, obrigado,

Eu perguntei isso porque já vi em diversos comentários que era no anexo G pela correctora ser Portuguesa . Mesmo nesse guia do BIG fiquei um pouco confuso....

Editado por gatoazul
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Francisco_ disse:

Para o Acções EUA que tem mais anos de vida e uma comparação directa com um simples fundo indice a seguir o SP500 (dados da morningstar), basta um simples olhar para os resultados:

Acções EUA PTYCYBLM0000

-- Rent. Anualiz.

YTD  -11,92%

3 anos anualiz. 5,46 %

5 anos anualiz. 6,02 %

10 anos anualiz. 10,13%

Desv.Padrão(3a.) 15,56 %

Rácio de Sharpe  0,26

Rent. Anualiz.

YTD  -9.23 %

3 anos anualiz. 7,63 %

5 anos anualiz. 7,51 %

10 anos anualiz. 12,77 %

Medidas de volatilidade

Desv.Padrão(3a.) 14,86 %

Rácio de Sharpe 0,36

--Portanto, até num simples olhar em 10 minutos, muito menor rentabilidade anualizada em todos os prazos contra maior risco assumido em prazo similar.

Igual olhar pode ser feito para o Lideres Globais se for comparado com um fundo indice com estrategia similar, ou uma mistura com estrategia parecida.

Mas o IE0031442068 é um ETF, certo? Não será melhor comprar com o fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Francisco_ disse:

Acções EUA PTYCYBLM0000

-- Rent. Anualiz.

YTD  -11,92%

3 anos anualiz. 5,46 %

5 anos anualiz. 6,02 %

10 anos anualiz. 10,13%

Desv.Padrão(3a.) 15,56 %

Rácio de Sharpe  0,26

Rent. Anualiz.

YTD  -9.23 %

3 anos anualiz. 7,63 %

5 anos anualiz. 7,51 %

10 anos anualiz. 12,77 %

Medidas de volatilidade

Desv.Padrão(3a.) 14,86 %

Rácio de Sharpe 0,36

Francisco eu entendo isso, acredito que não seja a melhor opção que existe. Mas sendo que eu não tenho conta noutro banco nem em nenhuma outra plataforma, fazer um investimento nesse fundo da CGD é muito mau, ou até é aceitável? Era algo que farias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    24 minutes ago, blueray said:

Mas o IE0031442068 é um ETF, certo? Não será melhor comprar com o fundo?

Foi o primeiro que apareceu do sp500, um ETF é um fundo na mesma.

Mas também é possivel comparar com um fundo indice não trocado em bolsa, por exemplo o IE0032620787. As diferenças são marginais, com o acumular de anos a versão em ETF denota os 0,03% a menos de custo, mas não tem importância para a comparação em causa com o PTYCYBLM0000. A ideia era comparar com um produto que segue um indice de exactamente o mesmo mercado, sem complicações.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Francisco_ disse:

Foi o primeiro que apareceu do sp500, um ETF é um fundo na mesma.

Mas também é possivel comparar com um fundo indice não trocado em bolsa, por exemplo o IE0032620787. As diferenças são marginais, com o acumular de anos a versão em ETF denota os 0,03% a menos de custo, mas não tem importância para a comparação em causa com o PTYCYBLM0000.

Já agora, aquele ETF que colocaste existe no Best. Qual é a vantagem em ter por ex no Best em comparação com a Degiro? ;) 

Qual é o valor de comissões que se paga no Best por ter um ETF? 

Obg.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 minutes ago, blueray said:

Já agora, aquele ETF que colocaste existe no Best. Qual é a vantagem em ter por ex no Best em comparação com a Degiro? ;) 

Qual é o valor de comissões que se paga no Best por ter um ETF? 

Obg.

Já agora, eu só utilizei essa referencia porque foi a primeira que apareceu, sem criterio em especial. Se fosse mesmo para comprar, eu iria para um acumulativo (no tópico de ETF estão lá muitos referidos).

Eu não sei os custos do BEST para transacionar ETF, mas vendo nos precários é fácil chegar a uma conclusão face à DeGiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Francisco_ disse:

Já agora, eu só utilizei essa referencia porque foi a primeira que apareceu, sem criterio em especial. Se fosse mesmo para comprar, eu iria para um acumulativo (no tópico de ETF estão lá muitos referidos).

Eu não sei os custos do BEST para transacionar ETF, mas vendo nos precários é fácil chegar a uma conclusão face à DeGiro.

No Best sobre o tal ETF

image.png.93716b3198467d5c9bf54bb598acc264.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    18 minutes ago, blueray said:

No Best sobre o tal ETF

image.png.93716b3198467d5c9bf54bb598acc264.png

Percebo, essa é a ficha do produto em si, mas eu estava a referir-me aos custos que o BEST cobra para comprar/vender unidades de um qualquer ETF.

Entretanto fui ver e a DeGiro tem no site uma comparação de preço por cada transacção de um qualquer ETF:

1.thumb.png.7956f5f7deba58556fd62414a3f8fe6b.png

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que pensam sobre as acções da Adidas ? As acções ainda estão com uma quebra de 35% quando em comparação com o máximo deste ano. 

Valerá apena investir ? 

Muito provavelmente o 2 trimestre de vendas será ainda pior que o 1 trimestre. E como tinham falta de liquidez tiveram que pedir um empréstimo ao governo alemão há 2 semanas no valor de  2 mil 400 milhões de euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, investidor disse:

Que pensam sobre as acções da Adidas ? As acções ainda estão com uma quebra de 35% quando em comparação com o máximo deste ano. 

Valerá apena investir ? 

Muito provavelmente o 2 trimestre de vendas será ainda pior que o 1 trimestre. E como tinham falta de liquidez tiveram que pedir um empréstimo ao governo alemão há 2 semanas no valor de  2 mil 400 milhões de euros.

https://www.forumfinancas.pt/topic/11761-acções/?&page=37#comments

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )