Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

OK, estás a comparar então estratégias diferentes: Large Cap Blend vs Large Cap Growth.

Nesta última década os índices growth destroçaram os índices value, o contrário daquilo que ocorreu na 1a década do século XXI (return to the mean they say).

https://www.msci.com/documents/10199/a20000f5-7518-404d-9d37-2fd47939ed28 

Quando comparado com o respectivo índice no último ano, as diferenças não são assim tão evidentes:

Capture.jpg

A dúvida é saber no futuro qual a melhor estratégia, Blend, Growth ou Value ? 

O problema não é se o ETF é passivo e o fundo é activo.

O problema são os custos anuais de gestão. É a única variável que os investidores podem controlar à partida.

qual etf para growth ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 31 minutos, superkinas disse:

qual etf para growth ?

Estranho, mas não há nada para o mercado mundial.

Até ETFs para value existem (2).

Parece que o que está a dar nos ETFs são os smart betas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

@Virtua é mesmo por uma questão de minimizar risco que prefiro fundos, a minha analogia vai nesse sentido, um ETF é um carro desgovernado

Achas mesmo que milhões de intervenientes com Biliões de dólares TODOS os dias é um carro desgovernado? Se achas que o mercado vai em "ponto morto" tenho más notícias para ti.

E eu tb é por uma questão de risco. Risco é não ser queimado, de novo, porque um indivíduo qualquer se lembrou de diminuir o risco numa queda, comprar ouro quando eu não queria, comprar protective puts porque tem um mandato de volatilidade (e depois acabou por ter comprado no fundo)... Todas estas situações já foram vistas ou vividas por mim. Não quero ter que estar a pensar no que o gestor do fundo está a fazer. Eu invisto no mercado, não no fundo A ou B. Simplesmente descobri que index funds ou ETFs é uma forma de estar no mercado com que me identifico mais (se calhar principalmente pela diminuição de risco humano do que aumento de retornos).

O risco vem de variadas formas e como disse esta de eu estar sempre a pensar se outra pessoa me está a sabotar o que quero fazer é importante para mim.

P.S. - Ainda ontem estive a desenvolver aquilo que fique como a minha medida de risco, com base em retorno, profundidade e longevidade temporal de drawdowns, simplesmente porque ainda não vi medida nenhuma de jeito a ter a longevidade temporal dos drawdowns, e respectivo desgaste psicológico, em consideração)

há 2 horas, USD disse:

O Best comercializa esse fundo com esta versão em Euros:

MS INVF Global Opportunity AH EUR LU0552385618

Temos de começar a distinguir "versão em euros" e "hedge em euros". Neste caso este é versão em euros e hedge em euros.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

O problema não é se o ETF é passivo e o fundo é activo.

O problema são os custos anuais de gestão. É a única variável que os investidores podem controlar à partida.

Como disse em cima. Para mim é mesmo se é activo ou passivo... A partir do momento em que aprendo algo gosto de ter 100% de autonomia. Por isso irei sempre preferir programação a software "pré-enlatado".

Fazer um site em vez de usar um software como a squarespace ou a wordpress. Usar Dash ou ou shiny em vez de Power BI (da microsoft). Aliás estou a mudar de shiny para Dash e uma das razões é mesmo porque tenho mais liberdade na construção dos sites/aplicações. Dá mais trabalho? Dá. Mas fica muito mais bonito/a meu gosto. (A vantagem maior para mim é ser em python em vez de R mas isso é outra "guerra")

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Virtua entendo isso tudo, mas fazendo uma comparação entre um Pictet Index USA que considero um excelente fundo index, e um Legg Mason Clearbridge USA, praticamente são iguais, e aqui apenas fica ao critério de cada um se quer pagar 0,90 no Pictet ou 1,20% no Legg Mason em termos de gestão.

YTD no Pictet de -12,21%,  YTD no Legg -10,33%, vale o que vale.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, D@vid disse:

@Virtua entendo isso tudo, mas fazendo uma comparação entre um Pictet Index USA que considero um excelente fundo index, e um Legg Mason Clearbridge USA, praticamente são iguais, e aqui apenas fica ao critério de cada um se quer pagar 0,90 no Pictet ou 1,20% no Legg Mason em termos de gestão.

Isso é porque o Pictet ainda tinha a cotação atrasada ?

Ambos com cotação a 2020-04-22

Pictet-USA Index R EUR

image.png.b00e6631c31125da07e3d3cf1149485a.png

Legg Mason CB US Apprec A EUR Acc

image.png.1751b00c3c3299bce29dd7da0f8957ca.png

Vai haver sempre bons fundos, como há site espectaculares em wordpress. É uma opção pessoal dar-me mais ao trabalho e ter uma coisa exactamente como quero. Por isso em programação tb faço muitas coisas de raiz.

Um exemplo claro é a minha tabela de drawdowns e a que vem pré-enlatada:

Pré-enlatada:

image.png.bff2b828de5b43b0d8ed3c2493e5c7fc.png

Minha:

image.png.2da098473e2619570dc17a2e0a51b884.png

Há uma que é melhor? A pré-enlatada até tem mais info. Mas do ponto de vista da pessoa normal o length em "datas humanas" faz mais sentido. Até porque o número em length na primeira é número de sessões, nem é número de dias. A informação extra nem é algo que a maioria das pessoas considera relevantes, e posso ver no gráfico a velocidade da queda mais facilmente. Perdi 5 horas para fazer uma coisa com menos info? Perdi. Mas está como eu gosto :P

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Este post é extremamente pertinente. E deita por terra, todos (e são muitos) analistas/comentadores americanos de mercados/fundos, que defendem de forma acentuada e acérrima, os "Index funds" em detrimento de qualquer "mutual fund". Quando vejo a performance do Pictet Index USA, e comparo com o Legg Mason ou BGF US Growth nestes últimos 5 anos fico com imensas dúvidas. Não seria suposto, o Pictet Index USA ser sempre superior (num horizonte temporal de 5 anos) relativamente aos outros dois? A diferença é enorme em desfavor do Index Fund. Sou apenas eu que tenho essa dúvida?

Será que os fundos nos EUA tem taxas/comissões ou qualquer outro aspeto que desconheço, que os os torne diferentes daqueles fundos, que nós portugueses consumimos? As sugestões que vou lendo em diversos artigos, colocam: primeira opção subscrever "Index Fund", segunda opção subscrever "Index Fund", etc. Confesso que já tenho esta dúvida desde 2019 ?

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, USD disse:

Não seria suposto, o Pictet Index USA ser sempre superior (num longo horizonte temporal) relativamente aos outros dois? Sou apenas eu que tenho essa dúvida?

Acho que não é "suposto" nada. A vantagem de recomendar um index fund é que estás a recomendar o mercado. Não há downside de, se o fundo "explodir",  ser tua culpa tua por exemplo. O que eu acho que é quer de um lado quer do outro o pessoal começa a ser demasiado extremista. Como se fosse "suposto" ser de determinada forma porque só há uma verdade. O pessoal do indexing foca-se imenso naqueles percentagens de que os index funds batem 80% dos fundos, quando a maioria desses 80% são lixo.

E cada pessoa tem uma realidade pessoal e financeira. No meu caso para a carteira CORE prefiro Index funds/ETFs. Para outra pessoa pode ser melhor fundos por não ter comissão de subscrição, como já referiu o @5coroas.

Há que pensar e tomar uma decisão racional. Eu ainda estou para ver um index fund a ter a performance do MFS European Value ou o Jupyter European Growth...

Citação

Será que os fundos nos EUA tem taxas/comissões ou qualquer outro aspeto que desconheço, que os os torne diferentes daqueles fundos, que nós portugueses consumimos?

Nops... Tudo igual

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, USD disse:

BGF US Growth

Refereste a este? LU0147387970

Se sim tens de comparar com um ETF/index fund US growth, não blend, como em cima o @Mouro Emprestado fez/disse.

A comparação seria com:

https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00013M7O

BGF US Growth E2

image.png.9ba22e5cd1df09365280bed6d72378df.png

Lyxor Russell 1000 Growth UCITS ETF Acc

image.png.b94f03bcb25c4e3bb17b194e69489eca.png

O BGF já está com a cotação de hoje e o ETF Lyxor ainda não, mas de qualquer das formas em performance YTD o BGF deverá estar 1.5 p.p. acima ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o ideal é diversificar e combinar os dois tipos :) aproveitando vantagens e desvantagens de cada um. Uma das grandes vantagens fundos é poder investir com pequenos montantes.

Uma pergunta porque é que quando se questiona sobre etf acções mundiais vem sempre IE00B4L5Y983 e não um etf growth ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, superkinas disse:

Uma pergunta porque é que quando se questiona sobre etf acções mundiais vem sempre IE00B4L5Y983 e não um etf growth ?

Eu acho (da minha parte) que quem vai para ETFs/index funds são pessoas que gostam de simplificar ao máximo e comprar o mercado como um todo. Sem coisas estranhas, value vs growth. Small Caps vs Large Caps. Mas isso é aqui no tópico. Sei de quem gosta de "inventar" ao pormenor.

Eu só mesmo com o IQQ0 é que "invento"!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Virtua disse:

Refereste a este? LU0147387970

Se sim tens de comparar com um ETF/index fund US growth, não blend, como em cima o @Mouro Emprestado fez/disse.

A comparação seria com:

https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00013M7O

Tem razão. Estava a comparar categorias diferentes ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, superkinas disse:

o ideal é diversificar e combinar os dois tipos :) aproveitando vantagens e desvantagens de cada um. Uma das grandes vantagens fundos é poder investir com pequenos montantes.

Não existe nenhum ETF UCITS que siga o MSCI World Growth (acho que há nos EUA, mas é apenas "achismo"). Há apenas ETFs Growth para alguns sectores do mercado.

O facto de se sugerir o IWDA é porque é o maior ETF UCITS capitalizável que segue o MSCI World. 

Eu por exemplo, por razões diferentes, uso a versão da Xtrackers e não o iShares, mas no final do dia vai dar ao mesmo.

E como o @Virtua diz, tens sempre o MSCI World Minimum Volatility (também o acho superior ao MSCI World numa comparação 1 vs 1, mas numa carteira do Portfolio Permanente se calhar fará menos sentido!).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Algum desses fundos está no Best? ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    A 22/04/2020 às 18:32, D@vid disse:

Para mim o principal prende-se na diferença de um trabalhar em ponto morto e o outro ter um condutor.

Ainda prefiro um produto que tenha um gestor para pensar estratégias de investimento e travar supostas quedas com novas realocações na carteira.

David, mas se for um fundo que segue um determinado índice à risca, como pode ser ele um gestor ativo?

Imagina um que siga o SP500, ele de repente não se pode por a comprar bonds.

Ensina-me o que ainda não sei ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Mouro Emprestado disse:

Tens um com 80% YTD. ?

Capture.jpg 

alavancados não vale... Só plain vanilla. Senão daqui a pouco começamos a falar de ETFs short ? Esse tipo de coisas foi das piores coisinhas que tornaram acessíveis à grande maioria dos investidores. Deveriam ser considerados derivados, que é o que são!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 minutos, Virtua disse:

alavancados não vale... Só plain vanilla. Senão daqui a pouco começamos a falar de ETFs short ? Esse tipo de coisas foi das piores coisinhas que tornaram acessíveis à grande maioria dos investidores. Deveriam ser considerados derivados, que é o que são!!

Prontos prontos, o EDV não usa alavancagem ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Virtua disse:

Se calhar os derivados nem deveriam existir.

Se formos a ver existem tantos nomes e instrumentos financeiros para tentarmos fazer dinheiro que é inacreditável. Será que em 100 anos teremos ainda mais ? provavelmente inventarão novos produtos e certamente uns com ainda mais risco, porque afinal de contas quanto maior o risco, maior a recompensa ;)

Commodities, ações, obrigações, títulos, fundos, fundos de fundos, etfs, mercados futuros, derivativos, securitização, empréstimos, etc..

Seria interessante um perito fazer uma lista de tudo o que temos à nossa disposição para investir.

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )