Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 13 minutos, N.Rocha disse:

mas alguem que tenha intenção de comprar e fazer hold por 15 ou 20 , á partida também não de se preocuopar com bid-ask ratios, é one time operation. excepto, claro quando se fazem reforços anuais ou rebalanceamentos, certo ?

Certo.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 38 minutos, abegao disse:

Bitcoin são só bits. Se amanhã descobrissem uma vulnerabilidade informática no protocolo de consensus, passava a valer 0. Já um barril de crude será sempre um barril de crude.

era uma piada pá! :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 minutos, D@vid disse:

Para mim o principal prende-se na diferença de um trabalhar em ponto morto e o outro ter um condutor.

Ainda prefiro um produto que tenha um gestor para pensar estratégias de investimento e travar supostas quedas com novas realocações na carteira.

A maioria dos fundos globais de acções tiveram melhor ou pior comportamento que o IWDA este ano?

Ó Virtua, ajuda só nisto ? ? 

(Não vale vires com o MSCI World Min Vol, isso é batota ? ? ).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E já agora quando comprar por ex um fundo cá, na banca nacional, depois será mais "fácil", quando for para declarar no IRS aquando de uma venda?...do que por exemplo com uma Degiro (mesmo sendo um ETF)?...ou é a mesma coisa? :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O dinheiro também é só 0s e 1s com a vantagem de poder ser impresso ☺️Todo o sistema bancário mundial está assente em código criado ha largas décadas atrás numa linguagem que cada vez menos as gerações atuais percebem, Cobol. Qualquer incidente que aconteça neste monolítico gigante imaginem as implicações. ?‍♂️Não é à toa que uma migração de uma base de dados no banco de portugal demora vários dias e muitas vezes há rollbacks .

EDIT: https://www.ey.com/en_lb/banking-capital-markets/why-banks-can-t-delay-upgrading-core-legacy-banking-platforms
    https://www.reuters.com/article/us-usa-banks-cobol/banks-scramble-to-fix-old-systems-as-it-cowboys-ride-into-sunset-idUSKBN17C0D8

Mas estava a ser irónico em relação à BTC, não me crucifiquem :D

Editado por a_silva89
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Usando a tua analogia:

Prefiro conduzir eu. E espero que o carro vire para a esquerda quando eu lhe digo para virar para a esquerda (não tem um "gestor" que ache que o carro deveria virar para a direita)

Não sei se entendi...és gestor de algum fundo de investimento? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

A maioria dos fundos globais de acções tiveram melhor ou pior comportamento que o IWDA este ano?

IE00B4L5Y983 ETF açoes  mundiais

Ano -  (- 14,85)

1 ano -  (-5.77)

LU0552385295 fundo acções globais

Ano -  (- 2,13)

1 ano -  (+9.84)

mesmo o português caixagest acçoes lideres globais

Ano -  (- 7,81)

1 ano -  -0,77)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Não sei se entendi...és gestor de algum fundo de investimento? ?

Quem me dera... Fazia melhor que 80% deles enquanto jogava golfe ???

Mas espera uns tempos que tenho aí um truque na manga ?

há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Por acaso tenho uma app para isso. Mais logo já coloco os dados com fundos que sigo ?

P.S. Quem conhece bons fundos de equity mundiais pode dizer que penso na possibilidade de os incluir (Esse MS Inv parece bom, se calhar vou incluir)

O problema é a falta de consistência. Durante anos e anos o Goldman Sachs Global CORE® Equity Portfolio E Acc EUR Snap foi o melhor, ficando até o topo de escolhas do David Almas vários anos consecutivos e agora.... espetou-se!!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

Quem me dera... Fazia melhor que 80% deles enquanto jogava golfe ???

Mas espera uns tempos que tenho aí um truque na manga ?

?

Então por enquanto és um mero pendura ?,  ou vais num carro sozinho em ponto morto ao sabor do que a estrada te leva, ou num carro com um condutor que o tenta conduzir da melhor forma o veículo, manutenção incluída ?, quem sabe se um dia não és tu o condutor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, D@vid disse:

Então por enquanto és um mero pendura ?,  ou vais num carro sozinho em ponto morto ao sabor do que a estrada te leva, ou num carro com um condutor que o tenta conduzir da melhor forma o veículo, manutenção incluída ?, quem sabe se um dia não és tu o condutor.

Acho que sabes que não é a melhor analogia e percebes o que quero dizer... Quanto já passamos para encontrar bons fundos. Quantos fundos viste a portarem-se mal? Parece de modas... eram os pimco, depois o nordea, depois voltou ao pimco (com o income), depois eram os blackrock, agora é o acatis gané. Até quando? Espero que para sempre, para bem dos clientes...

Eu é que já não tenho paciência nem tempo para andar à caça do próximo fundo "bom". Digo o mesmo que a quem está a "investir" no petróleo. Boa sorte. Não tenho nada contra. Eu é que não meto mais dinheiro no "queimador". Sigo o MFS european value assim como o fidelity consumer industries LU0114721508 pk foram fundos que NUNCA me deixaram ficar mal mas... com cuidadinho!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Virtua disse:

Acho que sabes que não é a melhor analogia e percebes o que quero dizer... Quanto já passamos para encontrar bons fundos. Quantos fundos viste a portarem-se mal? Parece de modas... eram os pimco, depois o nordea, depois voltou ao pimco (com o income), depois eram os blackrock, agora é o acatis gané. Até quando? Espero que para sempre, para bem dos clientes...

Eu é que já não tenho paciência nem tempo para andar à caça do próximo fundo "bom". Digo o mesmo que a quem está a "investir" no petróleo. Boa sorte. Não tenho nada contra. Eu é que não meto mais dinheiro no "queimador". Sigo o MFS european value assim como o fidelity consumer industries LU0114721508 pk foram fundos que NUNCA me deixaram ficar mal mas... com cuidadinho!!

Mas a "caça" do fundo "bom" é algo que sempre haverá porque o ser humano nunca está satisfeito, mas eu que tenho este tópico que já vai quase em 8 anos, tem praticamente mais de 70% dos fundos na primeira página desde a primeira hora, só mudei alguns porque ou foram liquidados ou foram fundidos com outros, de resto estão ali e nem deixaram de ser maus após estes anos todos, são uma base desde o primeiro momento para que outros possam "caçar" outros fundos, e outros vão sempre aparecendo, sendo este um tópico de fundos de investimento e não de ETF's, é esse um dos objetivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Virtua é mesmo por uma questão de minimizar risco que prefiro fundos, a minha analogia vai nesse sentido, um ETF é um carro desgovernado, ao fim de 10 anos obteve melhor performance que um carro com um condutor? óptimo, mas eu pessoalmente prefiro ter um condutor que o trave nas quedas, não é nenhum dogma longe disso, talvez continue a ser aquele investidor "antiquado" que prefira ter menos retorno mas também menos risco.

O @superkinas colocou uns exemplos interessantes, apesar do Morgan ser em USD, a própria versão em EUR apresenta um Alfa de +2.18.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

qual a versao em euros,  Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund AH (EUR) ? A longo prazo compensa em euros  ou é melhor manter a original em dolares. Ainda não me habituei fazer escolhas euro/dolar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, superkinas disse:

qual a versao em euros,  Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund AH (EUR) ? A longo prazo compensa em euros  ou é melhor manter a original em dolares. Ainda não me habituei fazer escolhas euro/dolar.

Para mim vai sempre depender da cotação EUR/USD...pode compensar no futuro ou não, nunca fiz um fundo em USD na verdade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Para mim vai sempre depender da cotação EUR/USD...pode compensar no futuro ou não, nunca fiz um fundo em USD na verdade.

No meu caso, às vezes compro em Euros outras vezes em USD, apenas por diversificação. Também tenho em moeda inglesa, norueguesa, japonesa, etc. O mais engraçado é que tenho verificado que cada vez que fiz resgates dos Fundos em outras moedas, até agora (e apenas por uma questão de sorte) sempre  ganhei com o câmbio. Na minha estratégia para curto prazo gosto de apostar em muitos cavalos em simultâneo com caracteristicas variadas e depois vou colectando os que vão tendo as melhores performances e deixando os outros a pastarem por mais algum tempo.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 horas, superkinas disse:

IE00B4L5Y983 ETF açoes  mundiais

Ano -  (- 14,85)

1 ano -  (-5.77)

LU0552385295 fundo acções globais

Ano -  (- 2,13)

1 ano -  (+9.84)

mesmo o português caixagest acçoes lideres globais

Ano -  (- 7,81)

1 ano -  -0,77)

OK, estás a comparar então estratégias diferentes: Large Cap Blend vs Large Cap Growth.

Nesta última década os índices growth destroçaram os índices value, o contrário daquilo que ocorreu na 1a década do século XXI (return to the mean they say).

https://www.msci.com/documents/10199/a20000f5-7518-404d-9d37-2fd47939ed28 

Quando comparado com o respectivo índice no último ano, as diferenças não são assim tão evidentes:

Capture.jpg

A dúvida é saber no futuro qual a melhor estratégia, Blend, Growth ou Value ? 

há 2 horas, D@vid disse:

@Virtua é mesmo por uma questão de minimizar risco que prefiro fundos, a minha analogia vai nesse sentido, um ETF é um carro desgovernado, ao fim de 10 anos obteve melhor performance que um carro com um condutor? óptimo, mas eu pessoalmente prefiro ter um condutor que o trave nas quedas, não é nenhum dogma longe disso, talvez continue a ser aquele investidor "antiquado" que prefira ter menos retorno mas também menos risco.

O problema não é se o ETF é passivo e o fundo é activo.

O problema são os custos anuais de gestão. É a única variável que os investidores podem controlar à partida.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, 5coroas disse:

No meu caso, às vezes compro em Euros outras vezes em USD, apenas por diversificação. Também tenho em moeda inglesa, norueguesa, japonesa, etc. O mais engraçado é que tenho verificado que cada vez que fiz resgates dos Fundos em outras moedas, até agora (e apenas por uma questão de sorte) sempre  ganhei com o câmbio. Na minha estratégia para curto prazo gosto de apostar em muitos cavalos em simultâneo com caracteristicas variadas e depois vou colectando os que vão tendo as melhores performances e deixando os outros a pastarem por mais algum tempo.

Também verifico isso muitas vezes quando estou a fazer IRS de pessoal amigo, raramente têm perdido no câmbio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, superkinas disse:

O Best comercializa esse fundo com esta versão em Euros e com Hedge: (Obrigado Virtua pela correção)

LU0552385618

Editado por USD
    Correção
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Mouro Emprestado disse:

A dúvida é saber no futuro qual a melhor estratégia, Blend, Growth ou Value ? 

O problema não é se o ETF é passivo e o fundo é activo.

O problema são os custos anuais de gestão. É a única variável que os investidores podem controlar à partida.

Porque não as 3? tenho as três nas minhas carteiras, por algum lado o vento vai soprar ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )