Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

:( tambem te dei a minha opinião...uma carteira simples de risco reduzido que me pareceu que era o que se adaptava a ti...e ao momento

1/3 es rendimento

1/3 es liquidez

1/3 es plano prudente

esta só não dá é para ganhares ou perderes 20% ao ano

nem para ganhares ou perderes 10% ao ano

...é mais estável e andará na ordem de 5% os ganhos ou as perdas máximas médias anuais num horizonte de 3 anos

Tendo eu o montante depositado no Best, é natural que o PFA sugira produtos que pertençam à (vasta) carteira do banco. No fundo, que "façam a diferença" entre ter conta nesse banco ou no Bes.

Comercializando o Best uma extensíssima carteira de títulos/fundos, seria estranho que indicasse a um seu cliente já de média dimensão (não tenho lá tostões!), os produtos do Bes (um generalista), mesmo atendendo ser a sua casa-mãe. Há-de haver um elemento diferenciador entre o Best e o Bes... A oferta do Best terá, forçosamente, que traduzir isso ou não estaria a cumprir o seu papel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Se os teus conhecimentos são escassos, eu diria o seguinte:

- ETF, não. Considero que os ETF é para quem já percebe um pouco mais do assunto - mas se o forista rakmoz apresentar argumentos contra o que acabei de dizer, fico disponível para mudar de opinião;

- se tiveres um pouco de tempo para ver os fundos que estão no top, concentra-te em alguns dos indicadores que apresentam: rácio de Sharpe tem que ser > 1, caso contrário eliminas da tua lista; o desvio-padrão tem que ser inferior à rendibilidade média, no caso contrário significa que o risco tende a ser mais elevado quando comparando com as tuas oportunidades de rendimento.

- tudo no ES como aconselha o 1pedro2: há quem diga que é bom por ser o banco ES, outros dizem que é colocar tudo no mesmo cesto e que é portanto de evitar.

- se quiseres ter uma ideia da carteira de um principiante como eu que foi aconselhado aqui, deixo-te a minha, com perfil moderado, e que inclui cerca de 10-13% de acções e um terço de ES Liquidez. Cada vez que pedi opiniões aqui, estes fundos foram sugeridos e encontram-se na carteira de muitos dos foristas que por aqui passam. Podes é ir ver outros fundos semelhantes no top (1ª página) e perguntar concretamente o que os peritos acham de substituir um ou outro por um do top:

ES Liquidez 30% da carteira, com muito baixo risco e uma rendibilidade razoável e acima dos melhores depósitos a prazo

Pimco Global Bond 20%

Pimco Diversified Income  20%

Nordea-1 European Cross Credit 10%

Invesco Global Income Rel Est Secs E 10%, que inclui algumas acções

EEF Equity Consumer Staples R Acc  5% (fundo accionista)

Vontobel Global Value Equity C 5% (fundo accionista)

Cumps

Agradeço, MUITO, as suas indicações. Vou registá-las e compaginá-las com o tópico que refere e outros elementos de análise que possuo.

Reitero os meus agradecimentos pelas sugestões apresentadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante01

investidorPT

na realidade "a coisa" não está "organizada" para partilha, têm algumas soluções que em caso de distribuição/utilizaçao necessitam de melhoramento - um próximo passo talvez ;)

mas para já, pelo menos aqui fica o "output" mais "limpo e organizado"

D@vid

o que necessitas fazer? :P alguma ideia de gráfico/visualização de alguma informação interessante?

Ramiro (e restantes)

os factos, sobre o andamento do E.S. Liquidez, que alguns estão a apontar - e apenas vizualizando o passado - é possivel observar da imagem seguinte, que realmente têm reduzido um pouco as "valorizações médias"

2qxxp9l.jpg

aproveito também para explicar o objectivo de cada gráfico, para que não sejam apenas "gráficos, riscos e cores só confundem" e receber algumas correções ou sugestões de visualição para os dados.

(da esquerda para a direita, de cima para baixo)

#1:

Barras azuis - rentabilidade dos ultimos 12 meses naquela data. Todos os meses irá surgir uma nova barra com os ultimos 12 meses. O historico da base de dados, não permite o calculo dos ultimos 12 meses até determinada data, dai a diferença entre as barras e a curva vermelha.

Curva vermelha (com pontos pretos) - rentabilidade média (anualizada) considerando os dados desde o inicio da base de dados até aquela data.

Linha preta - linha de tendencia (linear) da curva vermelha

#2:

Barras azuis - rentabilidade calculada para o periodo indicado (não anualizado) - a barra do "1 year" representa o mesmo valor do apresentado no grafico #1 pela barra mais á direita (data actual)

Barras vermelhas - calculo da volatilidade nos mesmos periodos

#3:

Curva Vermelha - visualização do "andamento" da rentabilidade ao longo do tempo

no caso do E.S.Liquidez, nota-te uma ligeira deflexão (diminuição) do crescimento no final de 2012, e que se verifica também nos outros gráficos.

Área azul - calculo do "drawdown"

no caso do E.S.Liquidez, não apresenta "drawdown", no periodo apresentado

#4:

Área azul - rentabildade mensal obtida (não anualizado) - cada linha vertical dentro da área representa 1 mes - o mês actual é apresentado, mas apenas como refêrencia

no caso do E.S.Liquidez, verifica-se uma ligeira tendência de redução

#5:

Área azul - rentabildade semanal obtida (não anualizado) - cada linha vertical dentro da área representa 1 semana - a semana actual é apresentada, mas apenas como refêrencia

no caso do E.S.Liquidez, nota-se o ligeiro aumento nas ultimas 4 semanas, como alguem referiu

#6:

Indicação da rentabilidade obtida em cada ano - não apresenta 2011, por a base de dados iniciar em 31/08/2011

#7:

Indicação da rentabilidade obtida em cada ano, acumulado mensal - apresenta 2011 limitada, por a base de dados iniciar em 31/08/2011, e 2013 até á data actual.

no caso do E.S. Liquidez, verifica-se uma ligeira diminuição da inclinação da "curva" (mais pareçe uma recta) nos primeiros 5 eses deste ano (em relação a 2012)

os comentários de "porquês" e o "que se segue", deixo para quem tenha mais conhecimentos  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se os teus conhecimentos são escassos, eu diria o seguinte:

- ETF, não. Considero que os ETF é para quem já percebe um pouco mais do assunto - mas se o forista rakmoz apresentar argumentos contra o que acabei de dizer, fico disponível para mudar de opinião;

- se tiveres um pouco de tempo para ver os fundos que estão no top, concentra-te em alguns dos indicadores que apresentam: rácio de Sharpe tem que ser > 1, caso contrário eliminas da tua lista; o desvio-padrão tem que ser inferior à rendibilidade média, no caso contrário significa que o risco tende a ser mais elevado quando comparando com as tuas oportunidades de rendimento.

- tudo no ES como aconselha o 1pedro2: há quem diga que é bom por ser o banco ES, outros dizem que é colocar tudo no mesmo cesto e que é portanto de evitar.

Tu é que me tens de explicar porque ETF são mais complicados..?

Podem ser diferentes porque tens de dar ordem numa plataforma para comprar/vender acções (equivalente a unidades de participação dos fundos gestão activa); e uma vez vendidos tens de declarar mais-valias (ou dividendos). Mas a longo prazo sai mais barato pagar alguém para dar essas ordenas e para fazer a contabilidade que pagar 2%/ano para ter uma gestão activa que provavelmente fará teres retornos reais, depois de impostos inferiores a 1%.

ETF é um fundo, negociado em bolsa, que tem na sua carteira acções/obrigações, consoante o seu "tema".

Por exemplo o "db x-trackers MSCI World TRN Index 1C" tem acções por capitalização - ou seja tem mais acções se a empresa for a maior do mercado...ou menos acções se ela for a mais pequena. Neste caso detém acções das maiores 1600 empresas do mundo. E continuará a tê-lo enquanto existir. Nem mais nem menos. Custa 0,45% ao ano. Capitaliza os dividendos logo não tenho que apresentar nada no IRS até vender as acções (unidades de participação). Mais fácil e básico que isto creio que não existe...

Para mim complicado é "adivinhar" qual o gestor ou a equipa de gestores que irá gerir bem o meu dinheiro. E depois continuar a "adivinhar" que eles irão fazê-lo consistentemente ao longo dos anos. Se eu fosse tão bom "adivinhador", deixava a actual profissão e dedicava-me só aos mercados. Ficava rico em pouco tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tu é que me tens de explicar porque ETF são mais complicados..?

Podem ser diferentes porque tens de dar ordem numa plataforma para comprar/vender acções (equivalente a unidades de participação dos fundos gestão activa); e uma vez vendidos tens de declarar mais-valias (ou dividendos). Mas a longo prazo sai mais barato pagar alguém para dar essas ordenas e para fazer a contabilidade que pagar 2%/ano para ter uma gestão activa que provavelmente fará teres retornos reais, depois de impostos inferiores a 1%.

ETF é um fundo, negociado em bolsa, que tem na sua carteira acções/obrigações, consoante o seu "tema".

Por exemplo o "db x-trackers MSCI World TRN Index 1C" tem acções por capitalização - ou seja tem mais acções se a empresa for a maior do mercado...ou menos acções se ela for a mais pequena. Neste caso detém acções das maiores 1600 empresas do mundo. E continuará a tê-lo enquanto existir. Nem mais nem menos. Custa 0,45% ao ano. Capitaliza os dividendos logo não tenho que apresentar nada no IRS até vender as acções (unidades de participação). Mais fácil e básico que isto creio que não existe...

Para mim complicado é "adivinhar" qual o gestor ou a equipa de gestores que irá gerir bem o meu dinheiro. E depois continuar a "adivinhar" que eles irão fazê-lo consistentemente ao longo dos anos. Se eu fosse tão bom "adivinhador", deixava a actual profissão e dedicava-me só aos mercados. Ficava rico em pouco tempo.

A tua primeira frase já inclui a minha explicação do porquê de ser complicado: para um principiante que, segundo me pareceu no caso do Ramiro Costa, também não tem muito tempo para dedicar a isto, a gestão dos ETF implica conhecimento próprio e energia. Sou a favor de "um dia" explorar a via dos ETF, mas assim de  repente quando se começa, realmente considero que é um trabalho de "adivinhador" mais arriscado do que confiar o trabalho a empresas como a PIMCO que, segundo já ouvi e li dizer, sabe perfeitamente o que faz e tem tido grandes resultados que ficam bem acima do 1% que referes.

(Mas quem sou eu... Posso estar bem enganado e tens muito mais conhecimentos na matéria do que eu, pelo que esta é apenas uma opinião proferida com todo o respeito e com humildade, convém dizê-lo.)

Fizeste-me pensar, agora, que deveria haver neste fórum uma espécie de Top ETF's, tal como existe este tópico de top fundos...

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tua primeira frase já inclui a minha explicação do porquê de ser complicado: para um principiante que, segundo me pareceu no caso do Ramiro Costa, também não tem muito tempo para dedicar a isto, a gestão dos ETF implica conhecimento próprio e energia. Sou a favor de "um dia" explorar a via dos ETF, mas assim de  repente quando se começa, realmente considero que é um trabalho de "adivinhador" mais arriscado do que confiar o trabalho a empresas como a PIMCO que, segundo já ouvi e li dizer, sabe perfeitamente o que faz e tem tido grandes resultados que ficam bem acima do 1% que referes.

(Mas quem sou eu... Posso estar bem enganado e tens muito mais conhecimentos na matéria do que eu, pelo que esta é apenas uma opinião proferida com todo o respeito e com humildade, convém dizê-lo.)

Fizeste-me pensar, agora, que deveria haver neste fórum uma espécie de Top ETF's, tal como existe este tópico de top fundos...

Cumps

É isso que estou a tentar explicar.. no caso dos ETF não precisas de adivinhar nada..é um fundo que replica o mercado. Mesmo no caso da PIMCO que eu saiba -admito que possa estar errado - apenas têm 1 fundo que consistentemente salvo alguns (poucos) anos tem batido o mercado que é o total return.

Pessoal agarra-se ao exemplo da PIMCO e depois pensa o que o resto será mais ou menos assim.

Daqui a uns anos estaremos todos a comparar taxas de retorno anuais e logo veremos quem fez a opção certa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Revejo-me integralmente na posição adotada pelo amigo "jmnp" quanto aos ETF's. No que me diz respeito, não tenho (nem nunca hei de ter) conhecimentos nem tempo para me dedicar a esse tipo de mercado/produto.

Estar diariamente "em cima do mercado" e "dar ordens numa plataforma para comprar/vender acções", para depois, no mês de Maio, ter de declarar no IRS toda a súmula de "mais-valias (ou dividendos) obtidos", não é, de todo e com todo o respeito, "my cup of tea".

Prefiro sacrificar/perder alguma rendibilidade, algum rendimento, do que ter toda essa freima!... Valha-nos o Santo Deus... Não tenho idade para isso. E depois, como disse aqui, o meu escalão de IRS já está num nível tal que, quaisquer acréscimos, vão parar, invariavelmente, aos bolsos do Gasparzinho. Portanto...

O que eu peço é que me indiquem aplicações maduras. estáveis, que eu possa controlar através da internet o seu andamento - para que, se estiverem a descer, eu "moer a cabeça" dos meus PFA... eu sei que sou um chato para eles, e que não os deixo descansados por muito tempo, se as aplicações estiverem em plano inclinado... Agora, aplicar o meu dinheiro em coisas exigentes, que obriguem o humilde investidor (eu!) a estar diariamente atento, de prevenção, com os nervos em franja, a controlar hora a hora, o sobe-e-desce dos mercados, como se estivesse em Wall Street... isto não. Não tenho vida (nem idade) para tal.

Peço ao amigo "rakmoz" que me desculpe e que não me leve a mal por não seguir o seu conselho sobre os ETF's. Por certo o senhor é jovem, dinâmico e conhecedor do meio financeiro (aliás, esse conhecimento financeiro demonstra-o aqui todos os dias, e eu, como "forista", só tenho que lhe agradecer). Mas o meu ideário (e contexto de vida) é outro. Espero que compreenda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante visitante01

- se quiseres ter uma ideia da carteira de um principiante como eu que foi aconselhado aqui, deixo-te a minha, com perfil moderado, e que inclui cerca de 10-13% de acções e um terço de ES Liquidez. Cada vez que pedi opiniões aqui, estes fundos foram sugeridos e encontram-se na carteira de muitos dos foristas que por aqui passam. Podes é ir ver outros fundos semelhantes no top (1ª página) e perguntar concretamente o que os peritos acham de substituir um ou outro por um do top:

ES Liquidez 30% da carteira, com muito baixo risco e uma rendibilidade razoável e acima dos melhores depósitos a prazo

Pimco Global Bond 20%

Pimco Diversified Income  20%

Nordea-1 European Cross Credit 10%

Invesco Global Income Rel Est Secs E 10%, que inclui algumas acções

EEF Equity Consumer Staples R Acc  5% (fundo accionista)

Vontobel Global Value Equity C 5% (fundo accionista)

Pegando na carteira apresentada pelo jmnp, e alterando para

40% ES Liquidez

20% Pimco Global Bond

20% Pimco Diversified Income

10% Nordea-1 European Cross Credit

05% EEF Equity Consumer Staples R Acc 

05% Vontobel Global Value Equity C

aqui fica uma pequena brincadeira - ainda em testes e sem certeza da qualidade dos resultados

n3orog.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Facam ai um tópico sobre ETF´s (se ainda não existir) embora sejam fundos, aqui o que se pretende discutir é mesmo os fundos de investimento com gestão diferente dos ETF´s...

Visitante01 toca a fazer o registo no forum  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui ali aos vizinhos do lado (caldeirão da bolsa) "roubar" este link colocado pelo user ghorez que vale a pena ler, fiz tradução no google tradutor só para ser mais de fácil leitura, ou não  ;D ;D , e que traduz bem o que temos vindo a dizer ao longo destas páginas, que ver todos os dias as cotações do fundos só nos faz cabelos brancos  ;D

http://bucks.blogs.nytimes.com/2013/06/11/what-you-dont-know-about-your-portfolio-may-help-you/

Carl Richards é um planejador financeiro certificado em Park City, Utah, e é o diretor de educação do investidor no The BAM Alliance. Seu livro, "The Gap Behavior", foi publicado este ano. Seus esboços são arquivados no Bucks blogue.

Em 2008, um amigo meu partiu para uma viagem de duas semanas no Nepal. Enquanto ele estava fora, todo o mundo financeiro explodiu.

Merrill Lynch foi vendido ao Bank of America. Lehman Brothers pediu proteção contra falência. A.I.G. recebeu um empréstimo de 85.000 milhões dólares da Reserva Federal para evitar a falência.

Mas aqui está a parte interessante: ele não sabia de nada que aconteceu, porque ele não tem qualquer conexão com o mundo exterior. Embora recentemente se aposentou do setor de investimentos, meu amigo teria sido colado ao seu computador. Mas ele não tinha ideia do que estava acontecendo.

Pense nisso por um minuto. Lembro-me daqueles dias. Lembro-me de esperar para ver como os mercados abriram no Japão. Lembro-me de estar tão preocupado que eu não dormia há dias. E me lembro de um outro amigo que me ligou de um navio de cruzeiro para perguntar se as coisas estavam OK Ele disse que muitos outros passageiros desceram na primeira porta e voltou para casa para lidar com o que estava acontecendo no mercado.

Meu amigo no Nepal perdi tudo, e não fazer um pouco de diferença. Ele era realmente melhor. Toda a minha preocupação não mudar uma coisa.

Na verdade, meu amigo disse que quando ele voltou e, finalmente, ouviu a notícia, algo que se tornou clara. Ele sabia exatamente o que ia acontecer para o resto de sua vida: os mercados estavam ou vai se mover para cima e depois para baixo e depois para cima e para baixo novamente - e, em seguida, ele iria morrer. Ou, eles iriam para baixo e para cima e para baixo e para cima - e, em seguida, ele iria morrer.

Em qualquer cenário, ele ainda estava morto. E nenhuma quantidade de obsessão sobre o mercado de ações poderia mudar isso.

Essa idéia de ser desligado por algumas semanas me lembrou da declaração de Warren Buffett: "negligência benigna, na fronteira com preguiça, continua a ser a marca do nosso processo de investimento."

Mas ainda é tão difícil de ignorar o mercado, porque nós estamos tão ligados. Parece que estamos obcecados com notícias econômicas. Eu não tenho certeza de quando exatamente isso aconteceu, mas em algum momento da década de 1990 o investimento tornou-se esporte de espectador favorito da América. Eu sabia que havia um problema enquanto está sentado no escritório do meu dentista e vendo CNBC na TV no lobby. É só tornar-se mais difícil de evitar, agora que todo mundo tem um smartphone.

Mas saber não ajuda. E a maior parte do tempo, ele realmente dói. Além da tendência de negociar muito quando estamos seguindo cada movimento de mercado, há também a questão da nossa felicidade. Ele não se sente bem quando nossos investimentos vão para baixo, mesmo que seja apenas por um dia.

Temos uma aversão à perda. Em outras palavras, é provável que você sentir a dor da perda muito mais intensamente do que a alegria de um ganho de investimento. Sentimo-nos duas vezes tão ruim perder dinheiro como nós a ganhar dinheiro. E ainda assim, sabendo disso, continuamos a fazer coisas que nos causam dor.

Uma vez que muitos de nós usamos o índice de 500 ações da Standard & Poor como um proxy para o mercado, vamos dar uma olhada no período de 1950 a 2012, para ver quantas vezes nós somos propensos a se sentir positivo, com base na freqüência verificamos nossa investimentos:

Se tiver verificado diariamente, seria positivo 52,8 por cento do tempo.

Se você verificados mensalmente, seria positivo 63,1 por cento do tempo.

Se você marcou trimestral, seria positivo 68,7 por cento do tempo.

Se verificada anualmente, seria positivo 77,8 por cento do tempo.

Então aqui está a coisa a perguntar. Além de perturbar-se metade do tempo, o que é bom fazer você olhar de qualquer maneira? Talvez todos nós devemos investir como se nós estamos indo em uma viagem de 12 meses no Nepal!

Então, juntamente com o seu fazer-nada raia, vamos ver quanto tempo você pode ir sem olhar para seus investimentos (supondo que você está em um baixo custo carteira diversificada, é claro). Eu acho que você vai descobrir que ele faz mais feliz, te impede de fazer algo estúpido e ajuda você a se tornar um investidor mais bem sucedido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas amigos ,

Para um iniciante neste mundo , que ainda anda a apalpar terreno , e como tal vai entrar devagar com uma quantia de 3k , o que vos parece a seguinte carteira , distruibuida  de forma equitativa :

• BlackRock Global Funds - Fixed Income Global Opportunities Hedged E2 EUR   
    • Espírito Santo Liquidez - Fundo Especial de Investimento Aberto                     
    • AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)

Obrigado desde já pela atenção disponibilizada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pegando na carteira apresentada pelo jmnp, e alterando para

40% ES Liquidez

20% Pimco Global Bond

20% Pimco Diversified Income

10% Nordea-1 European Cross Credit

05% EEF Equity Consumer Staples R Acc 

05% Vontobel Global Value Equity C

Agradeço, "visitante01", o seu conselho.

A minha lista de título, neste momento, é a que vai a seguir. Provavelmente, ainda farei um ou outro ajuste, quer nos títulos quer na ponderação. Poderei, basicamente, encurtá-la e concentrar-me num ou outro título mais importante e estável. A percentagem prevista será de 30% do ES Liquidez e 5% nos restantes 14 títulos. Mas é como digo, ainda estou na fase dos acertos. Às tantas, a sua (curta) lista é bem melhor que a minha...

Como a minha decisão é só na quarta-feira, ainda estou a tempo de repensar tudo. Obrigado.

• ES Liquidez
    • Amundi Funds Bond Global Aggregate SU ©
    • Allianz Europe Equity Growth
    • Fidelity Funds Asean A USD
    • Fidelity Funds United Kingdom A GBP
    • Fidelity Funds Greater China E ACC EUR
    • Franklin India Fund N USD CT EUR
    • Invesco Global Income Rel Est Secs E
    • Vontobel Global Value Equity C
    • JPMorgan Funds - US Aggregate Bond D Acc USD
    • Pimco Global Bond
    • Pimco Diversified Income 
    • Nordea-1 European Cross Credit
    • Nordea 1 Polish Equity E PLN
    • Schroder ISF US Dollar Bond B Acc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante, David  ;)

Já agora, recebi por e-mail um convite do Best para um workshop sobre fundos de investimento: alguém já fez aquilo? Alguma opinião?

Visitante01: espectacular o teu trabalho. Podes esclarecer a forma como calculaste as correlações? É uma dúvida que tenho há algum tempo, com que base é que as correlações são feitas, e o que é que as "correlações correlacionam", se assim o posso dizer: % diárias, mensais, anuais, 3anos, outra coisa, e com que data de início como base de cálculo? A correlação de 0.83 entre o Vontobel e o Eurizon assusta-me :o , e eu pensava ter diversificado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante, David  ;)

Já agora, recebi por e-mail um convite do Best para um workshop sobre fundos de investimento: alguém já fez aquilo? Alguma opinião?

Visitante01: espectacular o teu trabalho. Podes esclarecer a forma como calculaste as correlações? É uma dúvida que tenho há algum tempo, com que base é que as correlações são feitas, e o que é que as "correlações correlacionam", se assim o posso dizer: % diárias, mensais, anuais, 3anos, outra coisa, e com que data de início como base de cálculo? A correlação de 0.83 entre o Vontobel e o Eurizon assusta-me :o , e eu pensava ter diversificado.

Recebeste?? eu não recebi nada ainda...bem se for igual ao último...não gostei, vim de lá a saber o mesmo que sabia :) portanto parece-me que não vão contar comigo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid

ja estou, aparentemente

Ramiro

aquela carteira que apresentei, foi apenas um exemplo (ajustando a selecção dos fundos a limitações da base de dados que tenho), e para mostrar a diferença entre um "mix" em igual peso entre os vários fundos e um com pesos diferentes....

na carteira que apresenta, sinceramente, existem muitos que não conheço - e haverá certamente pessoas por aqui com melhores opiniões - e acima de tudo, sou da opinião da entrada progressiva, primeiro naqueles "mais calmos" e depois ir completando com os outros - em substituição de um "all in" numa lista "pre concebida"

jmnp

o excel tem uma função "correl" (funções em inglês)  que faz a correlação entre duas matrizes - eu apliquei em relação a % rentabilidade diária e usando o máximo de histórico que tenho

resumindo, se duas matrizes de dados ( histórico de dois fundos), tem um comportamento muito semelhante - sobem/descem o mesmo valor no mesmo período, a correlação aproxima-se de 1 (100%), se por outro lado, tem comportamento "oposto", a correlação aproxima-se de 0

em relação a correlação entre o Vontobel e o Eurizon, sendo ambos fundos de acções, é de esperar um comportamento mais "semelhante" entre os dois....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

jmnp

o excel tem uma função "correl" (funções em inglês)  que faz a correlação entre duas matrizes - eu apliquei em relação a % rentabilidade diária e usando o máximo de histórico que tenho

resumindo, se duas matrizes de dados ( histórico de dois fundos), tem um comportamento muito semelhante - sobem/descem o mesmo valor no mesmo período, a correlação aproxima-se de 1 (100%), se por outro lado, tem comportamento "oposto", a correlação aproxima-se de 0

em relação a correlação entre o Vontobel e o Eurizon, sendo ambos fundos de acções, é de esperar um comportamento mais "semelhante" entre os dois....

Obrigado pelo esclarecimento. Sim, a correlação sabia o que era, pois trabalho bastante com modelos estatísticos, mas não sabia que dados eram utilizados para calcular as correlações. Quanto ao Vontobel e o Eurizon, vendo bem, apostam nos mesmos sectores e nas mesmas áreas geográficas, eu devia ter percebido antes, qualquer dia invisto noutra área geográfica.

@David: pois, tu já tens conhecimentos, nem sei porque lá foste, só mesmo pelas bolachas  :P Em todo o caso, inscrevi-me, é grátis, e sempre poderá servir para consolidar alguns conhecimentos adquiridos e ainda frágeis. Depois deixo aqui um feedback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo esclarecimento. Sim, a correlação sabia o que era, pois trabalho bastante com modelos estatísticos, mas não sabia que dados eram utilizados para calcular as correlações. Quanto ao Vontobel e o Eurizon, vendo bem, apostam nos mesmos sectores e nas mesmas áreas geográficas, eu devia ter percebido antes, qualquer dia invisto noutra área geográfica.

@David: pois, tu já tens conhecimentos, nem sei porque lá foste, só mesmo pelas bolachas  :P Em todo o caso, inscrevi-me, é grátis, e sempre poderá servir para consolidar alguns conhecimentos adquiridos e ainda frágeis. Depois deixo aqui um feedback.

Ok, deixou-me curioso a questão dos exercicios, ainda dou lá uma saltada hehe, deve estar no site já as inscricoes não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )