Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 horas, nOrte disse:

Hahahaha... também é bem visto!!! Pode ser exponham a informação de uma forma mais inteligível pois, tenho a confessar que, por vezes fico a ver navios com alguns comentários isto para não dizer muitos. ;)

Ficas desn0rteado? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Virtua said:

Parece-me razoável e algo que irei com certeza adoptar. Gosto de coisas simples e quantitativas...

Concordo plenamente, mais a mais se tivermos em consideração que na realidade é impossível prever os mercados. Assim, ter uma estratégia como tu dizes "simples e quantitativa" é sem duvida uma boa estratégia a utilizar nos dips.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, 5coroas said:

"There are some things you can't learn from others. You have to pass through the fire." 

Norman Douglas

Grande citação!!! De facto a experiência que se adquire por passarmos pelas situações por vezes não se encontra nem nos melhores manuais. :)   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/04/2020 às 15:36, D@vid disse:

Se reforçaste estás de parabéns, das duas uma, ou és um investidor experiente, alguém muito frio nos seu sentimentos, ou algum inconsciente...?

Quanto a mim acho que sou capaz de estar mais na tua classificação de inconsciente! ?

Também já estou no positivo à algum tempo depois de já me ter “fartado” de reforçar! Mas tenho mais umas munições para aplicar. O difícil é que gostava muito de acertar no dip do mercado!!

Estou fartinho de consultar o tarot e a minha bola de cristal, mas nada!! ??

Aceito recomendações! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Virtua disse:

Há toda uma filosofia por detrás disso e dá panos para mangas. Posso-te dizer que alguém mais experiente que eu tem uma estratégia de comprar em dips por parcelas. Drawdown de 10% primeiro tiro, 20% segundo tiro, 30% terceiro tiro (acho que nesta queda não teve tempo de disparar porque foi rápido demais ?).

Foi exactamente o que tentei aplicar. E o que falas do 3° dip ser rápido demais, foi também o que me aconteceu!

Estava entre transferência de “munições” para a conta de investimento, que quando o dinheiro chegou, o dip já tinha passado.

Depois já voltei a reforçar, mas logo depois veio a rápida ascensão dos mercados que me trouxe novamente para ganhos positivos!

Como não quero acabar as “munições” todas, estou agora a aguardar para fazer o necessário ajuste da carteira. (Ou para uma eventual queda generosa?)

há 4 horas, Virtua disse:

Eu provavelmente adoptaria uma alteração de alocação. Do género aumentar 10% da carteira para stocks em detrimento de obrigações (passar de 30/70 para 40/60 stocks/bonds)

Parece-me razoável e algo que irei com certeza adoptar. Gosto de coisas simples e quantitativas...

Concordo. E foi o que fiz! Na minha política de investimento, tenho previstas possíveis alterações de alocação em “eventos excepcionais” e aumentei a minha exposição a stocks.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Edge disse:

Estou fartinho de consultar o tarot e a minha bola de cristal, mas nada!! ??

Aceito recomendações! ?

Tens que mudar de tarot e arranjar outra bola de cristal (uma de boa qualidade, pois acredito que a tua tenha vindo da China).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Andei à espera que descesse e tem é vindo a subir....

Já foi atingido o fundo (dia 23 de Março). Todas as pessoas e instituições já perceberam que todos os países e bancos centrais estão preparados para injectar milhares e milhares de milhões de doláres e euros para as empresas e economia....

O mais incrível é que esta semana foi péssima em notícias, com confinamentos a serem prolongados e números horríveis em França e sem atingir o pico se quer em Espanha e Itália. A redução no PIB chinês, as percas de lucros na ordem dos 50% dos maiores bancos, etc....

Como disse no início minha previsão para esta semana saiu furada 

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ola boas !

Partilho convosco esta notícia  acerca de quando será  o  fundo do sp500. Puro wishful thinking .https://www.cnbc.com/amp/2020/04/08/eight-out-of-10-financial-advisors-see-markets-diving-lower-survey.html

Nessa data (8 de abril  ) a maioria dos experts achava que ainda não se tinha atingido o fundo do sp500 Apontavam para fim de maio. Será que se esta poll fosse feita hoje a opinião se manteria ?

Para mim era ótimo , que ainda estou à espera, de carregar no botão vermelho, mas já vejo que se calhar tenho  é de carregar varias vezes no amarelo ?

obrigado a todos pois  tenho aprendido bastante neste fórum .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Virtua disse:

A questão é que para mim não é uma opção não haver bailouts. Não vi ainda o vídeo e até estou curioso porque há pessoas a receber cheques em casa para pagar a renda etc etc por isso não percebo a parte do "and you get poor". O bailout money desta vez foi para a main street, não só para wall street. Mas tenho de ver. Não vou é agora agora perder 30 minutos, talvez amanhã.

Para mim não há muitas mais opções porque nem é uma situação de "e se não houvesse bailouts? e se a FED não ajudasse a economia etc etc" porque isso JÁ ACONTECEU e deu origem à maior depressão de sempre do mundo pós revolução industrial e em que foi preciso um New Deal e uma guerra mundial para que as coisas voltassem ao normal. Eu tento perceber as coisas das duas perspectivas quando são situações destas e penso muito nos "e se...". Mas neste caso nem há "e se". Porque já houve uma crise sem apoio da FED e foi o que se viu. :unsure:

Há livros de história financeira dos EUA muito bons sobre o que acontece quando não há FED. É só ler...

Quando entro num vídeo cujo público alvo nem sabe que é Blackrock e não Black Rock fico um pouco de pé atrás, desculpem. Tenho curiosidade em ver, e até pode ter coisas boas mas... (e vou ver, só porque não gosto de criticar coisas à toa).

Suponho que saibas o que é hiperinflação. Acho que a maioria das pessoas não sabe o bom trabalho que a FED fez em 2008. (Acho que agora está a exagerar na agressividade mas ok. Prefiro exagero a sofrimento). Acho que as pessoas não distinguem dinheiro e sofrimento social. Dinheiro é dinheiro e a FED sabe isso. Não tem valor intrínseco. Seria preciso ser uma pessoa muito fria se eu tivesse uma impressora de dinheiro (FED) e ver um pobre à minha frente (economia) e dizer. Não, não te imprimo dinheiro. Passa fome. Oh wait... isso já aconteceu na Europa com a austeridade não foi? Como é que se portou a taxa de suicídios grega?

Entre austeridade e bailout escolho bailout all the way... aliás austeridade é crime, na minha opinião, se for feita da forma que foi feita na Europa há 8 anos!! Vivo melhor com meia dúzia de revoltados por causa dos bailouts do que sofrimento social.

Se acham que bailouts tornam pessoas como o Jeff Bezos rico porque é que não investiram em acções da Amazon? é uma empresa cotada ?, assim como a Goldman Sachs. ??Como?? gastam o dinheiro em produtos da amazon e iphones de 1000 euros em vez de comprar as acções dessas empresas? Depois queixam-se?? Get the Fuck Out...

Se vires o vídeo talvez mudes de ideia em relação a alguns pontos que referes.

A Reserva Federal Norte-Americana nunca vai resgatar e injectar dinheiro directamente nos pequenos negócios e nas pequenas empresas. Os programas que existam para auxiliar esses serão certamente indirectos, e sejamos honestos esta crise afectou todos...se não houvesse programas nem para os empresários que detêm lojas, restaurantes, etc.. então quando ?

Haveria mais para dizer, contudo antes de dizer mais alguma coisa é melhor que vejas o vídeo e que dês a tua opinião sobre o mesmo.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

A questão é que para mim não é uma opção não haver bailouts. Não vi ainda o vídeo e até estou curioso porque há pessoas a receber cheques em casa para pagar a renda etc etc por isso não percebo a parte do "and you get poor". O bailout money desta vez foi para a main street, não só para wall street. Mas tenho de ver. Não vou é agora agora perder 30 minutos, talvez amanhã.

Para mim não há muitas mais opções porque nem é uma situação de "e se não houvesse bailouts? e se a FED não ajudasse a economia etc etc" porque isso JÁ ACONTECEU e deu origem à maior depressão de sempre do mundo pós revolução industrial e em que foi preciso um New Deal e uma guerra mundial para que as coisas voltassem ao normal. Eu tento perceber as coisas das duas perspectivas quando são situações destas e penso muito nos "e se...". Mas neste caso nem há "e se". Porque já houve uma crise sem apoio da FED e foi o que se viu. :unsure:

Há livros de história financeira dos EUA muito bons sobre o que acontece quando não há FED. É só ler...

Quando entro num vídeo cujo público alvo nem sabe que é Blackrock e não Black Rock fico um pouco de pé atrás, desculpem. Tenho curiosidade em ver, e até pode ter coisas boas mas... (e vou ver, só porque não gosto de criticar coisas à toa).

Suponho que saibas o que é hiperinflação. Acho que a maioria das pessoas não sabe o bom trabalho que a FED fez em 2008. (Acho que agora está a exagerar na agressividade mas ok. Prefiro exagero a sofrimento). Acho que as pessoas não distinguem dinheiro e sofrimento social. Dinheiro é dinheiro e a FED sabe isso. Não tem valor intrínseco. Seria preciso ser uma pessoa muito fria se eu tivesse uma impressora de dinheiro (FED) e ver um pobre à minha frente (economia) e dizer. Não, não te imprimo dinheiro. Passa fome. Oh wait... isso já aconteceu na Europa com a austeridade não foi? Como é que se portou a taxa de suicídios grega?

Entre austeridade e bailout escolho bailout all the way... aliás austeridade é crime, na minha opinião, se for feita da forma que foi feita na Europa há 8 anos!! Vivo melhor com meia dúzia de revoltados por causa dos bailouts do que sofrimento social.

Se acham que bailouts tornam pessoas como o Jeff Bezos rico porque é que não investiram em acções da Amazon? é uma empresa cotada ?, assim como a Goldman Sachs. ??Como?? gastam o dinheiro em produtos da amazon e iphones de 1000 euros em vez de comprar as acções dessas empresas? Depois queixam-se?? Get the Fuck Out...

Mas o dinheiro não está a ir para os pobres.

Está a ir para os ricos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 11 minutos, Vidolz disse:

ocês têm noção que estão a investir numa bolha que mais tarde ou mais cedo vai rebentar certo?

O sistema está feito para crescer, o trabalho gera dinheiro e quanto mais qualificado for o trabalho mais dinheiro gera. Com esse dinheiro queres coisas cada vez mais sofisticadas e mais caras, isto é o sistema de bolha em crescimento constante, com algumas crises pelo meio. Parece o crescimento do Universo desde o Big Bang em que pontualmente tem zonas de contracção. Os ricos são aquelas estrelas que estão lá longe e que se afastam cada vez a maior velocidade e os pobres também crescem, mas é menos do que os ricos. A qualidade do trabalho é que inflaciona a bolha + a inflação, quando surge um inchaço na bolha devido a um efeito especulativo e não sustentado no trabalho, ele rebenta e vem uma crise.

Portanto essa ideia que o sistema não pode crescer sempre é falsa, pode acontecer é o valor das acções estarem acima do valor das empresas ou também ter acontecido o contrario, as empresas estarem subvalorizadas e esta última parece ser a opinião do mercado no final de 2019 e inicio de 2020 e os lucros das mesmas no final de 2019 e inicio de 2020 assim confirmaram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, investidor disse:

Haveria mais para dizer, contudo antes de dizer mais alguma coisa é melhor que vejas o vídeo e que dês a tua opinião sobre o mesmo.

correcto. Assim farei. Por isso tentei não falar de nenhum ponto em particular do vídeo. Mas sim do sentimento anti-bailout existente.

há 1 hora, Vidolz disse:

Mas o dinheiro não está a ir para os pobres.

Está a ir para os ricos.

https://www.cnbc.com/2020/04/15/coronavirus-stimulus-checks-how-americans-are-spending-money.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Virtua disse:

correcto. Assim farei. Por isso tentei não falar de nenhum ponto em particular do vídeo. Mas sim do sentimento anti-bailout existente.

https://www.cnbc.com/2020/04/15/coronavirus-stimulus-checks-how-americans-are-spending-money.html

https://time.com/5812750/stimulus-unbanked-checks-coronavirus/

?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Vidolz disse:

Não me espanta que quem esteja "fora do sistema" porque não têm contas bancárias demore mais tempo. Até ao dia que consigamos fazer o impossível parece que "só" conseguiremos fazer o melhor possível. Não me parece que haja um mundo em que quem tem contas bancárias receba o dinheiro ao mesmo tempo de quem tem de receber cheque (não só porque demora fisicamente mais tempo mas também porque é bastante mais burocrático e labor intensive).

O que propões para minorar más consequências das limitações físicas do ser humano?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, investidor disse:

Se vires o vídeo talvez mudes de ideia em relação a alguns pontos que referes.

Achas que mudaria a opinião em algum em particular?

Citação

que dês a tua opinião sobre o mesmo.

Darei. Vi e anotei críticas. Depois coloco aqui com calma. Mas qual é a alternativa que propões?

ahahah eu que sou tão anti-bancos nunca pensei estar a defender a FED ? Mas os sentimentos no mundo em que vivemos são tão extremos que aqui estou eu ?

Tirando a linguagem claramente manipulativa não discordo de muitas das criticas dele. Alternativas?

P.S. - Isto só "espanta" quem não sabe como o sistema funciona e o quanto à base de confiança isto funciona ? E isto é apenas a missa a metade. O banco central Japonês já fez bem pior :mellow: Há um equilíbrio muito frágil, por isso é que acho que a FED está a exagerar mas.... vamos ver!! Espero que não corra mal porque senão penso que a alternativa seria uma forte contracção económica a nível mundial, que não sei quem beneficiaria (pelo menos os anti-bailout ficariam felizes?? poderiam dizer "eu bem vos disse"?? não sei...)

há 3 horas, investidor disse:

A Reserva Federal Norte-Americana nunca vai resgatar e injectar dinheiro directamente nos pequenos negócios e nas pequenas empresas.

Ele falou especificamente sobre isso no vídeo. O que o FED estava a fazer para mid and small business. Até lhes chamou "bastard step-children" e fez uma simulação de vómito (detesto este tipo de manipulação emocional mas ok).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )