Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 47 minutos, Mouro Emprestado disse:

E no entanto estava nos 20% antes da falência do país (devia ser essa a taxa final para todos os rendimentos).

Boa altura para minimizar as perdas.

Não quero acreditar que daqui a 6 meses e nos próximos 5 anos será business as usual como nos últimos 5!

PS: Como falho sempre no totoloto, façam exactamente o contrário!

Passos conseguiu subir para 21,5%, depois para 25%, ainda fez uma perninha pelos 26,5% até chegar aos 28%.

Talvez não entremos em falência desta vez, a crise de 2009... era diferente desta crise, na altura os bancos estavam também eles em "falência", hoje estão carregados de dinheiro, mas cada um vê as crises de maneira diferente consoante cores politicas, credos religiosos etc ( ainda bem que sou ateu e apartidário ? ),

há 8 minutos, Diogobc disse:

Bem se amanhã continuarmos assim,  volto a ter a carteira no positivo... e não reforcei o que queria reforçar... nunca estamos satisfeitos, se desce é porque estamos a perder, se sobe é porque não reforçámos ?

Agora a grande questão é em que valores volto a fazer o próximo reforço...

Se reforçaste estás de parabéns, das duas uma, ou és um investidor experiente, alguém muito frio nos seu sentimentos, ou algum inconsciente...?

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

E no entanto estava nos 20% antes da falência do país (devia ser essa a taxa final para todos os rendimentos).

Boa altura para minimizar as perdas.

Não quero acreditar que daqui a 6 meses e nos próximos 5 anos será business as usual como nos últimos 5!

PS: Como falho sempre no totoloto, façam exactamente o contrário!

Sim convém minimizar agora, que isto mais cedo ou mais tarde cai o baralho de cartas que está montado.

E aí vai ser o descalabro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma dúvida sobre preenchimento do IRS:

No ano de 2018 tive menos-valias em resgates de UPs de fundos nacionais e englobei essas menos-valias para poder abater na declaração do ano seguinte de 2019. Em 2019 resgatei propositadamente algumas UPs com mais-valias, de forma a poder recuperar as menos-valias englobadas no ano anterior. (Ao englobar menos-valias, são subtraídas a eventuais mais-valias nos 5 anos seguintes, e inclusive apareceu-me na nota de liquidação o valor de perdas a reportar que inseri na declaração).

A questão é que este ano ao preencher o anexo G, no campo 10, tal como fiz na declaração de 2018, a simulação não está a ter em conta estes valores, ignora completamente.

Eu quero simular para ver se me compensa englobar as mais-valias de 2019, mas o simulador está com frio.

Já contactei a AT, mas não foi de grande ajuda, apontaram como uma possível falha técnica.

Estou a fazer a coisa bem ou está a falhar-me alguma coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, Virtua disse:

Estou a responder a um post de há uns tempos a questionar-me como vai a minha carteira "4Fundos" que eu usava outrora.

Está aqui a actualização. Estive a actualizar a programação toda. Se me faltou algo avisem

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles_and_studies/blob/c621ae73a7b1e10cf7a29442355d66afcb15c27d/4Fundos.ipynb

Atenção, já não sigo esta carteira há mais de um ano...

Dei so assim uma espreitadela mas parece estar muito fixe. Estive a ler alguns gráficos e são bastante esclarecedores. Vê-se que fazes isto da tua profissão xD
    Li até ao drawdown porque nao tenho tempo para mais agora. A parte que menos gostei foi as boxes dos retornos mensais; DIria que podem ser boas para ver o que se passa com a carteira num nível mais micro mas acaba por ser demasiada informação; Já agora, não dá para os meses ainda nao contemplados [e.g maio, junho, etc de 2020] estarem noutra cor (ficam a mesma cor da percentagem zero; nao dará para dar uma value tipo N.A ou outra coisa e pôr uma cor cinzenta?

Sinceramente nao me debrucei muito sobre fundos mas fiquei curioso com estas carteiras relativamente simples. Vou agora ter que procurar quais os bancos disponíveis que existem, das comissões específicas, e afins para matar a minha curiosidade :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Zylmaster disse:

Dei so assim uma espreitadela mas parece estar muito fixe. Estive a ler alguns gráficos e são bastante esclarecedores. Vê-se que fazes isto da tua profissão xD
    Li até ao drawdown porque nao tenho tempo para mais agora. A parte que menos gostei foi as boxes dos retornos mensais; DIria que podem ser boas para ver o que se passa com a carteira num nível mais micro mas acaba por ser demasiada informação; Já agora, não dá para os meses ainda nao contemplados [e.g maio, junho, etc de 2020] estarem noutra cor (ficam a mesma cor da percentagem zero; nao dará para dar uma value tipo N.A ou outra coisa e pôr uma cor cinzenta?

Sinceramente nao me debrucei muito sobre fundos mas fiquei curioso com estas carteiras relativamente simples. Vou agora ter que procurar quais os bancos disponíveis que existem, das comissões específicas, e afins para matar a minha curiosidade :)

1. Sim. Eu puxei mesmo tudo o que sabia na altura (em termos de programação). Vai ao pormenor ? É bom para mostrar não só o que é possível fazer como elucidar a pessoas que queiram ir ao pormenor. Quem achar demasiado pode simplesmente saltar.

2. Em relação ao quadro, já tentei fazer de várias formas. Cinzento para os meses inexistentes não é má ideia, mas já nem uso muito estes quadros. Acabei por ir para um caminho menos colorido e tenho usado quadros para apresentar os dados aos clientes. 

3. Eu analisava esta carteira quando estava no Best. Todos os 4 fundos estão disponíveis sem comissão de subscrição ou resgate. 

4. Parece-te demasiada info porque é sobre um backtest. Imagina isto sobre a tua carteira real ? Ainda tenho de fazer quadros de rentabilidades em euros, quanto da rentabilidade é de valorização ou dividendos (quando os há), quanto da rentabilidade é do activo ou da moeda (quando são investimentos em USD). Diga-se de passagem que se torna um pouco pormenorizado, às vezes demais. Graças a Deus pela automatização da programação porque fazer isto para todos os clientes ia dar em maluco ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, CountingCents disse:

Virtua tens que ser tua a atualizar o gráfico certo? Podes fazê-lo no fecho de hoje se não te der mto trabalho? Obrigado

Sim. Vou-me lembrado de vez em quando mas tenho-me desleixado. ?

Custa nada. Só carregar em dois botões ? Logo já actualizo porque tb estou meio curioso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Virtua disse:

1. Sim. Eu puxei mesmo tudo o que sabia na altura (em termos de programação). Vai ao pormenor ? É bom para mostrar não só o que é possível fazer como elucidar a pessoas que queiram ir ao pormenor. Quem achar demasiado pode simplesmente saltar.

2. Em relação ao quadro, já tentei fazer de várias formas. Cinzento para os meses inexistentes não é má ideia, mas já nem uso muito estes quadros. Acabei por ir para um caminho menos colorido e tenho usado quadros para apresentar os dados aos clientes. 

3. Eu analisava esta carteira quando estava no Best. Todos os 4 fundos estão disponíveis sem comissão de subscrição ou resgate. 

4. Parece-te demasiada info porque é sobre um backtest. Imagina isto sobre a tua carteira real ? Ainda tenho de fazer quadros de rentabilidades em euros, quanto da rentabilidade é de valorização ou dividendos (quando os há), quanto da rentabilidade é do activo ou da moeda (quando são investimentos em USD). Diga-se de passagem que se torna um pouco pormenorizado, às vezes demais. Graças a Deus pela automatização da programação porque fazer isto para todos os clientes ia dar em maluco ?

Sim claro - o demasiado pormenor vem de também nao estar habituado a olhar para estas coisas desta forma. Não é fácil de digerir isto tudo mas faz parte de queremos saber como as coisas funcionam.

Sorte dos teus clientes que podem ter acesso a este tipo de informação. Assim sim, pode-se justificar um TER de 1 a 2% xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/04/2020 às 18:59, Virtua disse:

Estou a responder a um post de há uns tempos a questionar-me como vai a minha carteira "4Fundos" que eu usava outrora.

Está aqui a actualização. Estive a actualizar a programação toda. Se me faltou algo avisem

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles_and_studies/blob/c621ae73a7b1e10cf7a29442355d66afcb15c27d/4Fundos.ipynb

Atenção, já não sigo esta carteira há mais de um ano...

Onde anda a análise da carteira dos 8F ? não encontrei. foi apagada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 14/04/2020 às 15:36, D@vid disse:

Se reforçaste estás de parabéns, das duas uma, ou és um investidor experiente, alguém muito frio nos seu sentimentos, ou algum inconsciente...?

Experiente? Nem coisa que se pareça mas espero lá chegar um dia :P

Mas o problema é definir em que preço se volta a reforçar...

Editado por Investidor Falhado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Diogobc disse:

Mas o problema é definir em que preço volto a reforçar, e estou um bocado à toa nesta decisão...

Ninguém vai saber te responder...

Os mercados irão agora andar ao sabor do sentimento e de noticias, as más já todos sabemos quais são, e os mercados também, aumentos de desemprego, péssimos resultados das empresas ( algumas ), de bancos, industrias, twitters do Trump ( tem sempre algo para dizer consoante para que lado da cama se levante ), as boas esperam-se com as noticias sobre a Covid-19, se já estão a baixar os novos casos e novos mortos, se já se pode abrir as economias e fronteiras etc etc.

Continuo com a opinião sincera que o pior já terá passado, ontem por exemplo foram resultados a trás de resultados negativos nos EUA e mesmo assim nenhum índice teve quedas catastróficas acima de 2,5%, para já hoje também saíram outros resultados maus nos EUA, nomeadamente Real Estate e emprego, e os índices até estão entre o positivo e a linha de água.

Eu diria que a altura excelente para reforços já passou na semana de 23 de Março, esta altura ainda é excelente (menos ) para continuar a reforçar ( EUA ainda com quedas de 15% YTD e Europa com 20% YTD ) os fundos de acções EUA e Europa ainda têm muito para subir, e não esquecer o futuro próximo, onde várias entidades já dão para 2021 as recuperações das economias, se assim for, eu pergunto, esta altura ainda é altura de esperar para ver ou não será altura ideal ( apesar de para mim isso já foi no final de Março ) para reestruturar carteiras, reforços nos fundos com maiores quedas? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Diogobc said:

Mas o problema é definir em que preço volto a reforçar, e estou um bocado à toa nesta decisão...

Esta temática era algo que gostava de ver debatida aqui no forum! Assim, se acharem interessante deixo o desafio aos nossos "Mestres" que tanto contribuem para a literacia financeira dos mais novatos no sentido, de exporem as suas correntes de pensamento. Muito obrigado e forte abraço a todos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 5 minutos, nOrte disse:

Esta temática era algo que gostava de ver debatida aqui no forum! Assim, se acharem interessante deixo o desafio aos nossos "Mestres" que tanto contribuem para a literacia financeira dos mais novatos no sentido, de exporem as suas correntes de pensamento. Muito obrigado e forte abraço a todos,

Mas isso é o que têm feito nas últimas (todas) 736 páginas que o topic tem ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, Antonio84Pereira said:

Mas isso é o que têm feito nas últimas (todas) 736 páginas que o topic tem ?

Hahahaha... também é bem visto!!! Pode ser exponham a informação de uma forma mais inteligível pois, tenho a confessar que, por vezes fico a ver navios com alguns comentários isto para não dizer muitos. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, ptigas disse:

Onde anda a análise da carteira dos 8F ? não encontrei. foi apagada?

Apaguei. Estava super desactualizada, e como não era o foco principal, porque esta é a "original" que foi feita pelo algoritmo.

Mas pode ser que a coloque de novo quando tiver tempo ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )