Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 minutos, Otimizado disse:

@Virtua

Possivelmente estou a procurar mal mas não encontro o IQQ0 nem na oferta do Best nem do Big..

? é exclusivo Invest ? (estou a brincar)

Invest: https://tinyurl.com/v6juavv

Há no Best mas em libras (só moeda de cotação, no fundo não tem hedge nenhum por isso vai dar ao mesmo). É a versão MINV

Best: https://tinyurl.com/vawycbt

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

Há no Best mas em libras (só moeda de cotação, no fundo não tem hedge nenhum por isso vai dar ao mesmo). É a versão MINV

Estava com zero vontade de abrir conta no Invest.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 horas, Patanisca disse:

Sp500 to the moon? lol 

Throwback até 2018, crypto craze.

Pelos vistos a FED acaba por tornar os mercados domésticos muito parecidos com crypto, ambos são assentes em cocó de unicórnio e pó de fada. 

Capture.jpg

"Keep calm and buy gold and bitcoins" (roubado do Carlos Novais)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Patanisca disse:

Sp500 to the moon? lol 

Throwback até 2018, crypto craze.

Pelos vistos a FED acaba por tornar os mercados domésticos muito parecidos com crypto, ambos são assentes em cocó de unicórnio e pó de fada. 

É preciso ter calma.

Da mesma forma que tivemos uma subida nos mercados (longa), não vamos ter uma descida em linha recta num ou dois meses. :) 

Não há comparação possível entre os mercados e as cryptos, basta ver o que subiram num prazo tão curto :) na grande maioria fizeram mais de xk% :D

Agora mesmo, Mouro Emprestado disse:

Capture.jpg

"Keep calm and buy gold and bitcoins" (roubado do Carlos Novais)

Enquanto estiverem a imprimir dinheiro desta forma. O ouro a 2k$ é uma realidade, e pode não ficar por aí...

A FED vai a caminho dos 10T = 10M de desempregados...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Virtua disse:

Ainda bem que me pagam para ganhar dinheiro nos mercados e não para encontrar o sentido/razão em todos os movimentos de curto prazo ?

Mas sim, servem. Como disse, tivesse eu seguido mais os números e menos as "opiniões" nas construções de carteira estaria melhor. Nunca pensei foi que a "próxima queda" (que é esta) fosse tão semelhante a 2008 em termos de comportamentos quantitativos de vários activos.

Qualquer carteira que se tenha portado minimamente bem em 2008 ainda se está a portar melhor agora. Até novos instrumentos que passei a usar entretanto se estão a portar lindamente (IQQ0 -9.8% YTD Vs IWDA - 15% YTD). A construção do IQQ0 é literalmente baseado em matemática, por isso não me venhas dizer que não está a funcionar ;)

Não percebo essa preocupação em "podia estar a perder menos", se a carteira é para longo prazo, a não ser talvez por mero alivio psicológico temporário, pois o que deveria mesmo importar é sobretudo o "estou a ganhar bastante mais" quando for o momento de começar a resgatar daqui a muitos anos. Que relevância tem estarmos agora satisfeitos com por exemplo -10% em vez de -40%, se, caso tudo corra como é costume ocorrer, daqui a 3-5 anos já estarmos a ganhar +50% em vez de +20%?!?!?

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Lembra-te que uma parte importante da minha profissão é optimização de portfolios. Para mim perder 6% ou "apenas" 3% é para mim uma diferença bastante significativa. Embora a minha carteira pessoal seja minha e diferente das profissionais é impossível não haver transferência de conhecimento e viés entre ambas!!

Ex: A parti do momento em que passei a usar o IQQ0 na minha carteira pessoal tb comecei a usar nas profissionais, mesmo que os pesos e valores nas optimizações fossem diferentes. Ou seja, sempre que eu dou um salto de conhecimento há potencialmente 10 ou 20 pessoas que beneficiam disso directa e imediatamente, e é isso que me pesa na consciência e me incentiva a procura da eterna procura da carteira "perfeita". Para além disso já viste o impacto em termos de marketing os teus clientes estarem a ganhar dinheiro em plena pandemia? E por exemplo a menor quantidade de "vendas" por os clientes não estarem em pânico? Há sempre imensas variáveis profissionais que provavelmente não pensaste e nem te interessam ?

Não tinha reflectido sobre essa perspectiva e acho que tens toda a razão. Acredito que seja muitissimo dificil convencer a maioria dos clientes a continuarem a confiar no gestor e na sua estratégia (mesmo que seja a mais lógica de todas ) em períodos como estes. Como alguém disse, nós não nascemos para sermos racionais, nascemos apenas para transmitir os nossos genes, infelizmente no cumprimento dessa "missão" superior, a racionalidade é frequentemente trucidada pela pressão dos instintos (que muitas vezes nos auxiliam a fazer boas escolhas, mas outras vezes nos levam a fazer muitas asneiras). É fundamental que o gestor minimize ao máximo os comportamentos  negativos dos seus clientes, e talvez usar "truques" seja a melhor maneira de os manter no bom caminho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    A 08/04/2020 às 17:47, fousa disse:

@Plataformas De Crowdfunding, por curiosidade, estamos em que tendência? Ou aguardamos mais uns meses? ?

@fousa, se conseguiu ir buscar um post de 30 páginas atrás tb consegue ir buscar a resposta a essa pergunta na pagina seguinte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/04/2020 às 17:21, Virtua disse:

Porque a escolha IQQ0 e não IE00B4L5Y983 ?

Alguem que tenha os dois em simultaneo e em que proporções ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    A 09/04/2020 às 12:25, macase disse:

Boas,

Informação simplificada em forma de guia compacto e acessível em formato PDF, elaborada pelo Banco BIG (Banco de Investimento Global). Isto para referir que os créditos são do BIG, não são meus. Apenas sou cliente, nada mais. Mas tudo o que é informação útil e simples, eu gosto de partilhar, venha ela de onde vier.

https://blog.big.pt/media/1189/big-hub-guia-fundos-de-investimento.pdf

Cumprimentos.

Gostava de ter lido este pdf quando comecei a pesquisar pela primeira sobre investimentos/FI/ Finanças pessoais...

Simples mas com os básicos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, superkinas disse:

Porque a escolha IQQ0 e não IE00B4L5Y983 ?

Alguem que tenha os dois em simultaneo e em que proporções ?

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles_and_studies/blob/871dbe3baa387a2ac26283ebf84db0a8d50b81f3/IWDA_vs_IQQ0_nbviewer.ipynb

Uma combinação 50% IQQ0 e 50% IWDA tb fica muito bem, pelos backtests que fiz

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    A 09/04/2020 às 14:54, Virtua disse:

Ainda bem que me pagam para ganhar dinheiro nos mercados e não para encontrar o sentido/razão em todos os movimentos de curto prazo ?

Mas sim, servem. Como disse, tivesse eu seguido mais os números e menos as "opiniões" nas construções de carteira estaria melhor. Nunca pensei foi que a "próxima queda" (que é esta) fosse tão semelhante a 2008 em termos de comportamentos quantitativos de vários activos.

Qualquer carteira que se tenha portado minimamente bem em 2008 ainda se está a portar melhor agora. Até novos instrumentos que passei a usar entretanto se estão a portar lindamente (IQQ0 -9.8% YTD Vs IWDA - 15% YTD). A construção do IQQ0 é literalmente baseado em matemática, por isso não me venhas dizer que não está a funcionar ;)

Virtua desconhecia esse fundo/etf (IQQ0).

Percebi que é tipo o IWDA mas de baixa volatilidade. Podes explicar-me por favor como é que é calculada essa baixa volatilidade? No portefólio só estão empresas que tendem a ter baixas variações? ou existe outra regra?

Tem superado quase sempre o benchmark...

Já agora e hipoteticamente, qual seriam as vantagens/desvantagens em investir nesse mesmo fundo quando está em libras? apenas o risco cambial? 
    Não acabava por acrescentar um maior risco ao mesmo?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Percebi que é tipo o IWDA mas de baixa volatilidade. Podes explicar-me por favor como é que é calculada essa baixa volatilidade? No portefólio só estão empresas que tendem a ter baixas variações? ou existe outra regra?

Tenho dificuldade em explicar melhor do que a informção oficial:

"The Index aims to reflect the performance characteristics of a subset of securities within the MSCI World Index (Parent Index) with the lowest absolute volatility of returns, subject to risk diversification. The constituents of the Index are selected using a minimum volatility strategy which selects securities from the Parent Index based on estimates of the risk profile and expected volatility of each constituent and the correlation between all constituents in the Parent Index. Volatility of returns measures the movements in the daily price of the constituents over a period of time."

Mas encontrei aqui um artigo engraçado que devo acrescentar ao texto da análise (eu vou actualizando quer o texto quer a análise, que neste momento está com 10 dias de "atraso"). O artigo é este: https://www.robeco.com/en/insights/2010/ten-things-you-should-know-about-minimum-volatility-investing.html (atenção que este artigo foi originalmente escrito em 2010, só para verem o quanto esta situação de min vol é persistente).

Citação

Já agora e hipoteticamente, qual seriam as vantagens/desvantagens em investir nesse mesmo fundo quando está em libras? apenas o risco cambial? 
    Não acabava por acrescentar um maior risco ao mesmo?

No Best? Se for essa a versão serve, apenas é cotada em GBP. algo ser cotado numa moeda não significa necessariamente que tem hedge cambial. Podes ver pelas performances.

Versão cotada em euros, no invest (IQQ0) :

https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000Y2A1

Versão cotada em libras, no best (MINV) :

https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000XOKV

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 37 minutos, Virtua disse:

Tenho dificuldade em explicar melhor do que a informção oficial:

"The Index aims to reflect the performance characteristics of a subset of securities within the MSCI World Index (Parent Index) with the lowest absolute volatility of returns, subject to risk diversification. The constituents of the Index are selected using a minimum volatility strategy which selects securities from the Parent Index based on estimates of the risk profile and expected volatility of each constituent and the correlation between all constituents in the Parent Index. Volatility of returns measures the movements in the daily price of the constituents over a period of time."

Mas encontrei aqui um artigo engraçado que devo acrescentar ao texto da análise (eu vou actualizando quer o texto quer a análise, que neste momento está com 10 dias de "atraso"). O artigo é este: https://www.robeco.com/en/insights/2010/ten-things-you-should-know-about-minimum-volatility-investing.html (atenção que este artigo foi originalmente escrito em 2010, só para verem o quanto esta situação de min vol é persistente).

Bom artigo, lembro de o ter lido há uns anos quando andei a pesquisar sobre os índices min vol.

Há um ponto que, contudo, alguns financeiros apontam (nomeadamente o Larry Swedroe). O índice supostamente está mais sujeito ao risco do aumento das taxas de juros versus os índices market cap.

Por essa razão, e em resultado do bull market de 40 anos nas obrigações, é que min vol tem tido melhores retornos.

Pelo menos é uma das justificações.

Notem, estou a falar de memória, dado ser difícil fazer uma comparação entre esses índices e o índices market caps, uma vez que nos últimos 10 anos as taxas de juro basicamente têm caído.

PS: Continuo a achar um excelente índice, quicá melhor que MSCI World. Mas em todos os testes que fiz na minha carteira (EUPP), o MSCI World acaba por tornar a carteira mais rentável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )