Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 horas, superkinas disse:

apesar dos indices americanos estarem no verde todos os fundos da minha carteira relacionados com USA tem perdas 1-2%. Alguma explicação ?

Vários factores, o mais óbvio é que tens um fundo e não um ETF que replica a 100% um índice.

Entre outros há também outro factor importante, de certeza que 90% dos gestores de fundos de acções reduziram a sua exposição às mesmas e aumentaram em liquidez, enquanto eles não voltarem a carregar no gatilho há fundos que não vão ter tanto gaz nas subidas, mas também não caem tanto.

Como já tive oportunidade de dizer uma vez, não somos nós que temos de andar malucos sem saber o que fazer aos fundos que temos, os gestores deles é que têm de tomar decisões, tirando os investidores que tentam adivinhar os mercados para decidirem, os investidores de fundos deveriam se limitar a compor carteiras com que se sintam confortáveis e diversificadas com horizonte temporal largo, e aproveitar estes momentos para reforçar caso tenham capital, parece mentira mas investir em fundos deve ser mais fácil que mudar fraldas a um bebé ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lá está o papel higiénico ???

ecommerce-covid-19-sales.jpg.50c483152f4a8e0e44f449e1e758475d.jpg

há 31 minutos, D@vid disse:

Sinônimo de fácil:

1acessível, simples, descomplicado.

Dificultar o que por vezes é simples/fácil é algo intrínseco ao ser humano.

Investing is simple, but not easy. - Warren Buffett

E a verdade é que considero duas coisas bastante diferente. Não só nos mercados como na vida. É simples ganhar dinheiro nos mercados. É só comprar, principalmente nas quedas. Mas que ninguém me diga que é fácil emocionalmente... independentemente do que diz o dicionário ;)

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou começar a adoptar a estratégia do virtua. Quando toda a lógica me diz para ir pela esquerda, opto pela direita. É que isto de tentar fazer sentido com um mercado manipulado pela FED, vale mais pintar um autocarro a marcador. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Vidolz disse:

Nem que caísse um meteorito no meu dos USA, o SP 500 iria a máximos históricos com helicopter money da FED xD

Penso que o que acontece com esta crise é diferente das outras. Não é financeira nem económica, é uma crise que está a afectar em particular um determinador sector de serviços e industriais, depois como muito bem dizes o FED e o BCE estão com as bolsas abertas para evitar a crise financeira e económica e muitos investidores estão ver empresas de valor com excelentes preços após esta queda de quase 40% e que esta crise não as afecta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Vou começar a adoptar a estratégia do virtua. Quando toda a lógica me diz para ir pela esquerda, opto pela direita.

A minha estratégia não é bem essa lol é mais não deixar as emoções e o que "acho" influenciar boas decisões, estudos e análises que fiz no passado

Basicamente em investimento estatística/matemática + história > emoções, pelo menos para mim. A questão é encontres uma forma de estar no mercado em que não te deixes influenciar por viéses/bias. Olha que me corre sistematicamente melhor do que eu penso, fico muitas vezes espantado (como agora estou). E sempre que meto um "acho" no meio sai asneira. A verdade é que podia estar bem melhor se tivesse seguido ainda mais os meus estudos e tivesse menos "opiniões" e/ou medo (qualquer um desses dois caminhos já me punha positivo YTD, sendo que o primeiro me colocaria quase +8% YTD e o segundo uns 2%, em vez dos -2.5% com que estou).

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

Investing is simple, but not easy. - Warren Buffett

E a verdade é que considero duas coisas bastante diferente. Não só nos mercados como na vida. É simples ganhar dinheiro nos mercados. É só comprar, principalmente nas quedas. Mas que ninguém me diga que é fácil emocionalmente... independentemente do que diz o dicionário ;)

Mas atenção a isto:

image.jpeg.fda0675e3bfc3503f087a34150291d86.jpeg

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/04/2020 às 00:00, P2P Money Maker disse:

Sem querer aconselhamento à borla mas pedindo-te, simpaticamente, um comentário :

Portanto, na tua leitura, 1500 é algo possível? Esse tombo seria, hipoteticamente, com diversos floors ou uma straight line de panic sell como tivemos em meados de março?

Só te pergunto porque é uma opinião muito dispar do sentimento que vejo (famoso dumb money admito, do qual também faço parte - será que fazemos todos hehe ?)

Tanto podem ser os 1500 ou 1800.

Tenho de ver se começo a colocar uns gráficos, senão o pessoal vai pensar que isto são "números para o ar". :D

Volto a dizer apenas isto:

- Demasiado pessimismo (altura de comprar).

- Don´t fight the FED (QE ilimitado).

- Os movimentos mais violentos (subidas) acontecem em Bear Markets.

- Cuidado ao shortar.

- Carteira de LP de ações (também tenho e aproveitei o pânico).

- Trump (ia-me esquecendo deste "novo dado" :P )

Para mim existem vários problemas com a impressão de dinheiro "ilimitado".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

A minha estratégia não é bem essa lol é mais não deixar as emoções e o que "acho" influenciar boas decisões, estudos e análises que fiz no passado

Basicamente em investimento estatística/matemática + história > emoções, pelo menos para mim. A questão é encontres uma forma de estar no mercado em que não te deixes influenciar por viéses/bias. Olha que me corre sistematicamente melhor do que eu penso, fico muitas vezes espantado (como agora estou). E sempre que meto um "acho" no meio sai asneira. A verdade é que podia estar bem melhor se tivesse seguido ainda mais os meus estudos e tivesse menos "opiniões" e/ou medo (qualquer um desses dois caminhos já me punha positivo YTD, sendo que o primeiro me colocaria quase +8% YTD e o segundo uns 2%, em vez dos -2.5% com que estou).

Mas estudos e matemática não servem para nada neste mercado atual.

Porque nada nisto que está a acontecer faz sentido algum...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Vidolz disse:

Mas estudos e matemática não servem para nada neste mercado atual.

Porque nada nisto que está a acontecer faz sentido algum...

Será que não faz? olhar para um índice com -40% e a valores de 2017? ainda para mais estamos numa fase de new normal, milhares de mortos todos dias por causa do Covid já passou a ser normal, a pancada futura é dura, mas será que não era de aproveitar comprar bem mais barato?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 minutos, D@vid disse:

Compro barrotes de ouro e faço um muro com eles.

gold+wall.jpg

Seu goldbug.

Faltam as guns e o god.

(Para quem ler esta mensagem, a mesma é meramente irónica e para não ser levada a sério!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )