Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ramiro: salvo melhor opinião, e confirmando-se o "fim das descidas", será uma boa altura para entrar - talvez com entradas progressivas, em casa fundo, em vez de um "all in"

Agradeço o seu conselho. Na semana passada, entrei com uma pequena verba, no Eurovida Big Link. Metade coloquei no "ações equilibrado" e outra metade no "ações prudente". Esse montante, no Big, já ficou resolvido. Espero que bem...

Já quanto ao montante mais avultado, que está no Best, tive na sexta-feira uma conversa com o meu PFA. Na altura, como as coisas estavam "tremidas", não definimos nada na altura. Mas o que ficou combinado é que, nesta segunda-feira, dependendo de como estiverem as coisas (e parece que agora não vão mal...), aplicar os meus ativos disponíveis na carteira "retorno dinâmico". Será uma aposta com um bocadinho mais de risco, mas atendendo à dimensão da carteira de títulos que a constituem e à gestão razoável do banco, penso que, no médio prazo - uns 3 anos -, possa vir a obter uma boa valorização.

Mas na 2ª feira irei decidir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Estás a dizer fizeste isso em excel??? Só tenho uma palavra se é o caso BRUTAL 8)

Era engraçado saber se o "visitante" efectuou este trabalho em excel ou existiu alguma fonte.

Enquanto alguns ficam apreensivos com as quedas dos seus fundos, não se esqueçam que nada sobe eternamente, nem nada desce para sempre. O importante é continuar a investir mensalmente para futuramente obter resultados do investimento realizado.

A ideia de investir aos poucos em fundos de investimento pareceu-me uma excelente ideia, obrigado rakmoz  ;)

Parece-me que até Setembro os mercados vão continuar com esta "performance", altura em que o tribunal alemão vai decidir. (Não me recordo aonde li esta notícia.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tanto gráfico, riscos e cores só confundem... o que é que se extrai quanto à evolução (atual e futura) do ES Liquidez?? É que eu tenho lá metida uma apreciável maquia e... tenho que estar de olho nele!

O meu PFA disse-me, na sexta-feira, que esse ES Liquidez ... "foi chão que deu uvas"! Que está com valorizações descendentes e para eu não esperar, no próximo futuro, uma performance identica à que registou no passado recente.

Dito isto, estou a equacionar a "migração" de parte importante dos meus ativos que estão aplicados neste ESL para outro produto, possivelmente Fundos.

O que acham desta perspetiva?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Liquidez é um fundo..óbvio que não vai dar o mesmo, taxas dos depósitos baixas, papel comercial a comecar a ser substituido pelo crédito...agora que vai ser um fundo que vai dar uma rentabilidade liquida entre os 3% e 3.50% não tenho dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tanto gráfico, riscos e cores só confundem... o que é que se extrai quanto à evolução (atual e futura) do ES Liquidez?? É que eu tenho lá metida uma apreciável maquia e... tenho que estar de olho nele!

O meu PFA disse-me, na sexta-feira, que esse ES Liquidez ... "foi chão que deu uvas"! Que está com valorizações descendentes e para eu não esperar, no próximo futuro, uma performance identica à que registou no passado recente.

Dito isto, estou a equacionar a "migração" de parte importante dos meus ativos que estão aplicados neste ESL para outro produto, possivelmente Fundos.

O que acham desta perspetiva?

Acho que se migrares para fundos de gestão activa, com os típicos 2% de custos globais (vs ETF de 0,30%~0,5%), se o gestor for tão bom como o mercado - o que a maioria não é -  terás uma rentabilidade real, depois de impostos e custos, a longo prazo de 0%. Ou próximo disso.

Ao menos o liquidez cobra 0,5% ou próximo disso...é caro, para o que é (temos ETF a cobrar 0,15%)...mas dos mais baratos, senão o mais barato do universo tesouraria/monetário português.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Liquidez é um fundo..óbvio que não vai dar o mesmo, taxas dos depósitos baixas, papel comercial a comecar a ser substituido pelo crédito...agora que vai ser um fundo que vai dar uma rentabilidade liquida entre os 3% e 3.50% não tenho dúvidas.

3%, 3,5%?? em que horizonte temporal? O  BIC tesouraria está a anular os ganhos dos ultimos 3 meses, por este andar amanhã  já me irá entrar no capital.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[

Ao contrário do que vinha a acontecer nos últimos dois meses, a cotação da unidade de participação tem tido registado valorizações maiores ultimamente, o que poderá indiciar uma recuperação da sua rentabilidade, pelo menos no curto prazo.

Na últimas 4 semanas, a valorização foi sucessivamente de 0,0033€ - 0,0034€ - 0,0035€ - 0,0037€.

Traduzindo para rentabilidade anualizada, isto traduzir-se-ia numa passagem de 3,18% para 3,56%.

Ou seja, comparando com um depósito a prazo, teríamos de encontrar esta semana depósitos com taxas brutas de 4,95% para obter a mesma rentabilidade.

Agora...se esta valorização da UP se vai manter ou não...a ver vamos.

De qualquer modo, o comentário mensal do gestor do fundo (Eduardo Dias) é animador:

"Perspectivas

• A oportunidade de investimento em activos bastante conservadores e de curto prazo a taxas historicamente altas deverá continuar a suportar a rentabilidade do fundo, apesar da queda das taxas Euribor."

http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[

Ao contrário do que vinha a acontecer nos últimos dois meses, a cotação da unidade de participação tem tido registado valorizações maiores ultimamente, o que poderá indiciar uma recuperação da sua rentabilidade, pelo menos no curto prazo.

Na últimas 4 semanas, a valorização foi sucessivamente de 0,0033€ - 0,0034€ - 0,0035€ - 0,0037€.

Traduzindo para rentabilidade anualizada, isto traduzir-se-ia numa passagem de 3,18% para 3,56%.

Ou seja, comparando com um depósito a prazo, teríamos de encontrar esta semana depósitos com taxas brutas de 4,95% para obter a mesma rentabilidade.

Agora...se esta valorização da UP se vai manter ou não...a ver vamos.

De qualquer modo, o comentário mensal do gestor do fundo (Eduardo Dias) é animador:

"Perspectivas

• A oportunidade de investimento em activos bastante conservadores e de curto prazo a taxas historicamente altas deverá continuar a suportar a rentabilidade do fundo, apesar da queda das taxas Euribor."

http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

o comentario mensal é animador e é copy paste dos meses anteriores ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A percentagem que tenho aplicada nesse ES Liquidez é exagerada e fruto, apenas, de uma conveniência de momento.

Por essa razão, procuro uma aplicação a médio prazo (cerca de 3 anos), que me permita obter boas rendibilidades a um risco aceitável.

Já pedi aos "experts" deste fórum, uma opinião concreta, uma ajuda desinteressada. sobre uma possível carteira de fundos (uns 15 títulos diversificados, quer quanto aos produtos em si, quer quanto à respetiva área geográfica), para rentabilizar este meu capital, mas, infelizmente, não recebi qualquer retorno, concreto e objetivo. Eu compreendo...

Nesta medida, terei que ser eu próprio (com a colaboração do meu PFA do banco em causa e a ajuda do portal da ProtesteINVESTE), a tomar uma decisão quanto à escolha - um por um - dos fundos internacionais que constituirão a minha carteira alargada.

Já adiei esta decisão por demasiado tempo. Resolverei esta questão ao longo da presente semana, pois creio ser este o timing mais adequado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião vai desacelarar ainda mais no próximo trimestre, diria que deve ficar na ordem dos 0.70%, dai achar que este ano vamos ter um liquidez entre os 3% e os 3.50% liquidos.

David o es plano prudente tou muito investido vendo algum quando recuperar ou deixo ficar mais uns anitos gostava de ter a tua opinião...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A percentagem que tenho aplicada nesse ES Liquidez é exagerada e fruto, apenas, de uma conveniência de momento.

Por essa razão, procuro uma aplicação a médio prazo (cerca de 3 anos), que me permita obter boas rendibilidades a um risco aceitável.

Já pedi aos "experts" deste fórum, uma opinião concreta, uma ajuda desinteressada. sobre uma possível carteira de fundos (uns 15 títulos diversificados, quer quanto aos produtos em si, quer quanto à respetiva área geográfica), para rentabilizar este meu capital, mas, infelizmente, não recebi qualquer retorno, concreto e objetivo. Eu compreendo...

Nesta medida, terei que ser eu próprio (com a colaboração do meu PFA do banco em causa e a ajuda do portal da ProtesteINVESTE), a tomar uma decisão quanto à escolha - um por um - dos fundos internacionais que constituirão a minha carteira alargada.

Já adiei esta decisão por demasiado tempo. Resolverei esta questão ao longo da presente semana, pois creio ser este o timing mais adequado.

Mas tu ainda não nos disseste nada sobre que alocação queres e onde (geograficamente) ??

E eu já te dei uma carteira que terá retornos superiores a longo prazo que a maioria das carteiras "complicadas e caras" que te irão propor:

1/3 Acções Grandes Empresas Mundo (ETF)

1/3 Obrigações ligadas à inflação (ETF)

1/3 ES liquidez

Mais risco? Alocas 10%/15% a um/dois ETF de small cap - pequenas empresas (US e/ou Europa/União Europeia)

Mais risco ainda? Alocas 10% a Acções Grande Empresas Mercados Emergentes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os meus conhecimentos nesta área são escassos. Por essa razão venho aqui pedir a ajuda de quem percebe do assunto. Não levem a mal, por favor, qualquer "inexatidão técnica" da minha parte.

Quanto à opção de aplicar o montante que tenho disponível em ETF's, quer o meu PFA quer as recomendações que li na Investe, não aconselhavam/apontavam nesse sentido. Aliás, não me recordo já o que disse, em concreto, o meu PFA, mas recordo-me que me desaconselhou vivamente a ideia. Por essa razão, eu nem quis insistir mais na conversa, já que se ele se mostrou tão cético/renitente quanto aos ETF's, não fazia sentido eu prosseguir com o assunto na conversa. Aliás, acredite "rakmoz", se o meu PFA do best tivesse concordado/apoiado esta sua proposta que eu levava, eu teria feito imediatamente a aplicação e... não estaríamos agora aqui a conversar... Foi perante o "torcer do nariz" do funcionário, que - como compreenderá - eu pedi que ele me apresentasse alternativas...

E as alternativas sugeridas, para esta aplicação com um horizonte de médio prazo, foram: a) ou a constituição - título a título - de uma carteira de Fundos Internacionais (cuja "gestão", ao longo do tempo, teria eu de fazer); ou a entrada para a carteira "retorno dinâmico" do best, mais cómoda para mim, e que muito provavelmente, neste lapso de tempo de 3 anos, poderá garantir uma boa valorização ao meu capital (PFA dixit).

É nesta base que me encontro e... toda a ajuda é bem vinda.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:( tambem te dei a minha opinião...uma carteira simples de risco reduzido que me pareceu que era o que se adaptava a ti...e ao momento

1/3 es rendimento

1/3 es liquidez

1/3 es plano prudente

esta só não dá é para ganhares ou perderes 20% ao ano

nem para ganhares ou perderes 10% ao ano

...é mais estável e andará na ordem de 5% os ganhos ou as perdas máximas médias anuais num horizonte de 3 anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se os teus conhecimentos são escassos, eu diria o seguinte:

- ETF, não. Considero que os ETF é para quem já percebe um pouco mais do assunto - mas se o forista rakmoz apresentar argumentos contra o que acabei de dizer, fico disponível para mudar de opinião;

- se tiveres um pouco de tempo para ver os fundos que estão no top, concentra-te em alguns dos indicadores que apresentam: rácio de Sharpe tem que ser > 1, caso contrário eliminas da tua lista; o desvio-padrão tem que ser inferior à rendibilidade média, no caso contrário significa que o risco tende a ser mais elevado quando comparando com as tuas oportunidades de rendimento.

- tudo no ES como aconselha o 1pedro2: há quem diga que é bom por ser o banco ES, outros dizem que é colocar tudo no mesmo cesto e que é portanto de evitar.

- se quiseres ter uma ideia da carteira de um principiante como eu que foi aconselhado aqui, deixo-te a minha, com perfil moderado, e que inclui cerca de 10-13% de acções e um terço de ES Liquidez. Cada vez que pedi opiniões aqui, estes fundos foram sugeridos e encontram-se na carteira de muitos dos foristas que por aqui passam. Podes é ir ver outros fundos semelhantes no top (1ª página) e perguntar concretamente o que os peritos acham de substituir um ou outro por um do top:

ES Liquidez 30% da carteira, com muito baixo risco e uma rendibilidade razoável e acima dos melhores depósitos a prazo

Pimco Global Bond 20%

Pimco Diversified Income  20%

Nordea-1 European Cross Credit 10%

Invesco Global Income Rel Est Secs E 10%, que inclui algumas acções

EEF Equity Consumer Staples R Acc  5% (fundo accionista)

Vontobel Global Value Equity C 5% (fundo accionista)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )