Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 23 minutos, Edge disse:

Olá!

Sim, tenho uma conta na Degiro que utilizo para as poupanças dos rebentos!

Na Degiro não é possível (ainda) fazer várias carteiras diferentes dentro da mesma conta.

Eu na altura enviei um e-mail ao suporte a perguntar essa possibilidade e disseram-me que ainda não têm essa função.

O que dá para fazer e o que me aconselharam na altura (e foi o que fiz), é criar diferentes contas.

Penso que tem que ser em teu nome. Acho que para menores não é possível. (Não confirmei)

Assim, eu criei 2 contas diferentes para mim. Uma que uso apenas para a minha carteira e outra que uso apenas para a carteira dos meus filhos.

É simples e a única coisa que se tem de fazer é que, nos reforços, tens de indicar para qual nome de utilizador é o reforço. Eu mando sempre um e-mail com essa informação é o dinheiro vai sempre parar à conta correcta.

Obrigado @edge  Mas imagina tenho 3 filhos tenho de abrir mais 3 contas? É que só com uma.como sabes que quantia é de quem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 minutos, vila disse:

Obrigado @edge  Mas imagina tenho 3 filhos tenho de abrir mais 3 contas? É que só com uma.como sabes que quantia é de quem?

Sim, nessa situação provavelmente o melhor será abrires 3 contas!

Ou então juntas todos os filhos numa só conta, caso eles tenham valores semelhantes.

Eu tenho 2 filhos e os valores deles, junto na mesma conta.

Para mim funciona bem porque eles recebem os mesmos valores (quase sempre) e assim tenho uma “bolo” maior a trabalhar para eles.

Quando chegar a altura de dividir irei dividir a meio e criar uma conta separada para cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 49 minutos, Edge disse:

Olá!

Sim, tenho uma conta na Degiro que utilizo para as poupanças dos rebentos!

Na Degiro não é possível (ainda) fazer várias carteiras diferentes dentro da mesma conta.

Eu na altura enviei um e-mail ao suporte a perguntar essa possibilidade e disseram-me que ainda não têm essa função.

O que dá para fazer e o que me aconselharam na altura (e foi o que fiz), é criar diferentes contas.

Penso que tem que ser em teu nome. Acho que para menores não é possível. (Não confirmei)

Assim, eu criei 2 contas diferentes para mim. Uma que uso apenas para a minha carteira e outra que uso apenas para a carteira dos meus filhos.

É simples e a única coisa que se tem de fazer é que, nos reforços, tens de indicar para qual nome de utilizador é o reforço. Eu mando sempre um e-mail com essa informação é o dinheiro vai sempre parar à conta correcta.

Só para dizer que também tenho 2 contas na Degiro e que funciona muito bem a alocação dos valores para cada conta quando faço para lá transferências.

No meu caso, quando transfiro, basta indicar qual o nome da conta, que depois o $$$ vai parar à conta correcta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma conta por cada país europeu na degiro para diminuir o custo das comissoes e funciona perfeitamente, tudo com o mesmo email e IBAN, basta na transferencia indicar o nome da conta pretendida, em alguns paises demora mais, outros menos, mas costuma sempre ir bater á conta certa, se eles nao souberem, enviam email a perguntar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Diogobc disse:

Agradeço as respostas.

@Patanisca Pensas voltar a entrar no mercado em breve (próximos meses)? Quais os critérios que definiste para entrar? Ou não estás para aí virado para já :P

Sim penso, o meu objetivo é fazer dinheiro (e portanto, não perder). Os critérios não são rígidos, dada a velocidade com que os dados mudam de dia para dia. Mas uma coisa é certa, não tenciono fazer reforços enquanto houver volatilidade muito alta. Como se vivem tempos de grande incerteza e se verificam comportamentos inéditos que violam os comportamentos clássicos dos mercados (exemplo, stocks down, gold e bonds up), está ainda um nevoeiro muito denso, não consigo ver o que se passa lá ao fundo. Prefiro manter-me quieto porque posso pisar alguma bosta de Touro ou Urso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

se verificam comportamentos inéditos que violam os comportamentos clássicos dos mercados (exemplo, stocks down, gold e bonds up)

TLT: +20% year to date (treasuries de longo prazo)

GLD: +7% year to date (ouro)

Até as government bonds europeias estão positivas mesmo com as yields esmagadas até ao limite (negativas LOL)

Não sei a que comportamentos assim tão inéditos te referes...

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 horas, Virtua disse:

TLT: +20% year to date (treasuries de longo prazo)

GLD: +7% year to date (ouro)

Até as government bonds europeias estão positivas mesmo com as yields esmagadas até ao limite (negativas LOL)

Não sei a que comportamentos assim tão inéditos te referes...

Continuo lixado por não haver nenhum ETF de treasuries de longo-prazo americanas que capitalizem dividendos e tenham proteção cambial (ou há uma coisa, ou há outra ?).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Continuo lixado por não haver nenhum ETF de treasuries de longo-prazo americanas que capitalizem dividendos e tenham proteção cambial (ou há uma coisa, ou há outra ?).

Acho que um erro comprar Treasuries de longo prazo com hedge cambial. 

1. Só o custo do hedge (até pelo menos o início do ano era de 2% por ano, equivalente à yield das treasuries). Ao longo de 10/15 anos vai-te levar o lucro todinho.

2. Hedge em obrigações faz sentido em maturidades curtas, para que a contribuição para o risco do activo seja maior na parte FX do que das obrigações em si. Neste caso estamos a falar de obrigações com volatilidade de mercado accionista pelo que não faz muito sentido na minha opinião.

Não testei ainda os efeitos na correlação. Até pode ser interessante. Vou ver isso um dia. Mas sendo o USD moeda de refúgio acho que os efeitos, em momentos extremos provavelmente até é positivo.

DTLA - Versão A de América - Sem hedge - YTD +22.9% (do ponto de vista do investidor europeu)

DTLE - Versão E de Europa - Com hedge - YTD +20.98%

E isto depois da descida recente do dólar. Porque até ao início da semana passada, (quando o S&P andava abaixo dos 2400 e era realmente preciso um hedge ao mercado accionista), a diferença era ainda maior a favor do DTLA. O DTLA saiu-me bem melhor que o esperado ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 horas, Virtua disse:

Acho que um erro comprar Treasuries de longo prazo com hedge cambial. 

1. Só o custo do hedge (até pelo menos o início do ano era de 2% por ano, equivalente à yield das treasuries). Ao longo de 10/15 anos vai-te levar o lucro todinho.

2. Hedge em obrigações faz sentido em maturidades curtas, para que a contribuição para o risco do activo seja maior na parte FX do que das obrigações em si. Neste caso estamos a falar de obrigações com volatilidade de mercado accionista pelo que não faz muito sentido na minha opinião.

Não testei ainda os efeitos na correlação. Até pode ser interessante. Vou ver isso um dia. Mas sendo o USD moeda de refúgio acho que os efeitos, em momentos extremos provavelmente até é positivo.

DTLA - Versão A de América - Sem hedge - YTD +22.9% (do ponto de vista do investidor europeu)

DTLE - Versão E de Europa - Com hedge - YTD +20.98%

E isto depois da descida recente do dólar. Porque até ao início da semana passada, (quando o S&P andava abaixo dos 2400 e era realmente preciso um hedge ao mercado accionista), a diferença era ainda maior a favor do DTLA. O DTLA saiu-me bem melhor que o esperado ?

A questão é que não podes olhar para o activo como um só, mas dentro de uma carteira de investimento (o ouro, por si só, é um péssimo investimento... mas alocado a uma carteira de acções e obrigações, deixa de o ser).

Sendo assim, não sei se quero estar exposto a uma moeda externa quando "preciso" que as obrigações de longo-prazo amorteçam as quedas da carteira. 

Por exemplo, estre meados de 2007 e o final de 2009, o par euro-usd teve um comportamento muito volátil:

Capturar.jpg

Isto é naturalmente apenas verdade dentro do "Euro", porque no "novo escudo*" essa cobertura cambial deixa de fazer sentido.

(*escrevi com letras minúsculas de propósito)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    A 25/03/2020 às 18:09, Virtua disse:

Não tenho iphone... Sou pobre ?

Talvez um lock regional (pode ser só para US residents)

Mas que ela existe existe... https://apps.apple.com/us/app/personal-capital/id504672168#?platform=iphone

Tentei com vpn e mesmo assim nao consegui ?

Recomendas algum outro? Sei que existem já alguns em Português 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17

Tenho uma questão.

Todos os fundos que por aqui são falados/debatidos/recomendados são sempre maioritariamente Americanos, europeus e alguns de vós têm de emergentes (numa proporção muito inferior).

Estando a China à beira de ser a primeira potencia mundial (se já não é) não fazia sentido haver mais analise de fundos chineses, ou com maior exposição chhinesa/asiática? 

A somar a isto, junto ainda a atual situação que vivemos, onde a China deverá recuperar rapidamente e aparentemente com menos lesões do que a América e os Europeus.

Porque acham que os "investimentos chineses" não são falados neste forum? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Tiago Cardoso 17 disse:

Sei que existem já alguns em Português 

Alguns em português para quê? Não sei o que pretendes ?

há 17 horas, dfserra disse:

Alguém sabe onde se comercializa o ETF de bounds 20+ DTLA?
    No banco invest aapenas encontrei bounds até 10 anos e o famoso US10 de distribuição.
    cumprimentos apenas virtuais

O DTLA e DTLE por enquanto não estão disponíveis no invest on-line. Só por impresso acho eu. Já consegui que comercializassem o IWDA e o AGGH/EUNA on-line. O DTLA estava a seguir mas com isto do COVID acho que baralhou tudo. Mas não sei se correr atrás de um fundo que subiu 20%+ em dois meses será a melhor ideia. Cuidado e juízo para não se saltar da frigideira para o fogo. 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 22 minutos, Virtua disse:

Alguns em português para quê? Não sei o que pretendes ?

App que faça o mesmo que a personal capital.

Onde  possas colocar todos os investimentos que tens, e até agregar as contas dos diversos bancos, e depois apresentar isso em gráficos e estatísticas apelativas de se verem

Eu tenho os meus dados mas estão todos em excel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 2 horas, superkinas disse:

Pump and dump? 

A 27/03/2020 às 00:07, Virtua disse:

Depois do dia de hoje. Dentro do "normal"

image.png.786ae7e7c07a6b309708ec7451dc0867.png

E o padrão continua ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 14 minutos, Virtua disse:

Ainda não me demonstraram (ainda?!) superioridade de alocação geográfica vs global

E fazes essa escolha pelo global em etfs ou fundos?

Normalmente associo os globais sempre a ETFS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:
    App que faça o mesmo que a personal capital.

Onde  possas colocar todos os investimentos que tens, e até agregar as contas dos diversos bancos, e depois apresentar isso em gráficos e estatísticas apelativas de se verem

Eu tenho os meus dados mas estão todos em excel.

Isso existe? O melhor que conheço deve ser o Financial Times mas é em site, nem é versão APP. Estou a tentar desenvolver isso para os nossos clientes, porque nunca encontrei nada de jeito (aliás acho que mesmo se encontrar algo mais ou menos nunca é com o nível de personalização e beleza que pretendemos). Mas sim. A personal capital está engraçado. Mas imagino (tenho quase a certeza) que terias de ser clientes deles...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 1 minuto, Virtua disse:

Isso existe? O melhor que conheço deve ser o Financial Times mas é em site, nem é versão APP. Estou a tentar desenvolver isso para os nossos clientes, porque nunca encontrei nada de jeito (aliás acho que mesmo se encontrar algo mais ou menos nunca é com o nível de personalização e beleza que pretendemos). Mas sim. A personal capital está engraçado. Mas imagino (tenho quase a certeza) que terias de ser clientes deles...

Eu sei que existem os agregadores de contas bancárias, onde podes ver as tuas despesas e assim. Mesmo em Português já tens vário.

E sei também que existem apps onde podes controlar a tua carteira de investimentos, como por exemplo a da investing.com. Agora tudo numa e com gráficos bonitos e resumos e tal nao tenho conhecimento

Editado por Tiago Cardoso 17
    Edit
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

E fazes essa escolha pelo global em etfs ou fundos?

Normalmente associo os globais sempre a ETFS

Actualmente prefiro ETFs, mas isso acaba por ser algo pessoal também. Reforços, custos etc etc 

Mas uma mistura entre ETFs e fundos acaba por ser comum. ETFs=carteira Core,  Fundos=Reforços pequenos/alguns fundos com boas performances (MFS European Value vs MSCI Europe/Eurostoxx) e/ou fundos regionais que ou não há um ETF ou o que existe tem má performance.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )