Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 22 minutos, rui_marreiros disse:

Eih que exagero, só 5% terão problemas a necessitar internamento hospital e destes só uma pequena percentagem morrem. 300 M x5%=15 milhões, o problema é ter um serviço de saúde para aguentar com estes números. O confinamento social é importante para reduzir este número. No entanto, se nos USA morrerem entre 30k  a 50k de pessoas por causa do COVID-19, este número não assusta a administração, pois só de gripe morrem anualmente por lá 20k.

Eu acho é que os conselheiros económicos do Trump já lhe disseram que o número elevado de infectados pode ser um bom negocio, dá muita despesa, e depois o numero de infectados/mortos serão nas grandes cidades que são mais pelos democratas, atribuindo a incompetência aos democratas.

Atenção que fiz quote ao número do Vidolz.

Acho que nem 2 milhões vão morrer no mundo inteiro e depois de toda a algazarra inicial (blood blood everywhere), vamos voltar ao rame-rame do costume (talvez com mais teletrabalho, porque percebemos que muitas tarefas podem ser efectuadas remotamente, sem ser necessário ir para o trânsito ou para ser sardinha enlatada na hora de ponta).

Para todos os efeitos, a mensagem que quero transmitir é a mesma, "é do interesse egoísta das empresas que morra o menor número de pessoas, caso contrário deixam de existir consumidores!".

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 57 minutos, Virtua disse:

Recebi isto por e-mail hoje. Parece-me bem e decidi partilhar:

image.thumb.png.4636066a76b1e4b7c5ff057f833e3033.png

Fonte: rationalwalk.com

Concordo com o Taleb, este virus não é um black swan per si; mas já a situação resultante das consequências das medidas tomadas, esse sim, é um evento que ninguém estava à espera nem para o qual ninguém estava preparado. Tal como as doenças se espalham mais depressa e por àreas mais vastas, também a irracionalidade colectiva e outros fenomenos sociais e politicos de imitação se propagam à velocidade da luz. 

Outra consequência que também se fala que poderá surgir (nomeadamente se o Trump fizer asneira/tiver azar) é uma viragem profunda dos EUA para a esquerda (o Sanders já fala em querer nacionalizar toda a industria farmaceutica, extinguir patentes, saquear os privados). Já na Grande Depressão existiu esse risco. Por outro lado, as alegadas boas intenções da causa (a luta contra o virus e depois para combater os efeitos económicos da pandemia) trarão maior "legitimidade" para muitos políticos por todo o mundo expandirem o seu poder.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Taiwan, Coreia do Sul, Singapura, não fecharam nada e estão a ter bons resultados. Não é que não se devam tomar medidas, convém é que sejam medidas eficazes e com menores custos colaterais possiveis.

Pupils, some wearing masks, sit behind partition boards as they attend classes at Dajia Elemental School in Taipei, Taiwan, on March 3, 2020. The school prepared the boards, made with PP Corrugated Board, to prevent infection of Covid-19 by saliva wh

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    A 19/03/2020 às 16:59, Virtua disse:

Tenho de actualizar. Mas como me fui apercebendo os fundos vão perdendo "gás" (em termos relativos) e acabam com o tempo por ficar atrás dos ETFs (algo que se fala MUITO nos fóruns mas podemos ver em tempo real).

Tenho imenso para fazer mas vou colocar na todo list.

/rant mode on 

Para mim que já trabalhava em casa quase nada mudou em tempos de vírus, apenas acabei por alterar algumas prioridades como o Site da futureproof e a ver se faço uma ou outra outra app que estava no pipeline e adianto trabalho ?). Queria ver se fazia algo como a dashboard da personal capital para os nossos clientes poderem acompanhar os investimentos (se bem que nem sei se é boa ideia, o pessoal tem a mania de entrar em pânico ?, mas mais que não seja ficamos nós com a ferramenta in-house para acompanhamento dos investimentos dos clientes).

P.S. Aliás tenho tanto para fazer que foi um alivio saber que o exame do CFA foi adiado, provavelmente para Dezembro. Até fico com um sentimento conflituoso quando vejo piadas de "estou a contar os azulejos da cozinha". Imagino que para muita gente seja uma seca mas para mim... só sinto um pouco falta de ir correr e/ou esticar a perna

/rant mode off 

giphy.gif

Supostamente existe a app da personal capital para Iphone, mas ao procurar não me está a aparecer. Alguém sabe o porquê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Patanisca disse:

olha o FOMO a chamar... Toca a carregar, aproveitar que a FED compra tudo, até hipotecas de casas a desempregados com a 4ª classe!

Coisas estranhas que se andam a passar no sistema financeiro norte americano!

O tombo nos USA vai ser tão grande (=

Vou ficar na sideline a assistir com dinheiro na mão pronto para o ataque.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Supostamente existe a app da personal capital para Iphone, mas ao procurar não me está a aparecer. Alguém sabe o porquê?

Não tenho iphone... Sou pobre ?

Talvez um lock regional (pode ser só para US residents)

Mas que ela existe existe... https://apps.apple.com/us/app/personal-capital/id504672168#?platform=iphone

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/03/2020 às 23:51, Virtua disse:

O S&P 500 só começou em 1957. Para trás é tipo um backtest. Por isso é relativamente complicado arranjar dados (não estão na yahoo finance). Vou falar com um amigo que tem um terminal bloomberg e ver se coloco aqui tb.

Entretanto já actualizei com '87. Nunca pensei que tb batesse no alvo LOL

image.png.9e1f15ddd64f55c6b5fb1451ac173e7b.png

'2008' starts at 2008-09-19, '2020' starts at 2020-02-19, and '1987' starts at 1987-10-05

Parabéns pela grande partilha como sempre, mas não tens a crise de 2008 a começar muito tarde? Até começou em 2007 se não me engano.

Editado por xgoldpt
    erro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, 5coroas disse:

Qual será o sinal que vais considerar para entrares? Qual é o plano?

Peak do Corona, Q1 company results.

Mesmo que entremos em bear market um ano, daqui a umas semanas vou entrar.

Claro que isto pode correr mal mas ainda não me sinto confortável em investir na conjectura atual.

Mas não se fiem em mim, vocês têm todos muito mais conhecimento que eu sobre este mundo, é apenas um gut feeling que tenho.

Editado por Vidolz
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, xgoldpt disse:

Parabéns pela grande partilha como sempre, mas não tens a crise de 2008 a começar muito tarde? Até começou em 2007 se não me engano.

Tenho sim. Como disse:

Citação

Nada como sermos nós a fazer as coisas. Sempre achei que as comparações eram mal feitas e só há um período num passado recente semelhante a este. A falência da Lehman Brothers. Não é 2008. É a falência da Lehman mesmo. Bem me lembro da sangria que veio a seguir. Houve um 2008 pré Lehman e outro pós Lehman.

Se calhar ainda vou alterar o '2008" para LB (Lehman Banckrupcy) mesmo com o objectivo de focar ainda mais. "Toda a gente" sabe que a Lehman faliu em 2008...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Vidolz disse:

Peak do Corona,

Peak nos EUA? Como é que ficas a saber que já alcançou o peak? É que geralmente só se sabe quando já está a descer. Também está previsto, que se não for encontrada a vacina, teremos uma outra vaga de corona lá para Outubro, ou seja, podem nos próximos tempos atingirem-se vários picos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, 5coroas disse:

Peak nos EUA? Como é que ficas a saber que já alcançou o peak? É que geralmente só se sabe quando já está a descer. Também está previsto, que se não for encontrada a vacina, teremos uma outra vaga de corona lá para Outubro, ou seja, podem nos próximos tempos atingirem-se vários picos.

E essa informação já não estará descontada no mercado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.npr.org/2020/03/24/821000049/pandemic-bonds

Pandemic bonds. Desconhecia que tal coisa existia....

Estão a "bater" no @Vidolz não sei pk. Se não está à vontade não está à vontade!! Quando se sentir ele virá com certeza dizer e explicar as razões dele...

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Virtua disse:

https://www.npr.org/2020/03/24/821000049/pandemic-bonds

Pandemic bonds. Desconhecia que tal coisa existia....

Estão a "bater" no @Vidolz não sei pk. Se não está à vontade não está à vontade!! Quando se sentir ele virá com certeza dizer e explicar as razões dele...

Deal!

Quando eu finalmente investir anuncio aqui :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 3 minutos, Vidolz disse:

Deal!

Quando eu finalmente investir anuncio aqui :D

Vidolz, i get your point e estou com a mesma perspectiva. Os EUA vao piorar e muito. Vou entrar no que considerar o pico (lol como se eu fosse epidemiologista) e depois rezar e roer os dedos enquanto desce... E esperar que suba ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Tenho seguido a conversa com muito interesse e só posso agradecer a todos os óptimos posts que têm feito :)

Queria fazer uma pergunta simples. Leio e vejo muitos artigos com: a magia da análise técnica, suportes e afins; Análises macro económicas; futurologia de Goldman Sachs e companhia; vários argumentos técnicos ou fundamentais para comprar ou vender ou adivinhar o que vai acontecer. Nunca vejo análises à média do P/E do S&P500. Deixo aqui um gráfico:

1793564873_grfico.thumb.png.b0f5b992726977ed8dd263d0b0c94940.png

fonte: https://www.multpl.com/s-p-500-pe-ratio

Não me lembro de ler algo que sugerisse decidir compras ou vendas pela média do P/E. Vendo este gráfico e a média de 15.78 não faz sentido considerar estes valores e este histórico para tomar decisões? Há uma correlação não só entre as crises e o valor médio como também há sempre uma subida desse valor após as crises, naturalmente.

Porque é que esta informação não aparece como factor mais vezes? Não será um bom factor para entrar (ou sair) em fundos ou etf's sobre o mercado americano?

Ps.: aqueles valores de 2009 são qualquer coisa ?

Editado por Diogobc
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )