Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

@Rick Lusitano Dá-me jeito que o ouro tenha descido esta semana. Estou farto de pessoal que acha que o ouro tem correlação negativa com o mercado accionista e serve como hedge ao mesmo. Nunca percebi muito bem a dificuldade em "ler" números mas parece que estou ano sim ano não a explicar a mesma coisa (e contango, contango e o efeito em ETFs com base em futuros é outro que estou sempre a explicar).

Sim, para mim, números são muito mais simples de ler do que pessoas ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 32 minutos, Virtua disse:

@Rick Lusitano Dá-me jeito que o ouro tenha descido esta semana. Estou farto de pessoal que acha que o ouro tem correlação negativa com o mercado accionista e serve como hedge ao mesmo. Nunca percebi muito bem a dificuldade em "ler" números mas parece que estou ano sim ano não a explicar a mesma coisa (e contango, contango e o efeito em ETFs de matérias primas não metálicas é outro que estou sempre a explicar).

Sim, para mim, números são muito mais simples de ler do que pessoas ?

Quanto falo em "ler" os números, é que os números são alvo de interpretações, e elas são subjectivas devido aos bias e vivências que o Ser Humano que os lê tem. E podem ser lidos propositados ao sabor de quem lê para reforçar uma ideia ("torturar os números" como se faz com as palavras). Tens como exemplo, os Relatórios e Contas das empresas.

Os números são uma representação gráfica. São caracteres, como as letras e como sabes podem ser interpretados diferentemente por quem as lê. As primeiras representações dos números foram através de letras, por exemplo, através do alfabeto grego.

Um coisa aparentemente tão simples e desvalorizado é o 0 (zero), algumas civilizações não tinham a sua representação, como os Romanos. Foi uma descoberta que revolucionou a matemática.

Mas chega de números, que o tópico é de FI e de mercados indirectamente. E o pessoal deve achar isto coisa de geeks malucos. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas chega de números, que o tópico é de FI e de mercados indirectamente. E o pessoal deve achar isto coisa de geeks malucos. :P

E quê? Achas que isto vai aos "meus" 2000 para eu entrar com a basuka e ver se ainda fico milionário antes dos 40? ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 16 minutos, Virtua disse:

E quê? Achas que isto vai aos "meus" 2000 para eu entrar com a basuka e ver se ainda fico milionário antes dos 40? ?

Isso é não market timing? Não entras em qualquer altura porque investes para longo prazo? E as entradas são irrelevantes, porque acabam por se diluir com o avançar do tempo?

Não estou a ser irónico. Como sei que és um B&H LP, fico curioso sobre as tuas entradas. Porque penso que se calhar acabamos por fazer uma gestão mais activa, uns mais que outros.

Eu não me ponho a descobrir dips, a crowd é mais forte e imprevisivel do que qualquer palpite que possa fazer. (Palpite, mesmo que faça modelos sofisticados, no final os mercados são feitos de pessoas, mesmo que não sejam elas os negociadores que compram ou vendem.)

By the way, ao falar do Taper Tantrum de 2013, tomei a consciência que já passamos imenso tempo desde essa altura. ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 13 minutos, Virtua disse:

Podias ter ficado mais rico se esta semana estivesses dentro de 1 destes: :)

Citação

Gainers: Direxion Junior Gold Mine Bear 3X (NYSEARCA:JDST+256.8%.

Gold Miners Bear 3X Direxion ETF (NYSEARCA:DUST+186.5%.

VS 2X VIX Short Term (NASDAQ:TVIX+97.4%.

Ultra VIX Short-Term Fut Proshares (NYSEARCA:UVXY+71.1%.

Energy Bear 3X Direxion (NYSEARCA:ERY+66.4%.

https://seekingalpha.com/news/3551725-vxx-gdxj-nugt-and-uvxy-among-weekly-etf-movers

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Podias ter ficado mais rico se esta semana estivesses dentro de 1 destes: :)

https://seekingalpha.com/news/3551725-vxx-gdxj-nugt-and-uvxy-among-weekly-etf-movers

Infelizmente não consigo prever o futuro nem sei o número do euromilhões ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    58 minutes ago, Virtua said:

Talvez dê a ideia de ser demasiado inflexível. Não sei. Como isto de achares que só vejo números à frente. A estratégia que sigo está mais do que documentada e estudada. Inúmeros livros, e alguns bastante académicos, debruçam-se sobre isso. Há algumas variantes, verdade, mas podes incluir uma parcela de todas as que te fazem sentir à vontade. Comprar em saldos acho que não é market timming (e se o é fico à vontade com a denominação). Para mim market timming seria se eu achasse que o mínimo seria nos 2000, por exemplo. Mas não sei qual vai ser o mínimo e nem sei se já o atingimos.

Até o buffet em 2008 foi aos saldos (e até comprou opções)! A estratégia que EU sigo é simples. Fazes uma carteira com o nível de risco com que te sentes confortável e aguentas a volatilidade. Se as coisas caem compras mais, se caem mais compras mais ainda e se cairem ainda mais adio a compra do carro novo e coloco mais no mercado. Primeiro passo se calhar vai ser ajustar as alocações que estão a ficar esticadas nas bonds, de preferência ajuste por reforço para evitar impostos de venda.

Olhar para números acalma-me. Gosto de analisar diferentes variações e possibilidades do que pode acontecer e sinto-me mais preparado quando a realidade está em linha com um dos cenários (especialmente quando é um dos principais). Este crash está ser um mini-2008 (com cerca de 50% de intensidade). Qualquer pessoa que estudou 2008 não pode ficar surpreendido com praticamente nada do que está a acontecer.

Talvez um pouco com a velocidade do crash e o facto de ser a partir de máximos surpreendeu muitas pessoas (inclusivamente a mim) mas, como pena de parecer hindsight bias, era realmente das poucas formas de apanhar o maior número de pessoas desprevenidas. Já há demasiados algoritmos e inteligência artificial e o início do crash teria de ser algo novo e diferente, portanto até na imprevisibilidade foi previsível (foi um known unknown).

EDIT: Ao reler o teu post fiquei com a ideia que achas que quem compra quando o mercado está a cair é porque acha que vai comprar no mínimo ou está a tentar descobrir o mínimo. Não, não e não. Quando eu vou aos saldos a 50% sei que a loja dentro de um mês pode estar com 70% de saldos mas acho que com 50% a roupa já está a um preço que eu estou disposto a pagar para ter a certeza que fico com ela!!

Pelo que percebi a estratégia que tem definida (e não táctica), está firmada com pontos de decisão númerica. A minha questão é, estando numéricamente definidos, quando eles são accionados age em conformidade ou avalia a situação com base na sua percepção e temporiza na medida dos possiveis (por exemplo, acionou uma banda de rebalanceamento mas como é sua suspeita que a situação está demasiado volatil, espera uns dias ou mais para ver como actua realmente)?

Eu tenho a minha estratégia cozinhada e quantificada com diversas mecânicas para casos como este, que na prática actuam como descreve. Não a considero market timing, são apenas accionamentos para manter o binómio risco/retorno no ponto definido previamente na estratégia. Existindo naturalmente protecções de actuação, por exemplo, se estiver desempregado algumas mecâncias desactivam-se automaticamente. É uma teia lógica para balizar o meu comportamento.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

avalia a situação com base na sua percepção e temporiza na medida dos possiveis (por exemplo, acionou uma banda de rebalanceamento mas como é sua suspeita que a situação está demasiado volatil, espera uns dias ou mais para ver como actua realmente)?

Accionou, accionou. Se eu quiser que a banda tenha em consideração a volatilidade vigente na altura terá de ser programada e testada previamente (nunca sequer testei bandas com base em volatilidade, até me parece boa ideia?). Não faz sentido perder horas/dias/meses a testar e a preparar para algo e quando acontece não tomo essa decisão (ou até tomo a oposta, vendendo).

Citação

Não a considero market timing, são apenas accionamentos para manter o binómio risco/retorno no ponto definido previamente na estratégia.

A minha se calhar vai um pouco mais além e vou buscar as migalhas de liquidez que tenha espalhado por aí para investir ou até equaciono alterar a alocação (por exemplo de 50/50 para 70/30 com aumento de alocação a acções mas isso são em situações de queda de 50% do mercado por exemplo).

Citação

É uma teia lógica para balizar o meu comportamento.

Sim. Com a cabeça quente é complicado tomar decisões acertadas pelo que se tiveres balizas e caminhos pré-definidos do género algoritmo ("se isto acontecer faço aquilo", "se aquilo acontecer faço aculoutro" e assim sucessivamente) torna-se mais simples navegar estás águas. Homem prevenido vale por dois já diz sabiamente o povo.

Mesmo como profissional a primeira coisa a fazer é uma política de investimento (https://www.investopedia.com/terms/i/ips.asp) para que em momentos destes não se cometam grandes erros. A IPS é das coisas que o CFA mais nos mete na cabeça devido não só à sua importância como, acho eu, ao facto de ser tão pouco utilizado.

Livros:

Stocks for the Long Run 5/E: The Definitive Guide to Financial Market Returns & Long-Term Investment Strategies

https://www.amazon.com/Stocks-Long-Run-Definitive-Investment/dp/0071800514/

A Random Walk down Wall Street: The Time-tested Strategy for Successful Investing

https://www.amazon.com/dp/0393352242/

Livros do William Bernstein

https://www.amazon.com/Four-Pillars-Investing-Building-Portfolio/dp/0071747052/ // https://www.amazon.com/dp/1118073762/

https://www.bookdepository.com/Winning-Losers-Game-Seventh-Edition-Timeless-Strategies-for-Successful-Investing-Charles-Ellis/9781259838040

Winning the Loser's Game, Seventh Edition: Timeless Strategies for Successful Investing

https://www.amazon.com/Winning-Losers-Game-Seventh-Strategies/dp/1259838048/

e outros tantos. Mas se calhar estes são os mais famosos e antigos. Vou coloca-los todos na biblioteca do meu site mas queria rele-los antes para fazer um review.

@Francisco_ Curti o teu blog. Ainda vou tirar dali umas ideias para fazer uns testes ?

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 24 minutos, Virtua disse:

Accionou, accionou. Se eu quiser que a banda tenha em consideração a volatilidade vigente na altura terá de ser programada e testada previamente (nunca sequer testei bandas com base em volatilidade, até me parece boa ideia?). Não faz sentido perder horas/dias/meses a testar e a preparar para algo e quando acontece não tomo essa decisão (ou até tomo a oposta, vendendo).

A minha se calhar vai um pouco mais além e vou buscar as migalhas de liquidez que tenha espalhado por aí para investir ou até equaciono alterar a alocação (por exemplo de 50/50 para 70/30 com aumento de alocação a acções mas isso são em situações de queda de 50% do mercado por exemplo).

Sim. Com a cabeça quente é complicado tomar decisões acertadas pelo que se tiveres balizas e caminhos pré-definidos do género algoritmo ("se isto acontecer faço aquilo", "se aquilo acontecer faço aculoutro" e assim sucessivamente) torna-se mais simples navegar estás águas. Homem prevenido vale por dois já diz sabiamente o povo.

Mesmo como profissional a primeira coisa a fazer é uma política de investimento (https://www.investopedia.com/terms/i/ips.asp) para que em momentos destes não se cometam grandes erros. A IPS é das coisas que o CFA mais nos mete na cabeça devido não só à sua importância como, acho eu, ao facto de ser tão pouco utilizado.

Livros:

Stocks for the Long Run 5/E: The Definitive Guide to Financial Market Returns & Long-Term Investment Strategies

A Random Walk down Wall Street: The Time-tested Strategy for Successful Investing

https://www.amazon.com/Four-Pillars-Investing-Building-Portfolio/dp/0071747052/ // https://www.amazon.com/dp/1118073762/

https://www.bookdepository.com/Winning-Losers-Game-Seventh-Edition-Timeless-Strategies-for-Successful-Investing-Charles-Ellis/9781259838040

Winning the Loser's Game, Seventh Edition: Timeless Strategies for Successful Investing

e outros tantos. Mas se calhar estes são os mais famosos e antigos. Vou coloca-los todos na biblioteca do meu site mas queria rele-los antes para fazer um review.

@Francisco_ Curti o teu blog. Ainda vou tirar dali umas ideias para fazer uns testes ?

Bottom-line; Inteligência emocional desempenha um papel central nos investimentos. (E não só.)

O IPS é um guião para disciplinar o investidor (e o gestor), para além de ajudar a clarificar a política de investimentos, e ajuda conhecer o investidor/gestor porque ao fazer o IPS, obriga a se fazer uma análise mais detalhada ao perfil do investidor/gestor.

há 3 horas, Virtua disse:

Infelizmente não consigo prever o futuro nem sei o número do euromilhões ?

Podes fazer previsões com graus de probabilidade? ;)

O Euromilhões têm mais dificuldade do que os mercados. Devido ás probalidades. E que cada sorteio é um novo evento.

Com Stop-loss, com estratégias de hedging tradicionais e com hedging através de derivados. Podes reduzir o risco de apostas mais arriscadas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Virtua disse:

Talvez dê a ideia de ser demasiado inflexível. Não sei. Como isto de achares que só vejo números à frente. A estratégia que sigo está mais do que documentada e estudada. Inúmeros livros, e alguns bastante académicos, debruçam-se sobre isso. Há algumas variantes, verdade, mas podes incluir uma parcela de todas as que te fazem sentir à vontade. Comprar em saldos acho que não é market timming (e se o é fico à vontade com a denominação). Para mim market timming seria se eu achasse que o mínimo seria nos 2000, por exemplo. Mas não sei qual vai ser o mínimo e nem sei se já o atingimos.

Até o buffet em 2008 foi aos saldos (e até comprou opções)! A estratégia que EU sigo é simples. Fazes uma carteira com o nível de risco com que te sentes confortável e aguentas a volatilidade. Se as coisas caem compras mais, se caem mais compras mais ainda e se cairem ainda mais adio a compra do carro novo e coloco mais no mercado. Primeiro passo se calhar vai ser ajustar as alocações que estão a ficar esticadas nas bonds, de preferência ajuste por reforço para evitar impostos de venda.

há 2 horas, Virtua disse:

Afinal não investimos muito diferente um do outro. Alguma dose de gestão activa á mistura, talvez um pouco mais da minha parte.

Tinha a ideia que eras mais passivo como eras no passado. Tipo Lazy Portfolio com FI. Tens estado a mudar a tua visão, o que é natural. Todos mudamos um pouco todos os dias.

Citação

Olhar para números acalma-me. Gosto de analisar diferentes variações e possibilidades do que pode acontecer e sinto-me mais preparado quando a realidade está em linha com um dos cenários (especialmente quando é um dos principais). Este crash está ser um mini-2008 (com cerca de 50% de intensidade). Qualquer pessoa que estudou 2008 não pode ficar surpreendido com praticamente nada do que está a acontecer.

Talvez um pouco com a velocidade do crash e o facto de ser a partir de máximos surpreendeu muitas pessoas (inclusivamente a mim) mas, como pena de parecer hindsight bias, era realmente das poucas formas de apanhar o maior número de pessoas desprevenidas. Já há demasiados algoritmos e inteligência artificial e o início do crash teria de ser algo novo e diferente, portanto até na imprevisibilidade foi previsível (foi um known unknown).

Isso é a beleza do "jogo". Não conhecer o resultado, e dá-me algum gozo ver os "gurus" e os modelos com resultados esperados no futuro a se queimarem. Por se acharem mais inteligentes do que outros.

Citação

EDIT: Ao reler o teu post fiquei com a ideia que achas que quem compra quando o mercado está a cair é porque acha que vai comprar no mínimo ou está a tentar descobrir o mínimo. Não, não e não. Quando eu vou aos saldos a 50% sei que a loja dentro de um mês pode estar com 70% de saldos mas acho que com 50% a roupa já está a um preço que eu estou disposto a pagar para ter a certeza que fico com ela!!

Também não. Isso é o que o defendo. É reforçar, mas q.b., sem euforias. Como tudo na vida, moderação. Eu vou comprando conforme o mercado vai atingindo pontos de entradas por mim estabelecidos anteriormente. Não tento adivinhar dips, porque isso ninguém consegue descobrir por muito que tente, seja qual for o método, AT, AF, modelos, búzios, cartas, etc.

O facto de iremos comprar hoje com desconto de 50% e amanhã poder estar mais barato, ninguém sabe. Se tens uma necessidade hoje e compras a um preço que consideras justo, estás a satisfazer a tua utilidade hoje. Amanhã pode estar mais barato, mas já satisfizeste a tua necessidade e isso tem valor também. Perante a incerteza do amanha, a certeza do presente têm mais valor. O único outcome que todos conhecemos é a morte, resta-nos viver antes desse outcome. Fazer o desconto dos CF da vida. :)

Off-topic:

Dizes isto:

há 5 horas, Virtua disse:

Como isto de achares que só vejo números à frente.

E depois dizes isto:

Citação

Olhar para números acalma-me. Gosto de analisar diferentes variações e possibilidades do que pode acontecer e sinto-me mais preparado quando a realidade está em linha com um dos cenários (especialmente quando é um dos principais).

Na boa, amigo. Há quem goste ver a bola. Outros a novela, and so on. Cada um é como cada qual. Sem juízos de valor. :)

No meio do caos, os números dar-te-ão alguma sensação de segurança. (Parece uma sessão de psicoterapia. :))

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Noticias para os mercados digerirem na 2º feira:

Citação

Coronavirus updates: U.S. expands travel ban to U.K., Ireland

Mar. 14, 2020 3:07 PM ET|About: iShares MSCI United Kingdom... (EWU)|By: Liz Kiesche, SA News Editor

President Trump expands the U.S. ban on flights from Europe to include Britain and Ireland in an effort to slow the spread of Covid-19.

Further travel restrictions, including within the U.S., from places with concentrations of Covid-19 cases, are also possible, he said.

Trump said that he took a test for the virus Friday night and expects to get the results in a day or two. His temperature is "totally normal", he said on Saturday.

Dr. Anthony Fauci, the director of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases, said U.S. has recorded, 2,226 cases of the novel coronavirus and that the outbreak hasn't yet reached its peak.

That's in comparison to the 1,629 cases the CDC reported yesterday. Nationally, 50 people have died vs. 41 reported on Friday.

New York state reported its first death from coronavirus, an 82-year-old woman in Manhattan who had previously suffered from emphysema.

Before the press conference at the White House today, officials checked the temperatures of journalists entering the briefing room.

Yesterday, France shut restaurants, cafes, and cinemas as the outbreak accelerated in Europe.

https://seekingalpha.com/news/3551771-coronavirus-updates-u-s-expands-travel-ban-to-u-k-ireland

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Eis um activo com correlação negativa com os mercados: :D

Sei que estás a brincar mas houve um caso curioso: logo nos primeiros dias do crash as empresas produtoras de gel desinfectante, máscaras e outro material alvo da "fúria" consumista do momento, viram as suas acções subir completamente a contra-ciclo (v.d. Paul Hartmann). Naturalmente a coisa durou apenas uns poucos dias até começarem a cair como tudo o resto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/03/2020 às 10:43, jquadrado disse:

Na pesquisa de fundos do Best é só procurar por "index" e encontra vários. 
    O S&P500 eu tenho o Picktet (LU0474966248) mas estou a mudar para o Fidelity (IE00BYX5MX67)

Gestão passiva de obrigações, está lá o Vanguard mas as subscrições são 100 000€ 

Alguma razão em especial para essa mudança?

Quero acrescentar algo do género ao portfólio e também do MSCI.

Esses valores para já não são possíveis de comportar. Tem alguma sugestão mais "em conta"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Rick Lusitano disse:

Off-topic:

Dizes isto:

E depois dizes isto:

Na boa, amigo. Há quem goste ver a bola. Outros a novela, and so on. Cada um é como cada qual. Sem juízos de valor. :)

No meio do caos, os números dar-te-ão alguma sensação de segurança. (Parece uma sessão de psicoterapia. :))

Acho que TODA a gente devia ser mais factual (e normalmente isso vem em forma de números). Não é só no meio do caos (assumindo que com caos queres dizer os últimos dias). No dia a dia sempre me voltei muito mais para números e factos. Estou farto de desinformação, "opiniões", "verborreia" e tudo o que começa com "eu acho que..."

P.S. Atenção, eu tb tenho opiniões como toda a gente, mas normalmente não actuo com base nessas "opiniões" (o que deve fazer imensa confusão a MUITA, MUITA gente porque parece irracional eu "achar" algo e não agir em conformidade). Mesmo na minha vida, não é só nos mercados. 

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 3/14/2020 at 3:50 PM, Virtua said:

Livros:

Por acaso andei há uns meses a brincar com a ideia de ajustar bandas ou outras regras de rebalanceamento com a volatilidade do momento em "canários" escolhidos para o efeito mas não cheguei a algo que não fosse fortemente dependente de situações especificas. De qualquer forma, sendo eu um comum investidor, nunca seria para aplicar, foi mesmo por curiosidade em ver o efeito.

Sim, ainda vou buscar migalhas de liquidez ou adiar gastos numa situação de queda dessa magnitude, mas equacionar alterações de alocação nesses casos é que já não consta da minha IPS. Eu tenho pouco estômago para assumir (ainda) mais risco, é obvio que pode-se perder uma grande oportunidade, mas seria algo para não me deixar dormir descansado.

Óptimas leituras essas, bem como aquelas que já estão na biblioteca do site. Falta-me ler um ou outro. Até tenho aplicado muitos dos conceitos que vou lendo e aprendendo a outras parte da vida, alias, os que vou lendo nos ultimos tempos até é mais nesse sentido do que propriamente alterar a IPS que já tenho feita.

@Virtua Força, eu também tenho seguido e 'rapinado' muito do excelente trabalho que tem realizado ao longos dos anos nos artigos (e código!) que publica.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Olha VG, os teu amigos (Goldman) também têm a mesma ideia que tu. S&P 500 a 2000: :)

Citação

Sell! Sell! Sell! S&P could trough at 2,000 - Goldman

Mar. 15, 2020 3:42 PM ET|About: SPDR S&P 500 Trust ETF (SPY)|By: SA Eli Hoffmann, SA News Editor

"This week, the most frequently asked question from investors was 'what is the floor for stocks?'" Goldman analyst David Kostin writes in a note over the weekend. "Precision is difficult in a volatile market... A combination of tools suggests the S&P 500 could trough around 2000 (26% below the current level and 41% below the all-time high). But event-driven bear markets are usually followed by sharp rebounds, and we still expect S&P 500 will end 2020 at 3200, 18% above today.

"The swiftness of the bear market has unsettled many young market participants," he says.

"The lesson of prior event-driven bear markets is that financial devastation ultimately allows a new bull market to be born.

"Analysts have been slow to incorporate the negative impact of the coronavirus pandemic on company EPS estimates," he writes. "Analysts are constrained by the uncertainty of the outlook and the dearth of management guidance, but eventual downward revisions will be catalysts for lower stock prices."

https://seekingalpha.com/news/3551830-sell-sell-sell-s-and-p-trough-2000-goldman

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, N.Rocha disse:

o que significa para futuros investimentos o FED ter cortado já para 0 a taxa de juro ?

Provavelmente nada. Já estava descontado!! Os futuros abrem daqui a meia hora... vamos a ver!!

EDIT: Mas o yen está a subir, o que não costuma ser bom para os mercados accionistas!!

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Olha VG, os teu amigos (Goldman) também têm a mesma ideia que tu. S&P 500 a 2000:

Pk dizes que eles são meus amigos? Sabes algo que eu não saiba? ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Virtua disse:

Provavelmente nada. Já estava descontado!! Os futuros abrem daqui a meia hora... vamos a ver!!

EDIT: Mas o yen está a subir, o que não costuma ser bom para os mercados accionistas!!

isto parece-me demasiado mau. mais uma reacção de pânico. como é possível imprimir tanto sem que o dinheiro perca sentido ou valor ??? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 49 minutos, N.Rocha disse:

o que significa para futuros investimentos o FED ter cortado já para 0 a taxa de juro ?

O Fed ainda não cortou as taxas de juro para 0. Ainda está na banda 1.00%-1.25%.

Há é a expectativa de mais um corte para a próxima reunião, dias 18 e 19 de Março. Se for aquela que o mercado espera, de 100 bp, as taxas ficam na banda entre 0%-0.25%.

A 13/03/2020 às 00:47, Rick Lusitano disse:

?

Vamos ver as expectativas dos mercados vão sair desfraldadas ou não. Se for 1 corte de 100 bp, são muito más notícias que o Fed está a antever para a economia dos US. Na crise de 2007-09 as taxas de juros também andou nos 0%.

Portanto qualquer das situações é má. Seja o não corte de 100 bp como o corte de 100 bp. Portanto para a semana, vamos ver as reações dos mercados ás decisões do Fed.

Citação

Markets expect Fed to slash rates by 100 bps

Mar. 12, 2020 5:21 PM ET|About: Financial Select Sector SPD... (XLF)|By: Liz Kiesche, SA News Editor

Traders now expect the Fed to cut rates by 100 basis points at its March meeting, which would bring the federal funds target range to 0%-0.25% from 1.00%-1.25% currently.

The CME FedWatch Tool puts the probability of a 1 percentage point rate cut at 86.7% vs. 50.2% a day ago and 0% a week ago.

Bank stocks reflected that expectation in trading today, with the Financial Select Sector SPDR ETF (NYSEARCA:XLF) sinking 11%.

Wells Fargo (NYSE:WFC), off 16%; Morgan Stanley (NYSE:MS), down 15%; and Citigroup (NYSE:C), -15%, suffered the most damage among the U.S.-based megabanks.

https://seekingalpha.com/news/3551360-markets-expect-fed-to-slash-rates-100-bps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

O Fed ainda não cortou as taxas de juro para 0. Ainda está na banda 1.00%-1.25%.

Há é a expectativa de mais um corte para a próxima reunião, dias 18 e 19 de Março. Se for aquela que o mercado espera, de 100 bp, as taxas ficam na banda entre 0%-0.25%.

https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-central-banks/fed-slashes-rates-rips-open-crisis-tool-kit-to-cushion-coronavirus-blow-idUSKBN21219K

The Fed cut rates to a target range of 0% to 0.25% and said it would expand its balance sheet by at least $700 billion in coming weeks.

Abertura dos futuros:

image.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )