Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Investidor Falhado

Podemos certamente dizer que, historicamente, o S&P500 recupera sempre, ou que as bolsas americanas recuperam sempre. Acções individuais, não. Psi-20 LOL! Índices europeus, duvidoso...

O problema para mim é que a situação bomba relógio neste momento são exactamente os Estados Unidos da América. Como já foi dito, o sistema de saúde é o que é, a desigualdade, a desinformação, a postura de Trump que recusa (!!!) fazer o teste depois de ter estado com pessoas infectadas...

Se os Eua "fecharem" durante 3 meses,  o que não é nada de delirante neste momento, então diria que quem quer vender os seus investimentos, ainda vai a tempo... mas quem sabe o que vai acontecer...

@Mouro Emprestado Concordo com a tua análise, discordo é das conclusões que tiras :P Mas não vou desenvolver porque iria ser uma discussão apenas política sem grande relação com o fórum. Gostava só de dizer que o estado social é sustentável, pode é implicar decisões com as quais discordas. É demasiado complexo e há demasiadas opções possíveis para dizer simplesmente que é insustentável. Muita gente que é contra o estado social tenta passar essa ideia de insustentabilidade para disfarçar uma opção política discutível.

Editado por Diogobc
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 27 minutos, Diogobc disse:

@Mouro Emprestado Concordo com a tua análise, discordo é das conclusões que tiras :P Mas não vou desenvolver porque iria ser uma discussão apenas política sem grande relação com o fórum. Gostava só de dizer que o estado social é sustentável, pode é implicar decisões com as quais discordas. É demasiado complexo e há demasiadas opções possíveis para dizer simplesmente que é insustentável. Muita gente que é contra o estado social tenta passar essa ideia de insustentabilidade para disfarçar uma opção política discutível.

Dizeres que discordas e ficares por aí é intelectualmente desonesto ?

Já que o estado social é sustentável (e não tenhas dúvida, prefiro ordem a anarquia, tenho é imensa desconfiança de como chegas à ordem, e também gosto de sonhos cor-de-rosa a uma realidade de anarquia), gostaria de saber como. É que para todos os lados que olho, só vejo mais-mais-e-mais estado. E cada vez mais-mais-e-mais problemas.

PS: Estou a falar da maior parte dos países europeus. Como um todo, há cada vez menos pobreza no mundo inteiro. Que não passe a ideia que estamos a caminhar para o abismo, porque acho que estamos bem longe disso, embora os próximos 20 anos serão... hmmm, interessantes.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    há 5 minutos, Mouro Emprestado disse:

Dizeres que discordas e ficares por aí é intelectualmente desonesto ?

Já que o estado social é sustentável (e não tenhas dúvida, prefiro ordem a anarquia, tenho é imensa desconfiança de como chegas à ordem, e também gosto de sonhos cor-de-rosa a uma realidade de anarquia), gostaria de saber como. É que para todos os lados que olho, só vejo mais-mais-e-mais estado. E cada vez mais-mais-e-mais problemas.

Tens razão, peço desculpa. Ou dou argumentos ou mais vale estar calado... É mesmo para não fazer off-topic e por isso fico-me por aqui ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Mouro Emprestado disse:

Por acaso não.

Mas é o número que tem sido vinculado. Para aí 2% dos infectados morrem, se uns 70% forem infectados - e eu acho que vamos todos ser infectados, se é que já não estamos - estamos realmente a falar de números absolutamente dramáticos.

Mas, alguém tem estatística do número anual de mortos com mais de 70 anos, para se perceber a tendência? É que se calhar desses 2%, se calhar 1,5 p.p. morreria mais cedo ou mais tarde devido a outras doenças, porque...idade (por mais trágico que isso seja). 

Acreditas sinceramente que vamos estar todos infectados? Gostava de perceber as razões para acreditares nisso. Porque se assim fosse a China (onde começou) estaria com milhões de infectados e centenas de milhares de mortos.

Não contam as pessoas que recuperam?

Veremos o que vai acontecer até ao Verão :P 

De qualquer forma hoje o SP500 dei um valente porradão nos shorts...parece-me aquele tipico movimento para arrastar mais alguns para o buraco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Lá se vai as correlações. ;)

Citação

Gold suffers worst week in more than eight years

Mar. 13, 2020 2:28 PM ET|About: SPDR Gold Trust ETF (GLD)|By: Carl Surran, SA News Editor

No longer a safe haven, gold futures (NYSEARCA:GLD) post their fourth straight daily decline to conclude their worst week since September 2011.

April Comex gold closed -4.6% to settle at $1,516.70/oz. as prices for the most-active contract lost 9.3% for the week.

Investors have been pulling money out of gold in a rush to raise cash and cover losses in other falling markets, while the stronger dollar also has made the metal less appealing.

https://seekingalpha.com/news/3551661-gold-suffers-worst-week-in-eight-years

Isto promete para a reunião do Fed, 18-19/Março:

Citação

Bank of Canada makes a surprise rate cut

Mar. 13, 2020 2:55 PM ET|About: iShares MSCI Canada ETF (EWC)|By: Liz Kiesche, SA News Editor

The Bank of Canada cuts its overnight rate by 50 basis points to 0.75% in an unexpected move, only nine days after it cut the rate by 50 bps to 1.25%, and says it's ready to adjust monetary policy further if required.

iShares MSCI Canada ETF (NYSEARCA:EWCgains 5.7%.

The central bank calls the move "a proactive measure taken in light of the negative shocks to Canada's economy arising from the Covid-19 pandemic and the recent sharp drop in oil prices."

Canada is particularly susceptible to oil price swings as it's a big producer of petroleum.

The Bank of Canada also said it's taking steps to ensure sufficient liquidity in the country's financial system.

https://seekingalpha.com/news/3551667-bank-of-canada-makes-surprise-rate-cut

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Uau. Unlimited Cash! E ainda por cima vindo da Alemanha, o país que tem um trauma por causa da hiperinflação nos anos 20.

Citação

Germany pledges 'unlimited cash' to businesses hit by coronavirus

Mar. 13, 2020 12:49 PM ET|About: iShares MSCI Germany ETF (EWG)|By: Gaurav Batavia, SA News Editor

In a bid to avert a crisis in Germany, Eurozone's largest economy, German finance minister Olaf Scholz pledged unlimited cash to businesses hit by a coronavirus, including massive expansion of loans to companies and defer in tax payments.

“This is the bazooka, and we will use it to do whatever it takes,” Mr Scholz told reporters in Berlin. He said there was “no upper limit on the amount of loans KfW can issue”.

A sharp decline in travel had a cascading impact on logistics, hospitality, trade and tourism sectors, while a decline in foreign demand along with the disruption in supply chain impacted local industrial production.

European Commission president Ursula Von Der Leyen said that coronavirus will lead GDP to contract by 1% in 2020 and end 2021 with a substantial but not complete rebound. European Commission is ready to implement a general escape clause if regional downturn became severe enough.

https://seekingalpha.com/news/3551637-germany-pledges-unlimited-cash-to-businesses-hit-coronavirus

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Acreditas sinceramente que vamos estar todos infectados? Gostava de perceber as razões para acreditares nisso. Porque se assim fosse a China (onde começou) estaria com milhões de infectados e centenas de milhares de mortos.

Não contam as pessoas que recuperam?

Veremos o que vai acontecer até ao Verão :P 

De qualquer forma hoje o SP500 dei um valente porradão nos shorts...parece-me aquele tipico movimento para arrastar mais alguns para o buraco.

Acho que sim.

E que a maior parte das pessoas não vai sentir grande coisa. Será trágico para alguns, como é trágico sempre que perdemos alguém ente-querido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 44 minutos, USD disse:

Esta subida de 9,29% no S&P 500 de hoje faz algum sentido? O motivo terá sido o anuncio do Trump de emergência nacional?

Talvez isto também tenha ajudado:

Citação

U.S. to buy 'large quantities' of oil for reserve, Trump says

Mar. 13, 2020 3:59 PM ET|About: The United States Oil ETF, LP (USO)|By: Carl Surran, SA News Editor

Pres. Trump says he has instructed the U.S. Department of Energy to buy "large quantities of crude oil... right up to the top" for the Strategic Petroleum Reserve.

WTI April crude oil jumps ~$2/bbl on the news, now +7.5% to $33.86/bbl after settling regular trade +0.7% to $31.73/bbl, falling more than 22% for the week in its worst showing since the 2008 financial crisis.

https://seekingalpha.com/news/3551688-u-s-to-buy-large-quantities-of-oil-for-reserve-trump-says

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 minutos, Virtua disse:

Se achas que as correlações funcionam assim é realmente melhor manteres-te longe da parte quantitativa ?

Se achas que penso isso, se calhar é melhor voltares para os números. É se calhar mais fácil "ler" números ou búzios ou folhas de chá do que pessoas. :D

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Amigo @Virtua não vês que estou a meter contigo? Eu falei nas correlações do Ouro, precisamente para me meter contigo. ;)

Não penses que estou a menosprezar a matemática, eu acredito na importância dela.

Estava a ser um pouco o diabo do advogado, para aligeirar a conversa e desmitificar um pouco. Há mais mundo para além da matemática.

Quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para nós. ;)

Citação

In common parlance, the phrase playing devil's advocate describes a situation where someone, given a certain point of view, takes a position they do not necessarily agree with (or simply an alternative position from the accepted norm), for the sake of debate or to explore the thought further using a valid reasoning that both disagrees with the subject at hand and proves their own point valid. Despite being ancient, this idiomatic expression is one of the most popular present-day English idioms used to express the concept of arguing against something without actually being committed to the contrary view.

https://en.wikipedia.org/wiki/Devil's_advocate

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Patanisca disse:

SP500 +8,98%

USD/EUR +0,84%

Tão bom para a fotografia.

Para a semana desaparece tudo. ?

Chegou a andar nos valores negativos durante o dia. Na ultima hora teve um belo boost. Há cerca de 2 semanas atrás também teve uma bela subida depois foi que se viu.

Até 19/Março com os anúncios do Fed, irá existir mais suspense no ar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, merope disse:

Comprar petróleo agora que está mais barato na expectativa que ele venha valorizar? É essa a ideia?

Penso que é mais para ajudar a indústria do Oil dos US. Principalmente o Shale Oil. (Alguns destes players também foram bons financiadores de Trump na campanha eleitoral anterior, e talvez venham a ser na campanha deste ano.)

A guerra de preços entre a Rússia e Arábia Saudita com os aumentos de produção, estão a prejudicar os produtores americanos, que é um dos objectivos desta guerra do Oil.

O sector do Oil nos US, pesa imenso na dívida HY e empréstimos bancários, é um sector muito alavancado. Poderia impactar o sector financeiro.

Para além de isto tudo do Corona, temos um outro choque novo que parece que passa despercebido, os preços do Oil, efeito secundário do Corona (diminuição da procura do Oil). Grande parte da instabilidade desta semana é devido às conversas do fim de semana passado e as decisões tomadas após.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, N.Rocha disse:

estava a falar do s&p 500 (mais ou menos 10 % ), e depois do discurso de Trump, não deveria ter seguido a tendência ( descer ) do dia anterior?

Eu percebi que estavas a falar do S&P 500. O PSI20 não interessa para nada. Estava na brincadeira.

Como estão nervosos os mercados. Os vários players, BC e decisores políticos ainda andam a ver como evitar os estragos ou pelo menos minimizar-lhos devido á disrupção provocada pelo Corona.

Agora não é dizer como vai ver o dia seguinte nas bolsas, é como vai ser na próxima hora. Repara como tem sido durante os últimos dias, por vezes com inversões brutais, com subidas elevadas e quedas elevadas ou vice-versa. Não tem sido um espectáculo para cardíacos.

Estamos habituados á volatilidade reduzida nos últimos anos, era um coma induzido pelas políticas monetárias. Até alguns sobressaltos foram os BC que os criaram. Por exemplo, Taper Tantrum em 2013.

https://www.investopedia.com/terms/t/taper-tantrum.asp

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )