Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 3 minutos, Patanisca disse:

Injeções de liquidez não curam pandemias. Tá mais do que visto que os investidores se estão a cagar para a resposta monetária, querem é respostas no terreno, com dados que indiquem que conseguem controlar o bem mais precioso que a economia mundial tem: O consumidor.

This time is different.

E tem sido efectivamente diferente.

Em 2000 foi uma bolha em empresas que não tinham nada para além de uma ideia qualquer e "dot-com" na denominação social.

Em 2007 foi o subprime, que levou a uma crise hipotecária geral devido à ganância de uns quantos (CDOs ao quadrado wtf).

Em 2020 será uma pandemia geral que matará eventualmente 2% a 3% da população mundial, embora o pânico seja generalizado desde que suspenderam o futebol e as discotecas (quero ver no futuro os estudos sobre a mortalidade total antes e após o Corona, para ver se têm morrido de facto mais pessoas, ou se a morte dos mais velhinhos* é simplesmente a ordem natural das coisas até conseguirmos viver eternamente).

* É uma tragédia, especialmente se for um dos nossos, mas infelizmente a vida é mesmo assim. Keep calm and carry on!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Em 2020 será uma pandemia geral que matará eventualmente 2% a 3% da população mundial, 

150 milhões de pessoas? Para chegarmos a esse número ainda falta que morram exatamente... 150 milhões de pessoas, ainda nem começámos e já estamos em Março… não tarda está outra vez a praia de carcavelos à pinha! Na WW2 morreram 85 milhões, talvez tenha exagerado um pouco nesse número, não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, Patanisca disse:

Acho que ele estava a ser sarcástico. :)

Por acaso não.

Mas é o número que tem sido vinculado. Para aí 2% dos infectados morrem, se uns 70% forem infectados - e eu acho que vamos todos ser infectados, se é que já não estamos - estamos realmente a falar de números absolutamente dramáticos.

Mas, alguém tem estatística do número anual de mortos com mais de 70 anos, para se perceber a tendência? É que se calhar desses 2%, se calhar 1,5 p.p. morreria mais cedo ou mais tarde devido a outras doenças, porque...idade (por mais trágico que isso seja). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Encontrei este forum de discussão por acaso e sou bastante leigo na matéria. Contudo, tinha algum (pouco dinheiro) em fundos de investimento que entretanto retirei. Agora ando aqui com uma questão que talvez me possam ajudar. Quais os melhores momentos para investir em fundos de investimento?

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, JoaoFa disse:

Posso. Em inicio de 2021. 

Acham que isto ainda vai piorar mais cair mais?  

Se alguém te soubesse responder, estava rico.

Por alguma razão nas Fichas de Informação Normalizada que o banco te deu para ler dizia lá que os horizontes temporais mínimos para investir em fundos de alto risco são de pelo menos 5 anos.

Quando entraste nesse investimento não definiste um plano para os 2 cenários básicos? "O que faço quando atingir X% de valorização? E o que faço se atingir Y% de perdas?" Quem não planeia as coisas tem mais dificuldade em lidar com estas situações.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, JoaoFa disse:

Posso. Em inicio de 2021. 

Acham que isto ainda vai piorar muito mais?  

Ninguém sabe.

No passado recente, as bolsas perderam cerca de 50% do seu valor.

Na grande depressão, as perdas chegaram a 80%.

Tira daí a tua conclusão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 minutos, Patanisca disse:

Eu cada vez que vejo o Trump abrir a boca sobre qualquer assunto sério apanho uma grande depressão.

AGORA PENSA!

lol

Aquilo só não é uma Venezuela porque os pais da república americana escreveram uma constituição que, mal por mal, limita e muito os poderes tirânicos do prasidente, pelo que o mais idiota do mundo não consegue fazer o que lhe apetece.

E mesmo assim, conseguiram inventar uma guerra no Iraque que só veio destabilizar o mundo islâmico nos últimos 17 anos.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, Mouro Emprestado said:

Em 2020 será uma pandemia geral que matará eventualmente 2% a 3% da população mundial, embora o pânico seja generalizado desde que suspenderam o futebol e as discotecas (quero ver no futuro os estudos sobre a mortalidade total antes e após o Corona, para ver se têm morrido de facto mais pessoas, ou se a morte dos mais velhinhos* é simplesmente a ordem natural das coisas até conseguirmos viver eternamente).

Dados antigos (final de Fevereiro) de artigos cientificos chineses e WHO sobre mortalidade por faixas etárias:

AGE -- DEATH RATE all cases

80+ years old -- 14.8%

70-79 years old -- 8.0%

60-69 years old -- 3.6%

50-59 years old -- 1.3%

40-49 years old -- 0.4%

30-39 years old -- 0.2%

20-29 years old -- 0.2%

10-19 years old -- 0.2%

0-9 years old -- no fatalities

https://www.worldometers.info/coronavirus/coronavirus-age-sex-demographics/

Em outros dados, casos do virus na Europa já ultrapassam os 30.000  (metade na Italia), ontem a Lagarde, qual Trump, decidiu meter um prego no caixão da divida soberana italiana e tem sido uma festa porque esta representa um volume consideravel do mercado. Aqui para os nossos lados europeus, estou mais apreensivo a este efeito domino entre economia em pausa, consumo reduzido, empresas super endividadas e alavancadas sem cash flow, paises como Italia, Grecia e Portugal com racios divida/pib extremamente elevados (ver grafico que coloquei umas páginas atras) e BCE sem poder de fogo / a meter pregos no caixão com as declarações.

A mortalidade total também tem a ver com a janela temporal em que ocorrem as infecções, a responsabilidade social das pessoas, a capacidade de resposta do sistema de saude e a mutação local do virus. Exemplo, em Italia a mortalidade total está nos ~6,7%, mas na Coreia do Sul a mortalidade está nos ~0,8%.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 33 minutos, Francisco_ disse:

Dados antigos (final de Fevereiro) de artigos cientificos chineses e WHO sobre mortalidade por faixas etárias:

80+ years old -- 14.8%

70-79 years old -- 8.0%

60-69 years old -- 3.6%

50-59 years old -- 1.3%

40-49 years old -- 0.4%

30-39 years old -- 0.2%

20-29 years old -- 0.2%

10-19 years old -- 0.2%

https://www.worldometers.info/coronavirus/coronavirus-age-sex-demographics/

Fora o caso de pessoas que morreram com Corona e que não foi feito o despiste (porque se achavam que eram meras pneumonias).

Idem para o número de pessoas provavelmente infectadas mas que não apresentam qualquer tipo de sintoma (mas que funcionam como vector de transmissão).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porra, eu depois de ver aqui alguns comentários fiquei com a certeza que a maior parte do pessoal daqui são todos muito novinhos nestas andanças!!

Mas há alguma duvida que a época de saldos está aberta? Como é que esperam que seja a cara da época de saldos? Há sempre uma “razão” para uma correção ou um bearmarket! Ou é uma doença, ou é uma guerra ou é outra coisa qualquer! Mas no final de contas as bolsas voltam a corrigir. As empresas não perdem o valor de um dia para o outro.

Eu não sei se isto ainda vai cair mais 10, 30 ou 50% mas isto vai ter um fundo! A melhor altura para se investir é agora. Quanto aos especuladores pode ser outra conversa.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Francisco_ disse:

80+ years old -- 14.8%

70-79 years old -- 8.0%

60-69 years old -- 3.6%

50-59 years old -- 1.3%

40-49 years old -- 0.4%

30-39 years old -- 0.2%

20-29 years old -- 0.2%

10-19 years old -- 0.2%

conspiração mode, este virus vai atras dos pensionistas e com o aumento das quarentenas, dentro de 1 ano temos mais uma geração de baby boomers :D

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 3/12/2020 at 12:14 PM, Virtua said:

Qualquer coisa onde se metem humanos está longe de perfeita ?. Sou muito fã de finanças comportamentais e anti "homo economicus". Penso, contudo, que devemos tomar as nossas decisões com base em racionalidade e poucas coisas há melhor do que áreas que se focam em números para isso.

Mas sim, concordo contigo em que se exagerou. Mas isso não é culpa da matemática nem das correlações, é exactamente a iliteracia numérica de pessoas que usam modelos matemáticos. A solução não é menos matemática, a solução é mais matemática e conhecimento/literacia numérica.

Concordo plenamente, da minha parte incluo o seguinte: limitar/eliminar/regular e muito o acesso a instrumentos financeiros derivados, especulativos em segunda e terceira ordem, alavancagem e artimanhas contabilísticas nos balanços.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 25 minutos, N.Rocha disse:

conspiração mode, este virus vai atras dos pensionistas e com o aumento das quarentenas, dentro de 1 ano temos mais uma geração de baby boomers :D

Lá se vão os gráficos da esperança média de vida... damn !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Plataformas De Crowdfunding disse:

Será que a TAP vale o mesmo com aviões a voar que com aviões estacionados? Quanto tempo dura com um elevado nível de divida e os aviões novos parados?

O Pestana vale o mesmo com os hotéis vazio que com os hotéis cheios? Quanto tempo vão demorar a recuperar das perdas de um verão com metade das reservas se tal se proporcionar?

A Mota-Engil vale o mesmo com o petróleo nos 60 usd e os clientes públicos dos países em vias de desenvolvimento a adjudicar obras que com os petróleo a 30 usd e os mesmos cliente a mandar suspender as obras existentes?

A Galp vale o mesmo com o preço do petróleo e o consumo em alta que com o petróleo barato e o consumo em baixa?

A Sonae vale o mesmo com os shoppings cheios de gente que com restrições à entrada dos mesmos?

A Altri vale o mesmo com escritórios cheios de gente que com os trabalhadores em lay-off e em home working sem que haja consumo de papel?

Quanto tempo podem demorar a repor os níveis pré-crise nestes negócios? Em quantas despesas têm de incorrer para manter o negócio sem que as respectivas receitas ocorram? Que dividas têm de contrair para fazer face a esta fase? Que despesas vai ter o estado para apoiar a economia e que impostos as empresas vão pagar no futuro para compensar?

Aqui não se está a falar de investir em nenhuma destas empresas mas pode estar em causa um fundo que representa a soma de todas, e quanto tempo vai demorar esse fundo a valer o mesmo que valia antes?
    Da mesma forma que há pessoas em carcavelos a tomar banho, há outras fechadas em casa cheias de medo. Qual tem razão só o tempo dirá da mesma maneira que apenas o tempo dirá como será a reacção da economia a esta crise. Se começam a morrer pessoas com a intensidade de Itália nos USA? Estará o país preparado para lidar com o problema? Daqui por quanto tempo poderemos olhar para trás e ver que terminou a pandemia? Quando estará o consumo de petróleo igual ao que estava antes da crise?

A General Motors faliu de um dia para o outro numa crise do subprime que numa visão generalista não afectaria a sua área de negócio.. A General Electric vale 15% do que valeu no passado.. Bank of America vale metade do passado distante... podia continuar e dar muito mais exemplos

Se a melhor altura para investir é agora, deve investir-se em quê? Quanto mais desvalorizou melhor é? Os mesmos produtos que eram os melhores antes desta crise também o são agora?

Não estou aqui para te convencer. Eu não disse que não tem impacto. Tem, nisso não tenhamos duvidas. Nuns sectores mais que outros. Mas a reação dos investidores, especuladores e todos os stakeholders é sempre exagerada e extremista. Estamos perante uma situação de panic sell não tenhas duvidas! Já vivi demasiadas crises acredita. E só quando aprendi isso é que comecei a fazer dinheiro nelas. Em todo o caso volto a referir, não estou aqui para te convencer nem a ti nem a ninguém. Boa sorte na tua estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá gostaria de abrir conta na Degiro para explorar melhor a plataforma. Alguém quer partilhar o seu link ? não sei existe algum benefício activo. 

Até agora tenho usado uma outra conta de um banco de retalho a divido os gastos de comissão de guarda de títulos.

Uma questão que tenho pesquisado, mas sempre (como em tudo) com opiniões diversas/contrárias é a seguinte. 

Pretendo investir daqui a uns meses no VOO - Vanguard S&P 500 ETF,  mas dado o  ETF estar em doláres como me proteger das variações cambiais? 

Já li que para investimento de médio-longo prazo o risco é muito atenuado e influi pouco nos potenciais ganhos, outros que sugerem ter 50% em hedged e 50% não hedged e ainda outros que sugerem abrir um posição em forex. 

Alguma sugestão/experiência? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding

há 9 minutos, pennybypenny disse:

Pretendo investir daqui a uns meses no VOO - Vanguard S&P 500 ETF,  mas dado o  ETF estar em doláres como me proteger das variações cambiais? 

No tópico dos ETFs há muita informação e muitas alternativas de ETFs do S&P500.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )