Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 17 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Ao aumentar o rendimento referido, diminuo a dependência do salário. Gostaria de entender qual a estratégia de quem investe apenas em fundos de acumulação, quando e com que objectivos ocorrerá a mais-valia.

No meu caso, por vezes resgato com mais valias e reinvisto-as outra vez mais tarde novamente em Fundos quando aparecem boas oportunidades; em alguns Fundos pretendo apenas resgatá-los quando me reformar (daqui a 20 anos); também já tenho usado as mais valias para amortizar o CH ou para comprar algo mais premente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@Plataformas De Crowdfunding. Desconhecia de facto o quanto a Berkshire tinha de caso ao longo do tempo. Parece-me que desde 2013 que têm cerca de 50% em cash. Em termos relativos até têm tido menos cash em caixa ao longo deste bull market do que historicamente. 

image.png.9c21031d06f51b780f834b30a9015dc8.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JoaoFa disse:

Caríssimos, venho aqui perguntar a vossa opinião sobre um caso bem pessoal, sabendo desde já que não existem respostas "100%" certas nesta área. Investi há uns tempos investigo num Fundo Advisor do Big. Há 10 dias estava a perder 7% do investimento, ontem 13% e hoje nos 30%. 

Se tivessem como plano inicial Janeiro de 2021 para o resgate, o que fariam? Aguentavam? Resgatavam o quanto antes? Depois de algumas necessidades, hoje esta carteira representa 50% do meu património financeiro.

Obrigado

Esse "há uns tempos" estamos a falar em rigor de quando?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 19 minutos, Virtua disse:

Se soubesses o quanto do mundo em que vives está melhor por causa dessas duas "fórmulas" de cálculos se calhar não estarias a ser tão irónico!!

Que Bias, my friend. Estás só a ver o copo meio cheio. Eu estou a ver o copo meio. Nem meio cheio e nem meio vazio.

O mundo provavelmente estaria bem melhor, sem isso. Essas fórmulas até cerca de umas décadas atrás não existiam, e as pessoas continuaram a viver e a Terra a girar.

Essas fórmulas trouxeram várias crises financeiras e agravaram outras de forma exponencial. Aumentaram os Drawdowns, aceleraram as subidas (criando maiores bolhas) e provocaram quedas mais profundas e mais rápidas.

Não preciso dessas fórmulas para comer, nem como profissão, nem para plantar batatas. A inovação financeira é uma forma de contornar o status quo, em que alguns procuram contornar as regulações e explorar a ignorância e a assimetria de informação. A inovação financeira é uma maneira de criar ineficiências e explorar-las.

Quanto mais "percebo" de números mais gosto das pessoas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JoaoFa disse:

Caríssimos, venho aqui perguntar a vossa opinião sobre um caso bem pessoal, sabendo desde já que não existem respostas "100%" certas nesta área. Investi há uns tempos investigo num Fundo Advisor do Big. Há 10 dias estava a perder 7% do investimento, ontem 13% e hoje nos 30%. 

Se tivessem como plano inicial Janeiro de 2021 para o resgate, o que fariam? Aguentavam? Resgatavam o quanto antes? Depois de algumas necessidades, hoje esta carteira representa 50% do meu património financeiro.

Obrigado

Podes vir a precisar de usar esse capital nos próximos anos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 10 minutos, D@vid disse:

Não? ?

?

estava a referir-me à conciliação das quedas de todos os activos. o ouro já caiu 3% algumas vezes e o nunca tb não era a palavra mais indicada.

mas é capaz de estar um bocado de pânico aí fora, a malta veio da praia de carcavelos com o dedo pesado para as vendas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Que Bias, my friend. Estás só a ver o copo meio cheio. Eu estou a ver o copo meio. Nem meio cheio e nem meio vazio.

O mundo provavelmente estaria bem melhor, sem isso. Essas fórmulas até cerca de umas décadas atrás não existiam, e as pessoas continuaram a viver e a Terra a girar.

Essas fórmulas trouxeram várias crises financeiras e agravaram outras de forma exponencial. Aumentaram os Drawdowns, aceleraram as subidas (criando maiores bolhas) e provocaram quedas mais profundas e mais rápidas.

Não preciso dessas fórmulas para comer, nem como profissão, nem para plantar batatas. A inovação financeira é uma forma de contornar o status quo, em que alguns procuram contornar as regulações e explorar a ignorância e a assimetria de informação. A inovação financeira é uma maneira de criar ineficiências e explorar-las.

Estás a ver isto só do ponto de vista financeiro. Não me parece que sou eu que tenho bias apenas ? (spoiler alert: Não consegues ser isento, vês o mundo como TU és, não como ELE é).

Nem a simulação de Monte Carlo nem a estatística foram feitas para gerir risco financeiro. Fazem muito mais do que isso, e quando eu digo "O mundo" não me refiro apenas a finanças ?

Em relação a "Essas fórmulas trouxeram várias crises financeiras e agravaram outras de forma exponencial.", as crises financeira sempre existiram e continuarão a existir. Assim de repente tens a crise de 1932 e quanto a má gestão do bancos centrais foi (porque foi feita com base em ideologias económicas e políticas).

P.S. - Nunca percebi muito bem a luta contra a matemática e conhecimento e não me parece que vamos concordar a 100%. Concordemos que por vezes se dá demasiado peso aos números e que a maioria das pessoas é iliterada numericamente e pensa que por saber usar uma calculadora sabe matemática (gostava de saber quantas pessoas sabem fazer um divisão longa, como se aprende na primária)

há 5 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

?

estava a referir-me à conciliação das quedas de todos os activos. o ouro já caiu 3% algumas vezes e o nunca tb não era a palavra mais indicada.

O ouro não tem correlação com o S&P 500. Provavelmente está a descer porque o dólar está a subir (ouro e usd tem correlações negativas).

há 14 minutos, Rick Lusitano disse:

A nível pessoal, infelizmente, estou a caminhar para o sentido oposto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 16 minutos, 5coroas disse:

Por isso é que:

- ou escolhes ser optimista, tens fé, tens esperança que o mundo continue a progredir economicamente como até agora (com os seus maus momentos mas sempre tendencialmente ascendente) e investes visando essa perspectiva;

- ou és um pessimista que acredita que qualquer dia a Humanidade faz uma asneira qualquer que nos leva à extinção ou a voltar à barbárie e aí, investir ou amealhar, é capaz de valer o mesmo.

Por isso, a escolha é tua: acreditas ou não que, pelo menos as bolsas das principais economias mundiais, daqui a 1, 3 ou 5...anos vão estar melhores do que hoje? Conforme for a tua convicção, traça o teu plano e cumpre-o. Se não acreditas em dia melhores ou é demasiado sofrimento veres os teus Fundos bem encarnados, não invistas. Seja lá qual for a decisão que tomes, haverá sempre um preço a pagar (sofrimento, arrependimento, raiva, fraca rentabilidade, etc mesmo que sejam meramente temporários).

Concordo contigo. Se retirar-se o sumo disto, podemos dizer que os mercados (e as economias) vivem de expectativas. ;)

(Não é de números, as massas consomem mais ou menos com bases em expectativas, por vezes, não racionais economicamente, e não fazem estudos empíricos ao contrário do que parece.)

As economias, sejam de pequenas comunidades a países ou blocos económicos crescem se as expectativas dos agentes económicos forem mais positivas do que negativas. Para o Manel ou a Maria na rua, eles querem lá saber do PIB ou Montecarlo, se têm fome ou querem ir para a praia em vez de ficar em quarentena.

Aquilo que é observável é que existem ciclos económicos, que dependem de diversos factores, que podem ser mais ou menos prolongados. Eu acredito no crescimento real de longo prazo, mas desconheço o crescimento de curto prazo, nem o tento prever devido á incerteza inerente. Tento é ser oportunista e usar os ovos que aparecem para fazer as omeletes.

Eu e tu acredito que temos visões muito próximas, iguais nunca será para ninguém. Nem as nossas próprias visões são iguais ao longo do tempo.

Aquilo que penso que pode ser algo diferente, será no timing das entradas, o que não é mau ou bom, é apenas diferente. Eu prefiro não estar sempre dentro dos mercados e não estar sempre a entrar/reforçar. O facto de ter cash fora dos mercados financeiro, não quer dizer que se está a perder dinheiro. Simplesmente não está exposto a risco de mercado, eu estou fora dos mercados financeiros, mas tenho cash investido fora dos mercados que posso rentabilizar e sair para entrar nos mercados.

Ter cash fora, também pode dar um ganho, paz de espírito e é uma opção de investir em oportunidades que possam aparecer e se tivesse todo investido não terias a opção de investir. É uma opção real, e tal como a opção financeira (Calls e Puts) também tem um valor intrínseco e também se paga um prémio para ter a opção, neste caso, será o custo de oportunidade. Resumindo pode assim também maximizar a nossa utilidade (a maximização da utilidade não é obrigatoriamente só ganhar dinheiro).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 16 minutos, Virtua disse:

Estás a ver isto só do ponto de vista financeiro. Não me parece que sou eu que tenho bias apenas ? (spoiler alert: Não consegues ser isento, vês o mundo como TU és, não como ELE é).

Nem a simulação de Monte Carlo nem a estatística foram feitas para gerir risco financeiro. Fazem muito mais do que isso, e quando eu digo "O mundo" não me refiro apenas a finanças ?

Em relação a "Essas fórmulas trouxeram várias crises financeiras e agravaram outras de forma exponencial.", as crises financeira sempre existiram e continuarão a existir. Assim de repente tens a crise de 1932 e quanto a má gestão do bancos centrais foi (porque foi feita com base em ideologias económicas e políticas).

P.S. - Nunca percebi muito bem a luta contra a matemática e conhecimento e não me parece que vamos concordar a 100%. Concordemos que por vezes se dá demasiado peso aos números e que a maioria das pessoas é iliterada numericamente e pensa que por saber usar uma calculadora sabe matemática (gostava de saber quantas pessoas sabem fazer um divisão longa, como se aprende na primária)

Eu sou humano, logo tenho bias. Até a natureza tem bias. Por muito que o ser humano, queira controlar a natureza, a natureza tenderá a seguir o curso habitual. Diz lá, se a natureza também não tem bias (que por vezes, não percebemos ou conhecemos). :)

Logo o nosso mundo (pessoas e outros animais, vegetais, fungos, ..., o planeta, o universo) é ser vivo em constante mutação, mas é um agregado de bias.

Não referi que o MC e a estatística foram feitas para gerir risco financeiro. Aliás estamos a ver a aplicação da estatística e criação de cenários na questão do Corona.

O que disse foi que essas fórmulas tem o seu mérito positivo mas também têm um lado negro. E não existissem, a vida continuava na mesma, como acontece há milénios. Logo a matemática não é o Santo Graal da existência humana.

há 16 minutos, Virtua disse:

A nível pessoal, infelizmente, estou a caminhar para o sentido oposto...

Quando digo que cada vez gosto das pessoas, refiro-me a estudar as pessoas em vez de estudar os números. É mais uma forma de Bias minha. Posso estar a ser um pouco romântico (nada a ver com Amor).

Estudar comportamentos humanos e da natureza, faz para mim, mas sentido do que estar a ler números (subjectividade quantitativa) ou a tentar quantificar o infinito (que neste momento é ainda não humanamente e ou tecnologicamente possível).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, N.Rocha disse:

4$ :D

noticia de 2019

EStN2lnWkAAs1Kr.jpg:large cenarios de revenue para diferentes preços de mercado

e já agora o tweet original
    https://twitter.com/JRJ_ALHAJRI/status/1237168125721939970

Este link também é importante ?

https://www.ft.com/content/85bc7cc4-62d8-11ea-a6cd-df28cc3c6a68

Mas o que eu estou a procurar é o custo de produção para a AS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Cardoso24 disse:

Não me está a aparecer nada, é mesmo assim? 

Não te está a aparecer nada? tipo a imagem? ou não te está a parecer nada pk achas que deviam ser outros os valores?

Parece-me que as fontes são minimamente credíveis. "Rystad Energy is an independent energy research and business intelligence company". São noruegueses por isso tb devem perceber umas coisas de petróleo, para além dos valores me parecerem bastante plausíveis!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

Deixem-se lá disso... isto é melhor que um filme!! O horror, o pânico, o drama ?

O sábio estoico aguenta sem se afligir os maus momentos da vida, mas se lhe derem a escolha, prefere não assistir aos mesmos. Há coisas melhores para matar o tempo. É dificil atravessar um chiqueiro sem ficar com alguma m*r*a nos pés.

image.jpeg.7d5a4f96a2a4868890f6ec34fc7e7533.jpeg

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 12 minutos, D@vid disse:

Venho informar que entrarei em quarentena, não vou ver os mercados durante 1 mês, e muito provavelmente não virei aqui, vou fazer retiro espiritual ?

Vais para a praia, fazer a quarentena também? :)

Agora nem se pode ir à bola, exorcizar as frustrações chamando nomes aos outros. :)

Descobri uma coisa nova, o fórum faz racionamento das reações aos posts. Tem um limite diário. Deve ser também para o pessoal não açambarcar as reacções. :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

o fórum faz racionamento das reações aos posts. Tem um limite diário

Medidas temporárias por causa do Vírus.. temos de racionar, temos de racionar!!

https://www.wsj.com/articles/supermarkets-ration-staples-as-coronavirus-fears-leave-shelves-empty-11583853451

image.png.60d24567e3c5634d6ffa7217ec9c3a13.png

Ainda não percebi muito bem esta do papel higiénico mas ok...

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Virtua disse:

https://www.wsj.com/articles/supermarkets-ration-staples-as-coronavirus-fears-leave-shelves-empty-11583853451

Perante a irracionalidade temos que racionar.

É como os circuit breakers nas bolsas. Que suspendem as transações para dar tempo que os agentes se acalmem.

Será que isso ainda faz sentido quando as máquinas são os maiores responsáveis pelo maior volume das transacções diárias?

Quando as bolsas reabrem os algoritmos voltam a vender (ou comprar) na mesma maneira que antes da suspensão.

È bom para limpar os "bots", mas é temporário, logo que reabrem, os bots voltam ao seu trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, Virtua disse:

image.png.60d24567e3c5634d6ffa7217ec9c3a13.png

Ainda não percebi muito bem esta do papel higiénico mas ok...

Daqui a uns dias vais ao OLX e percebes o porquê da falta do PH. ;)

Nem todos percebem para que serve o bidé. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )