Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Investidor Falhado

A hipótese dos mercados eficientes é uma hipótese que pela sua natureza não pode ser provada ou refutada. Mas a questão não é se é verdadeira ou não, a questão é, se os mercado não são perfeitos, conseguimos nós aproveitar essa imperfeição para ganharmos mais? Até agora não vi provas de que alguém o consiga de forma consistente...

Que digam "eu acho que vai acontecer aquilo portanto vou fazer isto", óptimo, estamos aqui todos para aprender e discutir, no fundo, a realidade. Por mim que acertemos todos e estejamos todos mais ricos no futuro :D

Mas passar ao argumento de que manter a estratégia que temos em vez de a alterar por força da realidade é fundamentalmente uma má opção neste momento, já me parece não fazer muito sentido.

Editado por Diogobc
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Consideras então que o Scholes e o Merton eram iliterados numericamente? ;)

Por causa do LTCM? Modelos vão sempre explodir... focarmos-no demasiado neles e achar que encontramos o Santo Graal é que é o problema.

Como as correlações. Nos últimos 40/ 50 anos  as correlações entre S&P 500 e treasuries são negativas. Mas já foram positivas (pré 1970) e podem voltar a ser. Se me focar que vão continuar negativas para sempre um dia vai correr mal, vou dizer que a matemática falhou? Estas são cenas que evoluem... Não é um mundo em que 2+2 = 4 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Diogobc disse:

Mas passar ao argumento de que manter a estratégia que temos em vez de a alterar por força da realidade é fundamentalmente uma má opção neste momento, já me parece não fazer muito sentido.

Por isso é que essa tal nossa estratégia que definimos previamente já deve prever quais serão as ações que iremos tomar quando este tipo de realidade vier suceder. Os motivos que causaram este bear são quanto a mim secundários, pois fossem eles quais fossem, não mudariam em nada o meu plano. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a chegar à zona onde os investidores fazem as maiores burradas::P

-1% Mock the permabears
    -2% Meh
    -3% Yawn
    -4% Off the highs
    -5% Pullback
    -6% Healthy correction
    -7% Buying opportunity
    -8% Stay the course
    -9% This too shall pass
    -10% Correction territory
    -11% I’m a long-term investor
    -12% Stocks always come back
    -13% Don’t panic
    -14% Draw lines on a chart
    -15% Look for attractive valuations
    -16% I knew this was coming
    -17% Blame Cramer
    -18% This sucks
    -19% I should buy some downside protection

-20% Bear market
    -21% I should have listened to my gut
    -22% Buy when there’s blood in the streets
    -23% I was early
    -24% Is this the bottom?
    -25% This sucks
    -26% Uggggh
    -27% I can’t take this much longer

-28% I sold my stocks
    -29% I’m never buying stocks again
    -30% Good thing I sold
    -31% I should buy gold
    -32% And silver
    -33% I don’t even care anymore
    -34% Glad I stopped looking
    -35% Bottom

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Concordo com essas headlines e se juntarmos a isso o petróleo nestes níveis...vai haver muita falência e as dívidas a ficarem para os bancos.

Veremos se a Arábia Saudita quer entalar os Russos. Eles só precisam de 4$..., imaginem todos os outros países ?. De qualquer forma isto é muito caótico e não vejo a Arábia Saudita a não acalmar e parar com esta “parvoíce” de querer aumentar a produção...

4$ :D

noticia de 2019

Citação

DUBAI (Reuters) - Top oil exporter Saudi Arabia would need oil priced at $80-$85 a barrel to balance its budget this year, an International Monetary Fund official said. ...

EStN2lnWkAAs1Kr.jpg:large cenarios de revenue para diferentes preços de mercado

e já agora o tweet original
    https://twitter.com/JRJ_ALHAJRI/status/1237168125721939970

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 12/03/2020 às 12:38, 5coroas disse:

Por isso é que essa tal nossa estratégia que definimos previamente já deve prever quais serão as ações que iremos tomar quando este tipo de realidade vier suceder. Os motivos que causaram este bear são quanto a mim secundários, pois fossem eles quais fossem, não mudariam em nada o meu plano. 

Bom mas se o argumento é: Caro 5coroas acho que estás enganado e os motivos não são secundários, vem aí uma recessão por isto, isso e aquilo, portanto a tua estratégia devia mudar para este caso; aí já é um argumento perfeitamente aceitável.

Eu tendo a concordar contigo mas há vários sinais de que pode ser mais profundo do que eu penso, não tenho a certeza de nada. A conclusão que tiro é que, na dúvida, não altero a estratégia.

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Virtua disse:

O Jim Simmons é provavelmente o matemático/físico mais rico do Mundo (e foi graças aos mercados financeiros). Está em #21 da Forbes. Já não me importava ?

Graças aos seus estudos este tipo deve ser o pai de grande parte de milionários e bilionários contemporâneos, quem precisa de gente quando se pode meter os computadores a fazer trading

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Diogobc disse:

Bom mas se o argumento é: Caro 5coroas acho que estás enganado e os motivos não são secundários, vem aí uma recessão por isto, isso e aquilo, portanto a tua estratégia devia mudar para este caso; aí já é um argumento perfeitamente aceitável.

Eu tendo a concordar contigo mas há vários sinais de que pode ser mais profundo do que eu penso, não tenho a certeza de nada. A conclusão que tiro é que, na dúvida, não altero a estratégia.

Referir que tenho 50% do meu capital em cash, prontinho para um cenário destes, o que é bem diferente de reforços com as sobras do ordenado.

Imagina que cai mais -10%, já entravas? e se cair mais -20%? -30%, -40%? Quando é que entras afinal? e se entrares quando cair por exemplo -40%, significa este numero que não pode cair mais? ou seja qual é o teu plano face a esta tão vasta panóplia de cenários possíveis? 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 45 minutos, Virtua disse:

Não é um mundo em que 2+2 = 4 

É isso que quero dizer. ;)

Mas já agora fizeste um teste de hipóteses para isso, com nível de significância de 1%? :)

E uma simulação de Montecarlo, para descobrir qual será o resultado mais provável dessa soma? ;)

É 2+2 = 4 se o Erro for = 0 ( y = 2 + 2 + Erro) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

VIX acima de 60. Record histórico.

https://www.investing.com/indices/volatility-s-p-500

Stoxx600 -8,00%

futuros nos EUA -5,00%

Ainda têm dúvidas que os próximos anos vão ser negros, a todos os níveis? Isto vai ter impacto nas nossas vidas. Isto vai fazer parecer o crash de 2008 uma correção ligeira.

Para ajudar à festa. Até a bitcoin hoje sangra: -25%

Tenho 63% do património investido em stocks. Não está a ser fácil olhar para estes drops diários. 

Alguém já accionou stop-loss (venda)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 12/03/2020 às 13:02, 5coroas disse:

Imagina que cai mais -10%, já entravas? e se cair mais -20%? -30%, -40%? Quando é que entras afinal? e se entrares quando cair por exemplo -40%, significa este numero que não pode cair mais? ou seja qual é o teu plano face a esta tão vasta panóplia de cenários possíveis? 

O que eu te pergunto é: se esta queda fosse por razões que acharias mais profundas e não secundárias, terias ou tens uma estratégia diferente? Ou simplesmente tens a mesma estratégia para qualquer tipo de queda porque não sabes o que vai acontecer?

Este é o meu point, não sei o que vai acontecer. Estou assustado com esta situação? Claro. Tenho todas as dúvidas do mundo? Sim. Vou continuar a reforçar aos poucos como até agora? Sim.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Diogobc disse:

Estou assustado com esta situação? Claro. Tenho todas as dúvidas do mundo? Sim. Vou continuar a reforçar aos poucos como até agora? Sim.

Basicamente parece-me que estás como o  @5coroas (e eu tirando a parte do "ao poucos", principalmente se isto continuar a malhar desta forma). Não percebo a discussão ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Rick Lusitano disse:

Mas já agora fizeste um teste de hipóteses para isso, com nível de significância de 1%? :)

E uma simulação de Montecarlo, para descobrir qual será o resultado mais provável dessa soma? ;)

Se soubesses o quanto do mundo em que vives está melhor por causa dessas duas "fórmulas" de cálculos se calhar não estarias a ser tão irónico!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Diogobc disse:

O que eu te pergunto é: se esta queda fosse por razões que acharias mais profundas e não secundárias, terias ou tens uma estratégia diferente?

Só se fosse por razões excepcionalmente graves, tais como uma guerra nuclear entre super-potências ou uma pandemia que de facto matasse rapidamente milhões de pessoas; nestes casos, seria eventualmente preferível não investir, contudo também eventualmente o capital amealhado poderia num mundo pós-apocaliptico não valer nada de nada.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding

Eu tenho a maior percentagem dos meus investimentos em imobiliário e o objectivo é gerar rendimento mais ou menos passivo. Quando invisto em acções, fundos ou etfs pretendo conseguir mais-valias para mais tarde aumentar o rendimento passivo. Ao aumentar o rendimento referido, diminuo a dependência do salário. Gostaria de entender qual a estratégia de quem investe apenas em fundos de acumulação, quando e com que objectivos ocorrerá a mais-valia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 12/03/2020 às 13:47, Virtua disse:

Basicamente parece-me que estás como o  @5coroas (e eu tirando a parte do "ao poucos", principalmente se isto continuar a malhar desta forma). Não percebo a discussão ?

Não há discussão nenhuma, eu concordo com o 5coroas na conversa das últimas páginas ;) Se estamos certos ou não, é que já não sei...

Entretanto a bolsa americana já está em "halt" de 15 minutos, bateu nos -7% outra vez...

A 12/03/2020 às 13:52, 5coroas disse:

Só se fosse por razões excepcionalmente graves, tais como uma guerra nuclear entre super-potências ou uma pandemia que de facto matasse rapidamente milhões de pessoas; nestes casos, seria eventualmente preferível não investir, contudo também eventualmente o capital investido poderia num mundo pós-apocaliptico não valer nada de nada.

Num mundo apocalíptico nem o dinheiro vale nada, quanto mais os activos. Nessa altura é comida, água, armas e drogas. Há quem ache que ter ouro nessa altura lhes vai servir de alguma coisa mas eu prefiro ter latas de atum e bebidas alcoólicas xD

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Plataformas De Crowdfunding
    há 6 minutos, Virtua disse:

Capture.JPG

Warren Buffett’s Berkshire Hathaway has seen its cash and short-term investments rise from roughly $23 billion in 2009 to $128 billion reported in its third-quarter earnings report Saturday morning.
    https://www.cnbc.com/2019/11/01/even-obvious-way-for-buffett-to-solve-big-cash-problem-is-a-puzzle.html

E o buffet tem o controlo das empresas, é muito diferente de ter participações passivas pelo que não me parece comparável.

edit: pode até nem controlar totalmente mas tem participação na gestão na maioria dos seus investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Plataformas De Crowdfunding disse:

Warren Buffett’s Berkshire Hathaway has seen its cash and short-term investments rise from roughly $23 billion in 2009 to $128 billion reported in its third-quarter earnings report Saturday morning.
    https://www.cnbc.com/2019/11/01/even-obvious-way-for-buffett-to-solve-big-cash-problem-is-a-puzzle.html

Essa notícia parece-me um pouco cherry picking. Em 2008 eles foram às compras ? Mas por acaso vou ver se encontro um gráfico de cash da Berkshire (em termos relativos, uma vez que devem ter triplicado os AUMs desde 2009 até agora por isso de pouco me serve o absoluto)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Diogobc disse:

Num mundo apocalíptico nem o dinheiro vale nada, quanto mais os activos. Nessa altura é comida, água, armas e drogas. Há quem ache que ter ouro nessa altura lhes vai servir de alguma coisa mas eu prefiro ter latas de atum e bebidas alcoólicas xD

Por isso é que:

- ou escolhes ser optimista, tens fé, tens esperança que o mundo continue a progredir economicamente como até agora (com os seus maus momentos mas sempre tendencialmente ascendente) e investes visando essa perspectiva;

- ou és um pessimista que acredita que qualquer dia a Humanidade faz uma asneira qualquer que nos leva à extinção ou a voltar à barbárie e aí, investir ou amealhar, é capaz de valer o mesmo.

Por isso, a escolha é tua: acreditas ou não que, pelo menos as bolsas das principais economias mundiais, daqui a 1, 3 ou 5...anos vão estar melhores do que hoje? Conforme for a tua convicção, traça o teu plano e cumpre-o. Se não acreditas em dia melhores ou é demasiado sofrimento veres os teus Fundos bem encarnados, não invistas. Seja lá qual for a decisão que tomes, haverá sempre um preço a pagar (sofrimento, arrependimento, raiva, fraca rentabilidade, etc mesmo que sejam meramente temporários).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caríssimos, venho aqui perguntar a vossa opinião sobre um caso bem pessoal, sabendo desde já que não existem respostas "100%" certas nesta área. Investi há uns tempos investigo num Fundo Advisor do Big. Há 10 dias estava a perder 7% do investimento, ontem 13% e hoje nos 30%. 

Se tivessem como plano inicial Janeiro de 2021 para o resgate, o que fariam? Aguentavam? Resgatavam o quanto antes? Depois de algumas necessidades, hoje esta carteira representa 50% do meu património financeiro.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )