Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Plataformas De Crowdfunding
    há 50 minutos, 5coroas disse:

Você deve ser daqueles visionários que adivinham a continuidade das tendências depois destas acontecerem; experimente por a sua seta da subida mais acima (finais de 2019) e diga-me se nessa altura também era bom entrar na tendência de subida.

o meu gráfico é precisamente para aqueles que tentam adivinhar coisas, principalmente fundos.

Se está a cair e o objectivo é investir no longo prazo, esperar pela inversão da tendência será o ideal para não perder mais dinheiro. Isso vale para 2019 e 2020, perder o ressalto de 2019 não tem uma alteração muito grande nos ganhos mas aumentar a liquidez em vez de antecipar reforços pode ter uma influência muito grande num bear market prolongado como os de 2001 ou 2008.

Editado por Plataformas De Crowdfunding
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

o meu gráfico é precisamente para aqueles que tentam adivinhar coisas, principalmente fundos.

Se está a cair e o objectivo é investir no longo prazo, esperar pela inversão da tendência será o ideal para não perder mais dinheiro. Isso vale para 2019 e 2020, perder o ressalto de 2019 não tem uma alteração muito grande nos ganhos mas aumentar a liquidez em vez de antecipar reforços pode ter uma influência muito grande num bear market prolongado como os de 2001 ou 2008.

E você sabe precisamente quando as inversões das tendências vão ter lugar? Quando é que neste bear vamos bater no fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muitas vezes o problema de revelar a abordagem seguida em "público" é que estamos expostos à possibilidade do erro. No entanto, aprecio e muito a partilha de todos, principalmente do contraditório. Existem aqui utilizadores com excelentes contribuições, das quais aproveito para agradecer. Muitas vezes mergulhamos demasiado na nossa "realidade" e precisamos de "ouvir" outros argumentos.

@Plataformas De Crowdfunding, o "esperar pela inversão da tendência" parece-me um argumento sensato em certa medida, na teoria. Na prática, o que tem que acontecer para se considerar uma inversão de tendência clara e não um dead cat bounce? Digo isto porque os mercados são imprevisíveis..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

E você sabe precisamente quando as inversões das tendências vão ter lugar? Quando é que neste bear vamos bater no fundo?

há 4 minutos, fousa disse:

@Plataformas De Crowdfunding, o "esperar pela inversão da tendência" parece-me um argumento sensato em certa medida, na teoria. Na prática, o que tem que acontecer para se considerar uma inversão de tendência clara e não um dead cat bounce? Digo isto porque os mercados são imprevisíveis..

investir num "dead cat bounce" porque me enganei e achei que os mercados tinham recuperado é normal e humano, investir contra a tendência é suicídio.
    se eu soubesse quando inverteu a tendência, vinha aqui e informava a malta toda para depois irmos todos passear de ferrari.

Mas se num dia um índice desce 5% e no dia seguinte sobe os mesmos 5% , além de não ter recuperado totalmente, é apenas a volatilidade do mercado a funcionar e não uma recuperação

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Agora que já todos os sectores da economia começam a chamar pelos governos para os salvar, fica aqui uma visão geral da divida publica dos paises da OCDE.

No eixo vertical está a fatia que cada pais da OCDE tem em relação ao total da divida do seu conjunto.

No eixo horizontal está o actual rácio de divida em relação ao produto interno bruto.

oecd.plot_debt_to_gdp.thumb.jpg.a81e0ea0f758772bf24d6532c8a1f9d8.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Patanisca disse:

Com o VIX acima de 50, medidas de contenção a COMEÇAR a serem implementadas nos EUA, ainda a procissão vai no adro.

Eu embora 2600pts seja sedutor (face aos 3300 de há mês e meio), não me apanham a surfar este canhão da Nazaré.

Ainda faltam aparecer os headlines de:
    Boeing needs a bailout of 50 billion
    Ford needs 25billion to stay alive 
    and so on...

Concordo com essas headlines e se juntarmos a isso o petróleo nestes níveis...vai haver muita falência e as dívidas a ficarem para os bancos.

Veremos se a Arábia Saudita quer entalar os Russos. Eles só precisam de 4$..., imaginem todos os outros países ?. De qualquer forma isto é muito caótico e não vejo a Arábia Saudita a não acalmar e parar com esta “parvoíce” de querer aumentar a produção...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Rick Lusitano és contra DCA e/ou reforços? Não percebi a tua refutação do que o @D@vid disse. Para além de que olhares só para a tranche negativa não penso que seja o mais correcto. É como olhares só para parte da carteira quando fizeste um investimento diversificado e não ter em consideração correlações etc etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fousa disse:

Futuros S&P500 a 2600. ?

Consigo encontrar uns quantos argumentos para não surfar a tendência. Também consigo encontrar uns quantos argumentos para não remar contra o mercado. 

Está tudo relacionado com o risco que queremos assumir, idade, valor em carteira,  portfolio pretendido.. Eu assumi que vou fazer DCA enquanto desce. O único problema é ter calma e fasear os cartuchos que são limitados. 

Podemos assumir que chega a valores 2400, 2085, 1860.. 

Concordo. 
    Se o mercado estiver já a descontar os 6-12 meses de quebra na economia mundial, podemos vir a ter a inversão mensal nesse valor  (2400 - onde vão puxar ao máximo e tentar desesperar muitos investidores). 

Ainda assim os 2.600 de hoje, são muito importante. Estou atento para fechar o short :) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

investir contra a tendência é suicídio.

Então como explica o sucesso de muitos que apostaram em ser contrarians?

Pessoalmente, fiz os meus melhores ganhos comprando nas descidas...mas se calhar fiz mal.:o

Esclareça-me uma coisa; é investidor profissional e vende os seus serviços a outras pessoas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, 5coroas disse:

Esclareça-me uma coisa; é investidor profissional e vende os seus serviços a outras pessoas?

Isso não vai alterar muito a visão de mercados. Conheço pessoas de ambos os lados e há sempre quem defenda ambas as posições. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 15 minutos, Virtua disse:

@Rick Lusitano és contra DCA e/ou reforços? Não percebi a tua refutação do que o @D@vid disse. Para além de que olhares só para a tranche negativa não penso que seja o mais correcto. É como olhares só para parte da carteira quando fizeste um investimento diversificado e não ter em consideração correlações etc etc

Não sou nem contra o DCA e nem reforços, bem pelo contrário. Defendo que se devem fazer, mas com moderação e ser selectivo. Não entrar em euforias.

O que quis dizer é que os reforços não limpam os resultados negativos é mais um efeito de ilusão em algumas posições. Actua mais a nível do psicológico do que financeiro. Claro que tem também impactos no aspecto financeiro. Bottom-line, o quis dizer é que não tudo assim tão linear ou simples.

Correlações. LOL

Muito bom nas teorias de MPT e afins. Valem o que valem. Tens imensos exemplos de case-study, de modelos muito avançados que implodiram. ;)

Como bem sabes, elas estão todas FUBAR graças aos BC. OK, vais me dizer para alargar o histórico para diluir os últimos 11-12 anos, mas também sabes que o histórico mais recente é o mais explicativo estatisticamente do presente e do futuro mais imediato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

Isso não vai alterar muito a visão de mercados. Conheço pessoas de ambos os lados e há sempre quem defenda ambas as posições. 

Vai alterar a minha opinião sobre os comentários do user, pois os interesses particulares (convencer clientes a fim de vender um serviço para obtenção de receitas) podem influir excessivamente naquilo que defende (interesse pessoal vs verdade/objectividade). 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Bottom-line, o quis dizer é que não tudo assim tão linear ou simples.

Claro que sim. Mas sabes que tem impacto. Diria que também muito financeiro!! Há livros e artigos sobre isso.

Citação

Correlações. LOL

Muito bom nas teorias de MPT e afins. Valem o que valem. Tens imensos exemplos de case-study, de modelos muito avançados que implodiram.

E outros que não. Há imensas formas de investimento. Não acho que menosprezares a importância da matemática seja o caminho a seguir. Se não é o teu é outra coisa. Cada um de nós tem de encontrar a melhor forma de estar no mercado. Algumas pessoas ligam a matemática e posso-te dizer que as correlações têm corrido bem este ano (mas por exemplo em 2013 deixaram-me ficar mal ?, não se pode ganhar todas ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, 5coroas disse:

Vai alterar a minha opinião sobre os comentários do user, pois os interesses particulares (convencer clientes a fim de vender um serviço para obtenção de receitas) podem influir excessivamente naquilo que defende (interesse pessoal vs verdade/objectividade). 

Não discordando de ti acho que deves olhar mais para o argumento e não para a pessoa. Ou vais desconfiar do médico porque é um profissional da área? Em caso de dúvida vou tentar-me informar melhor e/ou ter uma segunda opinião. Pessoalmente sou um desconfiado da indústria farmacêutica e evito ao máximo tomar "cenas" só porque comecei a espirrar etc etc por isso percebo perfeitamente o que queres dizer mas não posso exagerar e evitar tomar as coisas que o médico me receitou só porque me deixo levar por essa desconfiança.

Eu por exemplo sou um profissional da área e concordo contigo, e posso-te falar de milhentos que discordam e outros tantos que concordam!!

Editado por Virtua
    EDIT: Frase sobre a indústria farmacêutica
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, 5coroas disse:

Então como explica o sucesso de muitos que apostaram em ser contrarians?

Pessoalmente, fiz os meus melhores ganhos comprando nas descidas...mas se calhar fiz mal.:o

contrarians e apostar ficam bem na mesma frase, de facto! Mas pelo que sei, contrarians baseiam as compras em má avaliação de activos por parte das multidões em situações de pânico ou optimismo generalizado e não na simples redução do valor médio de compra em qualquer descida que é o que se falou aqui.. 

que investimentos fez no ultimo bear market? 

há 33 minutos, 5coroas disse:

Não e não. Bem, talvez cobre um fee ao @Ricardo Machado por ter salvo o casamento dele mas isso vê-se depois. Vou guardar a página 703 deste fórum...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Virtua disse:

Não discordando de ti acho que deves olhar mais para o argumento e não para a pessoa. Ou vais desconfiar do médico porque é um profissional da área? Em caso de dúvida vou tentar-me informar melhor e/ou ter uma segunda opinião.

Eu por exemplo sou um profissional da área e concordo contigo, e posso-te falar de milhentos que discordam e outros tantos que concordam!!

Se alguém ganha dinheiro com seja lá o que for através dos outros (nomeadamente em assuntos tão dados à ficção como a religião, ambientalismo, dietas, ideologias, estratégias de investimento, etc) há-que não confiar cegamente nas suas "credenciais" e dogmas que nos apresentam e perceber que existe por detrás sobretudo uma motivação pessoal em nos querer impingir uma "bimby". Nesta matéria quando alguém faz afirmações tão radicais (como "investir contra a tendência é suicídio") e parece querer apresentar-se como um connaisseur dos momentos ideais para investir e se me disser que ganha dinheiro dos outros com a sua estratégia, eu fico de pé atrás.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 minutos, Virtua disse:

Claro que sim. Mas sabes que tem impacto. Diria que também muito financeiro!! Há livros e artigos sobre isso.

E outros que não. Há imensas formas de investimento. Não acho que menosprezares a importância da matemática seja o caminho a seguir. Se não é o teu é outra coisa. Cada um de nós tem de encontrar a melhor forma de estar no mercado. Algumas pessoas ligam a matemática e posso-te dizer que as correlações têm corrido bem este ano (mas por exemplo em 2013 deixaram-me ficar mal ?, não se pode ganhar todas ?

Eu não menosprezo a matemática, eu penso é que se dá demasiada importância á matemática. O que por vezes, dá lugar a alguma arrogância académica com os resultados que se vê.

A matemática é apenas uma ferramenta, é um meio e não um fim. Não conheço nenhum matemático/físico/estatístico no top 10 das pessoas mais ricas do mundo. Conheces? ;)

Falando estatisticamente, o Erro é o mais importante. ;)

No amago, o importante são as pessoas e o planeta. Tudo o resto é uma pretensão que consegue quantificar tudo e com exactidão.

Cada vez mais gosto de outliers e da Teoria do Caos, em vez da práctica comum de olhar para a média. :)

Aliás deves saber o papel da matemática no aumento elevado dos impactos nos mercados financeiros. Tanto nas subidas como nas descidas. Dão uma sensação de falsa confiança, correm-se mais riscos, modelos de AI e de High Frequency Trading, Derivados, alavancagem elevada, etc.

Mas no final não existem estratégias de investimento infalíveis, o certo é que existem diversas abordagens, e nenhuma é perfeita. E ainda bem.

Teaser question: Pensas que os mercados financeiros são mercados perfeitos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

que investimentos fez no ultimo bear market? 

Nenhum; mas tenho feito em determinados mercados que tiveram quedas bastante significativas (Turquia, Russia, Brasil, energia, metais, etc)

Como é que quer chamar a alguém que usando FI compra nas descidas quando os bears/correções aparecem? eu chamo-lhe contrarian, mas se esse termo apenas se pode aplicar nos casos em que referiu, é algo que desconhecia.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

@5coroas, ando para responder a um post teu de anteontem, mas está difícil. A falta de tempo e a responder a outros posts mais rápidos de responder estão a dificultar a coisa.

Mas parece que vamos ter imenso tempo para andar nos fóruns, brevemente. Com o risco de estarmos fechados ou limitados em espaços físicos poder trazer algum desconforto emocional.

5 coronas (Espanhol) a culpa dos mercados estarem assim é do teu primo, o Corona Vírus. :)

@Virtua, como meteste nos teus modelos XPTO, que um gajo ia lixar os mercados e as economias mundiais?

A culpa disto tudo, foi um Chinês quer comer asinhas de morcego. :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 minutos, Virtua disse:

O Jim Simmons é provavelmente o matemático/físico mais rico do Mundo (e foi graças aos mercados financeiros). Está em #21 da Forbes. Já não me importava ?

Qualquer coisa onde se metem humanos está longe de perfeita ?. Sou muito fã de finanças comportamentais e anti "homo economicus". Penso, contudo, que devemos tomar as nossas decisões com base em racionalidade e poucas coisas há melhor do que áreas que se focam em números para isso.

Mas sim, concordo contigo em que se exagerou. Mas isso não é culpa da matemática nem das correlações, é exactamente a iliteracia numérica de pessoas que usam modelos matemáticos. A solução não é menos matemática, a solução é mais matemática e conhecimento/literacia numérica.

Consideras então que o Scholes e o Merton eram iliterados numericamente? ;)

Vou mais longe, qualquer coisa onde se mete a natureza, e não me limito à natureza do Planeta Terra. Existe tantas variáveis e tanto conhecimento por descobrir que afectam o dia-a-dia. É aqui que reconheço a falha dos modelos empíricos. Eu reconheço a minha própria insignificância racional e a minha frustração que nunca irei sequer conseguir adquirir 0,000000000000...............1% do conhecimento existente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

@Virtua, como meteste nos teus modelos XPTO, que um gajo ia lixar os mercados e as economias mundiais?

A culpa disto tudo, foi um Chinês quer comer asinhas de morcego. :D

Infelizmente ainda não tenho nenhum modelo XPTO (e desconfio de quem diz que tem ou me apresenta um backtest "perfeito", que agora parece que está na moda como nos anos 90, mas agora dizem que mete inteligência artificial e que é WYXZ ?).

O que quero dizer é que as opções de investimento que tomas devem ser apoiadas por estudos racionais e normalmente isso mete sempre matemática e/ou números à mistura. Senão para mim pouco mais são que "verborreia" e disso a área financeira está, infelizmente, cheia. 

P.S. Não sou o maior fã de MVO e os problemas de Modern Portfolio Theory estão bem descritos na literatura... (para além que essa teoria já tem 70 anos ?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )