Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Investidor Falhado
    A 03/03/2020 às 17:01, Patanisca disse:

Aos que estão a iniciar agora estas lides de investir (em mercados bolsistas). O que acabou de acontecer com este move da FED foi um clássico: Buy the rumour, Sell the news.

Aos que têm tentado apanhar "o dip" nestes últimos dias, gabo-lhes a coragem. Não lhes invejo a visão de tunel.

Portanto o "timing the market" às vezes é bom afinal? É assim tão óbvio o que vai acontecer nos próximos tempos?

Compreendo o que dizes, e é preciso olhar para esta queda com cuidado em vez de estar com a ganância toda, mas nunca sabemos o amnhã, a próxima semana, o próximo mês. Podia ir agora buscar uma data de estatísticas que apontariam para novos máximos históricos até ao final do ano...

Com cuidado, paciência e bons fundamentos para as decisões, é tão boa altura para investir ou reforçar como qualquer outra.

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    A 02/03/2020 às 23:44, CDCD disse:

Entrevista a Nouriel Roubini.

"He believes that stock markets will plunge by 30 to 40 percent because of the coronavirus, that coronavirus will lead to a global economic disaster and that U.S. President Donald Trump will not be re-elected as a result."

https://www.spiegel.de/international/business/nouriel-roubini-on-coronavirus-this-crisis-will-spill-over-and-result-in-a-disaster-a-e811cf3b-d495-4c52-bf79-d872c8f164ac

O Dr. Doom como é conhecido. Está sempre a anunciar crises. Algum dia irá acertar novamente (acertou na crise 2007-09). Um relógio parado está certo 2x por dia.

Ele é um Bear por "natureza".

Ele terá algum crédito, mas deve-se dar alguma margem a tudo aquele diz. ;)

Ele não é o Nostradamus da Economia. :)

A Economia nunca estará 100% certa e em todas ocasiões. Nem a 90% em 50% de todas ocasiões. Existem n variáveis que justificam as evoluções, sejam elas económicas ou de outra natureza. (Comecei por quantificar o número de variáveis neste post, mas reconheço a minha pequenez para quantificar esse número mesmo por alto e seria arrogância e ignorância juntas se colocasse um valor.)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Diogobc disse:

Portanto o "timing the market" às vezes é bom afinal? É assim tão óbvio o que vai acontecer nos próximos tempos?

Compreendo o que dizes, e é preciso olhar para esta queda com cuidado em vez de estar com a ganância toda, mas nunca sabemos o amnhã, a próxima semana, o próximo mês. Podia ir agora buscar uma data de estatísticas que apontariam para novos máximos históricos até ao final do ano...

Com cuidado, paciência e bons fundamentos para as decisões, é tão boa altura para investir ou reforçar como qualquer outra. Já fiz pequenos reforços na semana passada e hoje novamente :)

Eu não estava a dizer que não se faz bom dinheiro nestas alturas.

A questão é que ninguém adivinha o futuro dos mercados, senão era fácil ficar rico. Então o máximo que se consegue é jogar com probabilidades de certos desfechos.

Vamos tomar como exemplo que os mercados são como uma auto-estrada. Atualmente os mercados são como a A2 no início da primeira quinzena de Agosto, cravada de automobilistas cansados e cheios de ansiedade por chegar ao destino. Existe portanto nesta altura, uma maior probabilidade de:
    A - a minha viagem sofrer atrasos
    B - a minha viagem me causar um acidente

Mas se eu optar por ir para o Algarve em Setembro, já depois dos emigrantes terem regressado aos seus países de trabalho, a A2 já conta com bastante menos automobilistas, e os que lá estão, não estão tão nervosos, porque já se banharam numas piscinas e tal, foram dar uns mergulhos numas praias fluviais, já tiveram as festas das aldeias e tal, já vão mais descansados e menos ansiosos na sua viagem.

Neste caso a viagem irá ter menos probabilidade de eu sofrer de atrasos ou acidentes.

Em ambos os casos a ideia é passar uns bons dias na praia, mas em Agosto temos temperaturas melhores e mais horas de sol, porém mais confusão e mais risco de no areal ficarmos aziados com a falta de espaço para pôr a toalha.

Isto para dizer o quê, muito simplesmente é a sensibilidade para o risco Vs. retorno. Atualmente os mercados estão alimentados pela especulação, fruto da incerteza quanto ao vírus e o panorama político nos EUA, o que faz com que a volatilidade esteja muito alta. Ainda hoje os futuros do SP500 trocaram de verde para vermelho por 2x e com amplitudes superiores a 1,5%, tal era a volatilidade das negociações.

É mais arriscado fazer uma entrada num mercado em que as notícias ás 09h00 são positivas e os mercados reagem bem, mas que depois às 10h00 fruto de notícias menos boas, reagem violentamente no sentido oposto, do que fazer uma entrada após um período de consolidação da informação e que essa informação seja baseada em factos, não em suposições.

E depois, fundos de investimento não são instrumentos de trading, quando muito podem ser usados para momentum investing. Agora tentar fazer market timming com fundos, não é fácil.

há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

O Dr. Doom como é conhecido. Está sempre a anunciar crises. Algum dia irá acertar novamente (acertou na crise 2007-09). Um relógio parado está certo 2x por dia.

Ele é um Bear por "natureza".

Ele terá algum crédito, mas deve-se dar alguma margem a tudo aquele diz. ;)

Ele não é o Nostradamus da Economia. :)

A Economia nunca estará 100% certa e em todas ocasiões. Nem a 90% em 50% de todas ocasiões. Existem n variáveis que justificam as evoluções, sejam elas económicas ou de outra natureza. (Comecei por quantificar o número de variáveis neste post, mas reconheço a minha pequenez para quantificar esse número mesmo por alto e seria arrogância e ignorância juntas se colocasse um valor.)

Um perma-bear acerta no que diz de recessão em recessão. 
    Regozija-se com um "See, I told you so!".

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, P2P Money Maker disse:

O que interessa baixar juros se o problema está na procura ?

Well done! ;)

há 6 horas, P2P Money Maker disse:

As pessoas não saem de casa, mesmo que haja sacos de dinheiro na rua isso não vai resolver puto. Os mercados já entenderam que isto só lá vai por fiscal policy 

Compras online? :)

Ainda não há drones da Amazon na China a entregar (acho eu, a Amazon andou a testar isso nos US). Mas quando existir, esse problema da procura reduzida em períodos de quarentena fica algo mitigada.

Os mercados sabem da necessidade de mudanças profundas na fiscal policy, até os políticos sabem disso. Mas tem vários problemas, principalmente de resistência por parte dos políticos e da população por serem desagradáveis e porque demoram a surtir efeitos. Os mercados não querem esperar, querem tudo o mais depressa possível (reflexo também da sociedade actual).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 horas, N.Rocha disse:
    Citação

FED PERFORMS OVERNIGHT REPO OPERATION: $100B, $8.6B OVERSUBSCRIBED!!!

Para o pessoal que entende, o que significa isto ?

há 7 horas, Vidolz disse:

The Fed tendered $100 billion of temporary funds in return for high-quality collateral like Treasurys and mortgage-backed bonds, with $108.6 billion of bids offered for the available funds. The longer-term 14-day repo operation of $20 billion was also oversubscribed by around 3.5 times.

Agora falta uma explicação para dummies como eu :P

Ambas questões estão relaccionadas. O BC está a fornecer liquidez a curto prazo aos bancos. Geralmente de um dia para o outro ("overnight") até algumas semanas.

Repos são acordos de recompra. Neste caso, a Fed compra títulos, normalmente obrigações governamentais dos US (US Treasuries, UST) que os bancos tenham em carteira, para os bancos conseguirem libertar parte do capital investido. Sendo o overnight, o prazo de 1 dia.

É um dos instrumentos de política monetária que os BC dispõem. É uma forma de eles regularem a oferta de massa monetária numa economia. Neste caso estão a aumentar a massa monetária. Os US estão a ter breves episódios com os bancos a terem falta de liquidez, a Fed tem estado a intervir injectando mais moeda na economia, por diversas vezes, expandindo a massa monetária (aumento da oferta de moeda). O aumento de massa monetária provoca pressões inflaccionistas e desvalorização da moeda nacional face a outras moedas.

A operação de Overnight Repo foi oversubscribed, quer dizer que os bancos apresentaram mais UST á venda do que o montante que o Fed estava disposto a comprar. O que isto quer dizer?

Bem, o mais óbvio é que os bancos querem mais liquidez. Agora para qual objectivo, será um pouco de especulação da minha parte. Pode ser por falta de liquidez para as responsabilidades que têm de assumir, ou para terem liquidez para investir nos mercados que desceram ou simplesmente para emprestarem à economia ou todos estes motivos e mais alguns.

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 9 horas, N.Rocha disse:

Se o que interessa é consumir, mais valia criar um european basic income :D

Isto é controverso e complexo, to say the least.

Mexia imenso com a questão dos incentivos na população. -> Economia comportamental (algo muito complexo de estudar, pois envolve a psicologia humana)

Mas o maior problema seria que todos iriam pagar. Pois a inflação é um imposto camuflado.

Para se criar tanto dinheiro, todos iriam pagar com um aumento ___________ (colocar um adjectivo superlativo a gosto) dos preços. Podendo causar fenómenos de hiperinflação.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, Patanisca disse:

A questão é que ninguém adivinha o futuro dos mercados, senão era fácil ficar rico. Então o máximo que se consegue é jogar com probabilidades de certos desfechos.

Já vários tentaram e muitos crasharam. Ver o exemplo do LTCM. É um case-study. Com as mentes académicas mais brilhantes do mundo no momento em questões financeiras, incluindo 2 "Nobel da Economia" e vários PhDs em Finanças, Matemática, Física. Não vou dizer mais nada para não estragar a história para quem quiser conhecer. Para os mais curiosos há um livro excelente que conta toda a história do LTCM:

Roger Lowenstein - When Genius Failed: The Rise and Fall of Long-Term Capital Management

Adorei uma frase desse livro:

Citação

Picking up pennies in front of a steamroller.

Para quem gosta de números, estatística e matemática adaptados aos mercados financeiros, Nassim Taleb poderá ser interessante.

Nota: Não existe um Nobel da Economia, isto é não é um prémio dado segundo as indicações de Alfred Nobel, é sim um prémio que também é dado na cerimónia dos prémios Nobel pela mesma fundação Nobel mas financiado pelo BC da Suécia, que tem o nome de Nobel incluído e está ao mesmo nível dos Nobel originais no prestigio.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A situação de Itália no que diz respeito ao corona virus é alarmante, já morreram mais 70 passoas e taxa elevada está contaminada. Muitos dos casos que aparecem Europa e em particular Portugal está tudo relacionado com Itália.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

Well done! ;)

Compras online? :)

Ainda não há drones da Amazon na China a entregar (acho eu, a Amazon andou a testar isso nos US). Mas quando existir, esse problema da procura reduzida em períodos de quarentena fica algo mitigada.

Não há nem haverá, a Alibaba não dá espaço á Amazon. Nem na Russia a Amazon tem quota de mercado, existe uma catrafada de online e-commerce apps para dar resposta ao mercado.

Citação

Bem, o mais óbvio é que os bancos querem mais liquidez. Agora para qual objectivo, será um pouco de especulação da minha parte. Pode ser por falta de liquidez para as responsabilidades que têm de assumir, ou para terem liquidez para investir nos mercados que desceram ou simplesmente para emprestarem à economia ou todos estes motivos e mais alguns.

Será que é por este motivo que toda a gente se pergunta, porque é que Buffet está sentado numa montanha de dinheiro e não o usa ?

Editado por N.Rocha
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Rick Lusitano disse:

Eu acho que nesta matéria, admitir a ignorância e a humildade já é per si uma demonstração de sabedoria.-_-

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos,

Os mercados continuam instáveis, e quero efetuar reforços mas agora que tenho disponivel o dinheiro, parece que hoje já está a ocorrer uma subida dos mercados....acham que devo investir já uma parte do valor e aguardar a ver se há novas quedas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O SP500 que eu escolhi como referência a bater está a 1 mês com -8,74%; a minha carteira está, graças aos reforços que tenho feito quase todos os dias desde que esta crise começou, com -2%, como tal, estou contente e irei prosseguir com o plano, ie, continuar a reforçar.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Mouro Emprestado disse:

Tens algum plano de estratégia delineado, estilo alocação e percentagem entre os activos?

Se sim, tens 2 alternativas:

- metes tudo logo no assador ("estas variações de curto-prazo pouco interessam no longo-prazo")

- vais metendo um bocadinho de xixa no assador de cada vez, de acordo com uma estratégia delineada logo no início e da qual depois não desviarás ("já li que estas variações de curto-prazo pouco interessam no longo-prazo, mas como amanhã pode descer/ou subir, prefiro ir investindo às mijinhas").

Sim tenho um plano, mas como tenho o dinheiro disponivel, em vez de ir investindo trimestralmente ou mensalmente, penso ser melhor aproveitar este dip e meter já tudo nos proximos dias.

O ppr alves ribeiro aproveitei e já fiz o reforço que faltava para os 2.000€ (assim já só reforço no próximo ano), dado que consegui comprar ao valor de há 6 meses atrás o que já é bem bom.

Em termos dos fundos tá muito volátil, e tenho medo de fazer um grande reforço, por isso vou fazer em 3 ou 4 partes talvez.

Obrigado

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, smachado disse:

Em termos dos fundos tá muito volátil, e tenho medo de fazer um grande reforço, por isso vou fazer em 3 ou 4 partes talvez.

Psicologicamente, é geralmente mais confortável entrar dessa forma. Se depois em resultados foi melhor ou pior, só no futuro se saberá. Eu também prefiro entrar aos poucos (tenho ainda que fortalecer mais a minha carapaça psicológica), mas tenho o cuidado de não esperar demasiado tempo, uma vez que estatisticamente falando, geralmente estar mais tempo de fora significa quase sempre piores resultados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Então mas hoje o SP500 está a valorizar mais de 2%, quando devia ter subido ontem porque o FED cortou nas taxas?

Ou isso ou foi o efeito Biden, porque o mercado já está à espera que o Trump vença em Novembro.

Ou então ninguém sabe nada e mais vale buy&hold ? ? ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Mouro Emprestado disse:

Então mas hoje o SP500 está a valorizar mais de 2%, quando devia ter subido ontem porque o FED cortou nas taxas?

Ou isso ou foi o efeito Biden, porque o mercado já está à espera que o Trump vença em Novembro.

Ou então ninguém sabe nada e mais vale buy&hold ? ? ? 

É como disse, o mercado não faz sentido nenhum, parece uma roleta russa xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Vidolz disse:

O que significa quando um certo evento está "priced in"?

Significa que os mercados já ajustaram os preços por antecipação ao evento esperado. Ou seja, já está descontado (incluído) nas cotações, o evento antecipadamente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )