Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O mais curioso é que, olhando para os fundos de acções do sector da saúde, verifica-se que têm vindo a desvalorizar desde há 3 meses, ou seja, antes do surto.

Podia-se pensar que estes fundos teriam condições de valorizar mais e não o contrário. Mas porventura, como a maioria das matérias primas e/ou mão-de-obra é proveniente da China, de nada ou pouco serve o aumento da procura de bens/equipamentos médicos quando a oferta não acompanha, e até corre o risco de começar a falhar dramaticamente.

É caso para dizer que, o problema nem é tanto o vírus novo em si, mas sim o país que escolheu para se dar a conhecer. Se calhar, se o vírus surgisse nos EUA, o impacto económico a nível global não seria tão expressivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

enquanto o virus andou pela china andava tudotenso  mas pouca turbulência nos mercados.

Quando surgiu a Itália que não conseguiu suster a propagação vírus as bolsas europeias começaram quedas galopantes, por arrasto as bolsas americanas .... e foi isto dia após dia. No caso das bolsas americanas não poderá ter sido a venda generalizada realizada por PC programados para vendas  massivas a partir de X tal como parece ter tb acontecido em 2018. Estou perguntar porque os fundos americanos estão a perder quase 15% nestas ultimas semanas e a economia americana até não vai mal ... ou tudo se explica, mesmo na américa com a preocupação do corona virus eles que até parecem ter o virus +- controlado ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas qual é a admiração? A maior parte das stocks no SP500 estavam com P/E multiples altíssimos, na casa dos 20. O afastamento da 200d MA foi tal que se desligou da realidade. A realidade em que os lucros dos grandes players foram revistos em baixa para 2019 face a 2018 e ainda assim temos Apples a valorizar 88.75% em 2019. Doesn't make sense...

Isto era mais que esperado, só estava à espera de uma fonte de ignição. Calhou bem ser a China, como já foi dito aqui atrás, para tirar os olhos do problema de Hong Kong. Teoria da Conspiração, mas...

Os futuros fecharam a semana no verde nos EUA, portanto basta termos um fim-de-semana sem grandes headlines, ou seja, continuação do mesmo, que segunda-feira temos dinheiro a entrar no mercado que é coisa maluca.

Será que vamos ter rebound já para a semana? 
    Será que o rebound é pra valer?
    Será que vai subir, bater na resistência e vir testar o próximo suporte?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Capital disse:

Eu gostava de saber é o que é que o buffet fez com os 128KK em cash nestes últimos tempos. Eu estou a -13% and counting :D

• Deve estar a preparar o gatilho.
    •  
    • "Buffett, however, said long-term investors should not get caught up in daily headlines, and that Berkshire would "certainly be more inclined" to buy stocks".

"Warren Buffett, the billionaire chairman of Berkshire Hathaway Inc,  called the coronavirus outbreak "scary stuff" but said that it was no time to sell stocks despite the threat of a pandemic".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos.

Como já aqui referi, entrei no mundo dos fundos recentemente, no final de 2019, pelo que tenho muito a aprender e este fórum tem sido para mim excelente nesse aspeto. Neste momento, com as recentes quedas, estou já a entrar em perdas... Uma das premissas que aqui recolhi ao longo destes poucos meses é a de que devemos reforçar posições nestes momentos de quedas.

A minha questão é se é mais adequado reforçar logo durante as quedas ou se será mais seguro fazer esse reforço nos primeiros dias de recuperação dos mercados?

Outra pergunta: para garantir que invisto com a UP do dia seguinte à ordem de compra, o que tenho de ter em consideração? Algum horário limite? Comprar antes da abertura das bolsas?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, D@vid disse:

Por exemplo, data da cotação 0 dias, data de liquidação 3 dias, cutoff 15h, basicamente isto quer dizer que se subscreveres/resgatar antes das 15h ficas com a cotação desse dia e dinheiro/fundo disponível ao fim de 3 dias úteis, se fizeres depois das 15h já conta mais um dia.

Estou farto de andar às voltas nos documentos do Banco Invest e nada... ?

Com estas quedas, existirão fundos ou setores que possam ser considerados melhores negócios atualmente, ou tendo o impacto sido generalizado não existe nenhum que se destaque?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Ricardo Oliveira disse:

Estou farto de andar às voltas nos documentos do Banco Invest e nada... ?

Com estas quedas, existirão fundos ou setores que possam ser considerados melhores negócios atualmente, ou tendo o impacto sido generalizado não existe nenhum que se destaque?

Daquilo que vou vendo ao longo dos anos, tens uma primeira fase em que os sectores que vão destacando pela positiva é o ouro e as obrigações governamentais, porque os investidores procuram activos de refúgio nestes sectores com a Alemanha e EUA à cabeça, acontece que quando as "crises" se agonizam, e com o receio não só da encononia  como das próprias yields baixas, começam a sair e deixar tudo em liquidez, e aí já não há sectores que escapem.

Temos um determinado surto epidémico na China há praticamente dois meses que só agora começa a estabilizar, enquanto na Europa e EUA ainda nem começou ( hoje parece que morreu 1 nos EUA ) por isso é coisa para continuar, para quem pretende começar é ficar quieto, para quem tem carteiras ou reforça ás pinguinhas ou espera mais uns dias/semanas, ou compra obrigações abaixo dos 100% ou espera pelas do Benfica em Abril ????

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

até agora só investi em euros, por ser mais facil e não estar preocupado valorização/desvalorização euro/dolar. Todavia ao procurar por fundos globais existe logo um que salta vista e que não existe muitos assim

estou a falar

Morgan Stanley Global Opportunity A USD  LU0552385295

alguem tem este fundo, na categoria de fundos globais destaca-se dos fundos em euros.

Na vossa opinião quais vantagens deste fundo em rel<ação a um dos mesmo tipo em euros.

Um ponto que poderá ser negativo é o minimo de subscrição ser 1000 €.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um fundo em euros só protege de variação cambial se os activos que o compõem forem todos em euro. Um fundo de ações norte americano ou global em euros protege coisa nenhuma. 

E a história dos hedged é areia prós olhos porque se protege nas descidas cambiais também capa nas subidas. 

So para que não fique a ideia de que só porque um fundo é em euros, não há influência da moeda. 

Entretanto, o sábado está a ser animado, saiu o pmi da China com uma cambalhota histórica, como era de esperar, nos EUA já morre gente, o Trump diz que o covid é uma farsa criada pelos democratas e a resposta do governo é medíocre. 

Está tudo porreiro para termos mais uma semana de paraquedistas!! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Patanisca said:

Um fundo em euros só protege de variação cambial se os activos que o compõem forem todos em euro. Um fundo de ações norte americano ou global em euros protege coisa nenhuma. 

E a história dos hedged é areia prós olhos porque se protege nas descidas cambiais também capa nas subidas. 

So para que não fique a ideia de que só porque um fundo é em euros, não há influência da moeda.

Em relação aos fundos "hedged", julgo que não deve ter consciência do que disse porque o que descreveu é o funcionamento em perfeição para o caso desejável e objectivo (hedge perfeito das posições detidas pelo fundo) em troco de um custo. Caso contrário, para além do risco subjacente da posição detida, estava ainda a criar um risco acrescido da diferença entre as apostas cambiais short e long assumidas (risco este que podia gerar ou perder rendimento para além do custo da sua criação).

Adicionalmente, se o fundo é trocado em euro e os activos detidos pelo fundo forem todos em euro, então nem sequer existe o conceito de protecção ou variação cambial do nosso ponto de vista.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

apesar desta queda abrupta só agora é que muitos fundos entraram em terreno negativo, até agora a almofada de janeiro fez-se sentir, agora a maioria já está em terreno negativo. Vamos ver o que acontece. Não me parece que a recuperação vá ser tão rápida como em 2019.

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Isto não interessa como começa...

Exacto, olhando para o movimento na abertura das bonds, do ouro e VIX, diria que o provável é termos mais vermelho nas acções, mas não deixa de ser dentro do possível positivo o sinal que há investidores a querer entrar de novo nas acções, mas está tudo muito débil e qualquer noticia faz tombar a coisa.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Eu arrisquei e reforcei hoje alguns fundos assim como o AR PPR para o retorno no IRS de 2021. Espero não me arrepender... Ainda assim, em linha com o que alguém aqui me disse, posso dizer comprei melhor hoje do que teria comprado há 2 semanas atrás. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Ricardo Oliveira disse:

Eu arrisquei e reforcei hoje alguns fundos assim como o AR PPR para o retorno no IRS de 2021. Espero não me arrepender... Ainda assim, em linha com o que alguém aqui me disse, posso dizer comprei melhor hoje do que teria comprado há 2 semanas atrás. ?

No caso do AR PPR estás a comprar melhor hoje do que há cerca de 6 meses atrás.:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )