Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 28 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Entrei no mercado dos fundos no passado mês de dezembro e após grandes subidas, perdi todos os ganhos numa semana e estou já a entrar em perdas, sem fim à vista... ?

Acho que vou endoidecer...

Se não aguenta esta volatilidade, talvez o universo dos fundos de investimento não seja a melhor opção para si. 

No meu caso, apesar das perdas, encontrei hoje mais uma oportunidade perfeita para reforçar o investimento e seguir com o plano original. 

Em todas as crises há oportunidades. E isto nem sequer é uma crise, apenas um momento volátil. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Ricardo2028 disse:

Se não aguenta esta volatilidade, talvez o universo dos fundos de investimento não seja a melhor opção para si. 

No meu caso, apesar das perdas, encontrei hoje mais uma oportunidade perfeita para reforçar o investimento e seguir com o plano original. 

Em todas as crises há oportunidades. E isto nem sequer é uma crise, apenas um momento volátil. 

É volátil é...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, mkr disse:

Buckle up and have fun! ?

Animem-se, a montanha russa sempre volta ao ponto de partida.

source.gif

Com a derrota do Benfica, Sporting e FCP, mais estas quedas, o pessoal ficou de rastos!:( Mas então não estavam mentalizados que isto mais tarde ou mais cedo iria acontecer (fosse por este ou por aquele palheiro na iminência de arder)? Esperavam que fosse sempre a subir?  Lembrem-se que as emoções nos dominam nestes momentos, e que se as seguirmos fugindo ao nosso plano (buy and hold, por exemplo), geralmente é assim que perdemos dinheiro (ou não ganhamos tanto)?

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não está fácil nem para quem tem fundos de obrigações.

A minha carteira destes fundos esta semana já levou uma tesourada de 1,14% o que está muito longe da queda a pique dos fundos de ações.

Ainda assim é de salientar a resiliência de alguns fundos de obrigações Gov EUR, como: 

PIMCO GIS Euro Bond Fund E Class EUR Accumulation e o AXA World Funds - Euro 7-10 E Capitalisation EUR

De ontem para hoje até subiram ligeiramente (refúgio). Vamos manter a calma!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Ricardo2028 disse:

E isto nem sequer é uma crise, apenas um momento volátil. 

Mesmo que venha a ser uma crise (por consequência de uma debandada generalizada por pânico/imitação), a estratégia deverá ser  a mesma. Sigam o vosso plano estipulado previamente (espero que tenham um plano) e não liguem a pormenores como se a crise é real ou não, se a vacina vai aparecer ou não, se o Brexit vai correr mal ou bem, etc, 

No meu caso, confesso que já estava a ficar cansado de esperar por um "bom" momento como este.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quem está nisto para o longoooo prazo e que não entrou hà muito tempo, nestas situações o que fazer?? Aguentar mesmo se vier a  ver perdas ao capital investido, ou resgatar ainda no verde e aguarda que a coisa estabilize para entrar novamente?  Confesso que tivesse entrado hà 4/5 anos estaria mais confortavel.. entrei em out de 2018 (no periodo de correcção)e por isso ainda me mantenho no verde, só não sei se durante muito mais tempo... 

É que leio muita gente que está para o longo tempo que em vez de fazer o buy and hold e até mesmo reforçar, acaba por resgatar e depois entrar quando a coisa acalma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aquilo que sinto, e vejo, só tem paralelo com 2008, a reacção repentina dos mercados e a volatilidade ( VIX quase a caminho dos 42%, 2008-60%; 1998 - 44%; 2011- 43% ) nem em 2011, 2015 ou 2018 se viu igual, as consequências que advém da paralização da economia Chinesa e pelo menos Europeia  que vamos ter "depois" desta pandemia, vai agonizar ainda mais os dados que já eram débeis para 2020, haverá sempre quem vai ganhar ou minimizar as perdas com reforços, não só minimizamos o custo médio como baixamos as rentabilidades negativas, mas quem nunca passou por algo semelhante e não está habituado não vai dormir de noite, porque se tivermos novamente uma reacção semelhante a 2008, nem os activos de refúgio serão mesmo refúgio, porque os investidores vão ver que podemos estar na eminencia de uma crise económica e então nem investem em obrigações nem em ouro e fica tudo em cash, e isso é mesmo o pior que pode acontecer, em 2008 os únicos activos positivos foram o cash e as treasuries.

Pode ser que pelo menos o Pimco Real Return se safe, a uma semana vai com ganho de +0,62% ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São nestes momentos em que se percebe a importância de ter sempre uma % em cash (ou equivalente) no portfolio. Warren Buffet deve estar a esfregar as mãos. O problema é que quando o mercado sobe em modo imparável, existe o medo de ficar de fora (FOMO) e arruinam-se estas oportunidades futuras que estamos a verificar.

Entretanto andava para investir uns trocos dos miúdos, planeio fazer o deploy quando o SP500 chegar perto dos valores 2850, 2750, 2600

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, D@vid disse:

Aquilo que sinto, e vejo, só tem paralelo com 2008, a reacção repentina dos mercados e a volatilidade ( VIX quase a caminho dos 42%, 2008-60%; 1998 - 44%; 2011- 43% ) nem em 2011, 2015 ou 2018 se viu igual, as consequências que advém da paralização da economia Chinesa e pelo menos Europeia  que vamos ter "depois" desta pandemia, .....

Pode ser que pelo menos o Pimco Real Return se safe, a uma semana vai com ganho de +0,62% ?

Não está já quase nos 47.50 ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, fousa disse:

São nestes momentos em que se percebe a importância de ter sempre uma % em cash (ou equivalente) no portfolio. Warren Buffet deve estar a esfregar as mãos.

Há sempre também um preço a pagar por estar fora; quanto é que o Warren  deixou de ganhar por estar de fora nos ultimos anos? Milhões. Geralmente estar sempre dentro tem sido mais vantajoso do que aguardar, muitas vezes durante anos, pela ocasião ideal para entrar.

Waiting for stocks to get cheaper? Don't wait too long, pros say

Another risk is waiting for a drop of 10% before getting in, as many investors are too scared to rush into the market when the market is down that much.

"It's human nature; very few people have the ability that Warren Buffett has emotionally to buy when people are fearful," Smith says.

https://eu.usatoday.com/story/money/2017/08/22/stocks-investors-wait-for-declines/590004001/

RESUMINDO: tornamos-nos umas baratas tontas que não sabem se entram ou se saem, porque estamos assoberbados por estados emocionais de medo/ganancia e não temos força de vontade suficiente para cumprirmos o plano definido...este é o calvário do investidor.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@5coroas, concordo, há inúmeros artigos que provam estar investido é melhor que aguardar por uma melhor entrada.

Mas falo de uma percentagem do portfolio, não num todo. E tudo porque o pior inimigo do investidor são emoções e ter uma reserva disponível acaba por evitar disparates, alterando o modo de pânico para modo de oportunidade e trazendo consistência à estratégia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, D@vid disse:

Partilhem muito, mandem para a OMS, para os media, afixem cartazes ?

https://www.jn.pt/nacional/covid-19-e-menos-perigoso-do-que-virus-da-gripe-11867890.html

Mesmo sem entrar no campo epidemiológico do que ele diz (e muito do que ele diz sobre esse aspecto é contrariado pelos dados que nos chegam de todo o mundo) basta ver que o senhor fala sem saber o que diz quando diz isto:

Citação

A situação mais grave da doença talvez seja no Irão. É uma zona de guerra, sem controlo, sem medicamentos e onde não há capacidade de parar nem tratar o vírus.

O Irão NÃO é uma zona de guerra. Tem tido protestos e opressão das manifestações, mas não existe guerra no Irão, por amor de Deus. Eu sinceramente não sei se ele está a confundir o Irão com o Iraque ou com a Síria, mas o facto de que mete tamanha pata na poça sobre esse assunto só descridibliza tudo o resto que ele diga na entrevista.

No mundo atual da contra informação o mais eficaz é sempre seguir o dinheiro. Se isto fosse uma gripe, a China, país conhecido por se estar a cagar para saúde individual dos seus cidadãos, implementava a quarentena mais agressiva dos tempos modernos e com isso perdia biliões? Para quê? Para assustar os ocidentais e fazer uma corrida aos supermercados? Se os chineses estão dispostos a perder tanto dinheiro, é porque não é uma gripezita.

Editado por jon.piu
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, fousa disse:

@5coroas, concordo, há inúmeros artigos que provam estar investido é melhor que aguardar por uma melhor entrada.

Mas falo de uma percentagem do portfolio, não num todo. E tudo porque o pior inimigo do investidor são emoções e ter uma reserva disponível acaba por evitar disparates, alterando o modo de pânico para modo de oportunidade e trazendo consistência à estratégia. 

Nisso então estamos de acordo; eu próprio, quando já acho que em determinado momento/determinado FI, já alcancei um bom lucro (e eventualmente me parece - sim, é subjectivo - que o mercado já está caro), saio e aguardo por uma nova entrada para entrar, mas não espero por um dip perfeito, mini-dips a mim bastam-me. Quando acho que já está mesmo, mas mesmo muito caro (é subjectivo), então meto Nitro e invisto em Volatility. Pois para mim faz mais sentido, quando alguém acredita plenamente que o crash está para breve, apostar a favor do crash do que passivamente aguardar em cash.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )