Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Enquanto o "problema" era só na China, e apesar de todos sabermos que teria sempre um grande impacto na economia do país e a nível mundial, os mercados foram "assobiando" para o lado e dando atenção a outras coisas, como os resultados empresariais etc., mas quando chega em força a um país europeu sendo ele a 4.a economia da zona euro, veio o nervosismo, de facto acaba por ser até um bocado estranho o número que de repente sobe na Itália, ou eles têm um método de detecção mais eficaz ou então não sei, em Portugal fartam-se de fazer testes e dá tudo negativo ?.

Eu que tenho acompanhado desde o inicio a evolução, é notória a estabilização na China, o que de facto é um trabalho extraordinário por parte das autoridades ( mantenho o que já disse, é o único país do mundo capaz de construir dois hospitais em 15 dias, e se fosse necessário faziam mais ), actualmente a média de novos casos anda á volta dos 500/600 dia, já foram médias acima dos 3k/4k.

Números concretos a reter:

Global:

82600 casos

2815 mortos - 3,4%

33300 recuperados - 40%

China:

78500 casos 95% do total global

2724 mortos - 3,5%

30245 recuperados - 38,5%

Em Itália:

528 casos

14 mortos - 2,65%

40 recuperados - 7,6%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a ver o pessoal muito otimista por aqui, mas com notícias constantes sobre o Coronavirus, com quedas nas bolsas de 3, 4, 5% dia, acham mesmo que já é altura de reforçar porque a inversão está para breve? Para aumentar o meu receio, não vejo nenhuma medida por parte do BCE ou União Europeia, ou seja, nada comparado com a rápida e para já eficaz reação que vimos na China. ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, D@vid disse:

mas quando chega em força a um país europeu sendo ele a 4.a economia da zona euro,

Em Itália:

528 casos

14 mortos - 2,65%

40 recuperados - 7,6%

Mas achas que numa população de 60 milhões, esses números indicam uma "chegada em força"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Ricardo Oliveira disse:

Estou a ver o pessoal muito otimista por aqui, mas com notícias constantes sobre o Coronavirus, com quedas nas bolsas de 3, 4, 5% dia, acham mesmo que já é altura de reforçar porque a inversão está para breve? Para aumentar o meu receio, não vejo nenhuma medida por parte do BCE ou União Europeia, ou seja, nada comparado com a rápida e para já eficaz reação que vimos na China. ?

A China tem outros instrumentos que o resto não tem, fecham fronteiras, fazem hospitais em duas semanas, jogam dinheiro para a economia, e é isso que também preocupa os mercados em relação ao resto do mundo, principalmente Europa, não há capacidade para fazer o mesmo.

Há uma semana os analistas previam em 9% de probabilidade de um corte da FED na taxa de juro, ao dia de hoje já prevêem em 70% esse corte dia 18 de Março, o BCE só terá reunião a dia 12 de Março mas também não tem muito para cortar, embora em principio deverão ir de novo por aí.

Neste momento não há liquidez deste lado ?, mas mesmo que houvesse agora era aguardar, há sempre pessoal que vai dando um toque no ouro ou em fundos de volatilidade, mas da minha parte é ficar sossegadinho, esperando que as novas amostras de vacinas possam ter bons resultados e que os dados na Europa e EUA estabilizem, só depois vamos ter o rebound ( que vai sempre acontecer ).

há 9 minutos, 5coroas disse:

Mas achas que numa população de 60 milhões, esses números indicam uma "chegada em força"?

A minha opinião não conta para nada, conta sempre a opinião dos mercados, para eles é uma chegada em força e que vai continuar, fazer o quê? já disse que de gripe morrem mais pessoas por dia, mas o que eu digo aqui ou tu os mercados estão-se maribando ?

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Ricardo Oliveira disse:

a rápida e para já eficaz reação que vimos na China. ?

rápida e eficaz ou...ilusoriamente rápida e eficaz?? Se há alguma coisa em que os regimes totalitaristas são bons é na propaganda e na contra-informação. A sorte é que o virus não é excessivamente epidémico, pois se o fosse, sendo a China um dos países com menores condições higiénicas no mundo, onde milhões de pessoas vivem amontoadas em zoos humanos, e espalhadas por áreas vastíssimas, não era com a suposta eficiência comunista (um paradoxo) que eles tinham controlado tão depressa o contágio, se é que o controlaram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Enquanto o "problema" era só na China, e apesar de todos sabermos que teria sempre um grande impacto na economia do país e a nível mundial, os mercados foram "assobiando" para o lado e dando atenção a outras coisas, como os resultados empresariais etc., mas quando chega em força a um país europeu sendo ele a 4.a economia da zona euro, veio o nervosismo, de facto acaba por ser até um bocado estranho o número que de repente sobe na Itália, ou eles têm um método de detecção mais eficaz ou então não sei, em Portugal fartam-se de fazer testes e dá tudo negativo ?.

....

Eu acho que o vírus acaba por ser mais um bode expiatorio. Na realidade, as coisas já andavam muito fracas no 4Q e toda a gente já andava em bicos de pés para não assustar o bixo. 
    Claro, que a partir do momento que a China entrou em lockdown, toda a procura e oferta de commodities tossiu, as supply chains tossiram, as companhias aéreas deixaram de levantar, as frotas de camiões e navios não se mexem ...

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

rápida e eficaz ou...ilusoriamente rápida e eficaz?? Se há alguma coisa em que os regimes totalitaristas são bons é na propaganda e na contra-informação. A sorte é que o virus não é excessivamente epidémico, pois se o fosse, sendo a China um dos países com menores condições higiénicas no mundo, onde milhões de pessoas vivem amontoadas em zoos humanos, e espalhadas por áreas vastíssimas, não era com a suposta eficiência comunista (um paradoxo) que eles tinham controlado tão depressa o contágio, se é que o controlaram.

Deixa lá, Itália que tem um governo maioritariamente fascista  vai controlar tudo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, N.Rocha disse:

Hoje há outra oportunidade )

Já vais tarde para comprar hoje; tens que ser mais rápido no gatilho.

Agora mesmo, D@vid disse:

Deixa lá, Itália que tem um governo maioritariamente fascista  vai controlar tudo ?

Fascismo e comunismo devem ser metidos no mesmo saco do totalitarismo, embora o fascismo actual italiano seja uma brincadeira de crianças comparativamente com o comunismo profissional chinês, felizmente para os italianos, e não, não vão controlar nada, de qualquer modo o bom tempo vai chegar depressa à Itália e o bicho morre naturalmente.:D

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

Já vais tarde para comprar hoje; tens que ser mais rápido no gatilho.

Fascismo e comunismo devem ser metidos no mesmo saco do totalitarismo, embora o fascismo actual italiano seja uma brincadeira de crianças comparativamente com o comunismo profissional chinês, felizmente para os italianos, e não, não vão controlar nada, de qualquer modo o bom tempo vai chegar depressa à Itália e o bicho morre naturalmente.:D

Imagino o que seria a China neste momento se não tivesse "comunismo profissional"...

Deve ser pelo bom tempo que até agora a Africa ainda está livre do bicho ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, D@vid disse:

fundos têm sempre exposição a outros metais.

metals.PNG

É provável que tenhas razão.

Pelo que tenho lido existem é muitas mixed messages: ou seja ninguém faz ideia do que aí vem em relação ao ouro a curto prazo.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-02-27/history-shows-that-gold-s-rally-may-only-just-be-getting-started

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, N.Rocha disse:

Não faço  gestão activa, apenas queria dizer provavelmente há mais uma queda acima de 2% hoje.

Mete mais 2/3% hoje...

O VIX está nos níveis mais altos de sempre, só em três ocasiões esteve mais alto, 08/1998, 11/2008 e 09/2011, e a diferença já não é muita para 1998 e 2011.

Tivemos dois meses complicados em 2018, Outubro e Dezembro com o mercado accionista a cair quase 20% em alguns sectores, apesar dos ganhos de 2019 em que se recuperou das quedas de 2018, parece-me que vamos voltar aos níveis de Janeiro de 2019, bom para quem tem € disponível para reforçar durante o mês de Março/Abril, quem entrou no mercado agora e não está habituado a estas lides não morre do vírus mas de ataque cardíaco.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Imagino o que seria a China neste momento se não tivesse "comunismo profissional"...

Como alguém disse, só quando a maré desce é que é possivel ver quem está sem calções...a URSS conseguiu vender cá para fora durante anos uma imagem de paraiso na Terra...desceu a maré e vimos os gulags e as "epidemias" de fome. Logo se verá, quando a China um dia deixar cair o seu véu, o que verdadeiramente sucedeu ao seu povo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, D@vid disse:

Deve ser pelo bom tempo que até agora a Africa ainda está livre do bicho ?

Virus da gripe literalmente derrete no Verão:

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,virus-da-gripe-literalmente-derrete-no-verao-diz-estudo,134013

Por isso, para quem está apavorado e tenha dinheiro, é fugir para o Sul até chegar a Primavera.;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, N.Rocha disse:

Não faço  gestão activa, apenas queria dizer provavelmente há mais uma queda acima de 2% hoje.

Mas ia tarde porque razão ?

As quedas de hoje já não as podes aproveitar, pois já não consegues subscrever. Podes comprar amanhã, mas amanhã já as compras com os valores do final de amanhã e não se sabe se amanhã temos um rally.

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Como alguém disse, só quando a maré desce é que é possivel ver quem está sem calções...a URSS conseguiu vender cá para fora durante anos uma imagem de paraiso na Terra...desceu a maré e vimos os gulags e as "epidemias" de fome. Logo se verá, quando a China um dia deixar cair o seu véu, o que verdadeiramente sucedeu ao seu povo.

em 1988, a União Soviética teve 7 milhões de turistas, mas a China teve quase 150 milhões em 2019 !! O partido é comunista, mas o capitalismo é que move o país.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

repara que quando William Barr disse que os americanos deviam "controlar" parte da Ericsson e Nokia para combater o evil 5G da Huawei, ele não disse, apostar na Motorolla e Apple. Simplesmente não têm a tecnologia, é que nem podem dizer que foram alvo de IP theft, simplesmente não têm tech necessária.

edit: eu confio tanto num comunista como em Bloomberg (recusou-se a apelidar Xi de autoritário no debate desta semana, pois ele também sabe o que lhe enche os bolsos )

Editado por N.Rocha
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Ainda bem...mas nunca fiando, pois como diz uma chinesa que tem um blog FIRE que eu sigo: nunca confies num comunista!

Segundo uma sondagem em Portugal, diz que não devemos confiar na Joacine e no Ventura, e o Jerónimo era o mais confiável ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Segundo uma sondagem em Portugal, diz que não devemos confiar na Joacine e no Ventura, e o Jerónimo era o mais confiável ?

E segundo o Churchill o melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com um eleitor mediano. Experimenta e logo saberás as estúpidas razões que levam este ou aquele a confiar mais neste ou naquele politico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )