Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Voltando à minha dúvida sobre um produto Unit Linked no BB que se chamava Escolha Livre, logado no site reparei que existe lá uma ficha do produto actualizado a Novembro do ano passado, embora diga que não é possível subscrever fico com a ideia que ainda existe e pode ser subscrito provavelmente via canais internos.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Ficha_Comercial_BEST_Escolha_Livre.pdf

Este produto pode ser interessante na medida de que, independentemente do número de fundos que se possa fazer e as suas comissões de gestão, o investidor "paga" sempre o mesmo 0,75% de comissão de gestão, e beneficia de taxas de IRS mais baixas...pena o mínimo de subscrição ser ainda de 100k e estarmos "limitados" aos fundos escolhidos ( Escolha Livre ? ) por eles como está no pdf.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, D@vid disse:

Voltando à minha dúvida sobre um produto Unit Linked no BB que se chamava Escolha Livre, logado no site reparei que existe lá uma ficha do produto actualizado a Novembro do ano passado, embora diga que não é possível subscrever fico com a ideia que ainda existe e pode ser subscrito provavelmente via canais internos.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Ficha_Comercial_BEST_Escolha_Livre.pdf

Este produto pode ser interessante na medida de que, independentemente do número de fundos que se possa fazer e as suas comissões de gestão, o investidor "paga" sempre o mesmo 0,75% de comissão de gestão, e beneficia de taxas de IRS mais baixas...pena o mínimo de subscrição ser ainda de 100k e estarmos "limitados" aos fundos escolhidos ( Escolha Livre ? ) por eles como está no pdf.

Ou seja, trocas (trocavas) de 0,75% de comissão anual adicional, por uma eventual diminuição na taxa de imposto sobre as mais-valias.

Continuo a achar que para valores daquela monta (100k para cima), mais vale ir viver um ano para um qualquer país com taxas de tributação mais baixas e executar a venda dos produtos <assobiar para o ar>.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, 5coroas disse:

...e os impostos.:(

Well...

It depends.

As offshores servem para alguma coisa. E as fundações, as IPSS, e outras formas jurídicas.

Neste momento, na comunidade dos techies está a ser muito falado Portugal como destino para os Digital Nomads, devido ao regime dos Residentes Não Habituais (NHR).

Até a entrada em vigor do novo Orçamento de Estado, os estrangeiros ou os não-residentes fiscais que vierem para Portugal estão isentos durante 5 anos de pagarem IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, visitant01 disse:

bem fundo? não... as bases de dados estavam so até 2014 :)

a juntar a isso, a grande correlação entre os Nordea.

tens alguns para inclhir numa nova lista de “bestiais” para abrir daqui a 6 anos? 

Bem fundo, porque já passou 6-7 anos desde esse estudo. ;)

Queres outros possíveis FI bestiais para testar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 55 minutos, Rick Lusitano disse:

Well...

It depends.

As offshores servem para alguma coisa. E as fundações, as IPSS, e outras formas jurídicas.

Neste momento, na comunidade dos techies está a ser muito falado Portugal como destino para os Digital Nomads, devido ao regime dos Residentes Não Habituais (NHR).

Até a entrada em vigor do novo Orçamento de Estado, os estrangeiros ou os não-residentes fiscais que vierem para Portugal estão isentos durante 5 anos de pagarem IRS.

Creio que são 10 anos.

Os 5 anos são para os ex-expatriados (isenção de IRS para metade do rendimento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

sentimento de ser chulado em Portugal enquanto outros usufruem dos bens públicos pagos pelos Portugueses sem pagarem impostos, e com autorização legal do Governo,

- espero que o meu filho siga o meu conselho, é vir a chular os Portugueses (inclusive o pai). 

1º deve imigrar para um país do norte (Alemanha, Austria, Holanda, Dinamarca, etc) para ganhar 5k ou mais por mês;

2º poupar para construir uma boa carteira de investimentos (bonds, stocks(dividendos, FI) e adquirir aqui umas casinhas (T1 ou T2) para alugar junto ao mar (via uma empresa offshore);

3º voltar para Portugal ao fim de 25 anos (deixa lá os filhos a trabalhar) e vem viver cá o resto, agora gerindo o investimento dele e dos filhos (investimento estrangeiro) que passam cá as férias ocasionalmente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Rick Lusitano disse:

- sentimento de ser chulado em Portugal enquanto outros usufruem dos bens públicos pagos pelos Portugueses sem pagarem impostos, e com autorização legal do Governo,

Estás a ser egoísta, não sabes que temos que ser desinteressadamente altruistas e ajudar os nossos irmãos pobrezinhos dos outros paises? os coitados que atingiram o FIRE, nem sequer tem um emprego e tu tens!:D

Assinado: Politico iluminado/licenciado em Moralidade Superior.B)

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, rui_marreiros disse:

- espero que o meu filho siga o meu conselho, é vir a chular os Portugueses (inclusive o pai). 

1º deve imigrar para um país do norte (Alemanha, Austria, Holanda, Dinamarca, etc) para ganhar 5k ou mais por mês;

2º poupar para construir uma boa carteira de investimentos (bonds, stocks(dividendos, FI) e adquirir aqui umas casinhas (T1 ou T2) para alugar junto ao mar (via uma empresa offshore);

3º voltar para Portugal ao fim de 25 anos (deixa lá os filhos a trabalhar) e vem viver cá o resto, agora gerindo o investimento dele e dos filhos (investimento estrangeiro) que passam cá as férias ocasionalmente.

Bom conselho. Mas se ele for poupado, nem serão preciso 25 anos. Se começasse por poupar/investir 60% por mês, em 15 anos, já teria à volta de 1 milhão acumulados e poderia passar a viver à conta deles. Outro bom conselho seria o de o convencer a escolher muito bem a sua esposa/companheira, nomeadamente uma que estivesse bem de acordo com o seu plano de vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Mouro Emprestado disse:

Ou seja, trocas (trocavas) de 0,75% de comissão anual adicional, por uma eventual diminuição na taxa de imposto sobre as mais-valias.

Continuo a achar que para valores daquela monta (100k para cima), mais vale ir viver um ano para um qualquer país com taxas de tributação mais baixas e executar a venda dos produtos <assobiar para o ar>.

Como não tenho ainda 100k disponíveis estava fora de questão ? mas há outra coisa a ter em conta, podes trocar de fundos, resgatar e subscrever sem que haja impostos a pagar porque tudo é feito dentro do unit linked, só se paga irs das mais valias aquando do resgate parcial ou total do seguro, e sendo assim sempre se pode apanhar taxas de cerca de 11% ao fim de oito anos, e sem obrigatoriedade de declarar no IRS porque estamos a falar num seguro.

Acredito que se baixassem o mínimo de subscrição isto seria interessante, e olhando mesmo para a lista dos fundos propostos na ficha estão praticamente dos melhores do mercado, para mim faltava ali só uns dois ou três.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

Estás a esquecer-te do IVA, IMI, IUC, ISP, taxas e taxinhas, etc, etc, alguns deles muito bem "vaselinados" (por causa das alterações climáticas, por causa da saúde, por causa do Serviço Publico, etc)...enfim tal como disse alguém à dias, que o sistema tributário era a arte de depenar o ganso sem que ele dê por isso (e ainda melhor, acrescento eu, se levar o ganso a gostar de ser depenado). Teriamos que ser ermitas vivendo da natureza e escondidos na natureza, para não sermos apanhados pelos impostos. Já quanto à morte aí tens razão, não há fuga possível (embora se transmitires os teus genes, sempre se poderá dizer que não morreste completamente).

Determinados veículos conseguem ter alguma isenção de IMI e IMT no que diz respeito ao imobiliário. Por exemplo, os FI Imobiliários (FII) actualmente não pagam o valor total do IMI e IMT, antes até estavam 100% isentos, por isso, os bancos colocavam as casas que tinham e que recebiam por falta de pagamento dos créditos dentro de FII:

E não me admirava nada que exista alguma isenção em mais impostos e taxas, ou que permita abater parte deles nos resultados da entidade. Ou que exista algum subsídio que acabe por compensar o pagamento fiscal.

No mundo empresarial, existe uma coisa muito boa, chamada de impostos diferidos, que pode ser optimizado. ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Rick Lusitano disse:

E não me admirava nada que exista alguma isenção em mais impostos e taxas, ou que permita abater parte deles nos resultados da entidade. Ou que exista algum subsídio que acabe por compensar o pagamento fiscal.

É altamente provável, pois cada vez que os Governos/Assembleia/escritórios de advogados fazem uma Lei, deixam logo disponivel (mas não demasiadamente visível para o publico em geral) uma forma legal qualquer de escaparem dela (ou lucrarem com ela).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho aqui umas duvidas e gostava que me ajudassem.. hÀ medida que alguns ctpm vão terminando vou ajustando o meu portefolio, que actualmente está dividido entre fundo de emergencia, ppr, ctpm, seguros de capitalização e FI. Para ir diversificando quero aumentar a minha exposição ao risco que neste momento entre o ppr (AR)  e os fI é de apenas 30% do valor total do patrimonio.

A quem me souber ajudar as minhas duvidas são:

- valerá apena diversificar em etf tendo já eu fundos de investimento (a correlação entre ambos não é grande?) ou fará sentido se investir em etf de temas/regioes diferentes?

- quando se fala que o nosso patrimonio deve estar sempre dividido entre produtos de risco, produtos seguros e fundo de emergenccia, a minha questão é: esses produtos seguros podem ser considerados por exemplo os 40% de obrigaçoes numa carteira (60/40) ou pelo contrario devem ser sempre totalmente seguros (ex seguro captalização/ctpm/DP) e não fazer parte da carteira de investimento?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 9 horas, vila disse:

- valerá apena diversificar em etf tendo já eu fundos de investimento (a correlação entre ambos não é grande?) ou fará sentido se investir em etf de temas/regioes diferentes?

Os ETFs ou os Fundos de Investimento são os veículos do investimento (passe a redundância).

Mais importante do que isso é definir a própria estratégia de investimento individual (a qual dependerá sempre de pessoa para pessoa).

Só depois de se definir a estratégia é que se deverá pensar no veículo para aplicar a estratégia.

Sendo assim, a resposta a essa pergunta será "depende".

há 9 horas, vila disse:

- quando se fala que o nosso patrimonio deve estar sempre dividido entre produtos de risco, produtos seguros e fundo de emergenccia, a minha questão é: esses produtos seguros podem ser considerados por exemplo os 40% de obrigaçoes numa carteira (60/40) ou pelo contrario devem ser sempre totalmente seguros (ex seguro captalização/ctpm/DP) e não fazer parte da carteira de investimento?

A única certeza na vida são a morte e os impostos (e mesmo assim...).

Posto isto, não existem produtos 100% seguros. 

O que existem é produtos pouco voláteis ou que não deverão perder valor nominal, onde se incluem as obrigações, os seguros ou DPs. Este tipo de produtos servem para contrabalancear quando as acções caem, dada a relativa não-correlação entre esses activos.

Pessoalmente, como sigo o Portfolio Permanente, 20% está alocado a DPs e CTPMs (não tenho fundo de emergência porque é totalmente irrelevante). Mas se seguisse uma estratégia mais boglehead de acções e obrigações, tenderia apenas a investir nesses produtos até um valor de, sei lá, 40k (20k de despesas anuais x 2 anos). A partir daí, investiria tudo em acções e obrigações (através de FIs ou ETFs).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Quer só dizer que estão fechados a novos investidores certo? Estou nele desde Julho de 2016 com 46.76% de valorização e gostava de continuar bastante mais tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, tive oportunidade de ver umas pastas de uns familiares do reino unido que me pediram ajuda a passar as poupanças para PT.captur15.png

Porque é que estão a ser usadas 3 "Holdings" diferentes para o mesmo fundo, que é este - https://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000QKGD

No fundo, não consigo entender o porque de não estar tudo num só.

Editado por Capital
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )