Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 minutos, jgalmeida disse:

Olá!

Alguém tem investido na Gestão Activa da UBS, via ActivoBank? Têm feedback? A info não é muita...

Obrigado!

Não mas não é difícil ver, os fundos são estes:

Estratégia Estabilidade - UBS(LUX) SF-Fixed Income (EUR)

Estratégia Rendimento - UBS(LUX) SF-Yield (EUR)

Estratégia Equilíbrio - UBS(LUX) SF-Balanced (EUR)

Estratégia Crescimento - UBS(LUX) SF-Growth (EUR)

Estratégia - Ações UBS(LUX) SF-Equity (EUR)

É dar uma olhada a cada um na mornigstar e ver se estão dentro dos teus objectivos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, D@vid disse:

Agora imagina não haver dinheiro para os bancos e não termos um sistema financeiro em Portugal, era um oásis tinha de andar a fazer os fundos em algum Revolut ?

Garantia de capital passa a partir dos 3 anos de cada subscrição e pode-se resgatar a partir dessa altura a qualquer momento com garantia de capital, dantes a garantia era dada de ano a ano e só tinhas a garantia nesse dia de aniversário das subscrições...

então, ainda passa a ser melhor, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Andalm disse:

então, ainda passa a ser melhor, certo?

Para mim acho que fica mais interessante pelo facto de ter sempre garantia de capital após 3 anos, e não ter de esperar pelo aniversário da subscrição, mas como esse PPR tem tido uma rentabilidade de alguma forma estável e com risco 3, é coisa que nunca me preocupou muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, D@vid disse:

Eu neste momento estou na ilusão de como vou fazer quando quiser resgatar estes fundos e mandar 28% para o Estado ?

portfolio.PNG

- Doas a um dos pais, ou a um filho.

- Como dizes que tens poucos rendimentos de trabalho, fazes enblobamento das mais-valias, e a taxa média aplicada poderá ser menor que os 28%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, quirino disse:

David, por curiosidade, podes partilhar data de subscrição e os fundos que são? 

Obrigado

Tal como disse, ano de 2014, uns logo em Janeiro e outros em Maio/Junho.

Como já tive a oportunidade de dizer, quando fiz este tópico em 2012, o objectivo seria sempre discutir sobre a temática de fundos e dei vários exemplos de fundos que achava e acho interessantes para mim que se encontram na primeira página, isto porque um fundo pode ser interessante para mim mas pode não ser interessante para outra pessoa.

Dito isto, tenho mantido sempre essa postura, e costumo dizer várias vezes, que as minhas carteiras de investimento não vão muito além daquilo que está na primeira página ?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, niceboy disse:

- Doas a um dos pais, ou a um filho.

- Como dizes que tens poucos rendimentos de trabalho, fazes enblobamento das mais-valias, e a taxa média aplicada poderá ser menor que os 28%.

Tenho de ir fazer um filho á pressa ?

O englobamento é sempre uma possibilidade, já o fiz várias vezes com uns fundos com dividendos.

Agora com esta conversa recordei-me de um produto do BB, um Unit Linked que se chamava Escolha Livre, era só para carteiras acima dos 100k ( ainda lá não chego ) mas que tinha a particularidade de se fazer uma carteira de fundos dentro de um seguro de capitalização, e dessa forma os fundos beneficiavam de taxas de IRS iguais aos seguros de capitalização... fui ao site e não encontro, será que foi descontinuado?...vou perguntar...basicamente a génese era igual ao seguro que eles têm Best Invest mas só com fundos e escolhidos por nós, deviam de apostar neste tipo de produto e se possível com valores de entrada mais baixos, já que o Seguro Best Invest vais estar disponível apenas por 250€ de mínimo ?

Edit: encontrado no google os fundos que podiam ser feitos : https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Lista_Fundos_Escolha_Livre.pdf

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

de momento o best invest tem mínimo 5k; sabes que vai mudar? E o que opinas do produto gestão carteiras com mínimo 50k(com fundos)?

parecido com o que dizes também havia o eurovida portfólio, mas entretanto não deve estar aberto para novas subscrições e reduziram muito os fundos disponíveis.

para um dos fundos mistos que tens na primeira página, tem o Allianz Investimento, além dos mistos ainda podes escolher um de ações dividendo e income europeu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o coronavirus continuar a progredir/continuar a ocupar um lugar de destaque nos Media e a China continuar a reagir exageradamente na tentativa de combater os efeitos negativos do mesmo na economia, nomeadamente com as suas continuas injeções de estímulos, pode tal como já aconteceu várias vezes no passado dar origem a uma bolha, e todos nós já sabemos o que normalmente sucede quando estas rebentam. Os Estados adoram intervir, só que quando as coisas não correm de feição e os problemas se agravam, com o receio de perderem popularidade, tendem a reagir em excesso levando-os muitas vezes a usar remédios que provocam males bem piores do que a doença em si. Os investidores deixam-se iludir com a suposta eficácia dos estimulos e esquecem-se que outros fatores eventualmente mais determinantes também estarão em jogo. Vou sair da China e apostar nesta hipótese da bolha, reentrando no pós-bolha (se esta acontecer).

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/02/2020 às 17:57, Visitante JoseSapo disse:

Olá,

de momento o best invest tem mínimo 5k; sabes que vai mudar? E o que opinas do produto gestão carteiras com mínimo 50k(com fundos)?

parecido com o que dizes também havia o eurovida portfólio, mas entretanto não deve estar aberto para novas subscrições e reduziram muito os fundos disponíveis.

para um dos fundos mistos que tens na primeira página, tem o Allianz Investimento, além dos mistos ainda podes escolher um de ações dividendo e income europeu.

Mínimo passa para 250€, se fores ás fichas no site já estão actualizadas para esses mínimos.

Essa gestão de carteiras é aquela gerida pela GNB Gestão de Patrimónios? https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Brochura_Gestao_Carteiras.pdf

Acho que tudo o que era Eurovida já não existe, só para quem investiu na altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá, 

sim os da eurovida já "foram" enterrados com o Popular..

Sim estava a falar dessa gestão de carteiras. è que de início  o best invest também era vendido como gestão de carteiras. Tem alguma opinião sobre este produto ou alguma experiência para além do disponibilizado no site? Qual a grande diferença? Será que essa gestão também é encapsulada num unit linked?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, visitant01 said:

actualização 

07F3F8F3-9BE8-47EB-874D-7E51FCBCD447.png

Viva @visitant01, antes de mais obrigado pela partilha! Não sei se foi intenção mas, de facto o documento não tem grande qualidade de leitura.Existe a possibilidade de disponibilizar o mesmo com melhor qualidade pois, fiquei curioso em conhecer os produtos que constituem a tua carteira? Este acompanhamento da carteira é feito em Excel? Podias disponibilizar o ficheiro para que outras pessoas pudessem também elas ter uma visão tão interessante das suas carteiras? Assim, ficarei bastante grato pela atenção que possas disponibilizar às questões colocadas. Forte abraço, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Visitante JoseSapo disse:

Olá, 

sim os da eurovida já "foram" enterrados com o Popular..

Sim estava a falar dessa gestão de carteiras. è que de início  o best invest também era vendido como gestão de carteiras. Tem alguma opinião sobre este produto ou alguma experiência para além do disponibilizado no site? Qual a grande diferença? Será que essa gestão também é encapsulada num unit linked?

Sim era o nome que eles davam no banco mas pelo que me apercebi na altura das explicações que o meu gestor deu, é que segundo a CMVM e uma directiva qualquer, esse seguro não podia ter esse nome, já não me recordo bem, mas a esta distancia e olhando para a gestoras de carteiras actuais, elas são geridas por uma gestora de activos/patrimónios, como acontece com a GNB Gestão de Patrimónios, o Best Invest era e é, um seguro de capitalização, gerido pelo Best em parceria com GNB Vida e Haitong, penso que tenha sido por isso, mas manteve tudo igual, só deixou de estar catalogado como um serviço gestão de carteiras.

Em relação a esse do GNBGP, estou á espera que um conhecido meu me faculte a carteira de activos da carteira dele ?, ele tem esse serviço no Novo Banco e por curiosidade ficou de me facultar um relatório com a carteira e rentabilidades só para eu ver os fundos que eles têm, mas pelo que ele me disse tem alguns do NB e outros estrangeiros da Pimco, Schroders, Jupiter...

Qualquer das formas nunca será um Unit Linked, um Unit Linked é um seguro ( como o Best Invest ) e o SGC é um serviço em que o cliente dá um mandato á gestora para comprar activos em seu nome.

há 1 hora, visitant01 disse:

actualização 

07F3F8F3-9BE8-47EB-874D-7E51FCBCD447.png

Já te tinha dito que isso é um trabalho do caraças? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, nOrte said:

Viva @visitant01, antes de mais obrigado pela partilha! Não sei se foi intenção mas, de facto o documento não tem grande qualidade de leitura.Existe a possibilidade de disponibilizar o mesmo com melhor qualidade pois, fiquei curioso em conhecer os produtos que constituem a tua carteira? Este acompanhamento da carteira é feito em Excel? Podias disponibilizar o ficheiro para que outras pessoas pudessem também elas ter uma visão tão interessante das suas carteiras? Assim, ficarei bastante grato pela atenção que possas disponibilizar às questões colocadas. Forte abraço, 

Viva @nOrte

Nao foi propositado, apenas a conversão para imagem fez perder alguma qualidade. Está carteira não é minha, era uma ideia de um user, la para trás, em 2013. Sim, é feito em excel.

36 minutes ago, D@vid said:

Já te tinha dito que isso é um trabalho do caraças? ?

lembrei me de ir tirar o pó as relíquias..;)  

vamos ver se ainda funciona 

Editado por visitant01
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Já aconteceu a alguém no portfolio manager do morningstar.com tentar adicionar um FI cujo ticker não é reconhecido?

Sim, várias vezes. Até acontece um ticker funcionar, por exemplo, no .co.uk e não no .de

Por essa razão tenho o portfolio manager no .co.uk, depois de ter experimentado o .com, o .de e, se não me engano o .es. Foi onde consegui adicionar a quase totalidade dos meus fundos, só ficou a faltar o NB Obrigações Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, hfilipe disse:

Sim, várias vezes. Até acontece um ticker funcionar, por exemplo, no .co.uk e não no .de

Por essa razão tenho o portfolio manager no .co.uk, depois de ter experimentado o .com, o .de e, se não me engano o .es. Foi onde consegui adicionar a quase totalidade dos meus fundos, só ficou a faltar o NB Obrigações Europa.

Obrigado! Mas então se não se consegue adicionar a totalidade dos fundos, qual é a utilidade? Assim não estamos a ver a "whole picture", como se costuma dizer. Eu até aqui só tinha 2 fundos da CGD e tem-me servido bem, mas agora estou com fundos do Best (finalmente!) e houve um que não apareceu. Assim vou deixar o portfolio da morninstar.com só com os fundos CGD. Os do best, o próprio banco já dispõe de ferramentas para tracking.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Obrigado! Mas então se não se consegue adicionar a totalidade dos fundos, qual é a utilidade? Assim não estamos a ver a "whole picture", como se costuma dizer. Eu até aqui só tinha 2 fundos da CGD e tem-me servido bem, mas agora estou com fundos do Best (finalmente!) e houve um que não apareceu. Assim vou deixar o portfolio da morninstar.com só com os fundos CGD. Os do best, o próprio banco já dispõe de ferramentas para tracking.

As Morningstar de cada país só têm os FI que são comercializados nesse país especifico.

Tens vários sites todos com funcionalidades diferentes e nenhum é completo:

- Morningstar (vários países)

- Financial Times (FT),

- Bloomberg (muito fraquinho para gestão e exige que se procure o ticker da Bloomberg especifico para cada activo, é mais virado para a consulta das cotações. Mas tem todos os activos),

- Investing.com,

- Teletrader,

- Trustnet Offshore

- haverá outros que agora não me recordo. :P

Em vários deles, os FI PT nem aparecem, pois não são comercializados fora de Portugal.

O Investing.com por exemplo, não têm alguns FI (tugas e estrangeiros), mas pode se pedir que eles adicionam.

Em todos eles permitem ter outros tipos de investimentos para além de FI, por exemplo, ETFs, acções, forex, criptos, etc.

Experimenta vários sites.

Actualmente para quicks views uso a Bloomberg app. E para ter mais alguma info nas quicks views no telemóvel, uso o FT (site). Porque só quero ver os retornos diários e totais de uma forma rápida. E têm todos os FI (A FT pode ter alguns FI em falta, mas deve dar também para pedir que os acrescentem). Ando também para experimentar o Investing,com, mas esqueço-me constantemente...

EDIT: Podes sempre usar o Excel com alguns automatismos. Ou usando programação, R & Python por exemplo. Ou uma combinação. ;)

Eu deixei de me aprofundar nisso, senão ficava maluco com tantos números e estatísticas. Estava a me aproximar de Machine Learning/AI.

No final do dia, é tudo aleatório (não é 100% aleatório), só a morte é certa. ;)

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, visitant01 disse:

@n0rte

melhor resolução 

412EAC57-988E-44B1-8533-CD63FEDFA92E.png

Foste bem fundo no baú. Alguns desses FI passaram de bestiais a bestas. Como o Franklin European Growth e os 2 Templeton Global Total Return.

Lembro-me disso no meu tópico "Fundos à la carte" no fórum do Caldeirão da Bolsa do Jornal de Negócios. Velhos tempos. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Rick Lusitano said:

Foste bem fundo no baú. Alguns desses FI passaram de bestiais a bestas. Como o Franklin European Growth e os 2 Templeton Global Total Return.

Lembro-me disso no meu tópico "Fundos à la carte" no fórum do Caldeirão da Bolsa do Jornal de Negócios. Velhos tempos. :P

bem fundo? não... as bases de dados estavam so até 2014 :)

a juntar a isso, a grande correlação entre os Nordea.

tens alguns para inclhir numa nova lista de “bestiais” para abrir daqui a 6 anos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )