Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 19 minutos, Francisco_ disse:

Julgo que está a ser induzido em erro no caso das condições da comissão de resgate pelas recentes reformulações que o BPI fez a este fundo.

A ultima informação e mais actualizada tem estes detalhes (datada de 31 Dezembro 2019):

Screenshot_2020-02-01_13-12-32.png.52d09e29169dbc7a9d0e77fa78fa3034.png

Note também que a comissão de resgate não é retirada da conta à ordem do cliente. É sim retirada sobre o valor resultante do resgate que fizer das unidades de participação do fundo, antes de sequer serem aplicados impostos e posteriormente ser realizada a entrega na conta à ordem do cliente.

Adicionalmente, como já tivemos oportunidade de debater (uma vez mais) muito recentemente neste tópico, todos os custos são imputados em percentagem ao dinheiro que o cliente investe, logo todos os custos são sobre dinheiro do cliente e possiveis rendimentos que a sua aplicação gerou.

Provavelmente terei sido induzido em erro, mas é o que consta no link apresentado anteriormente.

Tento ao máximo de forma rigorosa mas também da mais simples, explicar os assuntos que são aqui debatidos, quem nunca investiu em fundos ou investiu mas ainda não está bem familiarizado com os seus custos, percebe quando eu digo que a comissão sai da conta ( até costumo dizer do bolso ) do cliente ou que é incorporado à cabeça pelo valor da unidade de participação, não querendo com isto dizer que não estejas correcto mas quando se diz por exemplo a alguém que vai pagar 3% num fundo convém sempre também dizer que por exemplo existe uma comissão de subscrição de 1% que sai directamente da conta do investidor e mais 2% de comissão de gestão que não sai da conta mas sim é incorporado, isto apenas dando um exemplo genérico, mas também ninguém ignorará ao ponto de achar que não está a pagar algo que diz custos numa Ficha de um fundo.

IMG_20200201_133134.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Francisco Martins
    35 minutes ago, D@vid said:

Provavelmente terei sido induzido em erro, mas é o que consta no link apresentado anteriormente.

Sim, no link apresentado está uma informação e nos documentos emitidos também nesse mesmo link está outra, eu segui-me pelo documento...se entretanto já mudou outra vez (no espaço de 31 dias), então o melhor é pedir formalmente a informação à entidade comercializadora imediatamente antes de subscrever o fundo.

35 minutes ago, D@vid said:

Tento ao máximo de forma rigorosa mas também da mais simples, explicar os assuntos que são aqui debatidos, quem nunca investiu em fundos ou investiu mas ainda não está bem familiarizado com os seus custos, percebe quando eu digo que a comissão sai da conta ( até costumo dizer do bolso ) do cliente ou que é incorporado à cabeça pelo valor da unidade de participação, não querendo com isto dizer que não estejas correcto mas quando se diz por exemplo a alguém que vai pagar 3% num fundo convém sempre também dizer que por exemplo existe uma comissão de subscrição de 1% que sai directamente da conta do investidor e mais 2% de comissão de gestão que não sai da conta mas sim é incorporado, isto apenas dando um exemplo genérico, mas também ninguém ignorará ao ponto de achar que não está a pagar algo que diz custos numa Ficha de um fundo.

A meu ver o conceito de simplificar neste contexto significaria apresentar a mesma informação de forma mais compreensível, mas sem alterar a sua compreensão e efeito causal para a decisão de investimento.

Neste caso, naquilo que leio do que acabou de escrever, está a tornar os custos em duas parcelas separadas por via emocional. Uma parcela o cliente sente o que paga, na outra o cliente não sente o que efectivamente também paga. Não vejo razão para estar a tornar emocional um conceito já de si simples como o pagamento de custos por participar num investimento colectivo. Nesta simples manipulação emocional as entidades financeiras têm conseguido extrair imenso dinheiro aos clientes sem que estes tenham conseguido racionalizar em que é que realmente incorrem ao fazer as escolhas nos seus investimentos.

Isto é diferente de um conceito de simplificar em, por exemplo, engenharia, onde é possível simplificar/descartar detalhes porque o efeito causal é na prática o mesmo.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 hours ago, D@vid said:

Basicamente o que me interessa:

Tenho à ordem 100€.

Investi num fundo com comissão de gestão de  3% continuo com os 100€ à ordem.

Invisti num fundo com comissão de subscrição de 1% fico com 99€ na conta.

Um fundo igualzinho a um outro ( impossível mas só para exemplo ) tem comissão de gestão de 2%, o outro tem 3%.

Invisto 1.000€ em cada 

Os activos do fundo valorizaram 10% num ano.

Num tenho 1.070€ noutro tenho 1.080€.

Simples assim, comissões de subscrição saem da conta à ordem ( também há casos diferentes é verdade, em que é abatido imediatamente ao fundo mas são raros que tenha conhecimento ) comissões de gestão ( pagas por nós para que não haja dúvidas ) são abatidas directamente no valor das unidades de participação.

Sim, na minha opiniao assim estara no melhor caminho para desmistificar os custos do que anteriormente, mas no entanto as suas contas que apresenta no seu exemplo simplificado nao estao totalmente correctas. A comissao de gestao e´ um pouco mais perversa, na maneira como e´ calculada/cobrada, mas vamos assumir como fez no seu exemplo que seria tudo numa vez, tanto a valorizaçao como a cobrança.

Mesmo nesse caso que assumiu, se colocou 1000€ e valorizou 10% para 1100, antes de custos, a comissao de gestao sera cobrada nesse valor. Logo, para 2% fica com 1078€ e no caso de 3% fica com 1067€.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite malta,

Alguém sabe onde posso consultar a evolução da cotação da UP do PPR futuro taxa plus? E se é possivel verificar a mesma no site  morningstar

Encontro me a fazer uma folha de calculo para controlo da minha carteira, que extrai informação do site da morningstar para os fundos / ETF que de tenho, e gostava de conseguir fazer o mesmo com o PPR.

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Balth89 disse:

Boa noite malta,

Alguém sabe onde posso consultar a evolução da cotação da UP do PPR futuro taxa plus? E se é possivel verificar a mesma no site morningstar

Encontro me a fazer uma folha de calculo para controlo da minha carteira, que extrai informação do site da morningstar para os fundos / ETF que de tenho, e gostava de conseguir fazer o mesmo com o PPR.

Obrigado.

Costumo consultar no site do BIG. Tem inclusive um xls com o histórico. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uso o investing.com, a aplicação e o site são muito bons, muito intuitivos, estatísticas porreiras incluindo estatísticas da tua carteira em específico se fores dizendo quando compras/vendes, notícias, etc etc. Já têm muita coisa mas, principalmente fundos portugueses, não têm tudo. No entanto mandei um mail para o suporte a pedir para adicionarem alguns dos fundos que tinha e não estavam lá e eles em menos de uma semana trataram disso. Dá uma olhada por lá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

A bolsa Chinesa esteve uma semana fechada devido às comemoração do novo ano, andou a acumular hoje fechou com quedas a rondar os 8% ?

Se continuar com esse tipo de quedas, os camaradas iluminados chineses logo colocarão a Bolsa de quarentena. Brinquem ao capitalismo mas com juizinho...lol

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, D@vid said:

A bolsa Chinesa esteve uma semana fechada devido às comemoração do novo ano, andou a acumular hoje fechou com quedas a rondar os 8% ?

https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3048618/china-inject-us174-billion-liquidity-markets-amid-new

Como esteve fechada já era previsivel. É esperado que as americanas abram no verde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos ao D@vid e Francisco_.

Realmente o que está nos documentos e o que está na página pode levar a alguma confusão. Vou tentar esclarecer junto do banco.

Eu entendi que os custos são todos para o cliente, isso é claro para mim. A forma como eles são obtidos é que me suscitou dúvidas.

Como referiram, ao fazer um resgate o valor a "receber de volta" estará já descontado das respectivas percentagens de custos /comissões/encargos.

E, para esclarecer também, os custos indicados são anuais, ou seja, são devidos 2,89% do capital investido a cada ano de posse do fundo. Estou a ver bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Ribinhas disse:

Uso o investing.com, a aplicação e o site são muito bons, muito intuitivos, estatísticas porreiras incluindo estatísticas da tua carteira em específico se fores dizendo quando compras/vendes, notícias, etc etc. Já têm muita coisa mas, principalmente fundos portugueses, não têm tudo. No entanto mandei um mail para o suporte a pedir para adicionarem alguns dos fundos que tinha e não estavam lá e eles em menos de uma semana trataram disso. Dá uma olhada por lá.

Obrigado pela dica. Vou dar uma olhadela ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para os interessados:

O desempenho dos fundos de investimento imobiliários em 2019

https://pt.fundspeople.com/news/o-panorama-dos-fundos-de-investimento-imobiliarios-em-2019

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acerca da Corona treta (nada a ver com o jogador :) )

Citação

About 14,500 Chinese have been infected to date, although this figure is certainly underreported, with ~700 deaths. For comparison purposes, the flu epidemic in the U.S. in 2017/18 infected 48M Americans and killed 61K.

https://seekingalpha.com/news/3537193-coronavirus-outbreak-related-actions-rippling-through-global-economy

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

E portanto bastante pior em termos de contágio.,

captura-de-ecra-2020-02-03-as-09-15-19.jpgcaptura-de-ecra-2020-02-03-as-10-01-25.jpg

captura-de-ecra-2020-02-03-as-10-08-07.jpg

captura-de-ecra-2020-02-03-as-10-11-59.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, rui_marreiros disse:

A Tesla sobe mesmo não vendendo carros e que nunca irá ter lucros. Sobe porque o nome é giro e os americanos gostam do Nikola Tesla.

Nunca irá ter lucros? Não tens visto os últimos earnings.

Da mesma forma que há quem fale que num prazo de 10 anos, a TESLA terá revenues de 1T, dizer que nunca terá lucros ou que vai rebentar é igual. Who knows?

Não estou a falar da TESLA porque subiu muito (e é exagerada mas isto é resultado dos shorts brincarem com o fogo... ?) mas o problema é analisarem a TESLA exclusivamente como uma empresa que vende carros e não é. 

Direi isto mesmo que a ação volte aos 300$.

PS- Desculpem o offtopic ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )