Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 23 horas, D@vid disse:

Tens o fundo no Banco Best? se fores ao fundo, assim que entras, tens vários separadores onde um deles diz "gráfico", aí dá para ver a evolução dependendo do horizonte temporal que escolheres, podes retirar também as linhas da categoria e do índice para ficar só mesmo a linha do fundo, e tens também um separador que diz "definições", carregando aí e depois carregando onde diz "eventos" vai aparecer "dividendo", clicas lá e vão aparecer os dividendos no gráfico tal como na imagem que coloquei, é também uma boa forma por vezes de tirar dúvidas se um determinado fundo paga dividendos ou não.

Nope. Tenho no BIG, mas obrigado pelas dicas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Balth89 disse:

Nope. Tenho no BIG, mas obrigado pelas dicas ;)

Dá para veres na mesma no site do Best.

Já não sou cliente BiG há mais de 10 anos nem sei como funciona o site ?

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite! 

tenho 39 anos e tenho neste momento tenho 29% do meu patrimonio monetário em FI sendo que destes mais a maioria está investida no ar ppr (sem usufruir dos benefícios fiscais) e no acatis gane value event fonds o restante em ouro, index sp500, emergentes e tech. O obrjectivo até ao final do ano é passar mais uns valores para FI até perfazer aproximadamente 60% do o patrimonio total. A minha duvida surge aqui!! 

Então: sendo que AR ppr e o acatis gane sao fundos mistos, faz sentido aplicar o restante em fundos de Acções ou pelo contrário continuar a apostar em fundos mistos?

Pergunto isto porque o objectivo é fazer crescer o patrimonio (portanto o prazo de investimento será sp superior a 10 anos) e quando aplico 60% do total dos meu património em produtos de risco fico na duvida que tipo de carteira devo ter.. agressiva? moderada? uma vez que 40% do patrimonio fica em seguros, DO, CTPM!

Não sei se me fiz perceber.. mas resumidamente: o tipo de investidor que somos depende do valor alocado a produtos de risco ou pelo contrário depende do tipo de produtos de risco nos quais investimos??

Alguem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ricardo Oliveira

Bom dia a todos.
    Dado o "mau estado" em que as bolsas Europeias se encontram hoje, por via do Coronavírus, acham que estas quedas se podem estender pelos próximos tempos? No limite, acham que pode ser uma boa altura para vender posições?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, esfomeado disse:

Boa Tarde,

Pretendo só investir em fundos de investimento de obrigações.

Que dizem destes:

LU0115144304
    IE00B1D7YM41
    LU0086177085
    IE00B11XZ210
    PTYESRLM0008

Não ia para já para HY, Pimco e NB seriam sempre boas opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    12 hours ago, vila said:

boa noite! 

tenho 39 anos e tenho neste momento tenho 29% do meu patrimonio monetário em FI sendo que destes mais a maioria está investida no ar ppr (sem usufruir dos benefícios fiscais) e no acatis gane value event fonds o restante em ouro, index sp500, emergentes e tech. O obrjectivo até ao final do ano é passar mais uns valores para FI até perfazer aproximadamente 60% do o patrimonio total. A minha duvida surge aqui!! 

Então: sendo que AR ppr e o acatis gane sao fundos mistos, faz sentido aplicar o restante em fundos de Acções ou pelo contrário continuar a apostar em fundos mistos?

Pergunto isto porque o objectivo é fazer crescer o patrimonio (portanto o prazo de investimento será sp superior a 10 anos) e quando aplico 60% do total dos meu património em produtos de risco fico na duvida que tipo de carteira devo ter.. agressiva? moderada? uma vez que 40% do patrimonio fica em seguros, DO, CTPM!

Não sei se me fiz perceber.. mas resumidamente: o tipo de investidor que somos depende do valor alocado a produtos de risco ou pelo contrário depende do tipo de produtos de risco nos quais investimos??

Alguem?

O tipo de investidor que somos depende de varios factores, entre eles os dois que refere. Nao sao mutuamente exclusivos.

Quando fez o investimento em produtos de risco 4 ou mais,  por exemplo o AR PPR ou o Acatis Gane, em entidades financeiras Portuguesas nao lhe fizeram a devida avaliaçao do seu perfil de investidor? Qual foi o resultado?

Olhando para os 60% que refere como destinados a produtos de maior risco, qual e´ o objectivo de deter o AR PPR em conjunto com o Acatis Gane em conjunto com ouro, fundo indice accoes dos USA, fundo (indice?) de emergentes e um fundo (indice?) tech? Quais as proporçoes que quer manter entre eles e qual a maneira com que as vai controlar e ajustar ao longo desse prazo de investimento que tem em mente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Ricardo Oliveira disse:

Bom dia a todos.
    Dado o "mau estado" em que as bolsas Europeias se encontram hoje, por via do Coronavírus, acham que estas quedas se podem estender pelos próximos tempos? No limite, acham que pode ser uma boa altura para vender posições?

Ninguém tem a capacidade de prever o futuro.

Um bom investidor joga com probabilidades e não com adivinhações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para além das saudáveis quedas de hoje, sob desculpa de um virusinho da treta (morre mais pessoas diariamente com a simples gripe do que esta treta da corona, com 81 mortos em n dias), que faz subir os activos ditos de refúgio, como as obrigações. Eis mais boas noticias para os FI de Bonds Gov. como o NB OE:

Citação

Italian yield sinks after M5S election failure

Jan. 27, 2020 4:41 AM ET | About: iShares MSCI Italy Capped ETF (EWI) | By: Yoel Minkoff, SA News Editor

The 10-year yield in Italy sunk to 1.061% ovenight, its lowest since Nov. 1, as Lega leader Matteo Salvini failed in his bid to overturn decades of leftist rule in the northern region of Emilia-Romagna.

With nearly all the ballots counted, the incumbent Democratic Party (PD) governor won 51.4% of the vote vs. 43.7% for the League's candidate.

A result in the other direction could have led to the collapse the country’s precarious coalition government and precipitate fresh national elections.

https://seekingalpha.com/news/3534550-italian-yield-sinks-after-m5s-election-failure

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Rick Lusitano disse:

Para além das saudáveis quedas de hoje, sob desculpa de um virusinho da treta (morre mais pessoas diariamente com a simples gripe do que esta treta da corona, com 81 mortos em n dias), que faz subir os activos ditos de refúgio, como as obrigações. Eis mais boas noticias para os FI de Bonds Gov. como o NB OE:

https://seekingalpha.com/news/3534550-italian-yield-sinks-after-m5s-election-failure

Uma chatice.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Francisco_ disse:

O tipo de investidor que somos depende de varios factores, entre eles os dois que refere. Nao sao mutuamente exclusivos.

Quando fez o investimento em produtos de risco 4 ou mais,  por exemplo o AR PPR ou o Acatis Gane, em entidades financeiras Portuguesas nao lhe fizeram a devida avaliaçao do seu perfil de investidor? Qual foi o resultado?

Olhando para os 60% que refere como destinados a produtos de maior risco, qual e´ o objectivo de deter o AR PPR em conjunto com o Acatis Gane em conjunto com ouro, fundo indice accoes dos USA, fundo (indice?) de emergentes e um fundo (indice?) tech? Quais as ão p que quer manter entre eles e qual a maneira com que as vai controlar e ajustar ao longo desse prazo de investimento que tem em mente?

No teste que fiz deu uma tolerancia ao risco 6 no entanto optei pelo AR e pelo acatis por serem de risco 4 uma vez que estava com risco bem superiores nos outros fundos.. alguns risco 6 e outro 7. Foi apenas por uma questão de segurança! O que pretendo fazer é manter uma carteira moderada e não agressiva, porque julgo nao ter estomago para perdas superiores a 25%. A questão é que pretendo colocar mais valor até aos 60% e dependendo da evlução do investimento ir ajustando o valor do patrimonio de modo a nao passar esse percentual em produtos de risco. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite Balth89!

"Só por curiosidade, de onde estás a retirar a informação relativa às datas de distribuição?

Obrigado."

Existem muitas fontes em que podes escolher, inclusive, datas. No caso deste fundo os dividendos são deveras residuais, tanto o são que certas fontes enumeram-nos por vezes com 0.00€ ? deixo-te esta a título de exemplo:

https://www.fundsquare.net/security/histo-divid?idInstr=169569

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    16 hours ago, vila said:

No teste que fiz deu uma tolerancia ao risco 6 no entanto optei pelo AR e pelo acatis por serem de risco 4 uma vez que estava com risco bem superiores nos outros fundos.. alguns risco 6 e outro 7. Foi apenas por uma questão de segurança! O que pretendo fazer é manter uma carteira moderada e não agressiva, porque julgo nao ter estomago para perdas superiores a 25%. A questão é que pretendo colocar mais valor até aos 60% e dependendo da evlução do investimento ir ajustando o valor do patrimonio de modo a nao passar esse percentual em produtos de risco. 

Pois, por isso é que questionei pelas razões de deter todos esses produtos na parte dos 60% da carteira e como é que os iria pesar/controlar. Sem ter estipulado isso, nunca saberá em que potencial risco está a incorrer e também não sabe como controlar a evolução num prazo extenso como pretende. Os 25% de perdas são na parte dos 60% ou na globalidade da divisão que faz entre 60% risco e 40% menos risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Alguém daqui tem subscrito o fundo BPI Ações Mundiais (PTYPIFLM0019)? 

https://www.bancobpi.pt/particulares/poupar-investir/fundos-de-investimento/bpi-acoes-mundiais

Pergunto porque pretendia perceber os encargos (comissão de gestão, já que a de subscrição é 0 e de resgate de 1%) que terei caso o subscreva.

No documento de custos e encargos aparece indicado 3,89% (2,89% a partir do segundo ano e seguintes) e esse é um valor retirado ao cliente/investidor?

Também não fiquei certo se será apenas (a confirmar-se essa %) esse o único custo e queria confirmar isso. 

Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    13 hours ago, Hemisaro said:

Bom dia.

https://www.bancobpi.pt/particulares/poupar-investir/fundos-de-investimento/bpi-acoes-mundiais

Pergunto porque pretendia perceber os encargos (comissão de gestão, já que a de subscrição é 0 e de resgate de 1%) que terei caso o subscreva.

No documento de custos e encargos aparece indicado 3,89% (2,89% a partir do segundo ano e seguintes) e esse é um valor retirado ao cliente/investidor?

Também não fiquei certo se será apenas (a confirmar-se essa %) esse o único custo e queria confirmar isso. 

Obrigado desde já.

Sim, são esses os valores. No primeiro ano também é 2,89%, a não ser que, como está indicado no panfleto dos custos, faça o resgate logo no final desse primeiro ano e então terá que sofrer mais 1% de custos sobre o montante investido (subindo para 3,89% nessa situação especifica).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 31/01/2020 às 08:51, Hemisaro disse:

Bom dia.

Obrigado desde já.

A comissão de gestão não é retirada directamente do cliente, não sai da conta à ordem, são encargos que são deduzidos logo no valor da unidade de participação, a única comissão que sai directamente da conta do cliente são os 1% e caso resgate antes dos 90 dias, a partir daí já não tem comissões de regate pelo que vi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    49 minutes ago, D@vid said:

A comissão de gestão não é retirada directamente do cliente, não sai da conta à ordem, são encargos que são deduzidos logo no valor da unidade de participação, a única comissão que sai directamente da conta do cliente são os 1% e caso resgate antes dos 90 dias, a partir daí já não tem comissões de regate pelo que vi.

Julgo que está a ser induzido em erro no caso das condições da comissão de resgate pelas recentes reformulações que o BPI fez a este fundo.

A ultima informação e mais actualizada tem estes detalhes (datada de 31 Dezembro 2019):

Screenshot_2020-02-01_13-12-32.png.52d09e29169dbc7a9d0e77fa78fa3034.png

Note também que a comissão de resgate não é retirada da conta à ordem do cliente. É sim retirada sobre o valor resultante do resgate que fizer das unidades de participação do fundo, antes de sequer serem aplicados impostos e posteriormente ser realizada a entrega na conta à ordem do cliente.

Adicionalmente, como já tivemos oportunidade de debater (uma vez mais) muito recentemente neste tópico, todos os custos são imputados em percentagem ao dinheiro que o cliente investe, logo todos os custos são sobre dinheiro do cliente e possiveis rendimentos que a sua aplicação gerou.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )