Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ricardo Machado
    há 22 minutos, D@vid disse:

Quando falam em Consumer staples...que saudades do Eurizon Consumer Staples paz á sua alma ?

Mas para mim o melhor fundo ligado ao sector de consumo continua a ser o Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-DIST-EUR LU0114721508

13,3% anuais nós últimos 10 anos, é algo de louvar. 

É o consumismo que temos neste mundo. E não vai parar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Ricardo Machado disse:

Costuma-se dizer que apesar de tudo, de guerras ou do que for, as pessoas têm de comer...sempre gostei deste sector, e o Eurizon Consumer Staples era dos melhores fundos do mercado, fizeram um fusão com outro e ficou totalmente diferente, foi uma pena R.I.P.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Ricardo Machado disse:

Não sei se têm noção, mas no pós Março 2019, falar em retornos a 10 anos é falar num dos maiores/mais longos ciclos de ganhos (pautados com 2 ou 3 períodos curtos de correcções) ?

É que as acções bateram no fundo em meados de Março de 2009 após a última grande crise financeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Mouro Emprestado disse:

Não sei se têm noção, mas no pós Março 2019, falar em retornos a 10 anos é falar num dos maiores/mais longos ciclos de ganhos (pautados com 2 ou 3 períodos curtos de correcções) ?

É que as acções bateram no fundo em meados de Março de 2009 após a última grande crise financeira.

Mas de salientar que esses períodos curtos também doeram nas carteiras, nomeadamente em 2011, 2015 e 2018.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 45 minutos, D@vid disse:

Mas de salientar que esses períodos curtos também doeram nas carteiras, nomeadamente em 2011, 2015 e 2018.

Confesso que 2015 e 2018 nem dei conta das correcções. Embora em ambos os casos o SP500 tenha entrado em bear no mercado inter-diário, as recuperações foram quase imediatas. 

Ou então ter uma carteira defensiva q.b. que ajuda a dormir à noite.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Mouro Emprestado disse:

Confesso que 2015 e 2018 nem dei conta das correcções. Embora em ambos os casos o SP500 tenha entrado em bear no mercado inter-diário, as recuperações foram quase imediatas. 

Ou então ter uma carteira defensiva q.b. que ajuda a dormir à noite.

Quem tiver o dinheiro em depósitos e outro tipo de aplicações de baixissimo risco não sentiu nada ?

O risco da carteira não devia ser um problema de dormir ou não á noite, sabemos bem que com diversificação a longo prazo ganhamos dinheiro, oiço agora ultimamente uma preocupação com os mercados devido ao vírus novo na China, eu estou efectivamente preocupado é com o próprio vírus, não é com os mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/01/2020 às 12:45, D@vid disse:

Uma boa pergunta que eu confesso não te saber responder em concreto.

Acho que cheguei à conclusão que teríamos a chamada correcção monetária com o coeficiente ( como acontece com a venda de imóveis por exemplo ), nos fundos portugueses...

Está aqui quando falamos sobre esse assunto: https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/?page=631&tab=comments#comment-155325

"Basicamente andei á procura de novo da legislação sobre o beneficio de ter certos activos financeiros por mais de 24 meses, nomeadamente fundos de investimento, onde a correcção monetária iria reduzir a mais valia nos resgates como acontece com os imóveis.

E cheguei à conclusão que esse beneficio são apenas para fundos portugueses, uma vez que segundo as instruções do anexo G vem lá isso descrito, no anexo J não consta nada.

Esta questão foi-me alertada por um artigo no Observador há uns anos, porque esta alteração vem desde 2015, mas no entanto também o Observador foi induzido em erro, uma vez que me parece que não é para todos os fundos, só domiciliados em Portugal".

Obrigado David, Infelizmente também não consegui respostas...

Mas tenho outra questão que não sei se me conseguirás ajudar, que é se reinvestir o capital resgatado terei de declarar ou como foi retirado e reinvestido...?? 

* Eu coloquei a questão ao David, mas se alguém tiver informação fico desde já agradecido...

Obrigado, e um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Obrigado, mas não queria etf mas fundo, para uma gestão mais ativa.

Sendo o consumer staples o sector mais defensivo dentro do consumo, diria que terias de procurar um fundo em que esse sector estivesse em maioria, na primeira páginas tens um ( que na altura acabou por ser a melhor alternativa ao Eurizon que falei acima ) com quase 100% da carteira em empresas de consumo defensivo.

NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Sendo o consumer staples o sector mais defensivo dentro do consumo, diria que terias de procurar um fundo em que esse sector estivesse em maioria, na primeira páginas tens um ( que na altura acabou por ser a melhor alternativa ao Eurizon que falei acima ) com quase 100% da carteira em empresas de consumo defensivo.

NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779 

Esse fundo NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779 apresenta rentabilidades "fraquinhas" tanto nos últimos 3 anos como nos últimos 5 anos. O David ainda o considera como um fundo interessante? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, USD disse:

NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779 apresenta rentabilidades "fraquinhas"

Sabes de outro fundo com a mesmas holdings e com um boa rentabilidade? pretendo um fundo de ações com as empresas de consumo, pepsi, coca-cola, colgate, etc para contrapor aos fundos de alto risco que tenho (telecomunicações,  biotecnologicas, brics, tecnologia US).

FIDELITY FUNDS - GLOBAL CONSUMER INDUSTRIES FUND A-DIST-EUR

o que pensam deste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, rui_marreiros disse:

Sabes de outro fundo com a mesmas holdings e com um boa rentabilidade? pretendo um fundo de ações com as empresas de consumo, pepsi, coca-cola, colgate, etc para contrapor aos fundos de alto risco que tenho (telecomunicações,  biotecnologicas, brics, tecnologia US).

o que pensam deste?

Eu tenho no Best e no BCP e em boa hora o subscrevi :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, rui_marreiros disse:

o que pensam deste?

Alguém sabe qual é o valor minimo de subscrição deste fundo, no activobank?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante Evan disse:

Obrigado David, Infelizmente também não consegui respostas...

Mas tenho outra questão que não sei se me conseguirás ajudar, que é se reinvestir o capital resgatado terei de declarar ou como foi retirado e reinvestido...?? 

* Eu coloquei a questão ao David, mas se alguém tiver informação fico desde já agradecido...

Obrigado, e um abraço

Qualquer subscrição ou reinvestimento como dizes, não tem de ser declarado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim em resumo, o fundo que falei, tem rentabilidades mais baixas que o Fidelity, o outro tal como falei tem uma carteira 100% "defensiva" no consumo, o Fidelity tem uma exposição mais baixa, tem uma diversificação diferente, qualquer um é bom para objectivos diferentes, basicamente é isso.

N.Rocha, relativamente a comissões, deves sempre ver no site do teu banco, lá sim tem as comissões que o banco cobra, na mornigstar ou na gestora as comissões, nomeadamente subscrição/resgate, são comissões máximas que depois cada instituição podem cobrar ou não.

Menino, confesso que nunca me debrucei muito sobre essas carteiras, parece-se que o objectivo será proporcionar o acesso a uma carteira só de fundos mistos, uns de acumulação e outros com distribuição de rendimentos, basicamente é de uma forma simples e despreocupada, o cliente só com um click investir numa carteira, eu acho meritório esse trabalho do Best, repara que têm essas carteiras ( que acredito que a direcção de investimentos tentou colocar os melhores fundos ), têm as carteiras modelo, e ainda têm o funds selector onde temos acesso aos 3 fundos mais interessantes ( para eles claro ) em cada categoria, basicamente só não investe em fundos quem não quer ?, mas também serve para tirar ideias para as nossas carteiras.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Visitante Superkinas disse:

Eu tenho o invesco e muito mais volátil mas tinha melhores rentabilidades longo prazo. O problema do Fidelity é ser distribuição.... 

Apesar de ter supostamente essa politica, penso que ele não tem distribuído rendimentos, por isso acaba por ser de acumulação.

Capturar1.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

N.Rocha, relativamente a comissões, deves sempre ver no site do teu banco, lá sim tem as comissões que o banco cobra, na mornigstar ou na gestora as comissões, nomeadamente subscrição/resgate, são comissões máximas que depois cada instituição podem cobrar ou não.

Obrigado, vi agora que apenas tem comissão de 1.5% de gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Qualquer subscrição ou reinvestimento como dizes, não tem de ser declarado.

Não sei se fiz a pergunta corretamente, assim vou tentar simplificar a questão:

Eu resgatei 1000€ do fundo USA index na semana passada que no total tinha 1520€ (os 1000€ subscritos com mais valia de 520€), e esta semana voltei a investir este capital (1520€)... Vou ter de declarar o resgate que fiz na semana passada ou como reinvesti o valor não é necessário???

*Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante Evan disse:

Não sei se fiz a pergunta corretamente, assim vou tentar simplificar a questão:

Eu resgatei 1000€ do fundo USA index na semana passada que no total tinha 1520€ (os 1000€ subscritos com mais valia de 520€), e esta semana voltei a investir este capital (1520€)... Vou ter de declarar o resgate que fiz na semana passada ou como reinvesti o valor não é necessário???

*Obrigado

Os resgates sim, tudo o que é venda tem de ser declarado á excepção dos fundos portugueses que são de declaração facultativa, no caso que falas sim, resgataste vais ter de declarar independentemente depois de o teres reinvestido.

Infelizmente ainda é assim, algo que poderia ser alterado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )