Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 7 horas, Nonothing disse:

Boas pessoal tenho conta no banco best e subscrevi o meu 1º fundo de investimento à mais ou menos 1 semana "Janus Henderson Horizon Global High Yield Bond Fund A2 HEUR" o saldo que me aparece nas aplicações é o saldo que fica na minha conta se fizer o resgate total? ou sobre esse dinheiro é que são aplicadas as tais taxas de TER

Cumps

Quando é feito o resgate total ficamos com o valor que a aparece no site/aplicação. No ano civil seguinte, é necessário declarar em modelo de IRS as mais valias (28% IRS) ou menos valias

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 12 horas, Nonothing disse:

Boas pessoal tenho conta no banco best e subscrevi o meu 1º fundo de investimento à mais ou menos 1 semana "Janus Henderson Horizon Global High Yield Bond Fund A2 HEUR" o saldo que me aparece nas aplicações é o saldo que fica na minha conta se fizer o resgate total? ou sobre esse dinheiro é que são aplicadas as tais taxas de TER

Cumps

Como já disse o USD, sendo esse um fundo de investimento estrangeiro, se resgatares o valor a ser colocado á ordem é "liquido", terás é a obrigatoriedade de declarar no IRS e é depois aí que o estado vai buscar os 28%, já agora, caso o fundo fosse domiciliado em Portugal, seria logo retido os 28% na conta sem obrigatoriedade de declarar no IRS.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, D@vid said:

Como já disse o USD, sendo esse um fundo de investimento estrangeiro, se resgatares o valor a ser colocado á ordem é "liquido", terás é a obrigatoriedade de declarar no IRS e é depois aí que o estado vai buscar os 28%, já agora, caso o fundo fosse domiciliado em Portugal, seria logo retido os 28% na conta sem obrigatoriedade de declarar no IRS.

Tinha ideia que todos os fundos de investimento que fossem feitos através do banco eles próprios faziam essa retenção dos 28%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Nonothing disse:

Tinha ideia que todos os fundos de investimento que fossem feitos através do banco eles próprios faziam essa retenção dos 28%

Na primeira página está um guia fiscal onde tira todas essas dúvidas.

Fundos portugueses têm retenção à cabeça, fundos estrangeiros só têm "retenção" aquando da declaração dos mesmos no IRS.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/01/2020 às 19:06, Balth89 disse:

Boa noite a todos,

Sou novo aqui no forum e estou aprender imenso ao ler os posts anteriores. 

Gostava de saber a vossa opinião sobre este fundo:

Threadneedle (Lux) - Global Emerging Market Equities Class 1E (EUR Accumulation Shares) (LU1868837482)

Mercados emergentes são sempre uma aposta de alto risco eu sei. Mas que têm a dizer através de uma análise rápida?

Obrigado. 

Boas Balth89!

Este ano que passou, foi um ano de ouro...depois de um 2018 bastante penoso, em que muito dificilmente alguém no mundo dos fundos de investimento conseguiu ganhar dinheiro. Com efeito, em 2019 sucedeu o inverso: dificilmente alguém não terá valorizado fortemente a(s) sua(s) carteira(s).

Quanto ao fundo que referes, a opinião de cada um vai depender de muita coisa...sejam os objectivos/propósitos do investimento, seja o horizonte temporal, seja o perfil de investidor, enfim...

A minha visão pessoal (que sou um "desalinhado"), penso muito por mim mesmo, embora também goste de oscultar a opinião de terceiros, até para me dar, ou mais certezas, ou fazer-me crescer, ao dar-me conta de factores para os quais, talvez, não estivesse desperto...é de que se trata de um fundo sem histórico, logo, alerta superior ao normal; mercados emergentes...perigo redobrado...mas, num contexto de confiança nos mercados e investimento europeu em mercados emergentes, pode tornar-se, no curto prazo, um alvo bastante "reluzente"...

Ou seja, na minha perspectiva pessoal, não me chocaria abrir uma pequena posição nesse fundo, mediante as % que tenho para tal...mais a mais, a sua maior posição é, nem mais nem menos que o gigante chinês "Alibaba Group" (8%) que fatura que se farta...

Agora, cada um sabe de si...é interessante? Para mim, pode ser dentro de um certo contexto...embora não o detenha.

Pensa na tua estratégia e decide bem.

Abraço e bons investimentos!

Saúde!

Editado por Zezito
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, master-chief disse:

A declaração do Activobank que diz: Registo ou Deposito de valores Mobiliarios

vai entrar em que anexo no IRS?

Depende, se for apenas compras não entra em lado nenhum, se tiver resgates/vendas também depende do que é e o seu domicilio.

Recomendo a todos verem o guia fiscal da Deloitte/Banco BiG que se encontra na primeira página, que sendo de 2017 está á mesma actualizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, vila disse:

Li está notícia 

https://pt.fundspeople.com/news/chegaram-a-portugal-os-melhores-fundos-imobiliarios-franceses

Alguém tem opinião formada acerca destes fundos? Neste momento só o eurobic comercializa mas eu nunca tinha ouvido falar.

Não conhecia este fundo, mas despertou-me interesse. Pelo que percebi na verdade tratasse de um fundo REIT e até com uma boa TIR.

No entanto pelo que estive a pesquisar tem comissões altíssimas (13.2% de gestão e 12% de subscrição debitado no resgaste). Também pelo que me parece só é comercializado no banco BIC.

Para já vou preferindo o velhinho CA património crescente que leve mais de 6% no último ano.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/01/2020 às 23:34, Nonothing disse:

Cumps

És o Visitante Pedro Teixeira ou esse fundo agora anda a ter muita saída no Best? ?

Se fizeres o resgate total ainda tens de esperar pelo dia de cotação que vai incidir sobre esse valor, ou seja, o valor pode subir ou descer, depende da hora e dia da ordem de resgate.

Depois o valor cai na conta sem quaisquer taxas, terás é a obrigação de declarar esse fundo no IRS onde será tributado à taxa liberatória de 28%, se tiveste mais valias óbvio.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá David,

Acho que vou recolher as fichas e aguardar que os preços baixem para entrar novamente... Mas tenho uma dúvida se me poderem ajudar, eu tenho uma carteira de fundos US á cerca de 9 anos, dado este tempo agora ao resgatar e depois ao declarar irei pagar os 28% ou dado este tempo de investimento terei alguma taxa mais baixa tipo os seguros de capitalização???

Obrigado

há 21 horas, D@vid disse:

És o Visitante Pedro Teixeira ou esse fundo agora anda a ter muita saída no Best? ?

Se fizeres o resgate total ainda tens de esperar pelo dia de cotação que vai incidir sobre esse valor, ou seja, o valor pode subir ou descer, depende da hora e dia da ordem de resgate.

Depois o valor cai na conta sem quaisquer taxas, terás é a obrigação de declarar esse fundo no IRS onde será tributado à taxa liberatória de 28%, se tiveste mais valias óbvio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Evan disse:

Olá David,

Acho que vou recolher as fichas e aguardar que os preços baixem para entrar novamente... Mas tenho uma dúvida se me poderem ajudar, eu tenho uma carteira de fundos US á cerca de 9 anos, dado este tempo agora ao resgatar e depois ao declarar irei pagar os 28% ou dado este tempo de investimento terei alguma taxa mais baixa tipo os seguros de capitalização???

Obrigado

Uma boa pergunta que eu confesso não te saber responder em concreto.

Acho que cheguei à conclusão que teríamos a chamada correcção monetária com o coeficiente ( como acontece com a venda de imóveis por exemplo ), nos fundos portugueses...

Está aqui quando falamos sobre esse assunto: https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/?page=631&tab=comments#comment-155325

"Basicamente andei á procura de novo da legislação sobre o beneficio de ter certos activos financeiros por mais de 24 meses, nomeadamente fundos de investimento, onde a correcção monetária iria reduzir a mais valia nos resgates como acontece com os imóveis.

E cheguei à conclusão que esse beneficio são apenas para fundos portugueses, uma vez que segundo as instruções do anexo G vem lá isso descrito, no anexo J não consta nada.

Esta questão foi-me alertada por um artigo no Observador há uns anos, porque esta alteração vem desde 2015, mas no entanto também o Observador foi induzido em erro, uma vez que me parece que não é para todos os fundos, só domiciliados em Portugal".

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, 5coroas said:

Caso alguém tenha perdido dinheiro em 2019, o melhor que tem a fazer é reler todo este tópico desde o principio e por em prática os ensinamentos que foram aqui partilhados, ou então, meter todo o capital debaixo do colchão.-_-

Annotation-2020-01-14-162107.jpg

Tudo deu dinheiro em 2019 ? realmente quem perdeu em 2019 tem uma estratégia muita alternativa ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos! 

Obrigado pelas vossas partilhas, sou recente nisto de investimentos e estou na fase de ler muito/aprender e por isso peço-vos a vossa opinião para o seguinte: Gostava de investir num fundo a médio/longo prazo em mercados emergentes (china, japão, brasil e/ou áfrica). Sei que são coisas diferentes em cada um destes países mas a minha ideia era que fosse um fundo para "deixar estar" sossegadinho durante uns anos... Algum(s) que aconselhem? É que neste tema de emergentes já tenho lido tanta informação dispar que fica mais dificil... Ou acham que em vez de fundo é melhor ETF's diversificados?

Obrigado! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, jgalmeida disse:

Olá a todos! 

Obrigado pelas vossas partilhas, sou recente nisto de investimentos e estou na fase de ler muito/aprender e por isso peço-vos a vossa opinião para o seguinte: Gostava de investir num fundo a médio/longo prazo em mercados emergentes (china, japão, brasil e/ou áfrica). Sei que são coisas diferentes em cada um destes países mas a minha ideia era que fosse um fundo para "deixar estar" sossegadinho durante uns anos... Algum(s) que aconselhem? É que neste tema de emergentes já tenho lido tanta informação dispar que fica mais dificil... Ou acham que em vez de fundo é melhor ETF's diversificados?

Obrigado! 

Tens a certeza que queres investir apenas nos emergentes, anda só um post para trás e verifica o quadro que o @5coroas postou, é aquele rectângulo amarelo EM durante 10 anos, será que daqui para o futuro vai mudar tanto assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, 5coroas disse:

Exacto,  há que ter em conta que a maioria dos emergentes continuam a ser politicamente e economicamente muito instáveis, com grandes níveis de corrupção e de excessivo controlo do Estado e/ou das Instituições religiosas. Apostar apenas nos emergentes pode ser muitíssimo arriscado, sobretudo entrando agora com tudo, uma vez que muitos deles andam nos topos.

Estás a ofender o Japão ao mete-lo nesse mesmo saco de batatas semi-podres; o Japão, apesar da relativa estagnação na sua Bolsa, ainda é a terceira maior economia do mundo por PIB nominal. Respect! 

Correto, obrigado! Estou ciente disso, devia ter postos os paises entre ;.... :)

Percebo essas oscilações e incerteza em relação aos emergentes, daí ter referido que a minha ideia era ser algo a longo prazo... prevenindo essas oscilações... aliás, acho que se entendemos que fundos que apostam em tech têm sido boa aposta, acredito que, independentemente das questões políticas/sociais, fundos que invistam em tecnológicas + consolidadas de emergentes poderão ser boa aposta, ou não vos parece? 

Eu já tenho investimento em dois fundos, este seria o terceiro.. Procurava um bom fundo na área das tecnologicas no Japão mas também não tenho visto nada que achasse interessante (os mais interessantes com taxas demasiado altas). Chamou-me à atenção o fundo de emergentes do IMGA mas não estou também muito confiante. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, jgalmeida disse:

Percebo essas oscilações e incerteza em relação aos emergentes, daí ter referido que a minha ideia era ser algo a longo prazo... prevenindo essas oscilações... aliás, acho que se entendemos que fundos que apostam em tech têm sido boa aposta, acredito que, independentemente das questões políticas/sociais, fundos que invistam em tecnológicas + consolidadas de emergentes poderão ser boa aposta, ou não vos parece? 

Na minha opinião, é preferível investir em fundos tech mundiais ou apenas dos paises desenvolvidos e não em tech dos emergentes pois não acredito que esses paises possuam as indispensáveis condições para poderem estar com frequência na vanguarda da inovação tecnológica; para copiarem ou fabricarem o que outros inventaram sim, agora para criarem novos produtos...não me parece. Por outro lado, falar em "consolidadas" nas tech é possivelmente atribuir-lhes uma caracteristica que nenhuma delas tem, pois a sua maioria, passado alguns anos desaparece.

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    6 minutes ago, rui_marreiros said:

Alguém sabe de um fundo no best, invest  ou degiro que tipo staples?

Consumer Staples?

Atraves da DeGiro, em ETF, existem diversos consoante o que prefere abranger:

IE00BM67HN09 - selecionadas do MSCI World

IE00BKWQ0D84 - selecionadas do MSCI Europe

IE00BWBXM385 - selecionadas do USA S&P 500

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )