Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Bem, vou abster-me em relaçao aos bancos, nao conheço o Big

Referi o activobank eu tenho la a minha conta.

Se o Big tiver os fundos todos do Pimco por exemplo, nao creio existir necessidade de andares a trocar de banco, mas tambem verdade seja dita, que os bancos online nao temos comissoes de gestao de contas nem manutençoes portanto ate poderemos ter conta em todos os bancos online em portugal (nao sei ate que ponto seria necessario eheheheheh)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ramiro tem conta no banco Best?

Não é muito pelas comissões entre bancos, é mais pela diversificação de fundos disponibilizados aos clientes..há fundos que há no Big e não há no Activo..O que tem mais diversificação e mais fundos é o Best, e daquela carteira que eu lhe propus, o Best tem todos. Ja o Big e o Activo penso não terem alguns.

Quanto à ponderação da carteira, a médio prazo, poderá ser uns 20/30% fundos de acções, 50/60% fundos de obrigações, 20/30% fundos de tesouraria. Veja a opinião de outros foristas, tire ideias, depois faça a sua própria carteira e publique aqui e nós teremos todo o gosto em dar as nossas opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro tem conta no banco Best?

Não é muito pelas comissões entre bancos, é mais pela diversificação de fundos disponibilizados aos clientes..há fundos que há no Big e não há no Activo..O que tem mais diversificação e mais fundos é o Best, e daquela carteira que eu lhe propus, o Best tem todos. Ja o Big e o Activo penso não terem alguns.

Quanto à ponderação da carteira, a médio prazo, poderá ser uns 20/30% fundos de acções, 50/60% fundos de obrigações, 20/30% fundos de tesouraria. Veja a opinião de outros foristas, tire ideias, depois faça a sua própria carteira e publique aqui e nós teremos todo o gosto em dar as nossas opiniões.

Sim, tenho conta no Best. Aliás, por ter um valor significativo das minhas poupanças depositado nesse banco (Best), não pretendia muito "reforçar" essa presença. Preferia ficar no Big (onde está o dinheiro já na conta de DO) ou aplica-lo  no Ativo, onde tenho depositado valores mais reduzidos. Só por uma questão de equilíbrio. Mas se tiver que ir para o Best, tudo bem, reforço lá a posição.

Agora o que me interessava mesmo é definir a composição da carteira, quais os fundos de investimento onde vou/devo aplicar o montante. E aí interessava-me saber ANTES de efetuar a compra (até sexta), já que depois... posso já ter feito a asneira...  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, tenho conta no Best. Aliás, por ter um valor significativo das minhas poupanças depositado nesse banco (Best), não pretendia muito "reforçar" essa presença. Preferia ficar no Big (onde está o dinheiro já na conta de DO) ou aplica-lo  no Ativo, onde tenho depositado valores mais reduzidos. Só por uma questão de equilíbrio. Mas se tiver que ir para o Best, tudo bem, reforço lá a posição.

Agora o que me interessava mesmo é definir a composição da carteira, quais os fundos de investimento onde vou/devo aplicar o montante. E aí interessava-me saber ANTES de efetuar a compra (até sexta), já que depois... posso já ter feito a asneira...  ;D

Na minha opinião, não tem qualquer problema em reforçar essa posição no Best, se esse banco tiver mais ofertas para o cliente. Não vejo nenhum risco nisso.

E a nível da composição, já viu a opinião dos nossos foristas? Já fez a sua própria carteira? Se sim, toca a postar aqui  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação à carteira que o Claudio colocou eu acrescentava mais alguns fundos.

Para um valor tão significativo eu escolheria pelo uns 12 fundos.

No top do D@vid não faltam bons fundos para acrescentar a essa lista.

Não sou expert. É só uma opinião. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante brunop

Boas. Já estive a ler este tópico e algumas das minhas dúvidas foram esclarecidas. No entanto não consegui bem resolver umas dúvidas.

Quero começar a investir em Fundos de Tesouraria e a minha dúvida é qual escolher dos meus bancos: Banif ou ActivoBank? Qual o mais seguro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. Já estive a ler este tópico e algumas das minhas dúvidas foram esclarecidas. No entanto não consegui bem resolver umas dúvidas.

Quero começar a investir em Fundos de Tesouraria e a minha dúvida é qual escolher dos meus bancos: Banif ou ActivoBank? Qual o mais seguro?

A segurança de um fundo não está no banco comercializador mas sim no banco depositário (que não é necessariamente o comercializador, depende das gestoras assumo eu).

Assim sendo não há diferença no risco no que diz respeito a subscrever ao fundo X no banco A ou B, se o banco A ou B falirem os fundos não vão "abaixo" (um fundo pode em teoria falir mas penso que na prática é dificil falir e existe um fundo de garantia até 25 mil euros nesses casos), só os depósitos.

Assim a escolha do banco deverá ser pelo leque de oferta de fundos (entre outros critérios que aches relevante como já ter conta aberta, por exemplo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Ao nível de fundos de tesouraria, além do ES Liquidez (onde já tenho um montante investido), que outros fundos sugerem? Tinha pensado no BIC Tesouraria ou no ES Monetário. Era para aplicar cerca de 7K€.

Parecem-me ser uma boa alternativa aos fundos obrigacionistas que têm estado a cair nos últimos tempos...

Cump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante brunop

A segurança de um fundo não está no banco comercializador mas sim no banco depositário (que não é necessariamente o comercializador, depende das gestoras assumo eu).

Assim sendo não há diferença no risco no que diz respeito a subscrever ao fundo X no banco A ou B, se o banco A ou B falirem os fundos não vão "abaixo" (um fundo pode em teoria falir mas penso que na prática é dificil falir e existe um fundo de garantia até 25 mil euros nesses casos), só os depósitos.

Assim a escolha do banco deverá ser pelo leque de oferta de fundos (entre outros critérios que aches relevante como já ter conta aberta, por exemplo).

Muito obrigado. É que recebi uma carta do Banif a falar dos fundos de investimento, em especial o de tesouraria mas fiquei meio receoso pois o Banif não está nas melhores das situações.

Acham que para um investimento de 6 meses o de tesouraria é rentável o suficiente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Ao nível de fundos de tesouraria, além do ES Liquidez (onde já tenho um montante investido), que outros fundos sugerem? Tinha pensado no BIC Tesouraria ou no ES Monetário. Era para aplicar cerca de 7K€.

Parecem-me ser uma boa alternativa aos fundos obrigacionistas que têm estado a cair nos últimos tempos...

Cump.

Além dos do TOP, tens também um do Millennium GA (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000IR4E)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado. É que recebi uma carta do Banif a falar dos fundos de investimento, em especial o de tesouraria mas fiquei meio receoso pois o Banif não está nas melhores das situações.

Acham que para um investimento de 6 meses o de tesouraria é rentável o suficiente?

Desde que suba é sempre rentável, mais vale ganhar uns trocos que não ganhar nada  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei qual é, mas parece-me que fundo de tesouraria com um risco baixo, sem oscilações e boa rentabilidade só conheco o ES Liquidez que no Banif não há.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    pois a mim o que me interessa mais é ou activo ou banif que são os bancos que tenho conta aberta. mas mt obrigado pelo vosso feedback. eu sou meio ignorante neste assunto e só queria lucrar algo com as minhas poupanças
    No Activo sempre se arranja uns depósitos a prazo com taxas acima da média de outros bancos.. quanto a fundos, no Activo também se tem um leque alargado, de tesouraria não há é muitos.. para mim o que melhor há lá de tesouraria é o que disse há pouco, do Millennium GA
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante brunop
    No Activo sempre se arranja uns depósitos a prazo com taxas acima da média de outros bancos.. quanto a fundos, no Activo também se tem um leque alargado, de tesouraria não há é muitos.. para mim o que melhor há lá de tesouraria é o que disse há pouco, do Millennium GA

por acaso tenho um que fiz a 3 meses no activo mas keria assim algo com um pouco mais de rentabilidade...  também o montante que tenho disponível não é assim tanto mas sempre melhor assim do que ficar lá a ganhar pó.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por acaso tenho um que fiz a 3 meses no activo mas keria assim algo com um pouco mais de rentabilidade...  também o montante que tenho disponível não é assim tanto mas sempre melhor assim do que ficar lá a ganhar pó.

Qual foi que subscreveu?  :P  neste do millennium consegue-se 2,tal % líquidos. Agora para se ter um pouco mais de rentabilidade tem que se ter um pouco mais de risco..e um horizonte temporal maior

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ás vezes digo, podendo ter melhor porque havemos de ter algo pior? se eu quiser comprar um lcd vou a uma loja de bairro onde têm lá 3 lcds ou vou ás grandes superfices onde têm dezenas á escolha? isto para dizer, pelo menos no Best, não tens despesas de manutenção, assim como no Activo, mas tens muito mais fundos por onde escolher, nos dias de hoje temos de fazer render ao máximo o dinheiro que nos custa a ganhar, e ter esta ideia de não sair do mesmo sitio, de ter conta só neste ou naquele banco já não se compadece com os dias de hoje...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante brunop

Qual foi que subscreveu?  :P  neste do millennium consegue-se 2,tal % líquidos. Agora para se ter um pouco mais de rentabilidade tem que se ter um pouco mais de risco..e um horizonte temporal maior

assim por alto não me lembro mas pelo que me lembro a rentabilidade líquida nestes 3 meses será de 1,8% creio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse do millenium, de facto, deu pouco mais de 2,5% em 2012 mas este ano nem aos 2% deve chegar.

Se formos pelos ultimos 6 meses, este ano dará 1,62% anuais. Se formos pelos ultimos 3 meses, dará 1,44% anuais. Ou seja, está em queda.

Muito fraco mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tal como tenho falado aqui, tendo em vista efetuar a aplicação das minhas poupanças (precisamente, 54K), agendei para hoje um "almoço de trabalho" com o meu gestor no Big.

Conversámos (bastante) sobre este assunto dos fundos de investimento e o conselho que ele me deu, foi o de aplicar o dinheiro nos fundos geridos pelo banco. Ele conhece-me um bocadinho, sabe que não é esta a minha área (sou da engenharia, não de finanças), da minha agitada "lufa-lufa" profissional aqui na empresa e, por certo, quis retirar-me dos ombros esta "responsabilidade"...  :'(

Bem, mas voltando ao que interessa, o que funcionário me apresentou foi, basicamente, uma linha unit-linked do banco com vários perfis, dos quais talvez os que mais me interessem sejam o perfil "prudente" e o "equilibrado"... (eu colocava aqui o link do produto, mas a página do banco está em baixo) e outra linha de fundos temáticos, com um mix diversificado: acções blue-chips, acções divivendo, acções europa, mix gold, etc. Destas as que mais me interessaram foram as 3 primeiras.

Assim, o que ficou pensado foi repartir a minha aplicação do seguinte modo:

Unit-linked

Fundo Prudente: 30%

Fundo Equilibrado: 30%

Mix

Acções Dividendo: 20%

Fundo Blue-Chips: 10%

Fundo Acções Europa: 10%

Foi esta estratégia que ficou alinhavada na nossa conversa de hoje, mais de 3h. de "bate-papo" muito agradável (o peixe grelhado e o bom vinho também ajudaram).

Não tomei decisões no momento, para não estar a agir por impulso. Fiquei de pensar... já que também gostaria de ouvir a vossa opinião, que muito considero.

P.S. Afastei a ideia de ser "eu" a selecionar os fundos. Tenho de reconhecer que, por um lado, não percebo patavina do assunto (é a falar com estes "experts" que constatamos a nossa ignorância), e por outro, não disponho de tempo (nem competência!) para, amiúde, estar a controlar a evolução dos fundos. Assim, e realisticamente, o melhor que tenho a fazer é entregar a gestão dos fundos/carteira a quem verdadeiramente tem saber profissional para os gerir. Com o dinheiro não se brinca, muito menos com o meu! Terei de confiar em quem percebe do assunto.

Foi esta a ideia com que fiquei e que aliás vai ao encontro do que alguns amigos deste fórum deixaram como conselho.

Mas gostava de ouvir a vossa opinião técnica. Acham que é de ir em frente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas gostava de ouvir a vossa opinião técnica. Acham que é de ir em frente?

Na minha modesta opinião (On), deverá dispor o seu capital por vários "cestos" (entidades bancárias) e não apenas num que irá investir em diferentes produtos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva pessoal,

Sou um investidor relativamente recente face a alguns experts do fórum que acompanho diariamente, venho aqui colocar a minha carteira de investimentos para ver se alguém (de preferência com alguma experiência) pode avaliar/criticar por forma a evoluir neste mundo bastante interessante:

Unit Linked Eurovida Renda 2015 2S - 21%

Espírito Santo - Euro Bond - 15.4%

Espirito Santo Liquidez - 6.3%

Schroder ISF European Dividend Maximiser - 18.3%

Fidelity Funds - Thailand Fund A-USD - 14.4%

UBS (Lux) Equity Fund - Biotech (USD) P-acc - 14%

AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 10.5%

Muito Obrigado

Malheiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )